Total de visualizações

DETETIVE PARTICULAR - NÃO FIQUE NA DÚVIDA

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

 

SOBRALNET - A MELHOR INTERNET DO BRASIL!

O MAIOR CHITÃO DE SOBRAL E REGIÃO SERÁ NA FAZENDA ALEGRE

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Polícia Militar do Ceará recebe 108 novas motocicletas para reforço nas ruas

O Governo do Ceará inicia o ano de 2025 dando continuidade aos investimentos na Segurança Pública, com o governador Elmano de Freitas entregando mais 108 novas motocicletas para a Polícia Militar do Ceará (PMCE). A entrega foi realizada no bairro Parangaba, em Fortaleza, com as presenças do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, do comandante-geral da PMCE, coronel Klênio Savyo; e outras autoridades.

“Com essas, já são mais de 200 motos, chegando a 750 viaturas entregues para as Forças de Segurança do Ceará. O nosso planejamento é chegar a 1.500. Isso combinado com os concursos para a Polícia Militar e Polícia Civil. Nas próximas semanas, os editais vão ser lançados. Vamos continuar nesse trabalho de intensificação e fortalecimento para ter mais presença policial nas ruas, protegendo o cidadão e dissuadindo o criminoso”, ressaltou Elmano de Freitas.

Com investimento de R$7,4 milhões, as 108 motocicletas vão reforçar a atuação dos policiais. Do total, são 48 motos para o Policiamento Ostensivo Geral (POG) na Capital, Caucaia e Maracanaú; 20 motos para o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE); e 40 motos para o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).

Confira as 195 vagas de emprego em Sobral nesta terça-feira (07/01)

Para se candidatar a uma vaga, faça o agendamento clicando AQUI.

Depois disso, compareça à unidade do Vapt Vupt de Sobral, tendo em mãos RG, CPF, CARTEIRA DE TRABALHO, CURRÍCULO E O PASSAPORTE DE VACINAÇÃO.

Em caso de dúvidas consulte o serviço de atendimento, por telefone 0800 591.0363, ou visite a unidade do IDT/SINE (Vapt Vupt) em Sobral, Rua Cel. João Silvestre, 201 – Centro.

Rua Cel. José Silvestre, 201 – Centro – Fone: (85) 2180-6223 – OBS: Ao enviar seu currículo para este e-mail, coloque o nome da vaga pretendida no assunto da mensagem – Email: vagas.sobral@idt.org.br

OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS

Agente de microcrédito 04

Ajudante de obras 20

Alinhador de pneus 01

Atendente de balcão 01

Atendente de cafeteria 01

Atendente de lanchonete 01

Auxiliar administrativo 01

Auxiliar de cozinha 01

Auxiliar de escritório 01

Auxiliar de limpeza 01

Auxiliar de linha de produção 05

Auxiliar de manutenção elétrica e hidráulica 01

Auxiliar de manutenção predial 01

Auxiliar de marceneiro 01

Auxiliar de vidraceiro 01

Auxiliar técnico na mecânica de máquinas 01

Babá 01

Barman 01

Camareira de hotel 01

Chapeiro 02

Chefe de cozinha 02

Churrasqueiro 02

Comprador 01

Consultor de vendas 14

Corretor de seguros 01

Cortador de roupas 01

Costureira em geral 02

Cozinheiro de hospital 01

Cozinheiro de restaurante 04

Cozinheiro geral 02

Empregado doméstico nos serviços gerais 02

Encarregado de expedição 01

Encarregado de supermercado 01

Garçom 02

Gerente de loja e supermercado 01

Gerente de serviços de saúde 01

Impressor serigráfico 02

Instalador de antenas de televisão 01

Maître 01

Mecânico de auto em geral 01

Mecânico de automóveis e caminhões 01

Mecânico de automóvel 04

Mecânico de manutenção de aparelhos de refrigeração 01

Mecânico eletricista de automóveis 01

Monitor de sistemas eletrônicos de segurança interno 01

Montador soldador 01

Motorista carreteiro 01

Motorista de caminhão 01

Motorista entregador 02

Operador de empilhadeira 01

Operador de escavadeira 03

Padeiro 02

Pasteleiro 01

Pedreiro 06

Promotor de vendas 02

Representante comercial autônomo 08

Saladeiro 01

Salgadeiro 03

Serralheiro de alumínio 01

Servente de obras 04

Técnico de rede (telecomunicações) 02

Técnico de refrigeração (instalação) 01

Técnico em manutenção de máquinas 01

Técnico mecânico 01

Tosador 01

Vendedor - no comércio de mercadorias 01

Vendedor de consórcio 01

Vendedor interno 07

Vendedor porta a porta 13

Vendedor pracista 04

Total 167

 

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS

Armador de estrutura de concreto 01

Auxiliar de limpeza 02

Auxiliar de linha de produção 11

Operador de caixa 01

Pedreiro 06

Repositor - em supermercados 01

Servente de obras 06

Total 28

LULA MANTÉM SIGILO de 100 anos e gasta mais que Bolsonaro com cartão corporativo

Promessa de transparência dá lugar a registro de negativas via LAI e aumento de gastos

Sigilo de 100 anos. Motivo de fortes críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro há dois anos, Lula repetiu o feito de seu antecessor e manteve a imposição de sigilos de 100 anos aos gastos ocultos do cartão corporativo.

Na época das eleições, Luiz Inácio chegou a dizer em um dos debates:

“Tudo é motivo de sigilo, tudo é motivo de sigilo. Você sabe que isso tem perna curta porque vai acabar. Eu vou ganhar as eleições e quando chegar o dia 1º de janeiro [de 2023], eu vou pegar o seu sigilo e vou botar ao povo brasileiro saber por que você esconde tanta coisa. Afinal de contas, se é bom, não precisa esconder.”

Acontece que, de janeiro de 2023 a dezembro de 2024, mais de 3 mil pedidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) foram negados com base em sigilo de dados pessoais.

Isso representa um aumento de 8,4% em relação às 2.959 negativas registradas no mesmo período do governo de Jair.

Lula também gastou quase 10% a mais que Bolsonaro, quando comparamos os dois primeiros anos de governo dos dois. Se você acha que a sua fatura está cara, na média, a do presidente passou de R$ 1,5M por mês.

Os dados foram divulgados pelo Jornal o Globo.

Desvio de emendas: vigia com salário de R$ 2,4 mil abre empresa com capital de 8,5 milhões

Em meio às investigações sobre suposta compra de votos no Ceará — esquema de lavagem de dinheiro de emendas parlamentares nas eleições de 51 municípios em outubro de 2024 —, a Polícia Federal esbarrou em um vigia que recebe salário mensal de R$ 2,4 mil e abriu uma empresa com capital social de R$ 8,5 milhões.

Segundo a corporação, não foram encontrados, durante diligências, “elementos que justifiquem” o fato de Maurício Gomes Coelho, o vigia, de 37 anos, ter constituído a MK Serviços em Construção e Transporte Escolar Ltda, contratada por administrações municipais a peso de ouro. O valor global dos contratos vai a R$ 318,9 milhões.

A PF diz que “é possível inferir, com forte grau de segurança” que Maurício atua como “interposto de terceiros”, ou seja, um laranja do esquema que se espraiou por grande parte do sertão cearense. Os investigadores destacam como a suspeita vai ao encontro de uma denúncia levada ao Ministério Público Eleitoral dando conta de que o vigia seria um laranja de Carlos Alberto Queiroz, o “Bebeto do Choró”.

Prefeito eleito do município de Choró, com 12 mil habitantes, a 185 quilômetros de Fortaleza, Bebeto é investigado por suposta ligação com o braço do Comando Vermelho que se instalou nessa região do Estado para assumir o controle da compra de votos para aliados da facção. Ele está foragido.

Relação com deputado federal

A PF aponta relações próximas de “Bebeto do Choró” com o deputado federal Júnior Mano (PSB). Ao pedir a remessa ao Supremo Tribunal Federal da investigação aberta depois do resgate de áudios de Bebeto, os federais destacaram indícios de que Júnior Mano “estaria diretamente envolvido no desvio de emendas parlamentares, utilizados para alimentar o esquema de compra de votos e consolidar sua base de apoio político”. 

Os detalhes sobre o papel de Maurício no organograma do grupo político constam de um relatório da PF, datado de novembro passado, depois da apreensão do celular do vigia.

No dia 1º de janeiro, a Justiça Eleitoral suspendeu a posse de Bebeto, depois de a Polícia Federal encontrar diálogos atribuídos a ele — inclusive um áudio em que o prefeito eleito “reclama do preço a pagar pelos votos, indicando que estava muito caro”.

O inquérito foi aberto no final de setembro para averiguar a informação de que Bebeto do Choró, junto de empresários, estaria oferecendo dinheiro “oriundo de atividades ilícitas dado o envolvimento em licitações em vários municípios deste Estado do Ceará através de empresas constituídas em nome de ‘laranjas’, a políticos com atuação em Canindé, município vizinho a Choró, para que assim possam manejar recursos em meio à campanha eleitoral além dos limites de gastos estabelecidos e fixado para os candidatos no pleito”.


O início da investigação no Ceárá

A investigação no Ceará foi impulsionada pela denúncia da ex-prefeita de Canindé Rosário Ximenes em pleno período eleitoral. Segundo ela, Bebeto “enviaria dinheiro para outras prefeituras, cerca de 51, e teria para gastar nas eleições mais de R$ 58 milhões”.

O depoimento de Rosário registrou ainda que Bebeto “financiaria carro, gasolina, brindes, compra de votos; que esses financiamentos são em troca da prefeitura, pois já foi vendido a iluminação pública, o lixo, os transportes, com doação de veículos em troca de votos”.

Ao Ministério Público, ela citou diretamente a MK Transportes, empresa constituída pelo vigia Maurício. A ex-prefeita afirmou que a MK pertenceria, na verdade, a Bebeto do Choró. Foi então que a Promotoria colocou a empresa na mira e passou a levantar os dados das licitações das quais teria participado em municípios cearenses, assim como as informações sobre contratos milionários fechados com as prefeituras.

Rosário disse que os recursos de Bebeto “vêm de licitações e emendas parlamentares que ele negocia”. Ela apontou para Júnior Mano. “Concede as emendas, manda pra ele (‘Bebeto do Choró’) e ele lava.”

“A lavagem consiste em contatar o gestor, oferecendo como exemplo um milhão com retorno de quinze por cento pra ele”, registrou o depoimento de Rosário.

A citação a Júnior Mano alçou o caso ao STF. Segundo os investigadores, o parlamentar “exercia papel central na manipulação dos pleitos eleitorais, tanto por meio da compra de votos, quanto pelo direcionamento de recursos públicos desviados de empresas controladas pelo grupo criminoso” supostamente liderado por seu apadrinhado, Bebeto do Choró.

Maurício e a MK seriam peças importantes do esquema, segundo o Ministério Público do Ceará. A investigação espreita pelo menos outras sete empresas que também teriam sido contempladas por meio de contratos de grande valor com gestões públicas cooptadas pelo crime organizado, A PF analisa todos os contratos que essas companhias fecharam com municípios cearenses.

Contratos no valor de R$ 319 milhões em 47 municípios do Ceará
O rastreamento mostra que a MK Serviços em Construção e Transporte Escolar Ltda, por exemplo, fechou com 47 municípios contratos que somam R$ 319 milhões. Em meio a esse levantamento, a PF resgatou uma notícia-crime lavrada depois da apreensão, em 25 de setembro, de R$ 600 mil em espécie que havia sido sacado, em pleno período eleitoral, por um sargento da Polícia Militar, Emanuel Elanyo Lemos Barroso, “no interesse” de Maurício. 

Depois de diligências preliminares, a PF abriu, em outubro, a Operação Camisa 7 para fazer buscas em endereços de Bebeto do Choró e na MK Transportes. Bebeto foi abordado pelos investigadores em uma praia de Fortaleza. Quando viu os agentes se aproximarem, o prefeito eleito de Choró tentou se desfazer de seu celular e o arremessou em um espelho d’água de um prédio. A PF recuperou o telefone. Bebeto se recusou a dar a senha do aparelho.

Na sede da MK, a polícia encontrou uma máquina contadora de dinheiro e sacolas, “o que confirma que no recinto há a circulação de dinheiro em espécie”, segundo a corporação.

Os envolvidos ainda não se manifestaram.

Redação Oeste, com informações da Agência Estado

Polícia Civil captura chefe de grupo criminoso em Fortaleza

Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou, na última sexta-feira (3), no cumprimento de um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 33 anos, suspeito de integrar um grupo criminoso de origem cearense. A ofensiva policial ocorreu no bairro Ancuri – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza.

As ações coordenadas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), unidade especializada da PCCE, contaram com apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), apontam que o alvo é chefe de um grupo criminoso é responsável por crimes contra um grupo criminoso rival, as ações criminosas foram registradas na AIS 3.

Ainda conforme os levantamentos policiais, o homem possui passagens por crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, integrar grupo criminoso e crime contra a Administração Pública. Após a prisão, o indivíduo foi conduzido para uma unidade policial, onde a ordem judicial foi cumprida. Agora, o homem encontra-se disposição do Poder Judiciário.
Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

A Draco também disponibiliza um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182. O sigilo e o anonimato são garantidos.

VIOLÊNCIA SEM FIM EM SOBRAL: JOVEM BALEADO NO ESTACIONAMENTO DO MIX MATEUS MORRE NO HOSPITAL SANTA CASA DE SOBRAL

Na noite de ontem, segunda-feira (06), Alex Silveira Silva, de 23 anos, filho de um policial militar, foi baleado no estacionamento do supermercado Mix Mateus, em Sobral. O jovem foi vítima de um crime premeditado, conforme apontam informações preliminares.

De acordo com testemunhas e imagens captadas pelas câmeras de segurança do local, dois homens em uma motocicleta o aguardavam no estacionamento. Assim que ele saiu do estabelecimento, foi surpreendido pelos criminosos, que efetuaram vários disparos contra ele. Após o crime, os suspeitos fugiram em motocicleta em alta velocidade, tomando destino ignorado.
A vítima foi rapidamente socorrida e levada ao Hospital Santa Casa de Sobral, onde passou por uma cirurgia de emergência. Contudo, na madrugada desta terça-feira (07), Alex não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

As investigações estão em andamento e a polícia civil e militar utilizam as imagens das câmeras de segurança para identificar os responsáveis pelo homicídio. Ainda não há informações concretas sobre a motivação do crime, mas as autoridades trabalham com várias linhas de investigação.

O corpo foi recolhido ao núcleo da perícia forense na cidade de Sobral.

Sobral registra o segundo homicídio doloso no corrente ano!

Com Fnews

ENTERRO CHOCANTE : Família cava sepultura sob chuva por falta de coveiro

Prefeito pede desculpas, mas revolta da família explode nas redes sociais.
Em Miranorte, Tocantins, netos de uma idosa de 87 anos precisaram realizar o sepultamento da avó com as próprias mãos e sob chuva intensa, devido à ausência de um coveiro no cemitério municipal. A família relatou ter esperado o funcionário por mais de 30 minutos, sem sucesso, e precisou improvisar com o que tinha disponível para concluir o enterro. O caso gerou revolta, repercutiu nas redes sociais, e levou o prefeito Leandro Barbosa (PL) a pedir desculpas publicamente, afirmando que medidas já foram tomadas para evitar novas ocorrências.

(Blog César Wagner)

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

VIOLÊNCIA: HOMEM É MORTO A TIROS NA CIDADE DE MASSAPÊ

Jovem fotógrafo foi morto com tiros na cabeça após sair de academia, em Massapê.
Na noite desta segunda-feira, 6, o município de Massapê foi palco de um crime que deixou a população perplexa. O jovem fotógrafo Adam Cunha foi morto com tiros na cabeça, próximo à sua residência.

Dinâmica do Crime

Segundo informações preliminares, Adam havia acabado de sair da academia, quando foi surpreendido e baleado por indivíduos que ocupavam uma motocicleta.

Os criminosos fugiram em rumo ignorado.

A Polícia Civil irá investigar a autoria e a motivação do crime.

Mais informações a qualquer momento!

GUARDA-CIVIL M4TA SECRETÁRIO dentro da prefeitura

Crime ocorreu após discussão sobre transferência; prédio foi interditado.
Um guarda-civil de nome não revelado matou a tiros o secretário adjunto de Segurança de Osasco (SP), Adilson Custódio Moreira, de 53 anos, na prefeitura na noite desta segunda-feira, 6, após uma reunião em que foi informado sobre sua mudança de função - segundo a Record TV, o guarda fez parte da equipe de segurança do novo prefeito há dois anos e foi informado de que mudaria de função, o que o revoltou. O guarda manteve inicialmente o secretário refém. Por volta das 19h30 se entregou ao Gate, da PM. Pelo menos seis disparos foram realizados, e o prédio foi interditado. Adilson, natural de Jequitinhonha (MG), atuou na secretaria há oito anos e atuou anteriormente como guarda-civil antes de assumir cargos de gestão. O caso ocorre em meio à transição de governo para o prefeito eleito Gerson Pessoa (Podemos).

Fonte: Blog César Wagner

VIOLÊNCIA AVASSALADORA EM SOBRAL: JOVEM SOFRE TENTATIVA DE HOMIC1DIO NO ESTACIOMANTO DO MIX MATEUS

Um jovem de 23 anos foi vítima de tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira, dia 6, por volta das 20h, no estacionamento do supermercado Mix Mateus.

A vítima, Alex Pereira Silva, de 23 anos, foi baleada no estacionamento do supermercado Mix Mateus. 

Segundo informações, dois homens em uma moto, efetuaram vários tiros de pistola em Alex, quando ele saía de dentro do Mix. A vítima foi alvejada com vários tiros.

Alex Pereira foi socorrido às pressas para o hospital Santa Casa.

As Polícias Civil e Militar estão realizando diligências na tentativa de localizar e prender os criminosos.

Mais informações a qualquer momento!

SOBRALENSES DENUNCIAM QUE A GUARDA MUNICIPAL ESTÁ MULTANDO A TODO VAPOR

Nossa equipe de reportagem recebeu uma denúncia de que a Guarda Civil está multando a todo vapor, "sem pena e sem piedade", segundo o denunciante.

EFEITO MILEI: Peso argentino é a moeda de maior valorização global em 2024

O peso argentino foi a moeda com maior valorização real no mundo em 2024, registrando uma alta de 44,2%, superando a lira turca, que teve uma valorização de 21,2%. O dado, ajustado à inflação anual de três dígitos do país, foi divulgado pelo jornal britânico Financial Times e pela consultoria argentina GMA Capital.

No primeiro ano de mandato do presidente Javier Milei, o salário médio no país em dólares quase dobrou, saltando para US$ 990. Além disso, a diferença entre as taxas de câmbio oficial e o chamado dólar blue caiu de 200% para cerca de 20%, indicando uma maior estabilidade no mercado cambial argentino.

A valorização do peso é um reflexo de medidas econômicas drásticas, porém muito necessárias, adotadas por Milei, que incluíram cortes significativos nos gastos públicos, esforços para reduzir a inflação e a tentativa de unificar os múltiplos câmbios que há anos distorcem o mercado financeiro do país.

(Hora Brasília)

Confira as 189 vagas de emprego em Sobral nesta segunda-feira (06/01)

Para se candidatar a uma vaga, faça o agendamento clicando AQUI.

Depois disso, compareça à unidade do Vapt Vupt de Sobral, tendo em mãos RG, CPF, CARTEIRA DE TRABALHO, CURRÍCULO E O PASSAPORTE DE VACINAÇÃO.

Em caso de dúvidas consulte o serviço de atendimento, por telefone 0800 591.0363, ou visite a unidade do IDT/SINE (Vapt Vupt) em Sobral, Rua Cel. João Silvestre, 201 – Centro.

Rua Cel. José Silvestre, 201 – Centro – Fone: (85) 2180-6223 – OBS: Ao enviar seu currículo para este e-mail, coloque o nome da vaga pretendida no assunto da mensagem – Email: vagas.sobral@idt.org.br

OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS

Agente de microcrédito 04
Ajudante de obras 20
Alinhador de pneus 01
Assistente administrativo 02
Atendente de balcão 01
Atendente de cafeteria 01
Auxiliar administrativo 01
Auxiliar de cozinha 01
Auxiliar de escritório 01
Auxiliar de limpeza 01
Auxiliar de linha de produção 07
Auxiliar de manutenção elétrica e hidráulica 01
Auxiliar de manutenção predial 01
Auxiliar de marceneiro 01
Auxiliar de vidraceiro 01
Auxiliar técnico na mecânica de máquinas 01
Babá 01
Barman 01
Camareira de hotel 01
Chapeiro 02
Chefe de cozinha 02
Churrasqueiro 02
Comprador 01
Consultor de vendas 11
Corretor de seguros 01
Cortador de roupas 01
Costureira em geral 02
Cozinheiro de hospital 01
Cozinheiro de restaurante 04
Cozinheiro geral 01
Embalador, a mão 01
Empregado doméstico nos serviços gerais 03
Encarregado de expedição 01
Encarregado de supermercado 01
Garçom 02
Gerente de loja e supermercado 01
Gerente de serviços de saúde 01
Impressor flexográfico 01
Impressor serigráfico 02
Instalador de antenas de televisão 01
Maître 01
Mecânico de automóveis e caminhões 01
Mecânico de automóvel 04
Mecânico de manutenção de aparelhos de refrigeração 01
Mecânico eletricista de automóveis 01
Monitor de sistemas eletrônicos de segurança interno 01
Motorista de caminhão 01
Motorista entregador 02
Operador de empilhadeira 01
Operador de extrusora (arte gráfica) 02
Operador de vendas (lojas) 01
Padeiro 02
Pasteleiro 01
Pedreiro 06
Promotor de vendas 02
Representante comercial autônomo 08
Saladeiro 01
Salgadeiro 03
Secretário escolar(tecnólogo) 01
Serralheiro de alumínio 01
Servente de obras 04
Técnico de rede (telecomunicações) 02
Técnico de refrigeração (instalação) 01
Técnico em atendimento e vendas 01
Técnico em manutenção de máquinas 01
Técnico mecânico 01
Vendedor - no comércio de mercadorias 01
Vendedor interno 09
Vendedor porta a porta 13

Total 164
 
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS

Auxiliar de linha de produção 11
Operador de caixa 01
Pedreiro 06
Repositor - em supermercados 01
Servente de obras 06

Total 25

Homicídios em Sobral têm aumento de 91% em 2024 em comparação a 2023

Enquanto 2023 fechou com 61 homicídios, 2024 terminou com 117.
O número de homicídios em Sobral teve aumento de 91% em 2024 quando comparado ao ano de 2023, de acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). Enquanto 2023 fechou com 61 homicídios, 2024 terminou com 117.

O ano de 2024 foi também o segundo mais violento da série histórica ficando atrás apenas de 2020, em plena pandemia, o mais violento, com 136 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Ainda de acordo com os dados da pasta, a média de homicídios mensal do ano passado foi de quase 10 pessoas.

O mês o mais violento de 2024, foi outubro com 18 CVLIs. O primeiro semestre, do referente ano, fechou com 57 homicídios e o segundo com 60. Este último semestre fechou faltando apenas um homicídio para se igualar a todo o ano de 2023.

Por Edwalcyr Santos / Sistema Paraíso

Ministro de Israel critica governo Lula após investigação contra soldado

O ministro de Asssuntos da Diáspora e Combate ao Antissemitismo de Israel, Amichai Chikli, publicou uma carta com críticas ao governo Lula (PT) após uma ordem de investigação da Justiça brasileira contra um soldado israelense em férias no Brasil.

Em carta endereçada ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Chikli fala em “perseguição contra israelenses no Brasil pelo governo Lula”.

“O fato de que o Judiciário brasileiro, com apoio do presidente Lula, se envolva com indivíduos com visões tão extremas – especialmente enquanto nos aproximamos do 80° aniversário da libertação de Auschwitz – é uma vergonha para o povo brasileiro”, afirmou.

Ao falar em “indivíduos com visões tão extremas”, Chikli se refere à Fundação Hind Rajab (HRF), que, representada por advogadas brasileiras, entrou com uma representação contra um soldado israelense – Yuval Vagdani – que teria cometido crimes de guerra no território palestino da Faixa de Gaza.

A Justiça Federal determinou uma investigação contra o soldado em 30 de dezembro, com despachos em 3 janeiro para envio de material à Polícia Federal (PF).

O Brasil é signatário de tratados como a Convenção de Genebra e Estatuto de Roma, que estabelecem ações para o combate a crimes e criminosos de guerra, mesmo que as ações tenham sido cometidas fora do país.

Vagdani estava de férias na Bahia. Segundo o governo de Israel, o soldado conseguiu deixar o Brasil de forma “rápida e segura” rumo a Buenos Aires, capital da Argentina.

Após a repercussão do caso, o Ministério das Relações Exteriores de Israel emitiu um alerta a israelenses sobre posts nas redes sociais.

Com informações de CNN Brasil

Líder do governo Lula na Câmara retoma debate sobre a "regulação das redes"

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), afirmou que a pauta sobre a regulação das redes sociais será um desafio para este ano. De acordo com o petista, a eleição de 2026 tornará necessária a aprovação do projeto.

As declarações de parlamentar, que é cotado para se tornar o próximo presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), ocorreram em entrevista à rádio Opinião CE, na última sexta-feira, 3. Na ocasião, Guimarães lembrou que o parecer do relator do Projeto de Lei 2.630/2020, o PL da Mordaça, Orlando Silva (PCdoB-SP), segue sem a análise do plenário da Câmara.

“[O projeto] está dormindo nas gavetas da Câmara, ninguém tem a coragem de votar”, declarou o deputado petista, antes de reforçar que o seu partido planeja resgatar a proposta. “Mas nós vamos retomar. Nós não podemos ir para a eleição de 2026 sem lei nessa área aí. Sem lei, estamos ferrados.”

O deputado federal também rechaçou as críticas ao projeto sobre a possibilidade de cerceamento à liberdade de expressão e de imprensa. De acordo com ele, atualmente, há impunidade sobre a disseminação de informações falsas na internet. “Penso que temos grandiosos desafios para 2025”, afirmou Guimarães, sobre o projeto que, segundo ele, é para “regulação das redes” no país. “Entre tantos, temos de avançar nessa regulamentação.”

Conforme registrou o Broadcast Político em dezembro, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em conversa com aliados, citou a regulamentação das redes como um dos temas que poderiam ter ido à votação no plenário em 2024. A tramitação do projeto, no entanto, foi repudiada pela oposição e por big techs. Elas falaram, a saber, em possibilidade de censura. Além disso, reclamaram que o PL poderia favorecer empresas tradicionais de mídia, como emissoras de TV e jornais impressos.

A decisão de pautar novamente a questão caberá ao sucessor de Lira no cargo, que deve ser eleito em fevereiro. O nome mais cotado para vencer a disputa pelo presidência da Câmara dos Deputados é o de Hugo Motta (Republicanos-PB).

Fonte: Revista Oeste

Cearense é preso durante operação em SP e mais de uma tonelada de drogas é apreendida

Um homem, de 24 anos, que estava foragido da Justiça cearense, foi preso em uma operação coordenada pelas Forças de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), com apoio das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) do Ceará e de São Paulo. Além disso, 1,3 toneladas de entorpecentes foram apreendidos. Uma mulher, de 21 anos, também foi presa em flagrante. Ambos os suspeitos foram capturados no estado de São Paulo–SP.

Os trabalhos foram realizados em conjunto por equipes da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), da Sub Agência de Inteligência (SAI) do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (BEPI) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Delegacia Municipal de Alto Santo da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). A ação policial também contou com o apoio das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) do Ceará e de São Paulo, do Serviço de Inteligência e do Comando e Operações Especiais (COE) da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP).

As informações foram repassadas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS e culminaram na identificação do suspeito que estava residindo em uma cidade no estado de São Paulo. Com as informações confirmadas, foi representado ao Poder Judiciário pelos mandados de prisão e de busca e apreensão domiciliar em desfavor dele.

O alvo dos trabalhos policiais foi capturado na cidade de Campo Limpo Paulista, no estado de São Paulo–SP. Contra ele, havia um mandado de prisão preventiva expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Ele estava sendo investigado por envolvimento em diversos crimes no Ceará, como homicídio, roubo, receptação, associação criminosa, posse ou porte ilegal de arma de fogo e tráfico ilícito de drogas. Além da participação nos crimes citados, o homem também é apontado como responsável pela tentativa de instalação de um grupo criminoso de origem carioca no Ceará.

Via CN7

domingo, 5 de janeiro de 2025

Líder do governo Lula na Câmara surge em áudios sobre compra de votos

Líder do governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) apareceu em áudios encontrados pela Polícia Federal (PF) em uma investigação que apura compra de votos e supostos desvios de recursos em emendas parlamentares no Ceará. O inquérito é anterior às decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino de barrar emendas parlamentares ao orçamento por alegada falta de transparência. Embora seu nome tenha surgido no levantamento de provas Guimarães não é tratado como investigado. Ele nega ter ligação com os fatos.

O suposto esquema, revelado pela revista Piauí nesta semana e confirmado pela Gazeta do Povo com fontes ligadas à investigação, indicam o que seria uma negociação em um pequeno município no interior do Ceará, Choró. A suspeita é de que seriam desviados 12% de uma emenda parlamentar à saúde no valor de R$ 1,5 milhão, totalizando cerca de R$ 180 mil para possíveis ações ilícitas.

As conversas foram extraídas de um aplicativo de troca de mensagens envolvendo um empresário local identificado como Carlos Douglas Almeida Leandro e o então candidato a prefeito em Choró, Carlos Alberto Queiroz Pereira, popularmente conhecido como Bebeto (PSB). A reportagem tentou contato com as defesas do empresário e do político, mas não obteve resposta.

Bebeto se elegeu em 6 de outubro do ano passado, mas foi preso em novembro acusado pelo Ministério Público por suspeita de desvio de recursos públicos em obras públicas e em cestas básicas. Este ato teria ocorrido, segundo o Ministério Público, em parceria com o então prefeito de Choró, que é do PT.

Bebeto foi colocado em liberdade alguns dias depois da prisão. Mas a PF pediu nova prisão sob outra suspeita: a de compra de votos. Mas ele já havia fugido e continua foragido até o momento da publicação da reportagem. Ele não tomou posse dia 1º de janeiro e quem assumiu o comando do município de forma interina foi o presidente da Câmara de Vereadores. A chapa de Bebeto é alvo de um pedido de cassação diante das suspeitas de fraudes eleitorais.

O nome do líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, apareceu em interceptações de conversas no celular de Bebeto, que foi apreendido durante operação da PF no ano passado. Na ocasião, o político agora foragido foi alvo de busca e apreensão. As conversas às quais Guimarães é citado foram interceptadas em diferentes datas e não há conversas diretas entre o político local e o deputado federal identificadas até o momento.

A trama, no entanto, se desenha da seguinte forma: em 13 de setembro, menos de um mês antes das eleições, o empresário de Choró, Almeida Leandro, possivelmente ligado à campanha de Bebeto, enviou um áudio ao então candidato Bebeto. O empresário indicava, na leitura da PF, a sugestão de desvio de recursos a partir de uma emenda de comissão destinada pelo deputado federal José Guimarães, do PT.

Com informações gazeta do povo

Dengue matou mais do que Covid-19 no Brasil

Número de casos de dengue também bateu recorde histórico, com mais de 6,4 milhões, em 2024.
Fechados os números de óbitos de 2024, as contas do Ministério da Saúde apontam que houve mais mortes por dengue em 2024 do que por covid-19. Números extraídos do Painel de Monitoramento de Arboviroses, mantido pela pasta da Saúde, registram 5.858 mortes confirmadas em razão da covid-19 em 2024. Já as mortes por dengue atingiram a triste marca de 5.972 ao longo do ano passado. Há ainda outras 908 mortes em investigação, o que pode elevar o número. A informação é destaque na Coluna Cláudio Humberto deste domingo (5).

O número de casos de dengue também bateu recorde histórico, são 6.484.890 só no ano passado.

Os estados com maior número de casos prováveis são São Paulo (2,1 milhões), Minas Gerais (1,6 milhão) e Paraná (656 mil).

A pasmaceira do Ministério da Saúde e a disparada dos casos da doença renderam a Lula, entre opositores do pestista, a alcunha de presidengue.

Fonte: Diário do Poder

PREFEITO PRESO por ligação com facção ganha prisão domiciliar

Braguinha, reeleito em Santa Quitéria, usará tornozeleira e alegou problemas de saúde.
O presidente do TRE-CE, Raimundo Nonato Silva Santos, deferiu o pedido de defesa do prefeito reeleito de Santa Quitéria, José Braga Barrozo (PSB), conhecido como Braguinha, para que sua prisão cautelar, decretada no dia 1º de janeiro por suspeita de envolvimento com a facção Comando Vermelho, seja cumprido em regime domiciliar; a decisão impõe condições como o uso de tornozeleira eletrônica e permanência em Fortaleza, onde está detido, sendo o pedido justificado por atestados médicos que apontam cardiopatias e uma deficiência física decorrente da amputação de uma perna.

(Blog César Wagner)

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More