Total de visualizações

DETETIVE PARTICULAR - NÃO FIQUE NA DÚVIDA

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

 

SOBRALNET - A MELHOR INTERNET DO BRASIL!

O MAIOR CHITÃO DE SOBRAL E REGIÃO SERÁ NA FAZENDA ALEGRE

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

domingo, 22 de dezembro de 2024

Avaliação positiva de Janja derrete; rejeição sobe quase 20%

Pesquisa Quaest divulgada neste domingo (22) mostra disparada na rejeição à primeira-dama Janja nesses quase dois anos de governo Lula.

Em fevereiro de 2023, Janja era avaliada positivamente por 41% dos entrevistados. O índice hoje está em apenas 22%.

Já avaliação negativa foi no caminho contrário, passou de 19% (2023) para 38%.

Na região Nordeste, o desgaste de Janja chama atenção. A avaliação positiva derreteu de 56% para 29%.

Entre evangélicos, a aprovação também caiu. O índice desceu de 30% para 18%.

A rejeição de Janja supera a do marido. O presidente Lula tem 33% de avaliação positiva e 30% de avaliação negativa.

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 9 de dezembro. A margem de erro é de 1 ponto percentual. A pesquisa foi feita de forma presencial com 8.598 pessoas em todo o país.

Fonte: Diário do Poder

POPULARIDADE DO STF DESABA : Aprovação cai de 31% para 12% em dois anos

Pesquisa revela aumento na desaprovação ao STF, impulsionada por decisões polêmicas e julgamentos controversos desde 2023.
Uma pesquisa PoderData realizada de 14 a 16 de dezembro de 2024 com 2.500 entrevistas em 192 municípios revelou que a avaliação positiva do STF caiu de 31% para 12% nos últimos dois anos, representando uma queda de 19 pontos percentuais desde o início de 2023. Em contrapartida, a taxa dos que consideram o desempenho da Corte “ruim” ou “péssimo” subiu de 31% para 43%, um aumento de 12 pontos percentuais, retornando ao nível registrado no fim do governo de Jair Bolsonaro (40%). Enquanto isso, 34% dos entrevistados avaliaram a atuação do STF como “regular” e 11% não souberam responder. A piora na percepção pública coincide com temas polêmicos julgados pela Corte no fim da presidência de Rosa Weber e a ascensão de Roberto Barroso, além de ações judiciais envolvendo casos como os atos de 8 de janeiro e o plano para assassinar Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

CÁ PRA NÓS: A atual desaprovação do STF por grande parte da população reflete um distanciamento crescente entre a Corte e os cidadãos, causado por uma série de decisões controversas que geraram insatisfação. A sensação de que o Supremo age de forma descompassada com as necessidades e expectativas da sociedade contribui para essa desconfiança. Além disso, a percepção de que o STF se envolve em questões políticas e sociais, muitas vezes desconsiderando o devido processo democrático, alimenta a ideia de uma "judicialização da política". Esse distanciamento e a falta de transparência nas decisões do STF são fatores que enfraquecem a confiança pública, gerando um ambiente de tensão e polarização política no país.

Fonte: Blog do César Wagner

sábado, 21 de dezembro de 2024

Justiça devolve passaporte de Deolane Bezerra, investigada por suspeita de lavagem de dinheiro

A influenciadora digital Deolane Bezerra utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira (20/12) para celebrar a devolução de seu passaporte, que havia sido retido como medida cautelar durante sua liberdade provisória. “Voltou. Olhem as coisas melhorando”, escreveu Deolane ao exibir o documento.

A devolução ocorre em meio à Operação Integration, conduzida pelo Ministério Público de Pernambuco (MP-PE), que investiga lavagem de dinheiro envolvendo famosos, casas de apostas e jogos ilegais.

O MP-PE solicitou recentemente o arquivamento parcial da operação, afirmando que a regulamentação das apostas esportivas online descaracteriza o crime de lavagem de dinheiro relacionado a algumas atividades das bets. No entanto, as investigações continuam envolvendo a empresa Esportes da Sorte, de Darwin Henrique da Silva Filho.

Deolane e sua mãe, Solange Bezerra, foram presas durante a operação. O cantor sertanejo Gusttavo Lima também foi indiciado no caso. O pedido de arquivamento parcial foi formalizado em um documento assinado pela promotora Mariana Pessoa de Melo Vila Nova, seguindo determinação da juíza Andréa Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal do Recife.

(Hora Brasília)

Grave acidente na BR-116 em Minas Gerais deixa pelo menos 38 mortos

Um grave acidente ocorrido na madrugada deste sábado (21), na BR-116, na altura da Lajinha, zona rural de Teófilo Otoni, Minas Gerais, deixou pelo menos 38 mortos. O ônibus, da empresa ENTRAM, seguia de São Paulo para Jequié, na Bahia, transportando 45 passageiros, quando o motorista perdeu o controle da direção após o estouro de um pneu.

De acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o veículo invadiu a contramão da rodovia e colidiu frontalmente com uma carreta carregada de pedras. Após o impacto, o ônibus pegou fogo e saiu da pista. Treze pessoas conseguiram escapar com vida e foram encaminhadas para atendimento médico pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A maioria das vítimas fatais foi carbonizada.

Além do ônibus e da carreta, um carro de passeio que seguia atrás também se envolveu no acidente. Apesar do impacto, os três ocupantes do automóvel sobreviveram. Equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam por várias horas no local, controlando as chamas e retirando corpos das ferragens. Até o momento, foram confirmadas 38 mortes, mas o número pode aumentar à medida que o veículo seja totalmente inspecionado.

A operação contou com o apoio de quatro viaturas dos bombeiros, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e equipes do SAMU. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, lamentou o ocorrido por meio de suas redes sociais. “Toda minha solidariedade aos familiares e amigos. Estamos trabalhando para que as famílias das vítimas sejam acolhidas para enfrentar de forma mais humanizada possível essa tragédia às vésperas do Natal, uma data tão significativa para todos”, escreveu.

(Gazeta Brasil)

O WhatsApp vai deixar de funcionar nestes celulares a partir de 2025

Essa mudança faz parte das atualizações constantes para garantir maior segurança e desempenho do aplicativo.
O WhatsApp, um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, anunciou que deixará de funcionar em determinados celulares a partir de 2025.

Essa mudança faz parte das atualizações constantes para garantir maior segurança e desempenho, mas pode impactar usuários que possuem dispositivos mais antigos.

Atenção! O WhatsApp vai deixar de funcionar nestes celulares a partir de 2025

De acordo com a Meta, responsável pelo WhatsApp, a decisão de encerrar o suporte a dispositivos mais antigos é essencial para garantir que as novas funcionalidades e melhorias de segurança sejam aproveitadas ao máximo.

No caso dos iPhones, por exemplo, o aplicativo exigirá, no mínimo, a versão iOS 15.1. Modelos como o iPhone 5s, iPhone 6 e iPhone 6 Plus, que foram lançados entre 2013 e 2014, estão na lista dos afetados. Isso porque eles só podem ser atualizados até o iOS 12.5.7, o que os torna incompatíveis com as demandas técnicas do app.

Mas por que o WhatsApp toma essa decisão? À medida que o aplicativo evolui, são incorporadas novas ferramentas e reforços de segurança que exigem tecnologias mais modernas. Celulares antigos simplesmente não conseguem acompanhar esse ritmo, o que compromete a experiência do usuário e a própria eficiência do aplicativo.

Além disso, esses aparelhos muitas vezes deixam de receber atualizações de sistema, o que aumenta a vulnerabilidade a falhas e ataques cibernéticos.

Se você utiliza um dos modelos impactados, é importante se planejar. Embora o app não vá parar de funcionar exatamente à meia-noite de 2024 para 2025, sua funcionalidade será comprometida gradualmente.

Isso significa que você pode começar a perceber falhas, como dificuldade em enviar mensagens, abrir o aplicativo ou acessar recursos básicos. Para evitar contratempos, faça um backup das suas conversas e verifique as opções de atualização do seu aparelho. Caso não seja possível atualizar o sistema, pode ser a hora de investir em um modelo mais recente.

Por fim, vale destacar que essa mudança também afeta a versão Business do WhatsApp, então, se você utiliza o aplicativo para gerenciar seu trabalho ou negócios, fique ainda mais atento. Afinal, ninguém quer ser pego de surpresa, certo? Agora que você já sabe o que esperar, aproveite para verificar as configurações do seu celular e garantir que estará preparado para 2025!

Fonte: portal6

CRIME BÁRB4RO É REGISTRADO EM SOBRAL: JOVEM É EXECUTADO COM VÁRIOS TIROS NA CABEÇA

Na manhã deste sábado(21), um jovem identificado por James Arcanjo foi morto a tiros na rua Olavo Bilac, no bairro Alto da Brasília.

Segundo informações,  a vítima teria sido abordada por dois indivíduos desconhecidos que efetuaram vários tiros na cabeça de James, que foi a óbito no local.

A polícia militar foi acionada e isolou a área até a chegada da perícia para a realização dos procedimentos de praxe.

Sobral registra 113 homicídios dolosos no corrente ano!

A Polícia Civil irá investigar a autoria e a motivação do crime.

Mais detalhes a qualquer momento!

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Haddad joga a culpa da economia estar ladeira abaixo na direita.; VEJA VÍDEO

Haddad coloca a culpa na direita por a economia estar ruim e que nós não queremos pagar impostos!

“A direita não quer pagar os impostos que deve, a esquerda não quer conter gastos, como é que fecha as contas?”

Ministério Público desmantela esquema criminoso envolvendo policiais militares no Ceará

A operação resultou na denúncia de 22 agentes, com 15 deles condenados pela Justiça.
Um extenso trabalho de investigação do Ministério Público do Ceará revelou um esquema criminoso que operou entre 2016 e 2017, envolvendo policiais militares em Fortaleza e na Região Metropolitana. A operação resultou na denúncia de 22 agentes, com 15 deles condenados pela Justiça por uma ampla gama de crimes, incluindo tráfico de drogas, extorsão, roubo, posse ilegal de armas, e outros delitos graves.

As investigações, conduzidas pelas operações Gênesis e Saratoga, utilizaram interceptações telefônicas e diversas provas coletadas pela Inteligência da Polícia Civil. O esquema era liderado por policiais como Jeovane Moreira Araújo e Paulo Rogério Bezerra do Nascimento, que se valiam da estrutura da corporação para cometer crimes durante seus turnos de trabalho.

O modus operandi do grupo envolvia a colaboração com narcotraficantes, que atuavam como informantes para identificar indivíduos em ações criminosas. A partir dessas informações, os policiais procuravam flagrar os suspeitos em atos ilícitos, permitindo que fossem obtidas vantagens, como dinheiro, bens e até drogas.

Os detalhes completos da investigação estão disponíveis no hotsite Fora da Lei, e os áudios e vídeos que documentam as atividades do esquema podem ser acessados no canal do YouTube do Ministério Público do Ceará.

Polícia identifica suspeitos envolvidos na morte de turista em Jericoacoara

O adolescente foi encontrado morto em Jijoca de Jericoacoara na última quarta-feira, 18.
A Polícia Civil do Ceará informou nesta sexta-feira, 20, que identificou os suspeitos ligados à morte do turista Henrique Marquez de Jesus, de 16 anos. O adolescente, natural de São Paulo, foi encontrado morto em Jijoca de Jericoacoara na última quarta-feira, 18.

A identificação foi possível graças a imagens de câmeras de segurança, que captaram Henrique sendo rendido e arrastado por pelo menos sete pessoas na madrugada de terça-feira, segundo relato de Danilo Martins de Jesus, pai da vítima. As investigações seguem sob a responsabilidade da Delegacia Municipal de Jijoca de Jericoacoara, com apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte.

O corpo do adolescente foi localizado em uma área remota próxima à Lagoa Negra, conhecida por ser afastada e deserta durante a noite. O pai da vítima levantou a hipótese de que o crime teria relação com um gesto feito pelo jovem, que supostamente representaria uma facção criminosa atuante na região. Essa versão, no entanto, não foi confirmada pelas autoridades.

O caso tem gerado comoção e alerta sobre a segurança em destinos turísticos, especialmente em áreas de grande circulação de visitantes como Jericoacoara. As investigações continuam para esclarecer as motivações do crime e capturar os envolvidos.

Via Edwalcyr Santos

RELÓGIO DE R$ 600 Mil no Pulso de Ministro do STF levanta indignação pública


Minha amiga Paula Marisa pergunta: como alguém que ganha um salário de R$ 45 mil consegue comprar um relógio de R$ 600 mil? Ela está falando de um ministro do STF cujo nome vou me esforçar ao máximo para não mencionar aqui, mas que vocês sabem quem é. A pergunta da Paula é pertinente, mas no texto de hoje vou propor que se troque o “como” pelo “por que”*.


Tenebrosas transações

A mudança na pergunta exige que se mude também o olhar sobre os ministros do STF – mais especificamente sobre esse cujo nome, já disse, não vou mencionar nem sob tortura. O “como” pressupõe tenebrosas transações, do tipo que subtrai a nossa pátria-mãe tão distraída desde a música do Chico Buarque. Não estou dizendo que elas não ocorram. Mas, se elas ocorrem de fato, me interessa mais entender por quê.

Nanossegundo

O que leva um ministro do STF a exibir todo orgulho um relógio avaliado em R$600 mil? Será que é apenas o valor pecuniário do objeto? Ou será que ele faz questão mesmo de possuir um relógio que não atrase nem um mísero nanossegundo? Afinal, ele não pode chegar atrasado ao Grande Combate em Defesa da Democracia. Ou será que ele já perdeu a noção da realidade a ponto de achar que R$600 mil e R$600 são a mesma coisa? É sempre uma possibilidade...

Predileção divina

Mas o mais provável mesmo é que o relógio de R$600 mil sirva para expressar o orgulho vaidoso típico desta nossa época cafona e malévola, na qual os sinais exteriores de poder e abundância são ostentados como prova da predileção divina. Só que, no caso do ministro, o deus que o privilegia é outro. É o Estado, que prometeu ao coitado o reino neste mundo – e ele, ao que parece, aceitou.

LEIA a coluna completa de PAULO POLZONOFF na Gazeta do Povo
 
Via Blog César Wager

COV4RDIA: Mulher de 84 anos é vítima de estupro em sua residência e tem o celular levado pelo agressor

Uma idosa foi vítima de estupro em sua residência, situada no bairro Benedito Bentes, em Maceió, e foi encontrada ensanguentada por vizinhos no Conjunto João Sampaio, na manhã de quarta-feira (18). Segundo as autoridades, o suspeito, de 37 anos, já responde a dois inquéritos por violência doméstica. A Polícia Civil (PC) está investigando o caso.

A vítima foi socorrida por moradores da região, que a encontraram em estado de desespero, chorando e com sinais de agressão. Uma das vizinhas relatou que, por volta das 5h, um homem a chamou para ajudá-la a prestar socorro à idosa. Juntos, eles usaram um pano para estancar o sangue da vítima.

De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), o suspeito, que era vizinho da idosa, também furtou o celular da mulher antes de fugir do local. A delegada Rebecca Cordeiro informou que o homem já possui registros de violência doméstica, sendo investigado por agredir tanto a companheira quanto o irmão.

A vítima foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital da Mulher, onde permanece internada. Por se tratar de um caso sensível, a Polícia Civil manterá a confidencialidade dos detalhes até a conclusão do inquérito.

Fonte: Gazeta Brasil

Ex-deputado Daniel Silveira ganha liberdade, mas com tornozeleira

Liberdade condicional ocorre após quase quatro anos da prisão

O ex-deputado federal Daniel Silveira deixará a prisão para cumprir em liberdade condicional a pena de oito anos e nove meses por supostamente ameaçar e incitar violência contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2021, e por “ataques a instituições e à democracia”. A libertação foi determinada nesta sexta (20) pelo ministro Alexandre de Moraes, que impôs o uso de tornozeleira eletrônica e proibição de fazer contato com investigados por tentativa de golpe de Estado.


Daniel Silveira foi preso em flagrante por ordem de Moraes, em 16 de fevereiro de 2021, quando divulgou vídeo com ofensas a ministros do STF e incitação à violência contra o ministro Edson Fachin. O Supremo confirmou a liminar que o prendeu. E, em 2022, condenou o ex-parlamentar que representava o Rio de Janeiro pelo PSL e era aliado do então presidente Jair Bolsonaro (PL).

A condenação foi resultado de denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) por supostas agressões verbais e graves ameaças contra ministros do STF para favorecer interesse próprio; incitar o emprego de violência e grave ameaça para tentar impedir o livre exercício dos Poderes Legislativo e Judiciário; e incitar a animosidade entre as Forças Armadas e o STF. 
 
Além de determinar o monitoramento eletrônico, a decisão de libertar Daniel mantém as proibições de utilizar as redes sociais ou aplicativos de mensagem e dar entrevistas. 
 
(Diário do Poder)

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

BOMBA! Ivo Gomes deixará prefeitura de Sobral sem crédito financeiro, afirma José Crisóstomo

De acordo com José Crisóstomo, está havendo um inchaço da folha de pagamento que vai causar grande impacto financeiro.
José Crisóstomo Ibiapina, integrante da equipe de transição do prefeito eleito Oscar Rodrigues, afirmou para o Sistema Paraíso que a atual gestão vai entregar a Prefeitura de Sobral, no dia primeiro de janeiro, numa situação preocupante, em especial no aspecto financeiro. De acordo com ele, está havendo um inchaço da folha de pagamento que vai causar um grande impacto financeiro e comprometer as contas do município.

Crisóstomo disse ainda que há bem pouco tempo a capacidade de crédito de Sobral junto ao Ministério do Tesouro era classificada como categoria A, caiu para C, com risco iminente de descer para D, que não pode fazer nem convênio com a União e os estados.

“Estão raspando o tacho de Sobral. Na semana passada foi inaugurada a Cadeia Criativa e estão fazendo uma seleção para contratar o diretor com salário de R$ 11 mil. Se for cargo comissionado, em poucos dias terá que ser exonerado. É sem sentido”, relatou.

Ele citou ainda que o empréstimo de $50 milhões (cerca de R$ 307.675.000,00 atualizados), feito para resolver os problemas de saneamento de Sobral, só restam cerca de 3% e os problemas continuam. “Não foi feito nada e para concluir o saneamento de Sobral vão ser necessários de R$ 50 a R$ 100 milhões. Estão abandonadas as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e Estações Tratamento de Água (ETA). Não estão nem pagando o serviço das empresas que estão trabalhando”, concluiu.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Sobral atende às tentativas de contato do Portal Paraíso.

Por Edwalcy Santos
Foto ilustrativa

Mãe e filho morrem eletrocutados em cerca no Piauí

Fio de alta tensão rompido causou o acidente fatal em Brejo do Piauí.
Uma tragédia abalou Brejo do Piauí, a 424 km de Teresina, na última quarta-feira (18). Maria Inês Barbosa e seu filho Edvaldo Barbosa, conhecido como Meu Jovem, morreram eletrocutados ao encostar em uma cerca energizada por um fio de alta tensão rompido. Outra filha de Maria foi salva por um popular, que a retirou usando uma viga de madeira.

O Que Aconteceu

Acidente: Maria Inês Barbosa encostou em uma cerca de arame, que estava energizada por um fio de alta tensão rompido. Seu filho, Edvaldo Barbosa, tentou socorrê-la e também sofreu uma descarga elétrica fatal. A filha do casal também foi atingida, mas foi salva por um popular com uma viga de madeira.

Responsabilidade: Segundo o delegado Vinícius Araújo, o fio de alta tensão se rompeu e caiu sobre a cerca, provocando a tragédia. A Equatorial Piauí foi acionada, mas o problema ainda não tinha sido resolvido após o acidente.

Comoção: A Prefeitura de Brejo do Piauí emitiu uma nota de pesar lamentando as mortes. O caso gerou questionamentos sobre a manutenção da rede elétrica e o tempo de resposta para reparos.

Fonte: Pi24h

URGENTE: Miriam Leitão diz que alta do dólar é culpa do Trump e não do Lula; VEJA VÍDEO

Segundo a jornalista Miriam Leitão, a alta do dólar é culpa de Donald Trump e não de Lula; veja vídeo:

Estrangeiros deixam o Brasil após pacote fiscal, com milhões de dólares saindo do país por dia

O fluxo de dólares mudou completamente após a divulgação do pacote fiscal.
Dados do Banco Central (BC) mostram que, após o anúncio, o país registrou saída média diária de US$ 780 milhões nos sete dias úteis seguintes. Antes, a média estava positiva – ou seja, o Brasil estava recebendo dólares.

Após semanas de expectativa e negociações, o plano do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para o ajuste das contas públicas teve os primeiros detalhes anunciados na noite de quarta-feira, 27 de novembro, em cadeia de rádio e televisão.

Na manhã seguinte, quinta (28), a equipe econômica deu mais detalhes – e a frustração dos economistas começou.

Entre as reclamações, foram ouvidas inúmeras críticas ao desenho do plano e a um eventual exagero no impacto estimado das medidas propostas pelo governo.

Para além dos discursos, essa frustração também é observada no fluxo de dólares no Brasil.

Nos sete dias anteriores ao anúncio, o BC registrou média diária de ingresso de US$ 58 milhões no chamado fluxo financeiro.

Nessa conta, são incluídos investimentos financeiros e diretos, remessas e transferências de capital, além do pagamento de serviços e rendas.

Ou seja, o Brasil teve ingresso de capital estrangeiro nos sete dias até 27 de novembro. Naquela data, aliás, o país registrou entrada de US$ 748 milhões.

Com os primeiros detalhes do pacote fiscal naquela noite e o detalhamento na manhã seguinte, o fluxo muda radicalmente.

Em 28 de novembro, o Brasil já registrava saída de US$ 895 milhões. No dia seguinte, a fuga acelerou: US$ 1,315 bilhão.

Na média dos sete dias posteriores ao anúncio do pacote fiscal, o BC registrou saída média de US$ 780 milhões.

Nesse período, o pior dia foi a terça-feira, 3 de dezembro, quando US$ 2,049 bilhões deixaram o Brasil.

Fonte: CNN Brasil

HOMEM É EXECUTADO COM RAJADA DE BALAS DENTRO DO CAMPUS DA UFC, EM SOBRAL

Na manhã desta quinta-feira, 19 de dezembro, um homem identificado como Carlos Eduardo Oliveira Felix, de 20 anos, foi brutalmente assassinado dentro da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Sobral. De acordo com informações preliminares, a vítima foi perseguida por três indivíduos em motocicletas, que efetuaram diversos disparos de arma de fogo.

Segundo a Polícia Militar, Carlos Eduardo foi atingido por oito tiros na cabeça, configurando um crime de extrema violência. 

A vítima não tinha passagem pela polícia.

Sobral registra 112 homicídios dolosos no corrente ano!

A Polícia Civil está investigando a autoria e a motivação do crime.

Com Fnews

URGENTE: oposição derruba recriação do "novo DPVAT" pelo governo Lula

A Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira (18) a análise da primeira proposta do pacote de controle das contas públicas apresentado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Após ser acusado de quebrar acordos, a liderança do governo na Casa decidiu apresentar proposta para derrubar a volta do seguro obrigatório de veículos terrestres, o DPVAT. A medida foi aprovada pelos deputados, com placar de 444 a 16

Câmara conclui votação da primeira proposta do corte de gastos e derruba volta do DPVAT
Texto cria 'gatilhos' para aumento de despesas e autoriza uso de fundos para pagar dívida pública. Revogação do seguro obrigatório foi incluída após novo acordo do governo.
Por Kevin Lima, Luiz Felipe Barbiéri, g1

18/12/2024 19h36 Atualizado há 12 minutos

A Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira (18) a análise da primeira proposta do pacote de controle das contas públicas apresentado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Após ser acusado de quebrar acordos, a liderança do governo na Casa decidiu apresentar proposta para derrubar a volta do seguro obrigatório de veículos terrestres, o DPVAT. A medida foi aprovada pelos deputados, com placar de 444 a 16 (entenda mais abaixo).

Pacote de Corte de gastos entra em votação de temas polêmicos

O texto, que seguirá para votação no Senado, cria "gatilhos" para conter o crescimento de benefícios fiscais e gastos com pessoal em caso de resultado negativo nas contas públicas.
Também autoriza congelamento de até 15% do montante destinado a emendas parlamentares não impositivas e abre caminho para que o governo use saldos de fundos nacionais para abater a dívida pública.

Além deste projeto, outras três propostas foram encaminhadas pelo Ministério da Fazenda ao Congresso como parte de um esforço para equilibrar as contas públicas. Com a totalidade das medidas, o Planalto projeta economizar R$ 375 bilhões até 2030.

Freio nos gastos
O eixo central da proposta aprovada pela Câmara estabelece regras para as contas públicas a partir de 2025.

De acordo com o texto, em caso de déficit primário, ficará proibida a concessão, ampliação ou prorrogação de incentivos ou benefícios tributários.

A medida será adotada no ano seguinte ao que for registrado rombo nas contas do governo. E só poderá ser interrompida quando houver superávit primário.

Para entender: o déficit primário ocorre quando receitas com tributos e impostos ficam abaixo das despesas do governo, sem considerar os gastos com o pagamento de juros da dívida pública. Já o superávit primário ocorre quando as receitas com impostos ficam acima das despesas – também desconsiderando juros da dívida.

O resultado negativo nas contas também será o estopim para acionar limites ao aumento de gastos do governo com pessoal (salários e encargos sociais, por exemplo, de servidores ativos, inativos e pensionistas).

Segundo a proposta, até 2030, estas despesas não poderão ter crescimento superior ao piso de reajuste das despesas permitido pelo arcabouço fiscal — 0,6% ao ano acima da inflação.
Caso seja acionada, a medida vai afetar os Três Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário —, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Tribunal de Contas da União (TCU).

Não serão afetados, porém, aumentos concedidos por ordem judicial.

Em caso de calamidade pública, as limitações poderão ser desrespeitadas.
Os "gatilhos" para frear benefícios tributários e gastos com pessoal também poderão ser acionados quando houver, a partir de 2027, maior comprometimento do Orçamento com despesas que o governo não tem como driblar — classificadas como obrigatórias.

O aumento das despesas obrigatórias diminui a fatia de dinheiro livre — as chamadas despesas discricionárias — para investimento do governo em políticas públicas e obras, por exemplo.

Além de tudo isso, o projeto estabelece que gastos com criação ou prorrogação de benefícios da seguridade social terão de estar limitados a um crescimento entre 0,6% e 2,5% acima da inflação — as regras do chamado arcabouço fiscal.

Derrubada do DPVAT

Em votação nesta quarta, os deputados revogaram a recriação do DPVAT — agora batizado de Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidente de Trânsito (SPVAT).

A derrubada do novo DPVAT foi um dos principais embates entre deputados ao longo da noite de terça (17) e da tarde desta quarta (18).

Pouco antes de iniciar a sessão desta quarta, em acordo firmado com outros parlamentares, o governo apresentou uma proposta para revogar o novo DPVAT.

"Nós conseguimos levar de volta o cancelamento do DPVAT, até porque os governadores não estavam encaminhando a lei que nós aprovamos aqui de reintrodução do DPVAT", afirmou o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE).

O DPVAT havia sido extinto no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Neste ano, depois de mobilização da equipe econômica do Planalto, o Congresso aprovou — e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou — a volta do seguro obrigatório.

Pela lei atualmente em vigor, o novo DPVAT seria cobrado a partir de janeiro de 2025. Se a proposta for confirmada pelos senadores e sancionada por Lula, não haverá a volta da cobrança.

Fundos para reduzir dívida

Entre 2025 e 2030, o projeto prevê, ainda, que o governo poderá abater a dívida pública com os saldos positivos — o chamado superávit — de cinco fundos nacionais.

De acordo com o Tesouro Nacional, em 2023, o superávit desses fundos foi de R$ 18 bilhões.

Na lista, estão fundos utilizados para financiar despesas médicas das Forças Armadas, e o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD), abastecido com recursos de decisões judiciais.

Veja a seguir os fundos e o superávit apurado em 2023, segundo o Tesouro:

Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD): R$ 2 bilhões
Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset): R$ 1,6 bilhão
Fundo do Exército: R$ 2,5 bilhões
Fundo Aeronáutico: R$ 8,7 bilhões
Fundo Naval: R$ 3 bilhões
Congelamento de emendas

A proposta também amplia o poder do governo para congelar o pagamento de emendas parlamentares, quando houver resultado negativo na economia.

O texto original previa que essa medida seria aplicada a todas as emendas. Na noite desta quarta, por acordo, o governo apresentou uma sugestão de mudança — aprovada pelos deputados — para limitar o congelamento a emendas não impositivas, que o governo não tem obrigação de pagar.

Pelo texto, o Executivo poderá bloquear ou contingenciar essa categoria de recursos, seguindo a proporção de congelamento de outras despesas discricionárias e prioridades elencadas pelo próprio Congresso.

O congelamento poderá alcançar até 15% do valor total previsto para emendas no Orçamento.

Para entender: bloqueio orçamentário ocorre quando as despesas ultrapassam o limite de gastos do arcabouço fiscal e é considerado mais difícil de ser revertido. Já o contingenciamento ocorre quando as receitas estão abaixo do esperado.

As emendas representam uma parte — cada vez mais significativa — do Orçamento da União. São recursos que deputados e senadores destinam a seus redutos eleitorais para a realização de obras e projetos. Em 2024, o montante reservado é de cerca de R$ 52 bilhões.

No Orçamento, há um tipo de emenda não impositiva, as de comissão. São indicadas por colegiados temáticos no Congresso, tanto da Câmara, quanto do Senado. Somam R$15,4 bilhões em 2024.
"Só vai poder contingenciar e bloquear as emendas não impositivas, respeitando aquilo que determina a LDO e a Lei Orçamentária Anual que vai valer para 2025. É uma iniciativa muito importante e a centralidade dela é a volta do cancelamento", afirmou José Guimarães.

Fonte: G1

POLÍCIA CIVIL DO CEARÁ CUMPRE MANDADO DE PRISÃO DE HOMEM QUE GUARDAVA FUZIS E DROGAS EM SOBRAL

Um homem foi preso na tarde de hoje, em Sobral, após investigação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) da Polícia Civil do Ceará. Com o apoio do Núcleo Avançado de Inteligência da Delegacia de Sobral (NAI), foi possível identificar a pessoa que seria o responsável pela guarda de 03 fuzis, carregadores e quantidade de drogas, em agosto de 2024, no bairro Cohab III.

Após trabalhos do Departamento de Inteligência Policial (DIP), o Núcleo de Combate ao Crime Organizado (NCCO) e o Núcleo Operacional (NUOP), ambos da Delegacia Regional de Sobral chegaram até um apartamento, no Residencial Caiçara, onde foi encontrado o suspeito de 27 anos, que não esboçou resistência.

Relembre o caso: No dia 18 de agosto de 2024, equipes o BEPI-COTAR e do COTAM, da PMCE, encontraram três fuzis, nove carregadores, 50 munições Cal.556, 50 munições Cal.380, 140 munições Cal.38, aparelhos celulares, balanças de precisão, uma quantidade de drogas e uma quantia em dinheiro, em um imóvel no bairro Cohab III. Com o avanço das investigações pela Polícia Civil, chegou-se até o responsável pelo imóvel e pelo material apreendido.


Esta é a 44ª prisão do NCCO em 2024.

Importante destacar ainda a participação da população por meio de denúncias anônimas ao WhatsApp da Delegacia Regional de Sobral pelo número (88) 3677-4711 ou pelo telefone 181. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Polícia civil Sobral

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Revelado detalhes da tentativa de massacre por adolescente em escola de Natal

Uma estudante de 19 anos atirou contra um colega dentro de uma escola pública em Natal (RN), na manhã de terça-feira (17/12). Identificada como Lyedja Yasmin Silva Santos, a jovem deixou uma carta de despedida, afirmando que “agiu sozinha e adquiriu tudo por conta própria”. Junto dela a polícia encontrou um revólver calibre .38, livros sobre serial killers e três facas.


Veja o bilhete deixado por Lyedja Yasmin:
Na mensagem deixada na carta, a jovem escreveu que buscava “encontrar a paz” após realizar o atentado, sugerindo que pretendia tirar a própria vida após executar o plano. O caso aconteceu na Escola E. Berilo Wanderley, que suspendeu todas as atividades até quinta-feira (19/12).

Durante o ataque, Lyedja tentou disparar todas as munições, mas apenas um tiro foi efetuado. Um aluno de 18 anos foi atingindo de raspão na cabeça. Ela também tentou atirar contra uma professora, mas a arma falhou. As investigações da Polícia Civil apontam que Lyedja planejava atingir alvos escolhidos, mas os disparos acabaram sendo aleatórios.

Lyedja Yasmin foi imobilizada por um terceiro estudante.

A jovem será autuada por tentativa de homicídio qualificado. De acordo com a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, a jovem deve passar por audiência de custódia na tarde desta quarta-feira (18/12). Em depoimento, ela permaneceu em silêncio, acompanhada de advogados.

O adolescente ferido foi encaminhado o Hospital Walfredo Gurgel, na zona leste de Natal, onde passa por atendimento. O Metrópoles entrou em contato com a Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap) em busca de atualizações sobre o estado de saúde do jovem, mas a Secretaria afirmou não ter autorização para divulgar a informação.

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC) do Rio Grande do Norte lamentou o caso e afirmou estar contribuindo com todas as informações necessárias para auxiliar as investigações em curso. A SEEC ainda disse que presta apoio à escola e se solidarizou com a família do jovem atingido.

O caso segue sob investigação e a motivação do crime ainda é apurada pelas autoridades.

Fonte: Metrópoles

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More