Quarenta e três vereadores compõem a Câmara Municipal de Fortaleza, capital do Ceará. Num desejo quase incontrolável de estarem nas alturas,os nobres vereadores gastaram a bagatela de R$ 4,3 milhões em passagens aéreas em apenas dois anos.
Calculando o preço da passagem comprada com antecedência de trinta dias entre a capital cearense e Brasília, cada um dos senhores de paletó e gravata poderia fazer este percurso 232 vezes. Somados os quilômetros, a quantidade percorrida é o mesmo que dar 421 voltas na Terra. Estes são os dados apresentados na matéria publicada no site do UOL.
Numa cidade que sofre dos mesmos problemas que outras grandes metrópoles, não me parece ponderável que a Câmara Municipal permita gastos desta ordem. Aliás, não sou apenas eu (Lúcio Big) que acha que “algo está errado”. A Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública e o Ministério Público já estão investigando a gastança aladados quarenta e três vereadores.
Eu não confirmo e nem poderia, mas também não duvido que existafraude nas aquisições dessas passagens aéreas.
E é por isso que eu sempre bato na mesma tecla. Enquanto não tivermos urnas eletrônicas confiáveis, ou outro dispositivo democrático de escolha de candidatos, e enquanto o povo não souber votar, nós teremos que ficar de olho nos eleitos, pois a tentação é muito grande.
Imagine um “pé rapado” que nunca conseguiu mais que um Fiat UNO 87 branco e com duas portas [nada contra a quem possui um] ser eleito vereador, deputado estadual ou até mesmo prefeito! O dinheiro fácil ao alcance de suas mãos faz seus olhos brilharem, e possibilidades jamais cogitadas passam a ser possíveis. É claro também que existem os já abonados, que enxergam o dinheiro público como propriedade privada.
Esperar que algum órgão fiscalizador faça o seu trabalho é ingenuidade ou comodismo.
Eu entendo que, fiscalizar o gasto do dinheiro público e usar a mídia para divulgar os casos “estranhos”, é um dos caminhos mais rápidos e eficazes de mudar essa caótica situação.
Veja o caso da TV por assinatura com canais de futebol e filmes pornô, que denunciei em meu Canal no Youtube e aqui no Canal do Otário. Os três deputados já disseram que os serviços foram cancelados e farão a devolução do dinheiro pago a mais pelos serviços “extras”.
No vídeo abaixo, falo um pouco mais sobre este caso dos vereadores de Fortaleza, da colocação em prática da Operação Senado Transparente, claro, mais algumas notícias absurdas que parecem acontecer somente aqui no Brasil.
Escrito por Lúcio Big via Canal do Otário
0 comentários:
Postar um comentário
Comente esta matéria