SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

URGENTE: A varíola dos macacos cresce no Ceará

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, já são 247 pacientes espalhados por 26 municípios.
Conforme o painel de monitoramento do IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), o estado contabiliza 247 casos da varíola dos macacos. Na sexta-feira (16), eram 146 infectados. A Sesa informa que “o aumento de casos se refere ao acúmulo de dados, desde o dia 15”. Dessa forma, são cerca de 100 novos casos em uma semana.

Outro dado se refere à mudança de perfil dos acometidos pela varíola. É possível observar o aumento de casos em mulheres e crianças. São 34 pacientes do sexo feminino (13,7% do total). Sete casos são em crianças de zero a nove anos. Dois pacientes têm mais de 60 anos.

A maior parcela de casos é entre 30 e 39 anos, com 93 pessoas positivadas (85 homens e oito mulheres). Esse grupo representa 37,6% do total. A segunda faixa etária com maior número de casos é dos 20 aos 29 anos, que soma 80 (70 homens e 10 mulheres).

Ao todo, já são 1.063 notificações de suspeitos no Estado. Desse total, 514 já foram descartados, após resultado laboratorial negativo, e outros 280, ainda estão sob investigação. Conforme o painel, foram excluídos quatro notificações, pois a “notificação não atende às definições de caso suspeito”, explica a Sesa.

Outras 18 situações foram classificadas como “perda de seguimento”. Esses são casos que atendem à definição de suspeito e a critérios, como não ter registro de vínculo epidemiológico; não realizar coleta de exame laboratorial ou realizou coleta de exame laboratorial, mas a amostra foi inviável ou teve resultado inconclusivo; e não teve oportunidade de nova coleta de amostra laboratorial (30 dias após o início da apresentação de sinais e sintomas).

Além da Capital, com a maior incidência da doença (189), a varíola dos macacos já se espalhou por outros 25 municípios cearenses.

Fonte: Com informações do Jornal O Povo

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More