Apesar do aumento de ocorrências de intoxicação por bebidas adulteradas com metanol em outros estados do país, o Ceará não registrou, até o momento, nenhum caso relacionado ao problema. A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) nesta quinta-feira, 2 de outubro.
O alerta, no entanto, permanece ativo. A Sesa informou que já repassou às superintendências regionais de saúde o informe técnico enviado pelo Ministério da Saúde, que orienta os municípios a notificarem imediatamente qualquer suspeita de intoxicação por metanol e a reforçarem medidas de vigilância e fiscalização nos serviços de saúde.
Em nota, a Secretaria destacou que segue monitorando a situação em parceria com os órgãos responsáveis, reafirmando o compromisso com a proteção da saúde pública no estado. “Seguimos atentos e vigilantes, fortalecendo o acompanhamento em tempo real para agir rapidamente diante de qualquer eventualidade”, disse o órgão.
Casos se concentram em São Paulo e Pernambuco
As primeiras notificações de intoxicação por metanol surgiram no último fim de semana. Até esta quinta-feira, o Brasil já contabilizava 43 casos suspeitos. Desses, 39 ocorreram em São Paulo, com 10 confirmações e uma morte. Outros quatro estão sendo investigados em Pernambuco. A Polícia Federal assumiu as investigações em São Paulo, atuando em conjunto com órgãos de vigilância sanitária e de controle de alimentos.
Diante da gravidade da situação, o Ministério da Saúde montou uma “Sala de Situação” para monitorar os casos em tempo real e coordenar as ações preventivas em todo o território nacional.
Fiscalização e apreensão no Ceará
Enquanto isso, ações de fiscalização continuam em andamento no estado. Na última semana, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) apreendeu cerca de 60 mil garrafas de bebidas alcoólicas sem nota fiscal, durante uma operação realizada em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. A carga, avaliada em aproximadamente R$ 150 mil, foi interceptada em um caminhão e levada para avaliação. O responsável foi autuado e tem 20 dias úteis para quitar os tributos ou apresentar recurso.
A Sesa esclareceu que a fiscalização da produção de bebidas alcoólicas é responsabilidade do Ministério da Agricultura e Pecuária, enquanto a comercialização e venda são de competência das prefeituras.
Estabelecimentos se posicionam nas redes sociais
Diante das notícias envolvendo metanol em bebidas, bares e restaurantes de Fortaleza têm recorrido às redes sociais para tranquilizar os clientes. O bar Seu Dedé, por exemplo, divulgou nota assegurando que só trabalha com bebidas de procedência garantida. “Não utilizamos e não comercializamos nenhum produto adulterado. Prezamos pela segurança e saúde dos nossos consumidores”, escreveu o estabelecimento.
O Floresta Bar também se manifestou, ressaltando que todos os seus produtos são adquiridos diretamente de fabricantes e distribuidores autorizados. A movimentação dos estabelecimentos busca reforçar a confiança dos clientes em meio ao clima de apreensão gerado pelas denúncias.
Fonte: Sistema Paraíso
0 comentários:
Postar um comentário
Comente esta matéria