Total de visualizações

DETETIVE PARTICULAR - NÃO FIQUE NA DÚVIDA

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

 

SOBRALNET - A MELHOR INTERNET DO BRASIL!

O MAIOR CHITÃO DE SOBRAL E REGIÃO SERÁ NA FAZENDA ALEGRE

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Confira as 148 vagas de emprego em Sobral nesta segunda-feira (17/1)

O Portal IDT/SINE está disponibilizando vagas de emprego em Sobral.

Para se candidatar a uma vaga, faça o agendamento clicando AQUI.

Depois disso, compareça à unidade do Vapt Vupt de Sobral, tendo em mãos RG, CPF, CARTEIRA DE TRABALHO, CURRÍCULO E O PASSAPORTE DE VACINAÇÃO.

Em caso de dúvidas consulte o serviço de atendimento, por telefone 0800 591.0363, ou visite a unidade do IDT/SINE (Vapt Vupt) em Sobral, Rua Cel. João Silvestre, 201 – Centro.

Rua Cel. José Silvestre, 201 – Centro – Fone: (85) 2180-6223 – OBS: Ao enviar seu currículo para este e-mail, coloque o nome da vaga pretendida no assunto da mensagem – Email: vagas.sobral@idt.org.br

OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS

Agente de microcrédito 04
Ajudante de obras 20
Alinhador de pneus 01
Arrematador, no comércio 01
Atendente de balcão 01
Auxiliar de escrituração fiscal 01
Auxiliar de marceneiro 01
Camareira de hotel 03
Chapeiro 02
Chefe de cozinha 01
Churrasqueiro 01
Comprador 03
Consultor de vendas 07
Cortador de roupas 01
Costureira de máquina reta 01
Cozinheiro de restaurante 05
Cozinheiro geral 01
Empregado doméstico nos serviços gerais 02
Encarregado de expedição 01
Encarregado de manutenção 01
Forneiro de padaria 01
Garçom 01
Gerente de loja e supermercado 01
Gerente de serviços de saúde 01
Impressor serigráfico 01
Instalador de antenas de televisão 01
Mecânico de automóveis e caminhões 01
Mecânico de automóvel 04
Mecânico de máquinas pesadas (manutenção) 01
Mecânico eletricista de automóveis 01
Monitor de sistemas eletrônicos de segurança interno 01
Montador instalador de acessórios 01
Motofretista 01
Motorista carreteiro 01
Motorista de caminhão 01
Operador de escavadeira 01
Pasteleiro 01
Pedreiro 06
Promotor de vendas 01
Recepcionista atendente 01
Repositor de mercadorias 01
Representante comercial autônomo 03
Salgadeiro 05
Soldador 01
Técnico de rede (telecomunicações) 02
Técnico de refrigeração (instalação) 01
Técnico em eletromecânica 01
Técnico mecânico 01
Tosador 01
Vendedor - no comércio de mercadorias 02
Vendedor de consórcio 01
Vendedor interno 08
Vendedor porta a porta 12
Vendedor pracista 04

Total 129
 
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS

Armador de estrutura de concreto 01
Auxiliar de linha de produção 10
Consultor de vendas 01
Pedreiro 01
Servente de obras 06

Total 19

Lula pede para Polícia Federal investigar o deputado Nikolas Ferreira por ter publicado o vídeo sobre o PIX

Em paralelo à revogação da norma que ampliava a fiscalização do Pix, o governo federal abriu ofensiva para descobrir a origem das fake news que ganharam força nas redes sociais e punir os responsáveis por sua divulgação, inclusive, parlamentares. O caso será investigado pela Polícia Federal (PF).

"Determinamos que a AGU (Advocacia-Geral da União), ainda hoje (esta quarta-feira), notifique a Polícia Federal para abertura de inquérito policial para identificar todos os autores nas redes sociais que iniciaram essa desordem informacional e criaram essa narrativa", anunciou o advogado-geral da União, Jorge Messias.

O governo também ficou preocupado com a quantidade de golpes financeiros que passaram a ser aplicados com base na falsa taxação. Há relatos de boletos falsificados, recebidos por e-mail ou correspondência, cobrando o pagamento de supostas taxas sobre o Pix e outras movimentações financeiras. Os boletos usaram, inclusive, os logos do governo federal, da Receita e do Ministério da Fazenda. Isso também será investigado. "Pessoas de boa-fé caíram em golpes estimulados pela mentira produzida por esses criminosos", enfatizou Messias.

O secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, também repudiou a ofensiva. "A Receita Federal não aceitará o que aconteceu, que foi o uso do nome da Receita, dos símbolos da Receita, para dar golpes nas pessoas mais humildes deste país", pontuou.

Messias anunciou que pedirá à Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) a abertura de inquérito interno para identificar práticas abusivas nas relações de consumo que tenham ligação com o Pix. Uma campanha também deverá ser lançada com o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de cada unidade da Federação, com o objetivo de disseminar informações verdadeiras sobre o uso do Pix.


Vídeo viraliza

Opositores aproveitaram as mudanças e uma falha de comunicação do governo para criticar Lula. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), por exemplo, viralizou nas redes sociais, na terça-feira, em um vídeo comentando sobre o assunto. "Pix não será taxado, mas é bom lembrar: a roupinha da China não seria taxada, e foi", afirmou o parlamentar, fazendo alusão ao imposto sobre compras internacionais, aprovado no ano passado. A postagem alcançou 150 milhões de visualizações.

A jornalistas, nesta quarta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apontou que a oposição no Congresso foi responsável pela maior parte da divulgação das notícias falsas. Ele aproveitou para alfinetar o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), um dos parlamentares que mais criticaram a norma da Receita. Haddad citou que Flávio foi investigado por desvio de recursos parlamentares enquanto atuava na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

"Ele foi pego pela Receita. Não adianta esse pessoal que comprou mais de 100 imóveis com dinheiro de rachadinha ficar indignado com o trabalho sério que a Receita está fazendo", disparou o ministro. "Ao invés de criticar o governo, ele devia explicar como, sem nunca ter trabalhado, angariou um patrimônio espetacular", acrescentou.

A denúncia contra o senador foi rejeitada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), mas há um recurso a ser apreciado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que pede a reabertura do caso.

Flávio respondeu, em nota, as críticas de Haddad. Disse ser "ficha limpa" e acrescentou: "Lula faz mais mal pra economia que a própria pandemia, e Haddad não tem a mínima competência para ser ministro numa crise dessa. Deveria pedir umas aulas pro Paulo Guedes, de como superar o desastre desse outro meteoro, chamado Lula, que atingiu o Brasil em cheio. Se durar até 2027, será demitido por Bolsonaro".

Fonte: Correio Braziliense

Estudante cearense de escola pública militar é aprovada na Universidade de Harvard, nos EUA

A aluna, moradora do bairro Papicu, de Fortaleza, em 2025 entrará na instituição de ensino que é uma das mais prestigiadas do mundo.

O processo, que começou a ser idealizado ainda no 9º ano do ensino fundamental, em 2021, teve um desfecho positivo em dezembro de 2024: a estudante cearense Maria Clara Souza Rocha, de 19 anos, que desde o ensino fundamental é aluna do Colégio Militar de Fortaleza, foi aprovada para cursar graduação na Universidade de Harvard, sediada nos Estados Unidos.

A instituições é uma das mais prestigiadas do mundo. Foi lá que os presidentes norte-americanos John Kennedy, George W. Bush e Barack Obama, dentre outras figuras públicas expressivas, estudaram.

O resultado da aprovação na Universidade de Harvard, relata Maria Clara Souza, chegou nas primeiras semanas de dezembro. Um comunicado enviado por e-mail pelo Comitê de Admissões da instituição informou a aprovação da estudante, moradora do bairro Papicu, em Fortaleza, e egressa da rede pública federal. No entanto, os esforços para a adesão na instituição norte-americana começaram muito antes.

A forma de escolha da futura formação nos Estados Unidos é diferente do modelo brasileiro. Para estudar em Harvard, Maria Clara selecionou uma área de interesse e no primeiro ano deve ter uma série de disciplinas de temas amplos dentro da área de relações internacionais. Já no segundo ano, ela, de fato, escolherá qual curso seguirá.

Para conseguir ser admitida em Harvard, a cearense teve que atender uma série de critérios previstos no modelo de seleção norte-americano. Logo, explica, “não bastava o desempenho na sala de aula”, tampouco as realizações “só” do 3º ano do Ensino Médio cursado em 2024. Foi preciso comprovar a participação em uma série de atividades como debates e conferências juvenis. Outro ponto é o domínio da língua inglesa que, segundo ela, desde o fundamental já era foco de seus aprendizados e treinamentos.

As demandas do processo seletivo incluem:

Um teste padronizado – Scholastic Aptitude Test (SAT), uma espécie de “prova” de admissão;
Um teste de proficiência de língua inglesa;
O cadastro do currículo no qual constam participações em diversas atividades extra-sala, como conferências e olimpíadas;
A elaboração de redações contando a própria história de vida e;
O envio de cartas de recomendações da escola e dos professores.
Tudo isso, explica a estudante, foi feito no decorrer de 2024 e cadastrado em uma plataforma virtual até outubro de 2024. A prova de admissão com 54 questões de inglês e 44 de matemática foi realizada em agosto do ano passado. Esse teste é gerenciado por uma instituição norte-americana e foi aplicado em Fortaleza, em uma universidade particular.

Fonte- Diário do Nordeste

Agricultores de Aracatiaçu recebem trator agrícola climatizado

O veículo foi adquirido através de uma emenda parlamentar do deputado federal Moses Rodrigues.
O assentamento Fazenda Oiticica, situado no distrito de Sobral, Aracatiaçu, adquiriu através de uma emenda parlamentar do deputado federal Moses Rodrigues, com articulação do advogado José Crisóstomo Ibiapina, um trator agrícola 4×4 da marca New Holland, climatizado. O equipamento simboliza para a região um importante avanço para a mecanização agrícola dos assentamentos.

O veículo foi entregue na sede do DNOCS em Fortaleza e contou com a presença de representantes do assentamento Oiticica: Renan Felício dos Santos, Leonardo Paulo de Sousa, Renato Rodrigues dos Santos Lima e de João Paulo Maciel, representando o diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção do DNOCS, Allan Galvão e Eudes Quinto de Souza, representando José Crisóstomo Ibiapina.

Para os representantes do assentamento, a mecanização dos trabalhos agrícolas representa um salto na eficiência e produtividade para os agricultores, que enfrentam desafios diários na busca por melhores condições de trabalho e maior produção.

Por Edwalcyr Santos

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Bolsonaro diz que Michelle vai à posse de Trump

O ex-presidente foi impedido de ir ao evento por decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou nesta quinta-feira (16) que a ex-primeira-dama e presidente nacional do PL Mulher, Michelle Bolsonaro vai representar o Brasil na posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

Bolsonaro afirmou que Michelle tem um voo marcado para os EUA neste sábado (18).

“No sábado de manhã, aqui do aeroporto de Brasília, tem um vôo para os Estados Unidos. A minha esposa irá para lá. Estava convidada, juntamente comigo e vai fazer a sua parte. Tenho conversado com alguns próximos do presidente Trump e ela vai ter um tratamento bastante especial lá. É pela consideração que o presidente Trump tem para comigo”, declarou o político.

O ex-presidente foi impedido por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de ir à posse de Trump que ocorre na segunda-feira (20).

O magistrado negou o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para devolver o passaporte e autorizar a ida do político ao evento.

O passaporte do ex-presidente foi apreendido em fevereiro de 2024 pela Polícia Federal (PF) nas investigações que apuram suposta tentativa de golpe de Estado.

A decisão representa a quarta vez que a devolução do documento foi negada pelo ministro da Suprema Corte.

Veja abaixo o vídeo em que Bolsonaro faz a declaração:

(Diário do Poder)

VIOLÊNCIA EM SOBRAL: HOMOCÍDIO A BALA É REGISTRADO NO BAIRRO TAMARINDO

Por volta das 18h desta quinta-feira, dia 16, um homicídio a bala foi registrado no bairro Tamarindo.

Segundo informações, dois indivíduos armados de pistola em uma moto efetuaram vários tiros, atingindo duas pessoas, uma foi a óbito e a outra está internada no hospital Santa Casa.

Os criminosos fugiram logo após o crime, tomando sentido ignorado.


VÍTIMAS

  • Claudemir Teotonho Braga, 50 anos, natural de Sobral, residia na rua Aracajú, bairro Tamarindo (vítima fatal);
  • Antônio Michel Ripardo Vasconcelos.

Sobral registra 7 homicídios dolosos no corrente ano!

Claudemir Teotonho Braga não tinha passagem pela polícia.

A Polícia Civil irá investigar o crime.

Mais detalhes a qualquer momento.

Professor acusado de est*prar 15 alunos em Sobral é condenado a mais de 400 anos de prisão

Homem foi preso em Fortaleza, quando tentava fugir para o Rio Grande do Norte.
O professor de uma escolinha de futebol da cidade de Sobral, no interior do Ceará, foi condenado a 414 anos de prisão por estuprar 15 crianças e adolescentes, com idades entre 8 e 13 anos. O julgamento ocorreu no dia 19 de dezembro de 2024.

"O Juízo do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Sobral condenou um professor de uma escolinha de Futebol no Município de Sobral a 414 anos de prisão em regime fechado, sem o direito de recorrer em liberdade, pelo crime de estupro de vulnerável em relação a 15 menores de idade", informou o Tribunal de Justiça do Ceará.

Os crimes ocorreram entre abril e junho de 2024. Neilton Gomes da Silva Melo, de 38 anos, utilizava a escolinha de futebol, localizada no Bairro Sinhá Sabóia, para atrair alunos, que posteriormente eram vítimas de abuso sexual.

Ele foi preso no dia 27 de junho do ano passado, no Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé, em Fortaleza, no momento que tentava fugir para o Rio Grande do Norte.

Conforme a denúncia da 6ª Promotoria de Justiça de Sobral, Neilton começou a dar aulas na escolinha, em junho de 2023. Durante o trabalho no estabelecimento, ele ganhou a confiança dos pais e passou a buscar as vítimas em casa.

O acusado ainda criou um “programa de pontos” que atribuía a atos sexuais, oferecendo premiações como celulares, bicicletas e lanches, em troca dos abusos.

Ele também gostava de ser chamado de “padrinho” e levava os meninos para passeios em shopping, banhos e até para a casa dele, locais onde cometia os atos de violência sexual contra as vítimas.

Com informações do portal G1

CRIME BRUTAL EM SOBRAL: HOMEM É EXECUTADO COM VÁRIOS TIROS NO RESIDENCIAL NOVA CAIÇARA

Francisco Maycon Douglas Carvalho Sales, de 27 anos, foi brutalmente assassinado na madrugada desta quinta-feira (16) em seu apartamento no Residencial Nova Caiçara.

O crime ocorreu por volta das 3h40, quando cerca de 10 indivíduos invadiram o local, quebrando os cadeados do portão do bloco e do apartamento.

Segundo informações, os suspeitos interrogaram Maycon antes de executá-lo com vários disparos de arma longa.

De acordo com familiares, Maycon trabalhava como motorista de aplicativo e não tinha envolvimento com organizações criminosas. A brutalidade do crime chocou moradores. O Residencial Nova Caiçara é conhecido por registrar episódios de violência, o que reforça a sensação de insegurança entre os moradores.

Ressalta-se que, a vítima não tinha passagem pela polícia.

A Polícia Civil está investigando o crime.

Sobral registra 6 homicídios dolosos no corrente ano!

Com informações do portal Fnews

POLÍCIA CIVIL RECUPERA VÁRIOS OBJETOS FURTADOS NO CENTRO DE SOBRAL

A Polícia Civil do Estado do Ceará, através do Núcleo de Roubos e Furtos - NRF - da Delegacia Municipal de Sobral, recuperou vários objetos que haviam sido furtados de uma loja que fica próximo ao Arco no dia 08/01/2025.

Durante as investigações, os Oficiais Investigadores da Policia Civil identificaram e qualificaram uma das pessoas envolvidas no crime, que já prestou depoimento na Delegacia, e também conseguiram informações que podem levar até o segundo autor do crime.

Um receptador foi identificado e notificado pra prestar esclarecimento sobre o fato.

Os objetos produtos do crime foram restituídos ao proprietário da loja furtada.

Facção joga óleo em ladeira e “caveirão” da Polícia do Rio derrapa; vídeo

Operação no Complexo do Alemão contra a “Caixinha do CV” terminou com três mortes e um PM ferido. Oito mandados foram cumpridos.

As polícias Civil e Militar e o Ministério Público do Rio de Janeiro deflagraram uma operação no Complexo do Alemão, na zona norte da capital, nesta quarta-feira (15), com o objetivo de desarticular um núcleo financeiro do Comando Vermelho — a "Caixinha do CV".


BARRICADAS

De acordo com relatos de moradores ao Bom Dia Rio, da TV Globo, traficantes começaram a se movimentar pelo local, ainda na noite de terça, para montar barricadas e espalhar óleo em algumas ruas — um caveirão chegou a derrapar. A polícia investiga se houve vazamento da ação.

Ao todo, 14 caveirões da Polícia Militar foram usados na operação. O jornal comunitário "Voz das Comunidades" postou, em seu perfil no Instagram, que um deles não conseguiu transitar numa rua onde foi espalhado óleo. O blindado teria deslizado e atingido dois carros e uma motocicleta estacionados. As barricadas dificultaram tanto o acesso dos agentes, que foi necessário usar um maçarico para romper ferragens.



TIROTEIO E MORTES

No início da manhã, houve intenso tiroteio com a chegada das equipes. Um PM do Batalhão de Operações Especiais (Bope) ficou ferido e foi socorrido para Hospital Getúlio Vargas, mas em seguida foi transferido para o Hospital Central da Polícia Militar, no Estácio, onde passou por uma cirurgia e tem quadro de saúde estável. Três suspeitos foram baleados e levados com vida para o Hospital, mas não resistiram aos ferimentos.

Durante coletiva nesta quarta-feira, o coronel Aristheu de Goés Lopes, comandante do Bope, informou que o agente baleado não corre risco de vida. Ele foi atingido no ombro esquerdo e no antebraço direito e passa por cirurgia.


CUMPRIMENTO DE MANDADOS

De acordo com a Polícia Civil, os agentes foram às ruas cumprir 14 mandados de prisão contra suspeitos de integrarem o "núcleo duro", responsável pela parte financeira, da facção. Os alvos desta quarta — ainda no âmbito da Operação Torniquete — são parentes e operadores do fundo financeiro do CV.

Do total de mandados, oito foram cumpridos. Foram presos Jorge Pereira de Jesus, Mariana Miranda de Jesus, Marlene Miranda de Jesus, Givanilda Gomes da Silva, André Mota de Souza, Rosângela Aparecida da Silva, Roberta Guerra Aleixo e Ramirez Cristine da Silva dos Santos. Também ocorreram quatro prisões em flagrante no Complexo do Alemão.

Segundo o delegado Gustavo Ribeiro, titular do 1º Departamento de Polícia de Área da Capital, esses suspeitos eram parentes de traficantes do CV e agiam como intermediários num esquema de lavagem de dinheiro da facção:

"Com a investigação, conseguimos evidenciar que diversos familiares de presos recebiam verdadeiras semanadas e mesadas da facção. O indivíduo trabalhava para a facção, era preso, e a família continuava recebendo dinheiro, como se em uma empresa estivesse. Era como se estivesse fazendo uso de um benefício previdenciário ilegal", explicou em coletiva, nesta quarta-feira.


INVESTIGAÇÕES

As investigações sobre a organização criminosa Comando Vermelho (CV) começaram em 2019, após a prisão de Elton da Conceição, o "PQD da CDD", quando foram descobertos documentos bancários revelando um esquema de lavagem de dinheiro. As investigações se intensificaram em 2020, com a quebra de sigilos fiscais e bancários. A operação desta quarta-feira resultou na prisão de 13 pessoas e na apreensão de armas, veículos, granadas e drogas.
As armas e as drogas apreendidas pelo Bope no Alemão | Foto: Polícia Militar/X

Os criminosos utilizavam uma "Caixinha" para movimentar dinheiro de atividades ilícitas como tráfico de drogas, roubo de carga e extorsão. Esse fundo financeiro sustentava a facção, financiando armas, drogas, e pagamentos a presos e agentes públicos.

A operação envolveu mandados em diversas áreas do Rio de Janeiro e outros estados, além de uma plantação de maconha. O esquema incluía movimentações financeiras fracionadas para dificultar a rastreabilidade do dinheiro. O Gaeco do MP identificou que esse fundo também financiava a ostentação dos chefes do tráfico, com um sistema de franquia para pontos de venda de drogas. Durante a operação, serviços de saúde e transporte foram suspensos em algumas áreas do Rio.

Com informações de O Globo

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Israel e grupo terrorista Hamas chegam a acordo de cessar-fogo, diz agência

Grupo terrorista aceitou uma trégua na Faixa de Gaza nesta quarta-feira (15); segundo fontes, acordo deve ser assinado na quinta-feira (16).

O grupo terrorista Hamas aprovou o acordo de cessar-fogo na Faixa Gaza nesta quarta-feira (15), segundo fontes palestinas. A informação, que foi confirmada pelas agências AFP e Reuters, pode colocar fim no conflito que acontece desde 7 de outubro de 2023.

Informações do exército de Israel confirmaram à Record que o acordo foi aprovado e que será assinado na quinta-feira (16). Autoridades em Jerusalém disseram que uma declaração conjunta é esperada para logo depois, segundo o site de notícias israelense Walla News.

O que diz o acordo

O acordo teria três fases, segundo a AP, que informou que teve acesso a uma cópia do documento.

A primeira etapa começaria com a libertação gradual de 33 reféns tomados pelo Hamas, incluindo mulheres, crianças, idosos e civis feridos, em troca de centenas de mulheres e crianças palestinas presas por Israel.

Entre os 33 reféns do Hamas, estariam cinco soldados israelenses. Cada um deles seria libertado em troca de 50 prisioneiros palestinos, incluindo 30 terroristas condenados que cumprem penas de prisão perpétua.

Durante a primeira etapa, que duraria seis semanas, as forças israelenses se retirariam dos centros populacionais, os palestinos seriam autorizados a retornar para suas casas no norte de Gaza e haveria um aumento na ajuda humanitária.

Na segunda fase, o Hamas libertaria os reféns vivos restantes, principalmente soldados, em troca de mais prisioneiros e da “retirada completa” das forças israelenses de Gaza, segundo a cópia do acordo obtida, informou a AP.

O grupo terrorista disse que não libertará os reféns restantes antes do fim da guerra e de uma retirada completa de Israel. Por outro lado, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu prometeu retomar esses combates até que as capacidades militares e governamentais do Hamas fossem eliminadas.

Um oficial israelense disse à agência de notícias que “negociações detalhadas” sobre a segunda fase começarão durante a primeira etapa. Ele informou que Israel não deixaria a Faixa de Gaza até que todos os reféns tivessem retornado para o país.

Em uma terceira fase, os corpos dos reféns restantes seriam devolvidos em troca de um plano de reconstrução de Gaza que seria executado em um período de três a cinco anos sob supervisão internacional.

O acordo foi elaborado a partir de uma estrutura definida pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e endossado pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

Por que o conflito começou

Na madrugada de 7 de outubro de 2023, integrantes do Hamas bombardearam Israel em um ataque surpresa. 1.200 pessoas foram mortas e outras 250, sequestradas, no que foi considerado o maior golpe sofrido pelo país na história.

O Hamas disse que aquela era uma grande operação para a retomada do território -- o conflito é sobre a divisão da região entre judeus e árabes.

No mesmo dia, Benjamin Netanyahu, disse que o país havia entrado em estado de guerra. Em seguida, Israel iniciou uma invasão na Faixa de Gaza com ataques por terra e ar.

Ao menos 46 mil pessoas morreram desde então, mais da metade delas mulheres e crianças, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, que é controlado pelo Hamas e não informa quantos dos mortos eram combatentes.

r7

TRUMP AMEAÇA BRASIL com tarifas após STF barrar Bolsonaro

Impasse sobre a viagem de Bolsonaro à posse de Trump pode piorar as relações entre os governos.
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, está avaliando a imposição de tarifas comerciais contra o Brasil e outros países acusados ​​de usar o sistema judicial para perseguir adversários políticos, segundo o Wall Street Journal . A medida surge após o ex-presidente Jair Bolsonaro ter sido impedido de viajar aos EUA devido à apreensão de seu passaporte, determinada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, no âmbito da Operação Tempus Veritatis. Bolsonaro, que chamou as acusações de “perseguição implacável”, solicitou autorização para participar do evento, apresentando o convite oficial, mas o STF ainda não decidiu sobre o pedido. Fontes próximas a Trump alertam que essa situação pode agravar as relações entre os governos Lula e Trump, com o presidente eleito americano vendo semelhanças entre a sua situação e a de Bolsonaro.

(Blog do César Wagner)

PGR se manifesta contra devolver passaporte para Bolsonaro

Nesta quinta-feira (15), a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra a devolução do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A defesa do político solicitou o documento para que ele possa participar da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que acontecerá na próxima segunda-feira (20).

Ao negar a entrega do passaporte, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu que não há interesse público na viagem, pois Bolsonaro “não exerce função que confira status de representação oficial do Brasil à sua presença na cerimônia oficial nos Estados Unidos”.

– A viagem desejada pretende satisfazer interesse privado do requerente, que não se entremostra imprescindível. Não há, na exposição do pedido, evidência de que a jornada ao exterior acudiria a algum interesse vital do requerente, capaz de sobrelevar o interesse público que se opõe à saída do requerente do país. A situação descrita não revela necessidade básica, urgente e indeclinável, apta para excepcionar o comando de permanência no Brasil, deliberado por motivos de ordem pública – diz outra parte da manifestação da PGR.

A manifestação da PGR foi enviada para o ministro Alexandre de Moraes, que é o relator do caso, a última palavra será dada pelo ministro que pode acatar a recomendação, ou pode rejeitá-la e autorizar que Bolsonaro fique nos EUA entre os dias 17 e 22 de janeiro.

O passaporte do líder da direita brasileira foi apreendido pela Polícia Federal em fevereiro de 2024 por ordem de Moraes. O motivo é a investigação de um suposto golpe de Estado que teria sido planejado para manter o ex-presidente no poder.

(Pleno News)

A POLÍCIA CIVIL DE SOBRAL NÃO PARA DE TRABALHAR E REALIZA MAIS UMA PRISÃO!

Na tarde de hoje, 15/01/2025, o Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) de Sobral e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Fortaleza deram cumprimento simultâneo a dois mandados de prisão preventiva na cidade de Sobral/CE. O primeiro mandado, cumprido pelo NHPP, é referente a um crime de homicídio doloso qualificado consumado (artigo 121, §2º, IV do CP) ocorrido na data de 24 de novembro de 2024, nesta cidade de Sobral, no local conhecido como “Beco do Cotovelo”. O segundo mandado, cumprido pela equipe do DHPP, refere-se a um caso de violência doméstica.

Realizados os procedimentos legais, os presos foram encaminhados para a penitenciária de Sobral e colocados à disposição do Poder Judiciário.

Importante destacar ainda a participação da população por meio de denúncias anônimas ao WhatsApp da Delegacia Regional de Sobral pelo número (88) 3677-4711 ou pelo telefone 181. O sigilo e o anonimato são garantidos.

BOLSONARO BARRADO na posse de Trump?

Ministros avaliam que ida de Bolsonaro aos EUA seria usada para reforçar "narrativa de perseguição".

Ministros do STF avaliam como remota a possibilidade de Alexandre de Moraes autorizar Jair Bolsonaro a comparecer à posse de Donald Trump nos EUA, considerando que o ex-presidente poderia usar o evento para promover sua narrativa de perseguição política, apesar das "provas contra ele apresentadas pela Polícia Federal". A recente mudança na política de checagem da Meta, facilitando a disseminação de fake news, também é vista como um complicador, especialmente após declarações de Mark Zuckerberg criticando tribunais latino-americanos, o que foi interpretado como uma referência ao STF. Em resposta, a Meta ajustou o tom, afirmando que a decisão se aplica apenas aos EUA, e reafirmando compromisso com direitos humanos e liberdade de expressão.

(César Wagner)

Pix: Vídeo de Nikolas Ferreira bate mais 156 milhões de views em 24h

O vídeo publicado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), nesta terça-feira (14), no qual o parlamentar criticou a medida determinada pela Receita Federal que aumenta o monitoramento de transações financeiras, e que passa a incluir as operações realizadas por Pix, atingiu a marca de 156 milhões de visualizações no Instagram em 24 horas.

Por volta das 12h desta quarta (15), quando completou 24 horas no ar, o registro publicado no perfil do deputado no Instagram tinha 4,2 milhões de curtidas e 285 mil comentários. Na gravação, Nikolas diz que “o governo não quer saber como uma pessoa que ganha um salário mínimo faz para sobreviver”

– O governo quer saber como você ganha R$ 5 mil e paga R$ 10 mil de cartão, mas não quer saber como uma pessoa que ganha um salário mínimo faz para sobreviver pagando luz, moradia, educação, compra do mês e gás – iniciou.

Em seguida, o parlamentar destacou que o Pix não será taxado, mas disse não duvidar que, um dia, possa ser. O congressista declarou ainda, de forma irônica, que “o amor está custando caro demais” e que o governo só está pensando em arrecadar, mas sem oferecer nada.

– Se a gente não parar o Lula, ele vai parar o Brasil – disse.


SOBRE O MONITORAMENTO

Com a edição da Instrução Normativa 2.219/2024 da Receita Federal, operadoras de cartão de crédito e instituições de pagamento passam a ser obrigadas a fornecerem informações relativas a operações financeiras de pessoas físicas e jurídicas. Antes da nova regra, as informações já eram enviadas à Receita Federal, mas esse envio era restrito aos bancos tradicionais, públicos e privados.

As informações serão enviadas pelas instituições e bancos sempre que, durante um mês, elas somarem mais de R$ 5 mil no caso de pessoas físicas, e R$ 15 mil para pessoas jurídicas. Esse envio será feito em duas etapas anuais: até o fim de agosto, contendo os dados do primeiro semestre do ano atual; até o fim de fevereiro, contendo os dados do segundo semestre do ano anterior.

No entanto, é importante ressaltar que o envio dessas informações não será feito pelos donos das contas bancárias, mas sim pelas instituições financeiras. Ou seja, não existirá uma nova declaração além daquela já realizada pelos contribuintes anualmente, que normalmente vai até o fim de maio de cada ano.

E para os que acham que a Receita ficará de olho apenas em transações únicas acima de R$ 5 mil, é preciso esclarecer que a regra não funcionará assim. O valor em questão considerará a soma de todas as transações realizadas ao longo de um mês. Ou seja, se os valores recebidos e transferidos, juntos, ultrapassarem R$ 5 mil (ou R$ 15 mil para empresas), ocorrerá o envio de dados ao Fisco.

Vale ressaltar que as mudanças estabelecidas não criam um novo tributo – e nem poderiam, já que a criação de tributos no Brasil depende de lei aprovada no Congresso. O que muda é o nível de monitoramento das informações sobre o uso da ferramenta de transferência de recursos. O controle, por sinal, não será restrito ao Pix, mas incluirá qualquer operação financeira.

Em relação ao risco de ser tributado, o fato de que a Receita Federal terá um controle maior sobre as informações das transações financeiras realizadas pelos cidadãos fará com que ela possa decidir, por exemplo, a partir de uma combinação de diversos fatores, que os gastos de determinada pessoa ou empresa são incompatíveis com a renda auferida por ela, e, assim, tributá-la.

(Pleno News)

Após crise, governo decide acabar com fiscalização do Pix

Segundo secretário da Receita Federal, o objetivo é "evitar judicialização e mentiras".

Diante da crescente insatisfação em torno das novas regras de fiscalização do Pix, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciou, nesta quarta-feira (15), que o governo Lula (PT) desistiu da medida por ora.

De acordo com Barreirinhas, a gestão federal vai revogar a Instrução Normativa 2219/2024, que ampliou as regras de fiscalização das operações financeiras e que havia passado a valer no início deste ano.

– É para evitar judicialização e mentiras que a Receita Federal está tomando a atitude de revogar [a norma]. O Advogado-geral da União, Jorge Messias, vai falar como vamos chegar nos autores das fake news. Tudo isso para resguardar as pessoas – declarou em coletiva de imprensa ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, depois de participar de reunião no Palácio do Planalto.

Na ocasião, ele afirmou que nos últimos dias “pessoas inescrupulosas distorceram e manipularam o ato normativo da Receita Federal, prejudicando muita gente no Brasil, causando pânico principalmente na população mais humilde e desacreditando em um instrumento de pagamento muito importante no dia a dia das pessoas”.

Na sequência, Barreirinhas disse que o dano causado pela polêmica é “continuado” e, por isso, ele decidiu revogar o ato “em um primeiro momento”.

– Essa revogação se dá por dois motivos: um deles é tirar isso que virou, infelizmente e tristemente, uma arma nas mãos desses criminosos inescrupulosos. E a segunda razão é não prejudicar o debate e a tramitação do ato que vai ser agora anunciado pelos ministros – adicionou.

O ato mencionado por Barreirinhas é uma Medida Provisória (MP) que o governo vai assinar a fim de, segundo a equipe econômica, reforçar os princípios de gratuidade e de sigilo bancário da utilização do Pix.

Barreirinhas prometeu que haverá novos “rounds” pela frente e que essa luta “vai continuar”.

(Pleno News)

Nikolas sobre Pix: "Se a gente não parar Lula, ele vai parar o Brasil"

Nesta terça-feira (14), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou um vídeo sobre o monitoramento do Pix, proposto pelo governo do presidente Lula (PT).

Alvo de críticas nos últimos dias, a regulamentação em questão estabelece que as instituições financeiras devem informar à Receita Federal todas as transações financeiras que ultrapassem R$ 5 mil para indivíduos ou R$ 15 mil para empresas em um único mês.

Na gravação desta terça, Nikolas afirmou que “o governo não quer saber como uma pessoa que ganha um salário mínimo faz para sobreviver”.

– O governo quer saber como você ganha R$ 5 mil e paga R$ 10 mil de cartão, mas não quer saber como uma pessoa que ganha um salário mínimo faz para sobreviver pagando luz, moradia, educação, compra do mês e gás – iniciou.

Em seguida, destacou que o Pix não será taxado, mas que ele não duvida que, um dia, possa ser. Segundo o parlamentar, “o amor está custando caro demais”.

Ferreira disse ainda que o governo só está pensando em arrecadar, mas sem oferecer nada.

– Se a gente não parar o Lula, ele vai parar o Brasil.

Fonte: Pleno News

FORTALEZA ENTRE AS CIDADES MAIS PERIGOSAS DO MUNDO: Turismo sob ameaça!


Fortaleza é destaque negativo em ranking global, expondo desafios de segurança que ameaçam moradores e turistas.
O relatório da plataforma Numbeo destacou as 50 cidades mais perigosas do mundo, considerando a percepção de segurança de residentes e turistas, com Caracas, na Venezuela, liderando o ranking. O Brasil figura com oito cidades na lista, sendo Rio de Janeiro (7º), Fortaleza (9º) e Salvador (10º) as mais mencionadas, todas reconhecidas por suas atrações culturais e turísticas, mas marcadas por altos índices de criminalidade. Outras cidades brasileiras como Recife, Porto Alegre, São Paulo, Campinas e Belo Horizonte também aparecem no estudo, evidenciando a dualidade entre suas riquezas culturais e os desafios de segurança pública. O índice avalia fatores como homicídios e crimes violentos ajustados proporcionalmente à população local, refletindo tanto riscos objetivos quanto a percepção de insegurança.


✴️ CÁ PRA NÓS: A inclusão de Fortaleza entre as cidades mais perigosas do mundo pode agravar consequências para a imagem da capital cearense, afetando negativamente o turismo, um dos pilares econômicos da região. Além de desencorajar visitantes, essa classificação expõe a necessidade urgente de políticas públicas mais eficazes para combater a criminalidade e melhorar a percepção de segurança, tanto para moradores quanto para turistas.

(Blog do César Wagner)

Bancário morre ao tentar salvar cachorros durante chuva em Picos

O bancário José Marcondes Barros, de 43 anos, morreu ao ser arrastado por uma forte chuva no bairro Ipueiras, em Picos, na madrugada desta terça-feira (14). A vítima tentava salvar dois cachorros da família quando foi levado pela correnteza. O corpo foi localizado pelo Corpo de Bombeiros, que segue trabalhando no resgate de famílias em áreas afetadas. Segundo a Semarh, a cidade registrou até 150 milímetros de chuva em poucas horas.

O Que Aconteceu

Tentativa de Resgate: Durante a forte chuva, Marcondes Barros tentou salvar dois cachorros arrastados pela enxurrada no bairro Ipueiras. O muro da casa dele foi derrubado pela força da água, intensificando a correnteza. Marcondes, que não sabia nadar, acabou sendo levado pela força da água. Ele era bancário há 18 anos, atualmente gerente da Caixa, e deixa dois filhos. 

Trabalho dos Bombeiros: O corpo foi encontrado pelo 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Picos por volta das 4h30. Equipes continuam realizando salvamentos e auxiliando na retirada de famílias em áreas atingidas. A operação é coordenada pelo tenente Medeiros.

Chuva em Picos: A cidade foi atingida por uma forte chuva que acumulou 135 milímetros de precipitação em poucas horas. A chuva começou no final da tarde de segunda-feira (13) e causou alagamentos e destruição em diversos pontos.

Pi24

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More