CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

terça-feira, 1 de abril de 2025

LULA DESPENCA: 61% dos brasileiros reprovam governo em meio à alta dos preços e promessas adiadas

Brasileiros perdem a paciência com Lula em plena escalada da crise.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 31% dos brasileiros e reprovado por 61%, segundo a pesquisa Gerp divulgada neste sábado, 29. Cerca de 7% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Com três rodadas, a pesquisa mostra um crescimento da desaprovação do governo nos primeiros meses de 2025, com o pior patamar neste mês de março.

A avaliação do presidente Lula registrou estabilidade em relação aos números de fevereiro. O percentual de entrevistados que consideram seu trabalho "ótimo" ou "bom" caiu de 25% para 24%. A avaliação "ruim" ou "péssima" subiu de 53% para 54%, oscilação de um ponto percentual. O índice dos que classificam sua gestão como "regular" permaneceu estável em 20%.

A pesquisa é mais uma que reforça a queda da popularidade de Lula em um momento de desaceleração da economia e aumento dos preços dos alimentos. Para responder a esses números, o governo tem apostado em medidas como a liberação do saldo retido do FGTS, o novo consignado para trabalhadores CLT e mudanças no Minha Casa, Minha Vida. Além disso, aposta na isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5.000, que entrará em vigor em 2026.


Avaliação melhora no Nordeste, mas piora no Norte

Nos recortes demográficos, Lula mostrou recuperação no Nordeste, região com histórico favorável ao PT. Na região, a aprovação subiu três pontos percentuais, de 40% para 43%, enquanto a desaprovação teve uma oscilação negativa de 50% para 48%.

No Norte, porém, a aprovação caiu de 47% para 31% e a avaliação negativa subiu de 48% para 63%. Na pesquisa anterior, o melhor desempenho do presidente era na região.

No Centro-Oeste, a aprovação é de apenas 27%, e a desaprovação chega a 70%, maior percentual entre todas as regiões brasileiras. No Sul, 27% aprovam e 68% desaprovam, e no Sudeste, a aprovação é de 26%, com uma desaprovação de 67%.

Por faixa de renda, a maior aprovação é registrada entre os brasileiros com renda de 5 a 10 salários mínimos, com 37% de aprovação e 59% de desaprovação. Entre os que ganham até 1 salário mínimo, 36% aprovam o governo, mas a desaprovação é de 53%. Para os que recebem de 2 a 5 salários mínimos, a aprovação é de 29%, com 63% de desaprovação.

Nos grupos de maior renda, os índices de desaprovação seguem elevados, com 76% de reprovação entre os que ganham de 10 a 20 salários mínimos e 61% de desaprovação entre os que ganham de 20 a 30 salários mínimos.

O levantamento foi realizado entre os dias 22 e 27 de março de 2025, com 2.000 eleitores. A margem de erro é de 2,24 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um grau de confiança de 95,55%.

2 comentários:

Não existe esquerdista grátis, pode prestar atenção que quem defende ou apoia partidos de esquerda (PT, PSOL, PCdoB, etc) tem sempre uma boquinha no dinheiro público.

Governo Lula está escravizando aluno com essas escolas o dia todo, o sofrimento dos estudantes é grande ainda tem mãe que diz que é bom aula o dia todo não sei que tipo de mãe é essa.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More