CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

DETETIVE PARTICULAR - INVESTIGAÇÃO CONJUGAL

SOBRALNET - A MELHOR INTERNET DO BRASIL!


 

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

CARRO ESTACIONA E SAI DA VAGA SOZINHO

Repleto de recursos tecnológicos, o Volkswagen CC mostra um pouco do que a automação pode fazer pelo ato de dirigir um veículo

Desde os primeiros jogos para computador ou console, uma das modalidades que sempre fez sucesso foi a dedicada a fazer os jogadores simularem a condução de um veículo. E como na tela era bem mais barato que na vida real, era só clicar em alguns botões que o veículo ganhava motor turbinado, incrível capacidade de arrancada e câmbio automático de várias marchas.

O CC, modelo da Volkswagen que tivemos oportunidade de guiar pelas ruas de Fortaleza, nos fez lembrar um pouco os tempos de adolescência e de horas na frente da TV, com olhos vidrados na pista. Assim como nos carros virtuais, o veículo não economiza nas opções de diversão para o motorista. E também à semelhança deles, faz muitas coisas que nos dão a sensação de que um computador está assumindo boa parte dos procedimentos ligados à condução.

Como o CC é um modelo para poucos afortunados, que custa 195 mil reais (preço fornecido pela concessionária responsável pela entrega do veículo), não vamos fazer análises de detalhes como conforto, espaço interno ou robustez. Ao invés disso, nos concentraremos na parte das curiosidades, tecnologias e (muitos) recursos que ele oferece.

Para começar, o carro estaciona e sai da vaga praticamente sozinho. Não bastasse isso, o piloto automático dele, diferentemente dos convencionais, que apenas mantêm o carro em velocidade constante, acompanha o andamento do veículo da frente. Se ele reduz, o CC também reduz. Se acelera, o modelo da Volkswagen vai no ritmo. Se você está naquele anda e para de um engarrafamento e, inadvertidamente, se distrai e deixa o carro se aproximar demais do veículo da frente, ele freia sozinho para evitar a batida. E, por fim, se estiver em velocidade média e o carro da frente der uma freada brusca, o CC soa um alarme, caso o condutor não tenha freado.

Todos esses recursos e mais o câmbio automatizado de seis marchas e o motor 3.6 L V6, com 300 cv de potência – sistema que desconhece o peso a ser carregado e joga motorista e passageiros para trás a cada acelerada mais forte e registrou um consumo de quase 7 km por litro – fazem do CC um modelo bastante emblemático. Isso porque ele não vem de uma montadora conhecida no Brasil como “Premium”, como Audi, Mercedes ou BMW. Ele é um Volkswagen, mesma marca de carros como o Gol e o recém lançado Up.

É certo que o CC, com toda a sua tecnologia, vem da Alemanha. Mas o carro também nos dá esperança de que, um dia, outros carros da Volkswagen, mais próximos da realidade da maioria dos consumidores, abriguem algumas dessas tecnologias. Afinal, elas estão disponíveis na montadora. Um dia, podem chegar a outros modelos. Por enquanto, dá pelo menos para dizer, conduzindo um modelo como o VW CC, que o universo dos videogames está chegando (cada vez mais) perto do automotivo.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More