A educação de Sobral foi tomada de surpresa nesta quarta-feira (8/1) com a publicação no Diário Oficial do Município Nº 1978 (AQUI), do dia 7 de janeiro de 2025, trazendo a exoneração de todos os diretores escolares e suas respectivas coordenações. Isso acontece a poucos dias da data prevista no calendário escolar para a volta as aulas.
Segundo pessoas ouvidas pelo Blog Sobral em Revista, as demissões foram motivadas por perseguição política, uma vez que os diretores participaram ativamente da campanha eleitoral apoiando a candidata Izolda Cela. Bom lembrar que esses profissionais ocupavam esses cargos por meritocracia, aprovados em seleção pública, e sem qualquer intervenção ou apadrinhamento político.
O desmonte na educação sobralense, qualificada pelos organismos de avaliação externa como a melhor do país dentre os município de médio e grande porte, preocupa. Nesse ano de 2025 serão aplicadas as provas do IDEB, e a desestruturação poderá afetar os resultados do município.
Instituições como o Todos pela Educação, Fundação Leman, Instituto Ayrton Senna e Fundação Itaú correm o risco de encerrar suas parcerias com o município caso os critérios de condução sejam retroagidos a indicações de políticos para a condução das escolas.
“A educação está de luto!” afirmou uma professora que não quis se identificar.
Fonte: Sobral em Revista
1a. foto ilustrativa
10 comentários:
Mas eram concursados os exonerados? Porquê a exoneração era pra ser só dos cargos comissionados , os famosos " cabides de emprego". Se foram exonerados os profissionais concursados, foi uma grande bola fora da gestão.
Jesus!
Vai deixar esse povo aí pra puxarem o tapete? Tá certo, vai colocar gente de sua confiança.
ISSO JA ERA CERTEZA ACONTECER...COM.CERTEZA DR.OSCAR VAI DAR GERALLLL....ELE VEIO PRA FAZER UMA LIMPEZA GERAL NA MORDOMIA E TEM MAIS ACABAR COM A MAMADA
Não entendo, os cargos de diretores e coordenadores pedagógicos não foram indicação política, mas processo seletivo através de provas e títulos, de forma pública. Meritocracia mesmo. Não sei qual será o próximo passo do desmanche na Educação de Sobral. E seleção para professores temporários vai ter? A previsão de início do ano letivo será para o dia 20 de janeiro.
Esses anônimos só falam asneiras. Acredito que não concluíram o ensino fundamental.
Caramba! Toda escola municipal de Sobral tinha uma faixa na frente do prédio: "IDEB 9,8". Se escreve 9,8, devia escrever logo 10.
Tá certo isso.
Tá ai o preifeito que vai mudar? Começou bem ou mau? Eu em cada vez pior.
Esperamos coisa boa. Nenhum funcionário é insubstituível, a nossa Secretária de Educação sabe o que faz. Agora penso que deve haver mais fiscalização sobre os diretores das escolas porque muitos pensam que os professores são os seus empregados e não colegas de trabalho.
Postar um comentário
Comente esta matéria