A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira, 6, operação para desarticular uma rede de tráfico internacional de drogas entre o Ceará, Amapá e São Paulo, com países da Europa. Pelo menos 25 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão, expedidos pela 11ª Vara Federal do Ceará, estão sendo cumpridos. Até o início da manhã, duas pessoas foram presas no Estado.
A investigação revelou que a droga, principalmente cocaína, tinha como destino final os países da França, Portugal e Espanha. O modus operandi da organização utilizava humanos como transportadores do entorpecente à região europeia.
As “mulas”, como são chamadas as pessoas que carregam a droga, ingeriam cápsulas e faziam inserção em cavidades corporais ou fixação ao corpo.
De acordo com a Polícia Federal, a prática representa um alto risco à vida e à segurança dos voos. Em um dos casos relatados, uma 'mula', sob efeito da droga, tentou abrir a porta da aeronave durante o voo, colocando passageiros em risco.
Além dos mandados de prisão e de apreensão expedidos no Brasil, também foi solicitada à Interpol a emissão de notificações vermelhas para foragidos no exterior.
Os investigados responderão por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e crime contra a segurança aérea, com penas que podem ultrapassar 20 anos de reclusão.
Ainda segundo a PF, o nome da operação "No Show" faz referência à estratégia dos criminosos de não comparecer a voos monitorados para dificultar a ação dos agentes federais.
Fonte: O Povo
0 comentários:
Postar um comentário
Comente esta matéria