CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

DETETIVE PARTICULAR - INVESTIGAÇÃO CONJUGAL

SOBRALNET - A MELHOR INTERNET DO BRASIL!


 

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

quarta-feira, 16 de março de 2016

Governo do Ceará contrata americanos para dar "aulas" de Inteligência aos policiais

Acuado diante do avanço da violência e da presença de facções criminosas no Ceará, o governador Camilo Santana (PT) resolveu buscar uma solução estrangeira para combater o crime: contratou especialistas americanos, com despesas milionárias, para dar uma “aula” sobre Inteligência policial.

São seis norte-americanos que vieram à Fortaleza com despesas bancadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Na manhã desta terça-feira (15), eles iniciaram uma jornada de palestras com tradução simultânea para um grupo reduzido de membros da cúpula da SSPDS, incluindo o secretário Delci Teixeira, autor da ideia de trazer os gringos; o delegado-geral da Polícia Civil, Andrade Júnior; o comandante-geral da PM, coronel Geovani Pinheiro; além de oficiais das coordenadorias de Inteligência (Coin) e de Operações Policiais (Copol). Nada sobre isto foi, ainda, divulgado pela Pasta.

Os custos com a presença dos seis americanos ultrapassam cerca de R$ 1 milhão, conforme fontes de dentro da própria SSPDS. Passagens, hospedagens, traslados, alimentação, tudo às custas do povo cearense, que sofre com a violência dos assaltos, tiroteios e assassinatos em crescente registros, apesar de Camilo Santana dizer o contrário.

A SSPDS não divulgou nem a presença dos “especialistas” americanos nem tampouco quem são eles. Seriam homens do FBI? Policiais do DEA (Departamento de combate às drogas americano)? ou até mesmo agentes da CIA?

Nos corredores do casarão amarelo da Avenida Bezerra de Menezes (sede da SSPDS), boatos revelam que os americanos vieram para dar uma “aula” de Inteligência e até de combate a terrorismo (???).

A ideia é combater as facções criminosas PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho), que se instalaram definitivamente no Sistema Penitenciário cearense e nas comunidades periféricas de Fortaleza dominadas pelo tráfico de drogas.

A experiência e disposição dos policiais cearenses (delegados, oficiais, praças, inspetores, peritos) parecem não serem suficientes para ajudar o governo do Estado a montar um plano estratégico de Inteligência de combater à bandidagem.

No passado, experiência semelhante se tornou um fracasso, quando o Governo decidiu trazer ao Ceará o ex-chefe das polícias de Nova Iorque e Los Angeles, Mr. William Bratton, para “ensinar” os policiais cearenses a implantar o programa “Tolerância Zero” contra a criminalidade. Depois disso, a violência só aumentou e Fortaleza ganhou o título de cidade mais violenta do Brasil.

Por FERNANDO RIBEIRO

4 comentários:

Se contratar americanos resolvesse algum problema, não haveria guerra oriente médio.

Muito bem!!! É isso aí o que falta é formação e treinamentos continuados, para que nossos heróis consigam combater tanta violência. Esta de parabéns nosso governador!! Se isso for verdade, né?!

Engraçado as SWAT´s da França e EUA (Elite de Polícia Militar e Força Armadas) chamam para dar aulas aos seus soldados um brasileiro que diga-se de passagem muito bem conceituado Marcos Do Val, e o governador não tem esse conhecimento ou se tem prefere fazer um merchandising e trazer alguém de fora ou simplesmente pra superfaturar mais um recibo milionário.

A policia brasileira bota todas as outras policias dos outros paises no bolso ao meu ver a policia brasileira é a melhor policia do mundo, o que atrapalha a policia brasileira é essa justiça. isso é mais um meio do governo mandar a dinheiro do contribuinte para fora como de já não bastasse os desvios.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More