CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

EUA arrasam a Nigéria e pulverizam recorde brasileiro com 156 pontos


Americanos fazem sua exibição mais impressionante em Londres, superam marca de Oscar & Cia e anotam maior pontuação da história dos Jogos


Um tiro de três, uma bandeja, uma enterrada, um punhado de passes de costas e uma avalanche de 49 pontos em dez minutos. Em apenas um quarto na noite de quinta-feira, a seleção americana transformou a Nigéria em terra arrasada e fez um estrago que começou a respingar lá atrás, em 1988. Mais especificamente num 23 de setembro dos Jogos de Seul, quando o Brasil de Oscar Schmidt massacrou o Egito por 138 a 85. Era o recorde de pontos do basquete em Olimpíadas. Era. Foi. Evaporou. Quando os astros da NBA resolvem que é dia de jogar sério, não há recorde que fique de pé. Três quartos depois daqueles 49, a vitória arrasadora por 156 a 73 saiu direto da Arena em Londres para a história do esporte.
Com astros do calibre de LeBron James e Kobe Bryant em quadra, coube a um coadjuvante a honra de quebrar o recorde. A 4m37s do fim, Andre Iguodala recebeu a bola na direita e chutou de três. Foi apenas um dos 29 chutes de três certeiros dos americanos na partida. E estava feita a história.
Lebron Jamesm, Kobe Bryan, EUA x Nigeria (Foto: Agência Reuters)Lebron e Kobe com motivos de sobra para sorrir: noite histórica em Londres (Foto: Agência Reuters)
- Nós arremessamos melhor do que qualquer time em qualquer jogo em que eu já estive. Nossos jogadores simplesmente não conseguiam errar. Foram 29 bolas de três. É muito difícil perder jogando dessa forma. Espero que tenhamos economizado um pouco para as próximas partidas - afirmou o técnico americano Mike Krzyzewski, com a mesma expressão serena de sempre.
Enquanto Coach K tentava evitar a euforia após uma vitória histórica, o técnico da Nigéria não encontrou a saída a não ser a do bom humor. Elogiou o adversário, admitiu que sua seleção cometeu erros demais e arrancou risadas ao falar sobre o treinador rival.
- Coach K é um dos grandes modelos para a minha carreira, informação que ele pode querer renegar depois desse jogo - afirmou Ayodele Bakare.
Como se não bastasse o recorde de pontos, a seleção americana enfileirou outras marcas próprias: Carmelo Anthony, com 37 pontos, tornou-se o maior pontuador do país em uma partida da Olimpíadas, sem falar nas melhores performances de arremessos (81% nos chutes de dois e 63% nos de três) e as 41 assistências.
O jogo já começou com 13 a 0 para os americanos, até a Nigéria acertar um par de lances livres. Kobe Bryant, que vinha discreto na competição, fez logo 14 pontos em menos de seis minutos. LeBron James jogava de garçom, e Kevin Durant derrubava uma cesta de três atrás da outra. Esquecendo a defesa e se concentrando no ataque, a equipe de Mike Krzyzewski fechou a parcial em 49 a 25.
Deron Williams Kevin Lovet se divertindo no banco na partida dos Estados Unidos contra a Nigéria (Foto: Reuters)Os americanos se divertem no banco durante a
partida (Foto: Reuters)
O armador nigeriano Skinn teve seu momento de glória no segundo quarto, quando deixou James Harden caído de pernas abertas. Era mais ou menos o que a equipe africana podia fazer. Na saída para o intervalo, o placar já era impressionante: 78 a 45.
Veio o terceiro quarto e, sabendo ou não da quebra iminente do recorde, os americanos não tiraram o pé do acelerador. Com um show de lances de efeito, foram derrubando marcas. O terceiro período terminou com uma ponte aérea dupla de Kevin Love para Russell Westbrook - os dois no ar trocando passes. Fim de papo no período, com incríveis 119 a 62.
Os recordes foram caindo. Carmelo Anthony virou o maior pontuador americano da história olímpica, com 37. A melhor marca do Dream Team original de 1992 ficou para trás quando o placar passou de 127. E Iguodala encerrou a festa com o chute de três que fez o placar passar para 139 a 68 a 4m37s do fim. Nas arquibancadas, já tinha gente indo embora, sem saber que a história estava passando ali à frente.
Globo.com

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More