Total de visualizações

DETETIVE PARTICULAR - NÃO FIQUE NA DÚVIDA

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

 

SOBRALNET - A MELHOR INTERNET DO BRASIL!

O MAIOR CHITÃO DE SOBRAL E REGIÃO SERÁ NA FAZENDA ALEGRE

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

Mostrando postagens com marcador Saúde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Saúde. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Saiba quando procurar atendimento de emergência no Hospital Regional Norte em casos de dengue

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e continua exigindo atenção da população, especialmente quanto ao reconhecimento dos sintomas e dos sinais de alerta que indicam a necessidade de atendimento médico imediato.

De acordo com o infectologista do Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Sobral, Fabiano Guerra, os sintomas costumam surgir de forma repentina. “Os sinais mais comuns são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e nas articulações, cansaço intenso, náuseas, vômitos e manchas avermelhadas na pele”, explica.

Ao perceber esses sintomas, a orientação é procurar uma unidade de saúde da atenção primária, como os postos de saúde, para avaliação e acompanhamento adequados. Embora a maioria dos casos evolua bem com hidratação e cuidados médicos, a dengue pode apresentar complicações graves em alguns pacientes.


Quando buscar atendimento de emergência?

Segundo o especialista, alguns sinais de alerta indicam risco de agravamento da doença e exigem atendimento imediato. Entre eles estão dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramentos pelo nariz ou gengivas, presença de sangue nas fezes ou no vômito, tontura, desmaio, dificuldade para respirar, sonolência excessiva, irritabilidade, diminuição da quantidade de urina e sensação de fraqueza intensa.

“O hospital atua no atendimento e classificação de cada paciente, prestando assistência qualificada de acordo com cada perfil de gravidade, visando o manejo adequado de cada caso. É essencial que as pessoas busquem atendimento imediatamente quando identificarem sinais de alarme”, destaca Fabiano Guerra.

O infectologista ressalta que a dengue não deve ser encarada apenas como uma “virose forte”. Em situações mais graves, a doença pode provocar aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos, causando perda de líquidos para fora da circulação. Esse quadro pode levar à desidratação importante, queda da pressão arterial, choque e comprometimento de órgãos como fígado, coração e sistema nervoso.


Prevenção é a melhor forma de combate

A prevenção continua sendo a principal forma de combate à doença. Para evitar a proliferação do mosquito transmissor, é fundamental eliminar possíveis criadouros, mantendo caixas d’água e reservatórios sempre tampados, eliminando recipientes que acumulem água parada, limpando calhas e ralos regularmente, colocando areia nos pratos de plantas e descartando corretamente pneus, garrafas e outros objetos que possam armazenar água.

“O combate ao mosquito depende da colaboração de toda a comunidade. Cada cidadão tem um papel importante na prevenção da dengue durante todo o ano”, reforça o médico.

terça-feira, 9 de junho de 2026

Combate à dengue é intensificada com uso do carro fumacê em Sobral

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde, intensificou nesta segunda-feira (8/06) as ações de combate à dengue com a utilização do carro fumacê. A estratégia teve início no bairro COHAB II e integra o conjunto de medidas adotadas pelo município para o enfrentamento das arboviroses.

A definição das áreas contempladas ocorreu a partir de estudos epidemiológicos realizados pelas equipes de vigilância em saúde, que identificaram territórios com maior incidência de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O carro fumacê realiza a dispersão de uma névoa de inseticida capaz de eliminar os mosquitos adultos, contribuindo para a redução da circulação do vetor e para o controle das doenças. Para garantir maior efetividade da ação, as equipes seguem um cronograma estratégico, com rotas definidas de acordo com os indicadores epidemiológicos de cada localidade.


MAIS AÇÕES DE COMBATE AS ARBOVIROSES

Além da utilização do fumacê, a Secretaria da Saúde mantém outras ações permanentes de enfrentamento às arboviroses, como a borrifação de imóveis e espaços públicos, visitas domiciliares para identificação e eliminação de criadouros, além de atividades de orientação e educação em saúde junto à população.


A participação da população é fundamental nesse processo. Medidas simples, como eliminar recipientes que possam acumular água, manter quintais limpos e permitir o acesso dos agentes de combate às endemias durante as visitas domiciliares, são essenciais para interromper o ciclo de reprodução do mosquito e proteger a saúde de toda a comunidade.

quarta-feira, 3 de junho de 2026

Conheça o cavalo da Polícia Militar virou terapeuta dentro de hospital

Quem passou pelos corredores do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) na manhã da última quinta-feira (28/5) se deparou com uma presença ilustre, imponente e completamente fora do comum para o ambiente médico. Um cavalo do Regimento de Cavalaria da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) quebrou a rotina da unidade de saúde ao participar diretamente de uma sessão especial de Terapia Assistida com Animais (TAA), levando conforto e esperança para quem enfrenta longos tratamentos.


Rompendo Barreiras com a Hipoterapia

Embora as terapias com animais em ambientes hospitalares sejam mais associadas a bichos de pequeno porte — como cães e gatos —, o Regimento de Cavalaria decidiu inovar ao introduzir a hipoterapia dentro das dependências do HMAP.


A hipoterapia é uma modalidade terapêutica que utiliza o cavalo como um agente promotor de estímulos físicos, psicológicos e biopsicossociais. O projeto foi totalmente desenhado para os pacientes internados, focando em oferecer um suporte terapêutico humanizado e diferenciado. O contato direto com o animal atua como um poderoso catalisador no tratamento de quadros de ansiedade, depressão e no ganho de resposta motora de pacientes debilitados pela internação.


O Impacto Psicológico do Acolhimento

Para quem está confinado a um leito hospitalar, lidando com dores e incertezas, a presença do cavalo funcionou como uma quebra drástica na atmosfera pesada do hospital. Os pacientes puderam acariciar o animal, interagir com os policiais e experimentar um momento de leveza e acolhimento que, segundo a equipe de saúde, é fundamental para o sucesso da reabilitação.

Para registrar e celebrar o sucesso do projeto de humanização hospitalar, o perfil oficial do Regimento de Cavalaria no Instagram publicou imagens da visita técnica. As fotos do imponente animal interagindo de forma extremamente dócil com os pacientes geraram uma onda imediata de curtidas, elogios e comentários positivos direcionados à corporação e à administração do hospital.

A coordenação do HMAP e o comando da Cavalaria destacaram que a atividade reforça o compromisso de ambas as instituições com a responsabilidade social e a saúde comunitária. A intenção é que novas rodadas de visitas sejam planejadas de forma periódica, consolidando a hipoterapia como uma ferramenta complementar robusta na recuperação de pacientes em Aparecida de Goiânia. 

Via portal Do Tupiniquim

domingo, 31 de maio de 2026

Internado com suspeita de ebola em São Paulo está com meningite

Investigação sobre contaminação por ebola, porém, ainda não está descartada.
Um exame realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, identificou a presença da bactéria Neisseria meningitidis, causadora da meningite meningocócica, em um paciente que está sendo investigado como caso suspeito de ebola na capital paulista. A informação foi confirmada neste sábado (30) pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Apesar da confirmação da presença da bactéria responsável pela meningite no paciente, as autoridades sanitárias informaram que a investigação para ebola não foi encerrada e que continuará até a conclusão dos exames para a doença.

O paciente é um homem de 37 anos, procedente da República Democrática do Congo, país que enfrenta um surto do vírus ebola. Com histórico recente de viagem ao território africano e sintomas como febre, ele se enquadrou nos critérios clínicos e epidemiológicos para notificação como caso suspeito.

Desde a identificação do quadro, o homem permanece internado em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, referência estadual para o atendimento de casos suspeitos ou confirmados de doenças infecciosas de alta relevância.

As autoridades, porém, reiteram que o risco de introdução do ebola no Brasil continua sendo considerado muito baixo. Entre os fatores apontados estão a ausência de transmissão autóctone da doença na América do Sul, a inexistência de voos diretos entre as áreas afetadas e o continente sul-americano e o fato de o vírus exigir contato direto com sangue, secreções ou outros fluidos corporais de infectados.

Ainda assim, a recomendação é que profissionais de saúde mantenham atenção especial a pacientes com febre e histórico de viagem recente para regiões com circulação do vírus ou que tenham tido contato com pessoas suspeitas ou confirmadas para a doença.

Via portal Pleno News

segunda-feira, 25 de maio de 2026

Alterações hormonais podem afetar energia, sono e metabolismo; entenda os sinais


Oscilações hormonais podem provocar sintomas variados e, em alguns casos, passam despercebidas na rotina diária


Cansaço frequente, dificuldade para dormir, alterações de humor e mudanças no peso corporal costumam ser associados ao estresse ou à sobrecarga da rotina. Em determinadas situações, porém, esses sintomas também podem estar relacionados a alterações hormonais. Como os hormônios participam de diferentes funções do organismo, pequenas mudanças na produção dessas substâncias podem gerar impactos em várias áreas do corpo ao mesmo tempo.

Os sinais variam conforme o hormônio envolvido, a intensidade da alteração e as características individuais de cada paciente. Algumas pessoas apresentam sintomas mais evidentes, enquanto outras convivem durante meses com manifestações discretas e inespecíficas.


Hormônios participam de diferentes funções do organismo

Os hormônios atuam na regulação do metabolismo, do sono, do apetite, da temperatura corporal, da fertilidade e da disposição física. Por isso, alterações hormonais podem provocar sintomas aparentemente desconectados entre si.

Mudanças na função da tireoide, por exemplo, podem interferir na velocidade do metabolismo e causar cansaço, sensibilidade ao frio, alteração intestinal e dificuldade de concentração. Já as oscilações hormonais relacionadas ao cortisol podem influenciar o sono e a sensação de energia ao longo do dia.

Em mulheres, fases como puberdade, gestação e menopausa envolvem alterações hormonais naturais do organismo. Homens também podem apresentar mudanças hormonais relacionadas ao envelhecimento, hábitos de vida ou condições clínicas específicas.


Sintomas podem variar bastante

Nem sempre alterações hormonais provocam sintomas intensos. Em alguns casos, os sinais aparecem de forma gradual, o que dificulta a percepção das mudanças. Ganho ou perda de peso sem alteração significativa na alimentação, irregularidade menstrual, queda de cabelo e dificuldade para dormir são exemplos de manifestações observadas em diferentes quadros hormonais.

Também podem ocorrer alterações de humor, redução da libido, sensação de fadiga persistente e dificuldade de recuperação física após atividades rotineiras. Como esses sintomas possuem múltiplas causas possíveis, a investigação costuma envolver avaliação clínica e exames laboratoriais.

O histórico familiar e o uso de medicamentos também fazem parte dessa análise. Algumas substâncias podem interferir na produção hormonal ou modificar resultados laboratoriais.


Sono e metabolismo estão entre as áreas mais afetadas

A produção hormonal está ligada ao funcionamento do relógio biológico. Alterações no sono podem interferir em hormônios relacionados à fome, saciedade e disposição física. Da mesma forma, desequilíbrios hormonais podem prejudicar a qualidade do sono e aumentar episódios de insônia ou sono fragmentado.

O metabolismo também costuma ser impactado. Dependendo da alteração hormonal, o organismo pode apresentar maior lentidão metabólica, retenção de líquidos ou dificuldade para manter massa muscular. Esses sinais não indicam necessariamente uma doença específica, mas ajudam a orientar a investigação clínica.

Mudanças bruscas de rotina, privação de sono e alimentação irregular também podem influenciar o funcionamento hormonal temporariamente. Por isso, a avaliação costuma considerar hábitos cotidianos e condições gerais de saúde.


Investigação depende do conjunto de sintomas

Os exames solicitados variam conforme os sintomas apresentados e a suspeita clínica. Função da tireoide, como o TSH, glicemia, cortisol e hormônios sexuais estão entre os marcadores frequentemente avaliados em investigações hormonais.

A interpretação dos resultados não depende apenas de um exame isolado. Faixa etária, uso de medicamentos, histórico clínico e sintomas relatados fazem parte da análise médica.

Alterações hormonais podem ter diferentes causas e nem sempre provocam sinais evidentes no início. Quando sintomas persistem por períodos prolongados ou começam a interferir na rotina, a avaliação clínica ajuda a identificar se há necessidade de investigação complementar e acompanhamento específico.

domingo, 24 de maio de 2026

O hábito aparentemente inofensivo no banho que pode fazer mal ao coração

Milhões de pessoas gostam de tomar um banho quente para relaxar. Uma pesquisa recente da Harris Poll mostrou que pouco mais da metade dos adultos americanos prefere banhos mornos, enquanto 17% elevam a temperatura ao máximo. O problema, segundo especialistas, é que transformar isso em um hábito pode fazer mal ao coração.


O que acontece com o corpo

A médica vascular Xzabia Caliste explicou o fenômeno:

“Quando o corpo é exposto a água muito quente, os vasos sanguíneos perto da pele se dilatam em uma tentativa de liberar calor e regular a temperatura corporal. Essa mudança redireciona o fluxo sanguíneo para a pele e, em resposta, o coração geralmente trabalha mais e bate mais rápido para manter a circulação e a pressão arterial adequadas em todo o corpo.”

Esse processo é chamado de vasodilatação. Com os vasos mais largos, a pressão arterial cai, e o coração precisa bombear com mais força para compensar.


O impacto no coração e os grupos de risco

Um estudo de 2021, que acompanhou 10 homens saudáveis de 20 a 50 anos, constatou que a água quente aumentou a frequência cardíaca dos participantes em 32% e a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada batida em 44%. Embora pessoas saudáveis geralmente tolerem bem essas flutuações, elas podem ser perigosas para certos grupos. A médica Xzabia Caliste detalhou os principais riscos:

“Para pacientes com problemas vasculares ou cardiovasculares, essas mudanças podem ser mais significativas e resultar em problemas sérios, como ataque cardíaco ou derrame.”

“Banhos muito quentes ou prolongados devem ser usados com cautela por adultos mais velhos, indivíduos com doenças cardíacas, doenças vasculares, pressão baixa ou má circulação devido ao estresse cardiovascular potencial.”

“Pacientes que estão desidratados, tomando medicamentos para pressão arterial ou propensos a tonturas e quedas também devem ter cuidado, pois mudanças vasculares súbitas podem aumentar o risco de desmaios ou instabilidade.”


O perigo do desmaio

O aumento da frequência cardíaca e a queda da pressão arterial podem levar a tonturas. Isso é especialmente arriscado para pessoas com problemas cardíacos, pois o desmaio pode resultar em ferimentos graves na cabeça. Além disso, episódios consistentes de esforço forçam o coração a trabalhar arduamente, privando-o de sangue rico em oxigênio e elevando o risco de ataque cardíaco a longo prazo.


A temperatura ideal

Apesar dos riscos, a médica tranquiliza: a maioria das pessoas não precisa evitar banhos quentes. A chave está na moderação e na temperatura correta.


“A maioria das pessoas não precisa evitar banhos quentes”, ressaltou Caliste.

Para reduzir os riscos, os especialistas geralmente recomendam que a temperatura da água fique entre 36°C e 40°C (98°F e 105°F). Além de proteger o coração, essa faixa de temperatura também ajuda a evitar danos à pele, como ressecamento e o agravamento de condições como eczema.

Via portal Gazeta Brasil

sexta-feira, 22 de maio de 2026

Desfibrilador em academias vira prioridade após seis mortes súbitas na Grande Fortaleza

Nota técnica divulgada por entidades da Saúde e do Direito defende desfibriladores e treinamento obrigatório em academias e espaços esportivos do Ceará.
A presença de desfibrilador em academias voltou ao centro do debate no Ceará após pelo menos seis mortes súbitas registradas em espaços esportivos da Grande Fortaleza em menos de um ano. Entidades das áreas da Saúde e do Direito divulgaram uma nota técnica defendendo que academias e locais destinados à prática de exercícios físicos sejam obrigados a manter o equipamento disponível, independentemente da quantidade de alunos ou do porte do estabelecimento.

O documento classifica o cenário como uma questão de saúde pública e cobra respostas mais rápidas do poder público, além da criação de protocolos obrigatórios de emergência dentro das academias. A discussão ganhou força após uma sequência de casos registrados entre julho de 2025 e abril de 2026 em Fortaleza e municípios vizinhos. O episódio mais recente envolveu o professor de Educação Física Renan Guedes Brito da Silva, de 31 anos, que morreu após sofrer um mal súbito durante um treino em uma academia no bairro Parreão, na capital. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas ele morreu no local.


Seis mortes em academias aumentam pressão por desfibriladores

Além do caso de Renan, outras ocorrências semelhantes foram registradas em academias da Região Metropolitana de Fortaleza nos últimos meses. Entre os episódios estão relatos de alunos que sofreram infarto, AVC ou mal súbito durante treinos e aulas coletivas. A sequência de mortes aumentou a pressão para que academias reforcem medidas de segurança e ampliem a preparação das equipes para situações críticas.

Especialistas alertam que os primeiros minutos após uma parada cardiorrespiratória são decisivos para aumentar as chances de sobrevivência. Nesses casos, o desfibrilador externo automático, conhecido como DEA, pode ser essencial até a chegada do atendimento médico.


O que prevê a lei sobre desfibrilador em academias de Fortaleza

Atualmente, Fortaleza já possui legislação que obriga a instalação do equipamento em locais com circulação superior a 2 mil pessoas por dia. Entidades médicas e representantes do setor jurídico defendem, porém, que a regra seja ampliada para todas as academias e espaços esportivos da capital e do interior do Ceará.

A nota técnica também recomenda que os aparelhos permaneçam em locais sinalizados, de fácil acesso e com manutenção preventiva periódica. Outras cidades brasileiras já possuem regras semelhantes para academias e ambientes de grande circulação, como São Paulo, Rio de Janeiro e João Pessoa.


Como o DEA pode salvar vidas em casos de parada cardíaca

O desfibrilador externo automático foi desenvolvido para ser utilizado mesmo por pessoas sem formação na área da saúde. Ao ser ligado, o equipamento fornece instruções sonoras que orientam cada etapa do atendimento. O aparelho analisa os batimentos cardíacos da vítima e identifica se há necessidade de aplicar choque elétrico para tentar restabelecer o ritmo do coração.

Especialistas ressaltam que o uso rápido do equipamento pode aumentar as chances de sobrevivência em casos de parada cardíaca. Além do desfibrilador, a recomendação inclui treinamento periódico das equipes em Suporte Básico de Vida (SBV), incluindo técnicas de reanimação cardiopulmonar e acionamento correto dos serviços de emergência.


Especialistas defendem protocolos de emergência nas academias

A nota técnica divulgada pelas entidades também recomenda a implantação de protocolos internos de emergência nas academias.

Entre as medidas sugeridas estão:
  • treinamento periódico das equipes;
  • atualização semestral das capacitações;
  • manutenção preventiva dos equipamentos;
  • sinalização adequada do DEA;
  • realização de simulações de emergência.
Academias da capital já começaram a reforçar medidas de prevenção após a repercussão dos casos recentes. Alguns estabelecimentos passaram a investir em treinamentos específicos e acompanhamento mais rigoroso dos alunos.

Frequentadores relatam que a presença de equipamentos de emergência aumenta a sensação de segurança, especialmente entre pessoas que possuem histórico de doenças cardíacas ou praticam atividades de alta intensidade. "Eu acho que um dos motivos da gente ter escolhido a academia que a gente está hoje, a gente vê a questão de conhecimento dos personagens, a gente vê a questão de preparo da academia caso aconteça alguma coisa, a gente vê o tanto que eles respeitam a gente do ponto de vista de 'não, não quero aumentar peso agora", afirma o empresário Gustavo Soares.


Avaliação cardiológica pode reduzir riscos durante exercícios

Cardiologistas alertam que a prevenção começa antes mesmo do início das atividades físicas. A recomendação é que pessoas sedentárias, iniciantes ou praticantes que desejam aumentar a intensidade dos treinos realizem avaliação médica antes de começar os exercícios.

Segundo especialistas, algumas doenças cardíacas podem permanecer silenciosas por anos e se manifestarem apenas em situações de esforço físico intenso.Os médicos também orientam que sintomas como dor no peito, tontura, falta de ar excessiva e palpitações não devem ser ignorados durante a prática esportiva. A avaliação clínica, aliada ao acompanhamento profissional e à estrutura adequada das academias, é apontada como uma das principais formas de reduzir riscos e ampliar a segurança dos frequentadores.

Fonte: GCmais

sábado, 16 de maio de 2026

Venda de ivermectina cresce após Mel Gibson citar cura do câncer

Um estudo publicado na última terça-feira (12) na revista JAMA Network Open apontou um aumento expressivo nas prescrições de ivermectina nos Estados Unidos após declarações do ator Mel Gibson que, em janeiro do ano passado, afirmou que três amigos teriam se recuperado de cânceres em estágio avançado usando o fármaco.

O levantamento foi conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e analisou dados de mais de 68 milhões de pacientes entre 18 e 90 anos atendidos em serviços ambulatoriais e emergenciais no país. Os pesquisadores compararam prescrições da combinação ivermectina-benzimidazol entre janeiro e julho de 2025 com o mesmo período do ano anterior.

Os resultados mostraram que, de forma geral, as prescrições desses medicamentos dobraram após a repercussão das declarações. Entre pacientes com câncer, o aumento foi ainda mais acentuado, ultrapassando 2,5 vezes os índices registrados anteriormente.

Apesar do crescimento, os autores alegam que não há evidências clínicas que comprovem segurança ou eficácia da ivermectina ou de medicamentos benzimidazólicos no tratamento do câncer em humanos. No entanto, é ressaltado que essas substâncias chegaram a apresentar atividade anticancerígena em estudos laboratoriais e em testes com animais.

No Brasil, a ivermectina é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apenas para tratamento de infecções parasitárias. Já o fenbendazol é destinado ao uso veterinário.

A oncologista clínica Clarissa Baldotto, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), ressaltou que resultados promissores em laboratório representam apenas fase inicial da pesquisa científica.

– Muitas substâncias que parecem promissoras em laboratório não se confirmam em estudos clínicos. Apenas uma pequena parte das moléculas que entram em pesquisa pré-clínica chega a ser testada em humanos – afirmou.

Por se tratar de pesquisa observacional, o estudo não estabeleceu relação direta de causa e efeito e avaliou apenas prescrições médicas, sem confirmar se os medicamentos foram efetivamente utilizados pelos pacientes.

IVERMECTINA NA PANDEMIA DE COVID
A repercussão em torno da ivermectina também remete à forte polarização registrada na pandemia de Covid-19. À época, o fármaco foi defendido por setores da sociedade e por parte da classe médica como uma alternativa terapêutica acessível, além de símbolo da autonomia profissional diante do que classificavam como resistência de autoridades e organismos internacionais ao chamado tratamento precoce.

Na ocasião, a controvérsia representava uma disputa sobre liberdade médica e direito de escolha do paciente. Defensores do protocolo, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, argumentavam que, em meio ao cenário de incerteza vivido na pandemia, os médicos deveriam ter a liberdade para prescreverem remédios como a hidroxicloroquina e a ivermectina caso entendessem ser uma forma viável de combate à Covid.

Fonte: https://pleno.news/brasil/politica-nacional/venda-de-ivermectina-cresce-apos-mel-gibson-citar-cura-do-cancer.html

domingo, 10 de maio de 2026

URGENTE! Brasil registra primeira morte por hantavírus em 2026; caso não está ligado a cruzeiro

Homem de 46 anos morreu após contrair doença em área rural no Alto Paranaíba. Caso é considerado isolado.
Minas Gerais registrou a primeira morte por hantavírus no país, em 2026. A informação foi confirmada, neste domingo (10), pela Secretaria de Estado de Saúde que aponta que a morte ocorreu em fevereiro deste ano. A infecção foi confirmada pela Funed, Fundação Ezequiel Dias, após análises laboratoriais.


O paciente, um homem de 46 anos, era residente do município de Carmo do Paranaíba, no Alto Paranaíba, e apresentava histórico de contato com roedores silvestres em área de lavoura.


Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, trata-se de um caso isolado, sem relação com outros registros da doença pelo país e nem mesmo com o surto em andamento em um cruzeiro que partiu da Argentina com destino a Cabo Verde.


O que é hantavírus?

As infecções por hantavírus ocorrem principalmente em áreas rurais, geralmente associadas a atividades ocupacionais ligadas à agricultura e ao contato com ambientes infestados por roedores silvestres.

A hantavirose é uma zoonose viral aguda que, no Brasil, se manifesta principalmente na forma da Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus. A transmissão para humanos ocorre, na maioria das vezes, pela inalação de partículas presentes na urina, fezes e saliva de roedores infectados.

Os sintomas iniciais incluem febre, dores no corpo, dor de cabeça, dor lombar e dor abdominal. Nos casos mais graves, a doença pode evoluir para dificuldade respiratória, tosse seca, aceleração dos batimentos cardíacos e queda da pressão arterial.


Não existe tratamento específico para a hantavirose. O atendimento é baseado em medidas de suporte clínico, conforme avaliação médica.


Medidas de prevenção

A SES-MG reforça a importância das medidas de prevenção, especialmente em áreas rurais, como manter alimentos armazenados em recipientes fechados e protegidos de roedores, dar destino adequado ao lixo e entulhos, manter terrenos limpos e roçados ao redor das residências, não deixar ração animal exposta, retirar diariamente restos de alimentos de animais domésticos e enterrar o lixo orgânico a pelo menos 30 metros das construções.

Além disso, a Secretaria também orienta evitar plantações muito próximas das residências, mantendo distância mínima de 40 metros, ventilar o ambiente antes de entrar em locais fechados, como paióis, galpões, armazéns e depósitos e umedecer o chão com água e sabão antes da limpeza desses ambientes, evitando varrer a seco.


Casos no Brasil

O Brasil já registrou 7 casos de hantavírus em 2026. Dois casos em Minas Gerais; dois no Rio Grande do Sul; um em Santa Catarina; um no Paraná e um sem unidade da federação identificada. No ano passado, o Brasil registrou 35 casos e 15 mortes por hantavírus.

O hantavírus provoca de 10 mil a 100 mil casos a cada ano no mundo, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde.

Fonte: CBN Globo

sexta-feira, 8 de maio de 2026

Paraná confirma dois casos de hantavírus e investiga outros 11; saiba os detalhes

O Paraná confirmou dois casos de hantavírus, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Os pacientes são moradores de Pérola d’Oeste (Sudoeste do estado) e Ponta Grossa (Campos Gerais). Outros 11 casos continuam em investigação e 21 foram descartados.

O paciente de Pérola d’Oeste é um homem de 34 anos (caso confirmado em abril). O de Ponta Grossa é uma mulher de 28 anos (confirmado em fevereiro). Em 2025, o Paraná registrou apenas um caso da doença.


Sem relação com surto em cruzeiro

Os casos identificados no Paraná são da cepa silvestre do vírus, transmitida por animais silvestres. Não há registro da circulação do vírus Andes no estado – cepa que tem transmissão de pessoa para pessoa, como os casos confirmados pela OMS em um cruzeiro que saiu da Argentina (com ao menos três mortes).

A Sesa afirma que a doença está sob controle no Paraná e que os casos não têm nenhuma relação com os confirmados no cruzeiro.


Como ocorre a contaminação

O hantavírus é uma zoonose viral (doença transmitida de animais para humanos). A contaminação acontece, na maioria das vezes, pela inalação de partículas presentes na urina, fezes ou saliva de roedores silvestres infectados.

Ambientes fechados e pouco ventilados, como galpões, paióis, silos e cabanas, aumentam o risco de exposição.


Sintomas

Na fase inicial, segundo a OMS, os sintomas se parecem com os de uma gripe forte:


Febre
  • Dores no corpo

  • Dor de cabeça

  • Mal-estar

Sintomas gastrointestinais

Nos quadros mais graves:
  • Falta de ar
  • Tosse seca
  • Queda de pressão

Insuficiência respiratória

A infectologista Gabriela Gehring explica: “Assim como outros vírus, nem todos os casos evoluem para formas graves. Algumas pessoas apresentam sintomas inespecíficos, enquanto outras podem desenvolver insuficiência respiratória.”


Tratamento

Não há um medicamento específico contra o hantavírus. O tratamento é feito com suporte médico e acompanhamento hospitalar. A orientação é procurar atendimento imediatamente ao perceber os primeiros sintomas.


Prevenção

As autoridades de saúde orientam:

  • Manter terrenos limpos
  • Armazenar alimentos em recipientes fechados
  • Retirar entulhos próximos às residências
  • Usar luvas e calçados fechados em limpezas
  • Evitar varrer locais fechados e empoeirados (prefira limpeza úmida)

Via Gazeta Esportiva

GRAVE: Pacientes recebem água destilada no lugar de vacina contra gripe

Pacientes que procuraram a vacinação contra a gripe no município de Bambuí, no interior de Minas Gerais, receberam água destilada por engano durante atendimento realizado na última segunda-feira (4). A falha foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, que informou a demissão da técnica de enfermagem responsável pelo procedimento.

De acordo com a prefeitura, o erro ocorreu durante a campanha de imunização contra a influenza no posto de saúde Aparecida nos Açudes. Em nota oficial, o município classificou o caso como uma falha operacional e afirmou que todas as medidas necessárias já foram adotadas.

Apesar do equívoco, a administração municipal destacou que a substância aplicada é estéril e não oferece riscos à saúde dos pacientes. Ainda assim, a situação gerou preocupação entre os moradores que buscaram a vacinação.

Para corrigir o problema, a Secretaria de Saúde informou que as equipes irão até as residências das pessoas afetadas para realizar a aplicação correta da vacina, sem necessidade de retorno ao posto de saúde.

O município não informou o número total de pacientes atingidos pela falha, mas garantiu que todos serão devidamente acompanhados até a regularização da imunização.

Via portal Folha do Estado

sábado, 2 de maio de 2026

Perfume no pescoço afeta a tireoide? O alerta que viralizou e o que a ciência diz

Alertas recentes sobre supostos riscos de passar perfume no pescoço têm gerado preocupação entre usuários. A dúvida: a aplicação na região próxima à tireoide poderia afetar a glândula ou o sistema hormonal?

Especialistas em dermatologia e endocrinologia afirmam que não há evidência científica de perigo direto para a tireoide.


O que dizem os especialistas

A endocrinologista Kathleen Wyne, do Wexner Medical Center da Universidade Estadual de Ohio, explica:

“Os componentes do perfume vão ser absorvidos na corrente sanguínea antes de chegar à tireoide. Entre a pele, a gordura, a fáscia e o músculo, seria muito difícil que algo aplicado topicamente chegasse até a glândula.”

A pele do pescoço está separada da tireoide por várias camadas de tecido, incluindo músculos. Não existe um canal direto entre a superfície da pele e o sistema hormonal da tireoide.


Onde surgiu o mito

A preocupação começou após mensagens divulgadas por influenciadores de bem-estar nas redes sociais. Eles destacavam a chamada “pele vascular” do pescoço como uma via direta para que os químicos das fragrâncias entrassem no organismo. Mas não há fundamento científico para essas afirmações.
Riscos reais do perfume no pescoço

Embora não haja risco para a tireoide, os dermatologistas alertam que a aplicação frequente de perfume no pescoço pode causar problemas na pele. A região tem uma pele mais fina e reativa do que se imagina.


Os principais riscos são:

  • Sensibilização da pele
  • Dermatite alérgica de contato
  • Hiperpigmentação (manchas), principalmente porque o pescoço fica exposto ao sol

O que fazer para evitar problemas

Especialistas recomendam:

  • Aplicar perfume em áreas com pele mais grossa, como pulsos
  • Aplicar diretamente na roupa (não na pele)

Disruptores endócrinos

O debate sobre os riscos das fragrâncias também envolve a presença de ftalatos, parabenos e bisfenóis – compostos que podem interferir no equilíbrio hormonal. Eles podem ser absorvidos pela pele ou por inalação.

Esses ingredientes aparecem nos rótulos como “fragrância” ou “parfum”. A dificuldade para identificá-los e a exposição acumulada ao longo do tempo geram preocupação entre especialistas.


Como escolher produtos mais seguros

Para reduzir a exposição a químicos, os especialistas aconselham:

  • Optar por produtos “sem fragrância” (fragrance-free) – e não apenas “sem perfume” (unscented), que pode ter ingredientes mascarados
  • Priorizar marcas transparentes sobre os ingredientes que usam ou evitam

O uso habitual de perfume faz parte da identidade pessoal de muitas pessoas. Na ausência de efeitos notórios, não há motivo para alarme. Quem tem pele sensível ou quer reduzir o contato com químicos pode optar por aplicar a fragrância em áreas menos vulneráveis ou na roupa.

Via portal Gazeta Brasil

sábado, 25 de abril de 2026

Novo remédio dobra sobrevida no câncer de mama mais agressivo

Um ensaio clínico internacional apontou avanços no tratamento do câncer de mama triplo negativo (TNBC), considerado um dos tipos mais agressivos da doença. A condição costuma atingir mulheres mais jovens, frequentemente apresenta resistência aos tratamentos tradicionais e representa entre 10% e 20% dos casos de câncer de mama.

Os resultados fazem parte do estudo TROPION-Breast02, que avaliou o uso do medicamento datopotamab deruxtecan (Dato-DXd), já aprovado para outros tipos de câncer de mama. Em pacientes com a forma avançada da doença, a nova terapia praticamente dobrou o tempo de sobrevida sem progressão do tumor — passando de 5,6 meses com quimioterapia padrão para 10,8 meses com o novo tratamento.

O estudo incluiu 644 pacientes com câncer localmente recorrente e inoperável ou metastático, que ainda não haviam recebido tratamento e não eram elegíveis à imunoterapia. Além do ganho no tempo sem progressão da doença, o medicamento reduziu os tumores em 63% dos casos, contra 29% entre os pacientes tratados com quimioterapia convencional. A sobrevida global mediana chegou a 23,7 meses.

O Dato-DXd pertence à classe dos chamados conjugados anticorpo-fármaco (ADCs), terapias que atuam de forma direcionada. Diferentemente da quimioterapia tradicional, que afeta células saudáveis e cancerosas, o medicamento utiliza um anticorpo para identificar a proteína TROP2 presente nas células tumorais, liberando a substância diretamente no local do câncer.

Segundo a pesquisadora principal do estudo, Rebecca Dent, do Centro Nacional de Câncer de Singapura, os resultados demonstram ganhos clinicamente relevantes tanto na sobrevida livre de progressão quanto na sobrevida global dos pacientes.

Historicamente, o TNBC apresenta opções limitadas de tratamento por não responder a terapias hormonais. Embora parte dos pacientes possa receber imunoterapia, cerca de 70% não se enquadram nos critérios, ficando restritos à quimioterapia, que tem eficácia limitada em muitos casos.

De acordo com os pesquisadores, o novo medicamento também apresentou melhor tolerabilidade. Embora tenham sido registrados efeitos colaterais como náuseas e lesões na boca, menos pacientes precisaram interromper o tratamento em comparação com aqueles submetidos à quimioterapia tradicional.

O datopotamab deruxtecan está em processo acelerado de análise por órgãos reguladores, incluindo a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), além de outras agências internacionais.

Gazeta Brasil

quinta-feira, 9 de abril de 2026

Canetas para emagrecer: veja 3 tipos e como cada uma funciona

As canetas para emagrecer se tornaram populares nos últimos anos. Esses medicamentos injetáveis ajudam a reduzir o apetite. Entre os mais conhecidos estão Ozempic, Wegovy e Mounjaro.

Eles contêm substâncias como semaglutida ou tirzepatida. Esses compostos atuam em hormônios ligados à fome. O resultado é maior saciedade e menor ingestão de calorias.


Como funcionam as canetas para emagrecer

As canetas emagrecedoras atuam no sistema digestivo e hormonal. Elas ajudam a controlar o apetite e o metabolismo.

Entre os principais efeitos:

  • Diminuem os movimentos gastrointestinais.
  • Reduzem o esvaziamento gástrico.
  • Aumentam a sensação de saciedade.
  • Diminuem o apetite.
  • Estimulam a liberação de insulina.
  • Mantêm o equilíbrio dos níveis de insulina.
  • Melhoram o controle do açúcar no sangue.
  • Reduzem a produção de glicose pelo fígado.

Esses medicamentos pertencem à classe dos agonistas do receptor GLP-1. Eles reduzem o consumo calórico ao longo do dia.

Alguns também atuam no receptor GIP. Isso potencializa o efeito no emagrecimento.


Ozempic: indicado para diabetes

O Ozempic contém semaglutida. Ele foi aprovado para tratar diabetes tipo 2.

Mesmo assim, pode ser prescrito para emagrecimento. Esse uso é chamado de off-label. A decisão deve ser feita pelo endocrinologista.

A aplicação é semanal. O tratamento começa com doses menores.


Confira também: “Quer desinflamar o corpo? 13 alimentos que fazem a diferença”.


Wegovy: aprovado para perda de peso

O Wegovy também possui semaglutida. Ele foi desenvolvido especificamente para obesidade. Pode ser indicado para adultos e adolescentes. A recomendação depende do índice de massa corporal.

O medicamento possui diferentes dosagens. O acompanhamento médico é necessário.


Mounjaro: ação dupla hormonal

O Mounjaro contém tirzepatida. Ele atua nos receptores GLP-1 e GIP. Essa combinação ajuda a reduzir o apetite. Também melhora o controle da glicose.

A aplicação é semanal. A dose pode aumentar gradualmente.


Uso exige cuidados

As canetas não substituem alimentação saudável. Exercícios físicos continuam importantes.

O acompanhamento médico é essencial. Ele avalia resultados e possíveis efeitos colaterais.


Fonte: MSN

sábado, 4 de abril de 2026

Anvisa apreende lote de Mounjaro falso e proíbe venda do remédio

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou nesta quinta-feira (2) a apreensão de três lotes falsificados do medicamento Mounjaro, utilizado para tratamento de diabetes e obesidade. 

Com a medida, fica proibida a comercialização, distribuição e o uso dos produtos dos lotes D856831 do medicamento Mounajro, D880730 e D840678 do Mounajro Kwikpen. 

As unidades foram encontradas pela Eli Lilly, empresa detentora do registro do medicamento no país, por terem características diferentes do produto original, como número de série não identificados nos sistemas da fabricante, uso de material diferente na embalagem e falha na leitura do código 2D. 

Segundo a Anvisa, a empresa responsável pelos produtos falsificados não foi identificada.

A agência também determinou apreensão de canetas emagrecedoras sem registro: a ação se aplica a todos os lotes do medicamento de tirzepatida Tirzec, cujo fabricante também não foi identificado.


Como saber se produto é falso? 

Em novembro de 2025, a Polícia Federal realizou uma operação para desarticular uma quadrilha envolvida na produção, fracionamento e comercialização ilegal de tirzepatida. 

Sem controles de qualidade, esterilidade ou rastreabilidade, a produção clandestina dos medicamentos traz riscos sanitários para o consumidor. 

A Eli Lilly, farmacêutica detentora da patente, lançou uma ferramenta que permite verificar a autenticidade de medicamentos vendidos como Mounjaro no país. 

O site funciona por meio da leitura do QR Code presente na embalagem do medicamento, que indica se o número de série corresponde a um produto fabricado pela farmacêutica. Segundo a empresa, dados impressos de forma ilegível na embalagem podem ser um indício de falsificação, manipulação irregular ou comprometimento da integridade do produto.

Via portal CM7

sábado, 21 de março de 2026

Genéricos do Ozempic devem reduzir preço em até 30% no Brasil

A patente do princípio ativo do Ozempic expira no Brasil na sexta-feira (20/3), abrindo caminho para a produção e comercialização de versões genéricas do medicamento.

A expectativa do setor farmacêutico é que a entrada de novos concorrentes no mercado provoque uma redução significativa nos preços, que pode chegar a até 30%. Atualmente, o Ozempic — amplamente utilizado no tratamento do diabetes tipo 2 e também popularizado pelo uso para emagrecimento — tem custo elevado, o que limita o acesso de muitos pacientes.

Com o fim da exclusividade, laboratórios brasileiros já demonstram interesse em lançar versões genéricas da substância, a semaglutida, assim que houver autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A medida deve ampliar o acesso ao tratamento, especialmente para pacientes que dependem do medicamento de forma contínua. Por outro lado, especialistas alertam para a importância do uso com acompanhamento médico, já que o medicamento possui indicações específicas e pode causar efeitos colaterais.

A chegada dos genéricos também deve intensificar a concorrência no setor e provocar uma reorganização no mercado farmacêutico nacional nos próximos meses.

Via Sobral em Revista

sexta-feira, 6 de março de 2026

Obesidade aumenta risco de AVC e exige mudança de hábitos, destaca neurologista do HRN

A obesidade é considerada um dos principais fatores de risco para o Acidente Vascular Cerebral (AVC), especialmente o tipo isquêmico, provocado pela obstrução de uma artéria que leva sangue ao cérebro. O alerta é do médico neurologista Espártaco Ribeiro, coordenador da Unidade de AVC do Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Sobral e referência no atendimento aos casos na Região Norte do estado.

Segundo o especialista, o excesso de peso favorece o acúmulo de gordura, ou seja, colesterol, principalmente os considerados “ruins” como o colesterol LDL e os triglicerídeos nas artérias, comprometendo a circulação sanguínea. “A obesidade pode ser considerada um grande fator de risco para o AVC. O acúmulo de colesterol ruim no nosso corpo acaba comprometendo a circulação no cérebro e pode favorecer a obstrução ou ‘entupimento’ de uma das artérias cerebrais”, explica.

Além de contribuir diretamente para a obstrução dos vasos sanguíneos, a obesidade costuma estar associada a outras condições que ampliam ainda mais o risco de AVC. Entre elas, destacam-se a hipertensão arterial, o diabete e as alterações do colesterol.

Outro ponto de atenção, segundo o médico, é a síndrome da apneia do sono, comum em pessoas com obesidade, que prejudica a qualidade do sono e também impacta a saúde cardiovascular. Ele ainda chama a atenção para fatores emocionais, como a ansiedade descontrolada, que pode levar ao consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e, consequentemente, ao ganho de peso.

Embora o risco aumente com o avanço da idade, pessoas jovens com obesidade também precisam se preocupar. “Nos jovens, o excesso de peso pode estar relacionado ao aumento do colesterol, e isso também pode ser causa de AVC”, destaca Espártaco Ribeiro. Ele acrescenta que o problema na juventude tende a gerar um ciclo prejudicial, reduzindo a prática de atividades físicas e comprometendo a qualidade de vida ao longo dos anos.


Prevenção e atendimento rápido salvam vidas
Neurologista explica que prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para reduzir os impactos do AVC, especialmente entre pessoas com obesidade

A boa notícia é que a adoção de hábitos saudáveis reduz significativamente o risco. A orientação envolve reeducação alimentar, com acompanhamento profissional, e a prática regular de exercícios físicos.

“Quanto mais cedo forem iniciadas a educação alimentar e a prática de atividades físicas, melhor. Só a dieta não é suficiente. A prática regular de atividades físicas é essencial. Hoje, assim como a gente respira e se alimenta, a gente precisa também fazer atividade física”, afirma o neurologista. Ele reforça que a disciplina é fundamental e que, conforme publicações recentes, a realização de 30 a 45 minutos de exercício, pelo menos cinco dias por semana, já traz benefícios importantes ao organismo.

Mesmo com a prevenção, é essencial reconhecer rapidamente os sinais de um AVC. Fraqueza em um lado do corpo, dificuldade para falar, boca desviada e dificuldade para engolir são sintomas que exigem atendimento imediato. “Quanto mais rápido o AVC for tratado, menores serão as consequências e maior será a possibilidade de recuperação”, enfatiza.

Pacientes com suspeita devem ser levados ao atendimento emergencial preferencialmente nas primeiras horas após o início dos sintomas. Em Sobral, a referência é o Hospital Regional Norte. Moradores de outros municípios da Região Norte devem procurar a unidade de saúde local para ser acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, que fará contato com o HRN para transferência imediata ao setor especializado, reduzindo o tempo até o início do tratamento.

Referência para a região, a Unidade de AVC do HRN conta com fluxo específico para agilizar o atendimento e aumentar as chances de recuperação dos pacientes, reforçando a importância tanto da prevenção quanto da ação rápida diante dos primeiros sinais.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026

Instagram alertará pais quando filhos pesquisarem sobre su1c1dio

O Instagram anunciou que passará a enviar alertas aos pais quando adolescentes realizarem buscas repetidas sobre suicídio ou automutilação. A medida foi divulgada nesta quinta-feira (26) pela Meta. A informação é do Poder 360.

O recurso será válido para contas com supervisão parental ativada. Segundo a empresa, o sistema identificará quando menores tentarem acessar esse tipo de conteúdo de forma recorrente, em curto período, e enviará notificação automática aos responsáveis cadastrados.

De acordo com a plataforma, os alertas complementam ações já adotadas para proteger adolescentes de conteúdos potencialmente prejudiciais.

A ferramenta começará a funcionar na próxima semana nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Canadá. A expansão para outros países está prevista para este ano, mas ainda não há data para o Brasil.

As contas para adolescentes são voltadas a menores de 16 anos e possuem configurações que exigem autorização dos pais para alterações. Responsáveis que aderirem à supervisão receberão os avisos quando houver padrão de busca considerado preocupante.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More