CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

SEGUNDA TAXA DO LIXO

Tributo é uma quantia cobrada pelo governo (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) pelos serviços públicos e benefícios.

O Código Tributário Nacional classifica três espécies pertencentes ao gênero tributo: impostos, taxas e contribuições de melhoria.

Portanto, no Brasil, a população paga três tipos de TRIBUTO, que são:

▪︎ TAXAS;

▪︎ CONTRIBUIÇÕES DE MELHORIA;

▪︎ IMPOSTOS.

A população, de modo geral, custuma confundir e entender, todos esses três tipos de tributos, como sendo iguais, e chamam, de forma errônea e indiscriminada, todos eles, de imposto.

Taxa é uma quantia cobrada pelo governo em troca de serviços específicos ou benefícios.

Contribuição de Melhoria é um tributo que pode ser exigido pelo Poder Público (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) quando houver a realização de uma obra pública e uma valorização imobiliária decorrente desta obra.

Tributo é uma quantia cobrada pelo governo para financiar e sustentar os serviços públicos e benefícios.

TSHCL é um dos tributos municipais cobrados pela Prefeitura Municipal de Sobral.

É um tributo específico da cidade de Sobral, foi criado, e é mantido, pela autorização da população sobralense, atraves do voto autorizativo dos representantes (vereadores) que a nossa população elegeu.

(Muito importante: lembremo-nos que o Prefeito só consegue criar e(ou) aumentar um tributo, quanto a população autoriza, através de quem ela elege. Vejamos a importância de uma escolha acertada quando votamos em nossos vereadores)

A TSHCL, é cobrado numa alíquota de 20% sobre o valor do consumo de água do SAAE.

(Que eu, particularmente, considero uma alíquota muito alta)

A sigla TSHCL, significa a descrição do tributo, que é:

Taxa de Serviços Hídricos e Conservação de Logradouros.

Sendo a coleta de lixo um serviço específico prestado pela Prefeitura de Sobral, que causa um benefício à população sobralense, e já havendo a cobrança de uma taxa para a conservação de logradouros que é a TSHCL, a nossa população já paga, com um outro nome e misturada com serviços hídricos a pretendida Taxa do Lixo .

Ou haveria a possibilidade de se admitir que exista "conservação de logradouro", sem que se faça a coleta de lixo.

Obviamente e categoricamente, que não.

Como descreve o nosso Código Tributário Nacional, a Taxa * é uma quantia cobrada pelo governo em troca de serviços específicos, ou benefícios.

Em Sobral, já pagamos a TSHCL.

Portanto, para instituir uma outra Taxa do Lixo, a Prefeitura de Sobral teria que extinguir a TSHCL.

Ou pelo menos, reestruturá-la e baixar sua alíquota, atualmente de 20%, para por exemplo 5%, deixando essa arrecadação para custear apenas os serviços hídricos (Taxa de Serviços Hídricos) destinada à aguação dos jardins das nossas praças, avenidas e demais equipamentos públicos da nossa urbe.

Por último: se o Prefeito Ivo Gomes, por cinismo e(ou) crueldade com nossa população, ou mesmo por falta de competência e inteligência, não percebe que a Prefeitura de Sobral já cumpre a exigência da lei federal de arrecadar um tributo para a coleta de lixo, e faz isso, através da cobrança da TSHCL, que a nossa Câmara de Vereadores cumpra a missão de ser uma legítima representante do direito, do desejo, e do justo interesse da nossa população, rejeitando a criação injustificada e ilegal e nova taxa de lixo.

Seria bis in idem.

Que é o ato do mesmo ente federativo, no caso a Prefeitura de Sobral, tributar duplamente o mesmo fato gerador.

Além de tudo isso, um outro lembrete: a Prefeitura já tem dinheiro, de sobra, para custear esse serviço.


TEXTO ESCRITO EM 31.10.2023 POR Luciano Linhares

3 comentários:

Nobre vereador, muito inteligente a sua observação da TSHCL, mas eu gostaria de informar que Conservação de Logradouro não contempla coletar lixo, significa conserto e manutenção, adequação em serviço de engenharia do patrimônio público tipo(Ruas, meio fio, acessibilidade, calçada boca de lobo, conserto de calçamento quando tem intervenção do SAAE, ou outro orgão do município, etc. Proponho incluir mais um L na sigla, ficaria assim TSHCLL, Conservação de Logradouro e Coleta de Lixo

As ruas de sobral tem tanto remendo que dá uma coisa ruim anda nestas malditas ruas mal conservadas. Queria estilo americano e a limpeza também, sem um grão de areia solto e meio-fios limpinhos. Quem sabe eu acorde pra realidade sobralense, pois sou um sonhador.

É a gestão do gastar, jamais do economizar e quem paga a conta somos nós. Nós que nem sequer recebemos aumento digno de salário, nós que não temos uma saúde de qualidade, nós que não temos uma educação de verdade ao invés de uma faz de conta. Onde está em nós a coragem de mudar o que está errado, até isto também nos foi tirado?

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More