SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Deputada quer que certidão de antecedentes criminais seja obrigatória para casar

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto para tornar obrigatório a certidão de antecedentes criminais, conhecida popularmente como "nada consta", e a certidão judicial de distribuição cível e criminal para realização de casamentos. A proposta foi apresentado da semana passada e é de autoria da deputada federal Dayany do Capitão (União Brasil).

A parlamentar argumenta que o objetivo é trazer o "conhecimento prévio", de ambas as partes, sobre a situação civil e criminal em que se encontra o parceiro, perante a Justiça. O texto, no entanto, afirma que a apresentação das certidões não deverá prejudicar o deferimento da habilitação para matrimônio e terá finalidade meramente informativa.

"O objetivo é trazer a informação ao conhecimento de ambos os nubentes, visto que a informação segura oferece a oportunidade de reflexão, amadurecimento e tomada da decisão mais convicta sobre o casamento", afirma o documento.

O projeto pontua que "preserva a ideia de que as pessoas que cometeram um crime podem mudar". "Ou seja, que os condenados podem reconstruir suas histórias e alcançar uma vida digna, plena e produtiva, longe da delinquência e criminalidade", diz o documento.

O texto cita como exemplo concursos públicos e a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). "Logicamente, se a Certidão de Antecedentes Criminais e Certidão Judicial de Distribuição Cível e Criminal são documentos essenciais para esses certames, quem dirá a sua importância para a realização do casamento", explica o texto.

(O Povo)
Foto: Reprodução/Freepik

1 comentários:

Hoje em dia nem mãe solteira não tem mais sossego, não precisa nem casar se você tiver um filho, você não tem mais sossego de mau caráter na sua porta.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More