SIGA-NOS NO INSTAGRAM

sexta-feira, 12 de maio de 2023

SOBRAL ANTIGA: Vista de Sobral da descida da Serra da Meruoca

A construção da estrada foi iniciada em 1915, e concluída em 1919. A Serra da Meruoca é localizada no município de Sobral, distante 200 Km de Fortaleza. Em relação ao nível do mar a altura média é de 717 m. Devido a sua altitude, a temperatura média pode chegar dos 15ºC aos 22°C.

A opinião dos engenheiros é que a primeira vista, tem-se a impressão de que se a estrada tivesse sido projetada pelo lado direito do riacho, a sua declividade teria sido mais suave. No entanto, continuar do mesmo lado do riacho seria impraticável, porquanto a subida para atingir a curva perigosa da Mata Fresca é muito íngreme e de uma extensão considerável. A estrada teria, então, de atravessar o riacho para o lado esquerdo e em seguida passar na ponte da Mata Fresca, transpondo-o pela Segunda vez.

(Via Facebook Sobral Antiga)

2 comentários:

101 anos depois serra da meruoca terra dos meus avôs e bisavôs de origem indigena,quando passo nesses locais tenho bons sentimentos e pensamentos como esta mais proximo de DEUS.

A saudade quando eu passava com minha carroça pra buscar lenha para fazer fogo com fogão a lenha!