ANUNCIE AQUI NO SOBRAL 24 HORAS E EM NOSSAS REDES SOCIAIS

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Novembro é o mês mais chuvoso dos últimos 47 anos no Ceará

Os dados são da Funceme que monitora a meteorologia no estado.
Nos primeiros 15 dias deste mês, o Ceará acumulou volume de chuva de 58,2 milímetros, número dez vezes maior do que a média histórica de 5,8 milímetros. Este é o mês de novembro mais chuvoso desde a criação da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em 1975.

Nesse contexto, o mês de novembro nunca havia chegado a média de 50 milímetros. O desvio padrão positivo do mês chega a 910,2%. A cidade com o maior desvio padrão positivo foi Campos Sales, na Região do Cariri, com 193,4 milímetros.

Em segundo lugar, surgem municípios, também no interior, como Croatá, que teve 185,2 milímetros; Altaneira, com 162,2 milímetros e Catarina, que registrou 160,2 milímetros de chuva. Nessa quarta-feira, 15, a previsão do tempo aponta para 26°C durante a noite.

Este mês, ainda registrou algo inusitado. No sábado (12), uma precipitação acompanhada de granizo atingiu a cidade de Juazeiro do Norte, na Região Metropolitana do Cariri. Por meio de um aviso meteorológico, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) havia indicado a ocorrência de chuva com a possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento.

Conforme a Funceme, a chuva de granizo ocorreu pela formação de nuvens mais desenvolvidas na região leste e sul do estado.

Via Marcelino Jr
Foto: Honório Barbosa

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More