SOBRAL RASTREADORES - (88) 99975.7272 / 99299.9212

terça-feira, 6 de abril de 2021

Trombose e vacina de Oxford têm clara relação, diz agência

Órgão europeu deve anunciar conclusões sobre a reação à vacina e como ela ocorre nesta terça-feira.
O responsável pela estratégia de vacinas da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), Marco Cavalieri, admitiu a relação entre o uso do agente imunizante desenvolvido pela AstraZeneca e casos muito raros de trombose.

– Na minha opinião, agora podemos dizer que está claro que há uma associação. Contudo, ainda não sabemos o que causa essa reação. É cada vez mais difícil dizer que não existe uma relação de causa e efeito entre a vacinação com AstraZeneca e casos muito raros de coágulos sanguíneos inusuais associados a contagem baixas de plaquetas – disse o especialista, em entrevista publicada nesta terça-feira (6) ao jornal italiano Il Messaggero.

O representante da EMA ainda informou que o órgão europeu deverá anunciar ainda hoje conclusões sobre a reação à vacina e “como ela acontece”.

– Estamos tentando obter uma imagem precisa do que está ocorrendo, para definir com detalhes essa síndrome devido à vacina – explicou o italiano.

Cavalieri relatou que, “entre os vacinados, há um número maior do que o esperado de casos de trombose cerebral com deficiência plaquetária entre jovens” e acrescenta: “temos que dizer isto”.

O Representante da EMA também se refere às mulheres jovens que são frequentemente “protagonistas de casos de trombose”, mas “sofrem menos o efeito da Covid-19”, o que torna essencial estudar “a relação entre risco e benefício”.

(EFE)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More