O Primeiro Comando da Capital (PCC) está bancando a preparação de advogados para concursos públicos. A maior facção criminosa do Brasil já investiu na formação de muitos advogados. A informação é do Jornal da Band.
De acordo com o jornal, o objetivo do PCC é levar braços da facção criminosa para a polícia, o Ministério Público e o Judiciário do país.
Orlando Mota Júnior, mais conhecido como ‘Macarrão’, foi o responsável por criar em 2005 a ‘Sintonia dos Gravatas’, advogados ligados ao PCC, para cuidar da parte jurídica da organização criminosa e trazer recados de dentro dos presídios.
A ‘Sintonia dos Gravatas’ cresceu e o PCC passou a financiar a formação de advogados, que ganharam uma nova função de estudar para concursos da magistratura, MP, Policias Civil e Militar, além da Receita.
O PCC já conseguiu eleger representantes no Executivo e no Legislativo, segundo o jornal.
Agora, a facção criminosa quer estar presente no Judiciário brasileiro. Recentemente, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) abriu um concurso para o preenchimento de 244 quatro cargos de juiz.
Além da busca pelo conhecimento jurídico, a comissão do TJ-SP redobrou a atenção para evitar que o PCC se infiltre na magistratura paulista.
Nos últimos 3 concursos, candidatos foram excluídos por suspeita de ligações com o PCC por meio da “verificação da vida pregressa e a investigação social”.
Já o MP de São Paulo ampliou o sistema de controle para evitar o ingresso de pessoas ligadas com a facção criminosa não só entre os promotores, mas também em outros concursos jurídicos.
“O Ministério Público tem conhecimento. Nós sabemos efetivamente da existência dessas organizações criminosas. E em razão disso nós buscamos de toda maneira possível todos os caminhos possíveis imagináveis no sentido de obstáculo o ingresso de qualquer pessoa ligado a essas organizações ao Ministério Público. Não só o Ministério Público, as demais carreiras jurídicas também”, disse o procurador de Justiça José Carlos Cosenzo ao Jornal da Band.
(Gazeta Brasil)
3 comentários:
PODE INVESTIR QUE DA CERTO, SÓ TEM BANDIDO POR LÁ, NÃO VAI FAZER DIFERENÇA
É apenas mais uma facção! Todo governo é montado sobre o que mesmo? Quem cria as leis? Quem mais empobrece o povo, tira saúde, educação e segurança, olha tuas estradas, tua limpeza urbana, tuas músicas, os impostos indecentes dos alimentos. Controles, regulamentações, lockdown.. Quantos poderosos hj são honestos, mas não construíram seus impérios no crime??
Essa reportagem tá meio atrasada, o Brasil já é um Narcoestado dominado pelo crime organizado faz tempo, se forem a fundo investigar todos os políticos brasileiros, desde o Presidente do país até o vereador da cidade de 2 mil habitantes, verão que todos tem o rabo preso com as facções.
Postar um comentário
Comente esta matéria