SIGA-NOS NO INSTAGRAM

domingo, 20 de fevereiro de 2022

Caminhoneiros se ajoelham e oram antes de serem presos no Canadá; veja vídeo

A polícia do Canadá já realizou 170 prisões e rebocou 53 carros desde 6ª feira (18.fev.2022), quando começaram as operações para reprimir manifestações contra o passaporte sanitário. Agentes realizam neste domingo (20/2) nova ação na expectativa de encerrar os atos. As informações são da Reuters.

Protestantes oram em frente parlamento canadense antes de serem presos. Veja vídeo:
No sábado (19/02), a polícia usou spray de pimenta e granadas de efeito moral para retirar os manifestantes concentrados na região central de Ottawa. Mas algumas pessoas ainda permanecem no local, gritando por liberdade.

“A operação ainda está avançando. Não acabou e levará mais tempo até que alcancemos nossos objetivos”, falou Steve Bell, chefe de polícia interino de Ottawa.

Segundo ele, os manifestantes serão responsabilizados. “Vamos procurar ativamente identificá-los e impor sanções financeiras e acusações criminais”, afirmou. “A investigação vai continuar nos próximos meses.”

Marco Mendicino, ministro da Segurança Pública, disse que “a polícia está percorrendo as ruas de forma metódica e responsável”.

A região central de Ottawa está fechada. Para entrar no local, é preciso passar por pontos de controle. A ideia é impedir que mais pessoas se juntem ao protesto ou levem suprimentos, como comida, para os que ainda estão ali.


Autoritarismo

A ação faz parte da aplicação da Lei de Emergências. O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou a medida na 2ª feira (14.fev) como uma forma de auxiliar as províncias a lidarem com os bloqueios e ocupações.

No sábado, Trudeau culpou os caminhoneiros por pequenas empresas não terem conseguido abrir seus negócios no centro de Ottawa.

“Há 3 semanas, por causa de bloqueios e ocupações ilegais, as empresas no centro de Ottawa não conseguem abrir ou operar com segurança”, escreveu o primeiro-ministro no Twitter. “Anunciamos o financiamento para garantir que essas pequenas empresas possam obter o apoio de que precisam.”


Atos pela liberdade

Os protestos paralisam a cidade há mais de 3 semanas. Os atos foram iniciados por caminhoneiros, no final de janeiro, nas ruas de Ottawa. Foram motivados por decisão do governo de obrigar todos os caminhoneiros canadenses não imunizados vindos dos EUA a ficar em quarentena.

A medida desagradou os profissionais, que disseram ter prejuízo e perda de viagens com a parada obrigatória.

Com o passar dos dias, os protestos passaram a ter apoio e adesão de residentes do Canadá. Os manifestantes bloquearam pontos de travessia para os EUA, afetando a economia dos dois países. Entre eles, a Ponte Ambassador, importante rota comercial. A travessia foi retomada no domingo (13.fev).

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More