Ministério afirma que beneficiários não preenchiam requisitos do programa.
Desde janeiro, o governo Lula cortou o benefício de Auxílio Gás de 267 mil famílias, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social. O vale-gás consiste no pagamento de botijões a famílias carentes.
Os dados, divulgados pelo portal G1, mostram que em dezembro, o benefício era pago a 5,95 milhões de famílias. Em abril, esse número caiu para 5,69 milhões. A queda foi de quase 4,5%.
Segundo o ministro Wellington Dias, o corte do benefício ocorreu em razão de uma atualização cadastral, como a revisão feita com o Bolsa Família. “Nós tínhamos muitas pessoas que não preenchiam os requisitos. O vale-gás, na própria legislação aprovada pelo Congresso, estabelece uma meta que tem a ver com o tamanho da renda e muita gente com renda elevada estava recebendo. Nós estamos falando de um esforço de dinheiro do povo brasileiro”, declarou Dias, ao G1.
O Auxílio Gás foi criado em 2021 pelo governo de Jair Bolsonaro para tentar reduzir o efeito do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias de baixa renda. Em abril, o custo com o programa foi de R$ 626,2 milhões.
Para ter direito ao benefício, é preciso estar inscrito no Cadastro Único e ter renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo. Cada família cadastrada recebe a cada dois meses o equivalente ao preço nacional de referência do botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP),
O pagamento pode ser acumulado com outros benefícios e auxílios, como o Bolsa Família, e é feito seguindo o mesmo calendário deste programa.
Em abril, o valor do benefício a cada família foi de R$ 110.
(Revista Oeste)
6 comentários:
Faz o L.
É SÓ CONTINUAR FAZENDO O LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
Quem tem direito ao auxílio gás não recebe e muitos que não tem direito recebe.
Se não for feita uma grande reforma política, em pouco tempo o país irá colapsar, já estão cortando benefícios sociais porque o país não tem como pagar 100 mil reais por mês de salário pra um deputado, o mundo está em crise mas os políticos do Brasil só pensam em manter sua vida de marajá e suas regalias.
É mesmo? Acho que Lula vai cortar verbas da lei Rouanet, só que não kkk faz o L, kkk aguenta povão
Fazer o L foi uma tragédia assim como fazer arminha foi um desastre, ou seja, não há para onde correr, políticos brasileiros são tudo farinha do mesmo saco.
Postar um comentário
Comente esta matéria