SIGA-NOS NO INSTAGRAM

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Lula quer alterar Constituição e criar Guarda Nacional; entenda

Para ser criada a Guarda Nacional, teria de ser feita uma mudança na lei via PEC.
Utilizando o argumento de resposta aos ataques de 8 de janeiro, no Distrito Federal, o governo cogita uma série de alterações na legislação. Uma delas é em um artigo da Constituição para a criação de uma Guarda Nacional, em partes da legislação penal e na Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito (Lei 14.197 de 2021).

Para ser criada a Guarda Nacional teria de ser feita uma mudança na lei, via Proposta de Emenda à Constituição (PEC). A ideia é que a Guarda não tenha integrantes das Forças Armadas e responda pela segurança no tocante à Presidência da República. Seria um escudo não só do Planalto, mas dos Três Poderes, e que não responderia ao Distrito Federal, mas diretamente ao governo federal.

O tamanho dessa corporação ainda está sendo discutido, mas já se sabe que ela será composta por pessoas que sejam aprovadas em concurso específico e que tenha um caráter civil, mas ostensivo, como as Guardas Civis Metropolitanas. Como o processo de concurso demanda tempo, é possível que o corpo inicial seja formado por integrantes da Polícia Militar do Distrito Federal, por exemplo.

Há muitos pontos a serem discutidos e acertados quanto à implementação da Guarda Nacional, como questões jurídicas, alterações em códigos, constituição, formação da corporação, área de atuação, mas o assunto será debatido com o Ministério das Relações Exteriores, com o Ministério da Justiça, com o delegado-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e com representantes do Itamaraty, a fim de harmonizar a proteção das embaixadas.

(Pleno News)

2 comentários:

Sinto cheiro de uma Ditadura Venezuela se instalando no Brasil

Todo líder tem que colocar moral no pais, isso se dá através de criação das leis. Chora não,bebê.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More