SIGA-NOS NO INSTAGRAM

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Prefeitura no MS emite alerta sobre vírus da família do Ebola

A Prefeitura de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, emitiu um alerta sobre o vírus de Marburg (MVD) para os agentes de Saúde da cidade, solicitando o monitoramento atento de casos suspeitos da doença. O governo reforça, porém, que o documento é de rotina, e não há casos confirmados no Brasil.

O alerta é para que as equipes de Saúde acompanhem pacientes que tiverem sintomas da doença e os isolem para evitar possíveis surtos. Em caso de suspeita, o Cievs-CG deve ser notificado.

Predominante do continente africano, o vírus é da mesma família do Ebola, e além de ser altamente infeccioso, pode levar a morte em 7 dias. É considerado pela OMS como uma doença de alta periculosidade e está na lista de possíveis pandemias após a Covid-19.

Entre os sintomas observados estão febre, enxaqueca e mal-estar. A doença pode evoluir para dores musculares, náuseas e vômitos, e febre hemorrágica.

Tal como a Covid-19, o vírus Marburg tem o morcego como principal hospedeiro.

O último surto ocorreu no sudoeste da Guiné, mas foi declarado extinto em 16 de setembro de 2021.

Ainda assim, a prefeitura de Campo Grande destaca que é importante emitir boletins “periodicamente, com informações de doenças que estão circulando e são de interesse de saúde pública e coletiva”.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More