Um dia depois de acolher pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou que a petista mentiu em pronunciamento quando disse que não participou de barganha política.
Segundo ele, a presidente fez parte, sim, de uma negociação que prometia votos favoráveis a Cunha no Conselho de Ética em troca da aprovação da CPMF.
De acordo com o peemedebista, na manhã de ontem, o deputado André Moura (PSC-SE), conduzido pelo ministro Jacques Wagner (Casa Civil), teria pedido o comprometimento da presidência da Câmara com a aprovação da CPMF como moeda de troca pelo apoio da bancada petista no processo de cassação do mandato do peemedebista, que tramita no Conselho de Ética.
Segundo o presidente da Câmara, Dilma estava ciente dessa proposta - ao contrário do que sugeriu durante pronunciamento à nação na noite de ontem.
"A presidente da República mentiu à nação", afirmou Cunha. "É um governo que está habituado à barganhas".
Durante um curto discurso na noite de ontem, a presidente negou que teria autorizado qualquer negociação para impedir a abertura do processo de impeachment.
"Eu jamais aceitaria ou concordaria com quaisquer tipos de barganha, muito menos aquelas que atentam contra o livre funcionamento das instituições democráticas do meu País, bloqueiam a Justiça ou ofendam os princípios morais e éticos que devem governar a vida pública", afirmou.
"A barganha foi proposta pelo governo e eu me recusei", disse o peemedebista. "Eu prefiro, com sinceridade, não ter os votos do PT, e ser julgado pelo resto do colegiado”.
Cunha é acusado de quebra de decoro parlamentar por supostamente mentir na CPI da Petrobras sobre a titularidade de contas na Suíça.
O início do processo
Eduardo Cunha anunciou o acolhimento do pedido de impeachment da presidente Dilma algumas horas depois que a bancada do PT na Câmara optou por votar em favor do prosseguimento do processo de cassação que tramita contra ele no Conselho de Ética.
O peemedebista negou, contudo, que a decisão seja motivada por razões políticas. Segundo ele, o parecer técnico foi concluído no último sábado.
"Não há condições para postergar mais", afirmou o presidente da Câmara no final da tarde de ontem. "Não tenho nenhuma felicidade de praticar esse ato. A decisão é de muita reflexão e de muita dificuldade".
Os próximos passos
Por volta das 14h de hoje, Cunha deve ler, no Plenário, o pedido e a sua decisão, que será publicada no Diário da Casa. Na mesma sessão, ele determinará a criação da comissão especial que tem 10 dias para analisar a denúncia e receber a defesa da presidente. Dilma terá 10 sessões do Plenário, a partir da notificação, para apresentar a sua defesa.
Para que o processo de impeachment seja aberto, dois terços dos deputados devem votar a favor da sua instalação. Se aprovada a deflagração do processo, Dilma ficaria automaticamente afastada por seis meses esperando o resultado.
Em um julgamento comandado pelo presidente do STF, o Senado então deve decidir, na mesma proporção, se o mandato deve ser interrompido ou não. Entenda o passo a passo.
Como o processo de impeachment aceito por Cunha não inclui o vice-presidente, em caso de cassação do mandato de Dilma, quem assume é Michel Temer (PMDB).
Com informações de MSN Notícias
16 comentários:
Novidade! A Dilma mente desde que assumiu a presidência. Cometeu o maior estelionato eleitoral na base da mentira!
"Dilma mentiu" ISSO TODOS NÓS SABEMOS.
São todos farinha do mesmo saco! kkkkkkkkkkkkkk
Estou com Eduardo Cunha até a Presidente Dilma Rousseff cair. Depois que ela cair, todos agradeceremos Eduardo Cunha, mas o certo é torcermos para que ele também caia e seja cassado...
Dilma e Cunha, os dois têm que cair fora, essa é a situação perfeita. E não precisam ficar com dó dos dois pois eles não vão morrer de fome não, tenham certeza disso, apenas que o ego de ambos será muito atingido.
Briga de cachorro grande... O pior é que arrasta o povo junto na lama :/
Na minha opinião, por tudo o que tem acontecido até agora (desmentidos, acusações e provas documentais), tanto o Cunha como a Dilma são mentirosos contumazes. O fato é o seguinte: enquanto esta gente (quase todos os políticos) briga pelo poder e pelas vantagens pessoais (pagas pelo contribuinte, diga-se de passagem), o país afunda cada vez mais!
Dilma mentiu? Qua é a novidade? A mulher sempre mente e mentiu descaradamente durante a campanha eleitoral de 2014. Uma mentirinha a mais ou a menos para ela não é nada...
Essa Dilma (ex-guerrelheira, amiga do Escobar, Fidel, etc) vem mentido para o povo brasileiro desde que nasceu.
O Cunha nem precisa dizer isto...Ontem, estava mais do que óbvio que ela estava mentindo mais ma vez...Aliás, a fala dela estava muito parecida com a mesma fala que ela usava na campanha vergonhosa e mentirosa em que enganou a maioria do povo brasileiro...Eu até afirmaria, sem medo de errar, que no seu breve discurso de ontem, a gente conseguia enxergar as digitais do marketeiro que a ajudou a aplicar o descarado (e admitido) estelionato eleitoral...Essa mulher é uma mitômana compulsiva...SEMPRE está mentindo, SEMPRE está enganando! Que vá embora e leve a quadrilha junto...Queremos nos libertar definitivamente dessa corja que está afundando nosso país!
Fora Dilma. Chega de falsidade. PT chora e se faz de vítima, ninguém acredita numa só palavra dessa corja.
A verdade é que dilma e o PT estão desacreditados, depois de tanta lama que tem vindo à tona envolvendo o PT. Contudo, o Sr Cunha não é muito melhor. Se ocorrer o impedimento da presidAnta, digo... presidente, a situação política vai deteriorar mais ainda. Isso sem falar na corja que assumiria. Acho que vamos trocar seis por meia dúzia!
Dilma vem mentindo deste o primeiro mandato. É uma mentirosa assumida.
E quando é que ela não mentiu? Mentiu durante toda a campanha, mentiu na campanha passada, o PT sempre mente, rouba e rouba bilhões! O ex-presidento Lula é outro mentiroso. E o fato do Cunha ser sujo (e também mentiroso) não invalida em nada o pedido de impeachment da presidenta que finge governar.
Dilma é incompetente e Cunha é um corrupto. A primeira merece perder o mandato pelo buraco em que meteu o país, mas Cunha merece, melhor, DEVE, ir para a CADEIA. Impressionante como aqui neste país pouco importam a lisura e o manejo correto da coisa pública, mas apenas a destruição dos adversários -algo que podemos corroborar lendo comentários de pessoas que preferem um Cunha corrupto consumado solto, desde que ajude a tirar Dilma do poder. Por isso estamos onde estamos. Por isso o país parou completamente e a recessão só aumentará ainda mais em 2016.
O governo do PT é o mais sujo da história brasileira. Os bolivarianos queriam condicionar a salvação de Cunha no conselho de Ética à aprovação da CPMF para eles terem mais dinheiro público arrecadado para ser roubado ou compartilhado com os ditadores "amigos", como os irmãos Castro. Pobre Brasil, um país governado pelo crime organizado!
Postar um comentário
Comente esta matéria