CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

DETETIVE PARTICULAR - INVESTIGAÇÃO CONJUGAL

SOBRALNET - A MELHOR INTERNET DO BRASIL!


 

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

CV deve assumir controle total do crime organizado no Ceará, aponta relatório da Draco

Documento destaca que o CV tem obtido vantagem nos conflitos contra rivais.
Um relatório do Núcleo de Inteligência Policial (NUIP), da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Civil (PCCE), produzido no último dia 19 de agosto, prevê que a facção criminosa Comando Vermelho (CV) deve assumir "muito em breve" o controle do crime organizado em Fortaleza e nos principais municípios do Ceará. O Relatório Técnico nº 154/2025/DRACO/DRCO/PCCE destaca que a facção carioca tem obtido vantagem em conflitos por sua estrutura, acesso a armamento pesado e fluxo contínuo de drogas. As informações foram divulgadas pelo jornal O POVO, nesta segunda-feira (1º).

Segundo a Draco, o grupo está inserido em diferentes setores, como internet, transporte por aplicativo, combustíveis, apostas regulamentadas e clandestinas, além de golpes virtuais e produtos falsificados. O relatório ressalta ainda a atuação do CV em serviços ligados a portos e aeroportos, considerados estratégicos para o escoamento de drogas para a Europa e os Estados Unidos.

"Nos conflitos que estão acontecendo, o Comando Vermelho - CV está levando vantagem devido a seu nível de organização, o fluxo de armas de fogo de grosso calibre e as grandes quantidades de drogas que chegam ao Estado por diferentes canais, com suas principais lideranças apresentando-se intocáveis nas Comunidades do Rio de Janeiro/RJ, como a Rocinha, e muito em breve assumirá o controle total de Fortaleza/CE e dos principais municípios do Estado do Ceará, pois já estão inseridos na política; nos serviços de internet; aplicativos de transporte de passageiros; setor de combustíveis; golpes virtuais; jogos regulamentados (Bets) e clandestinos; bebidas e cigarros falsificados; além dos serviços prestados dentro e fora dos portos e aeroportos", diz um trecho do relatório.

O avanço do CV se consolidou em áreas antes controladas por rivais. No bairro Vicente Pinzón, a facção Guardiões do Estado (GDE) perdeu integrantes para o CV, o que resultou em confrontos que deixaram mais de dez mortos. O grupo também expulsou adversários da Praia do Futuro II, consolidou domínio em São Gonçalo do Amarante, incluindo o Porto do Pecém, e busca ampliar espaço no entorno do Porto do Mucuripe.

No Papicu, a facção ampliou presença em comunidades como a dos Índios, da Verdes Mares e do Pau Fininho. Dados da iniciativa Mapa Cearense reforçam essa tendência: o CV é hoje a organização mais presente no Estado, atuando em 1.419 territórios. A GDE aparece em 628, seguida pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) com 231, Massa Carcerária (210), Terceiro Comando Puro (TCP) com 34 e Nova Okaida (1).

A perda de integrantes fragilizou a GDE, que também viu faccionados migrarem para outros grupos. Com isso, deixou áreas como o Conjunto Palmeiras, residenciais do Jangurussu e municípios no Vale do Jaguaribe. O relatório conclui que, mantida a atual trajetória, o CV deve consolidar domínio quase absoluto sobre o crime no Ceará.

FONTE: PORTAL CN7

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More