SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Sargento mata bandido, mas acaba morto por policial durante assalto

Sargento do 12º BPM (Niterói) à paisana mata um bandido e fere outro dentro de van, mas é alvejado por tenente em serviço do 35º BPM (Itaboraí)

PM é morto após ser confundido com bandido por outro policial | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

Rio - O sargento do 12º BPM (Niterói) Hélder Evânio Damasceno da Costa, de 34 anos, foi morto a tiros após matar um suspeito e ferir outro durante uma tentativa de assalto dentro de uma van na RJ-104, no bairro Capote, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, no fim da noite desta terça-feira. O autor do disparo é um tenente do 35º BPM (Itaboraí), que na confusão confundiu o colega de farda com um criminoso. O cobrador do veículo também foi baleado.

Segundo o motorista de 36 anos, que pediu para não ser identificado, ele seguia do bairro Várzea das Moças para Alcântara, ambos em São Gonçalo. O veículo seguia pelo trecho estadual da Rodovia Niterói-Manilha (RJ-104), por volta das 23h30, quando homens anunciaram o assalto aos passageiros, na divisa dos bairros Capote e Columbandê. Os bandidos mandaram que ele entrasse numa rua que dá acesso à comunidade Bico de Lacre.

"Não vi nada, estava dirigindo. Só escutei vários tiros na parte de trás. Pensei até que tivesse pego algum em mim. No desespero pulei da van e pedi socorro", relembrou o motorista, ainda tenso na 74ª DP (Alcântara), onde o caso foi registrado. O cobrador do veículo que estava ao lado dele foi baleado no peito e está internado no Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo. Ainda não se sabe sua identificação e informações sobre seu estado de saúde.

Após os disparos, passageiros deixaram o veículo deseperados. Uma viatura de supervisão do 35º BPM (Itaboraí) passava pelo local. De acordo com o tenente Carlos Henrique, do 7º BPM (São Gonçalo), batalhão responsável pelo patrulhamento da área, um suposto passageiro caído no local sinalizou para o oficial que estava na viatura apontando em direção à van.

O sargento Hélder saía do veículo após balear os dois assaltantes. Ele teria sido foi confundido pelo oficial do 35º BPM como um criminoso e alvejado. Ele morreu no local. Ainda segundo Carlos Henrique, o tenente do batalhão de Itaboraí assumiu a autoria do disparo. Ele, no entanto, não permaneceu no local e se apresentou na 73ª DP (Neves) e não na 74ª, delegacia onde o caso estava sendo registrado. Ele foi autuado por legítima defesa putativa, quando alguém reage ao supor que será atacado.

Um dos bandidos foi morto pelo sargento dentro da van. O comparsa dele foi ferido de raspão e está sob custódia no Hospital Alberto Torres. A réplica de pistola foi apreendida. Ambos ainda não foram identificados. Segundo testemunhas, um casal de comparsas da dupla teria conseguido fugir.

Segundo moradores da região e motoristas de vans que trafegam pela rodovia, os assaltos são comuns na RJ-104. Os bandidos costuma embarcar nos veículos na altura de Tribobó e anunciar os assaltos no Capote, bairro de acesso à Bico do Lacre. "Não só eu como outros motoristas de vans já foram assaltados naquele local e com o mesmo modo operante. Ele levam o veículo com as vítimas para o Biquinho de Lacre e roubam tudo", denunciou o motorista da van.


O Dia

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More