Total de visualizações

DETETIVE PARTICULAR - NÃO FIQUE NA DÚVIDA

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

 

SOBRALNET - A MELHOR INTERNET DO BRASIL!

O MAIOR CHITÃO DE SOBRAL E REGIÃO SERÁ NA FAZENDA ALEGRE

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Desaprovação do governo Lula supera aprovação pela primeira vez, revela pesquisa

A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu cinco pontos percentuais em janeiro deste ano, atingindo 47%, de acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (27). Esta é a primeira vez que a desaprovação supera numericamente a aprovação desde o início da série histórica da pesquisa, iniciada em fevereiro de 2023.

Os números da pesquisa são os seguintes:

– Aprova: 47% (eram 52% em dezembro);
– Desaprova: 49% (eram 47%);
– Não sabe/não respondeu: 4% (eram 2%).

A pesquisa foi realizada com 4.500 pessoas presencialmente entre os dias 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa da Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos.

A piora na aprovação foi mais acentuada na região Nordeste, com uma queda de quase 10 pontos em relação à última pesquisa. No Sul, a queda foi de 7 pontos. Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, este é o pior resultado do governo nas duas regiões. Também houve piora no eleitorado de renda baixa e média.

De forma geral, 31% dos entrevistados avaliam o governo Lula como positivo (eram 33% na última pesquisa), enquanto 37% o avaliam como negativo (eram 31%) e 28% como regular (eram 34%). A avaliação sobre o desempenho da economia nos últimos 12 meses permanece negativa, com 39% considerando que a situação piorou. A avaliação positiva recuou de 33% em outubro para 25% na pesquisa atual.

O preço dos alimentos continuou subindo no último mês, segundo 83% dos entrevistados. Para 50% dos entrevistados, o país está na direção errada (eram 46% em dezembro), contra 39% que pensam o contrário (eram 43%).

Felipe Nunes aponta possíveis fatores para o crescimento dos que pensam que o país não está seguindo na direção correta, como a percepção de que Lula não consegue cumprir suas promessas de campanha e o aumento do volume de notícias negativas sobre o governo. A regulação do Pix é vista como a pior notícia, com 11%, enquanto o aumento do Bolsa Família é a melhor notícia, com 7%.

Para 66% dos entrevistados, o governo errou mais do que acertou nas discussões que resultaram no recuo sobre as medidas de regulação previstas para o Pix. Mais da metade (53%) dos entrevistados avaliaram negativamente a comunicação do governo.

(Gazeta Brasil)

Juros do rotativo do cartão de crédito sobem pelo quarto mês consecutivo

A taxa média de juros do rotativo do cartão de crédito subiu para 450,5% ao ano em dezembro de 2023, marcando o maior nível desde maio do mesmo ano. Este aumento de 4,6 pontos percentuais em relação ao mês anterior é uma continuação de uma tendência de alta que já perdura por quatro meses consecutivos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (27) pelo Banco Central, por meio das Estatísticas Monetárias e de Crédito.

Essa escalada nos juros impacta diretamente o bolso do consumidor. Um exemplo claro: quem deixou de pagar uma dívida de R$ 800 no cartão de crédito em janeiro de 2023 terá de quitar um valor total de R$ 4.404 ao final de um ano, considerando os encargos financeiros. Ou seja, a dívida inicial terá crescido em cinco vezes, um reflexo direto das elevadas taxas de juros aplicadas pelo sistema financeiro.

Vale destacar que, apesar da alta contínua, a nova regra do Conselho Monetário Nacional, sancionada em 2023, limita as taxas do rotativo do cartão a 100% ao ano para as dívidas contraídas a partir de janeiro de 2024. Com isso, uma dívida de R$ 200, por exemplo, não poderá ultrapassar R$ 400 com juros e encargos. No entanto, os números divulgados pelo Banco Central refletem a taxa anual extrapolada para uma análise estatística, sendo que, na prática, a cobrança elevada ocorre apenas em períodos curtos de inadimplência.

O chefe do Departamento de Estatísticas do Banco Central, Fernando Rocha, explicou que, apesar de os dados anuais não refletirem a realidade exata do consumidor, a série histórica é importante para monitorar a evolução dos juros e para compreender o impacto das variações nas condições de crédito.

Por outro lado, o cheque especial, que também faz parte das linhas de crédito mais caras do mercado, apresentou uma redução de 2,2 pontos percentuais, caindo para 136% ao ano em dezembro. Contudo, uma dívida de R$ 800 mantida por um ano nesse produto salta para R$ 1.888, refletindo seu custo elevado.

Diante desse cenário, muitos consumidores buscam alternativas para fugir dos altos juros do cartão de crédito e cheque especial. Uma das opções mais procuradas é o empréstimo consignado, que oferece condições mais vantajosas, como descontos diretos na folha de pagamento. Embora a taxa dessa modalidade tenha subido ligeiramente em dezembro (para 23,9% ao ano), ela ainda representa um custo bem inferior às taxas do cartão e cheque especial.

Dentro do consignado, as taxas variam de acordo com o perfil do profissional. Beneficiários do INSS pagam uma taxa média de 21,9% ao ano, enquanto servidores públicos e trabalhadores do setor privado enfrentam encargos de 23,8% e 40,8%, respectivamente.

(Gazeta Brasil)

Lula diz que vai fazer reunião com supermercados para diminuir preços

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que vai se reunir com atacadistas e produtores de alimentos para discutir os preços de alimentos no Brasil. Ele defende que o aumento da demanda é um dos motivos do aumento de preços no Brasil, além de outros fatores como a alta do dólar e questões climáticas.

“Nós estamos discutindo, vamos fazer muitas reuniões com atacadistas, com donos de supermercado, com produtores, para que a gente encontre uma solução para garantir que a comida chegue mais barata, de acordo com o seu poder de compra”, declarou o presidente.

A fala de Lula foi feita em um vídeo gravado e publicado pela primeira-dama, Janja da Silva, neste domingo (26). Na gravação, o presidente caminha pela horta da Granja do Torto, uma das residências oficiais em Brasília (DF), enquanto comenta a questão dos preços dos alimentos no país.

Com informações de Metrópoles

Governo Lula recebeu 32 aviões com deportados do governo Biden e nunca reclamou de algemas

Entre 27 de janeiro de 2023 e 10 de janeiro de 2025, o Aeroporto de Confins, em Minas Gerais, recebeu 3.660 brasileiros deportados dos Estados Unidos em 32 voos fretados pelo governo norte-americano. As informações são da BH Airport, responsável pela administração do aeroporto, e foram divulgadas pelo Poder360.

Essas operações ocorreram durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva no Brasil, enquanto o democrata Joe Biden ocupava a presidência dos EUA. Desde 20 de janeiro de 2025, Donald Trump (Republicano) assumiu o governo norte-americano.

O primeiro voo de deportação de 2025 chegou a Confins em 10 de janeiro, antes da posse de Trump. Depois da posse, o primeiro voo com deportados dos EUA chegou ao Brasil no sábado 25 e, em vez de pousar na cidade mineira, aterrissou em Manaus, devido a problemas técnicos.

O governo Lula criticou o fato de os deportados terem chegado algemados no país e com os pés acorrentados, o que é um procedimento padrão do governo dos EUA em voos com deportados. Autoridades dos EUA justificam essa medida como necessária para garantir a segurança do voo.


Críticas do governo Lula ao uso de algemas pelos deportados

Além das críticas, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, mandou tirar as algemas. Esse comportamento do governo não ocorreu em qualquer um dos 32 voos desde 2023, no governo Biden, e tampouco nos 17 voos que ocorreram depois da posse de Ricardo Lewandowski como ministro da Justiça, em fevereiro de 2024.

Ricardo Lewandowski criticou o uso de algemas, afirmando que foi “desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”. Ele determinou que os deportados fossem transferidos para Confins em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

O processo de deportação inclui algemas, independentemente do governo, diz TV norte-americana

Conforme a emissora NBC News, o processo de deportação nos Estados Unidos segue um padrão, independentemente de quem esteja na administração do governo. Para serem deportadas, as pessoas são necessariamente detidas por alguma infração, que pode variar de um acidente de trânsito a crimes mais graves, como tráfico de drogas.

Depois da detenção, os imigrantes são transferidos para centros do Departamento de Imigração e Fiscalização Aduaneira (Immigration and Customs Enforcement, ou ICE). Lá, um juiz avalia o caso e decide sobre a deportação. No entanto, imigrantes que estão nos EUA há menos de dois anos podem ter seu processo decidido de forma mais rápida, sem a necessidade de análise judicial. Já para aqueles com mais tempo no país, o trâmite pode se estender por anos.

Uma vez concluída a decisão de deportação, os imigrantes são enviados de volta aos seus países em aviões do ICE, aeronaves militares ou até voos comerciais. Eles só podem levar uma mochila de até 18 kg e, na maioria das vezes, viajam algemados e com os pés acorrentados.


Biden deportou mais que Trump

Durante o governo de Biden, foram deportados 7.168 brasileiros, um número superior ao registrado nos governos anteriores. Os brasileiros representaram 1,3% do total de deportados no mandato do democrata, enquanto no governo Trump esse porcentual foi de 0,7% e no de Obama foi de 0,4%.

As deportações são contabilizadas pelo Department of Homeland Security com base nos anos fiscais, que começam em outubro do ano anterior e terminam em setembro do ano de referência. No governo Biden, isso inclui os anos fiscais de 2021 a 2024, começando ainda no primeiro mandato de Trump e terminando em setembro de 2024.

FONTE: REVISTA OESTE

CID GOMES ABANDONA disputa em 2026, mas manobra para manter o controle político

Senador busca vaga de vice para um dos irmãos enquanto mantém influência política no Ceará.
O senador Cid Gomes afirmou que não disputará as eleições de 2026, optando por focar em seus negócios, mas seguirá atuando nos bastidores da política. Ele busca garantir a vaga de vice na chapa de reeleição do governador Elmano de Freitas para um de seus irmãos, Ivo ou Lia Gomes. Durante a conferência de leitos no HGF, Elmano ressaltou a importância de Cid para o projeto político no Ceará, destacando sua contribuição contínua, mesmo sem ser candidato, e afirmando que, no momento certo, o grupo discutirá os próximos passos.

(Blog César Wagner)

domingo, 26 de janeiro de 2025

BANDIDOS TENTAM ASSALTAR O BANCO DO BRASIL DE MASSAPÊ E SE DÃO MAL

Na madrugada deste domingo (26), por volta das 3h, uma tentativa de assalto à agência do Banco do Brasil, em Massapê, foi frustrada pela Polícia Militar. Dois indivíduos armados foram presos em flagrante durante a ação, que contou com o apoio do Policiamento Ostensivo Geral (POG) de Massapê, do COTAR e da Força Tática de Sobral.

Com os suspeitos, foram apreendidas duas armas de fogo calibre 38, ambas municiadas. 

Os suspeitos foram conduzidos à delegacia regional de Sobral para os procedimentos legais. 

A polícia investiga se os indivíduos fazem parte de uma quadrilha especializada em crimes contra instituições financeiras.

Com informações do portal Sobral Online

PREÇO DA CARNE DISPARA: alta de 20,84% devasta o bolso do brasileiro

Cortes populares lideraram agravando o custo de vida.
Após ter tido uma queda de 9% em 2023, o preço da carne disparou 20,84% no ano passado, a maior alta desde 2019, quando o valor da proteína subiu 32,4%, segundos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Cortes populares de carne bovina foram destaque, como o acém (25,2%), patinho (24%) e contrafilé (20%).

Blog do César Wagner

Mulher é presa por atacar idosa com seringa infectada com HIV no Méier

Vítima foi medicada com coquetel contra o retrovírus e passou por exames de sangue.
Uma mulher foi presa em flagrante, neste sábado (25), por atacar uma idosa com uma seringa contendo líquido vermelho, em possível tentativa de contaminação pelo vírus HIV, no Méier, Zona Norte do Rio.

Testemunhas disseram que a criminosa furou a perna da vítima e fugiu. Taxistas que presenciaram o ocorrido orientaram a vítima a buscar imediatamente atendimento médico no Hospital Municipal Salgado Filho. Na unidade de saúde, a senhora foi medicada com coquetel anti-HIV e fez exames de sangue para avaliação.

A equipe da Operação Segurança Presente foi acionada e, após buscas, localizou a mulher na Rua Dias da Cruz, próximo ao número 715. Ela foi detida e conduzida para a 26ª DP (Todos os Santos), onde a vítima, após receber atendimento médico, reconheceu a suspeita.

A Polícia Civil investiga a motivação do crime e as circunstâncias. Outras testemunhas também serão ouvidas nos próximos dias.

Portal O Dia

Governo brasileiro determina retirada de algemas de deportados dos EUA

O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou a retirada de algemas de brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos e que estavam a bordo de uma aeronave norte-americana que pousou em Manaus na noite de sexta-feira (24).

“Na manhã de sábado (25), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, informou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre uma tentativa de autoridades dos Estados Unidos de manter cidadãos brasileiros algemados durante o voo de deportação para o Brasil”, informou o Ministério da Justiça.

Em nota, acrescentou que o ministério tomou conhecimento da situação dos brasileiros pelo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos Rodrigues. O voo, que tinha como destino o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, precisou fazer um pouso de emergência em Manaus devido a problemas técnicos.

Algemas retiradas

“Por orientação de Lewandowski, a Polícia Federal recepcionou os brasileiros e determinou a autoridades e representantes do governo norte-americano a imediata retirada das algemas”, reforçou o comunicado. “O ministro destacou ao presidente o flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”, acrescenta a nota.

Enfatiza que, ao tomar conhecimento da situação, Lula determinou que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fosse mobilizada para transportar os brasileiros até o destino final, “de modo a garantir que possam completar a viagem com dignidade e segurança.”

“O Ministério da Justiça e Segurança Pública enfatiza que a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis”, concluiu a pasta no comunicado.

Também em nota, a Polícia Federal confirmou que os 88 brasileiros que estavam a bordo da aeronave norte-americana com outros deportados dos Estados Unidos chegaram a Manaus algemados.

“Os brasileiros que chegaram algemados foram recebidos e imediatamente liberados das algemas pela Polícia Federal, na garantia da soberania brasileira em território nacional e dos protocolos de segurança em nosso país. A Polícia Federal proibiu que os brasileiros fossem novamente detidos pelas autoridades americanas.”

“Os passageiros foram acolhidos e acomodados na área restrita do aeroporto. No local, receberam bebida, comida, colchões e foram disponibilizados banheiros com chuveiros”, detalha a nota.

Por determinação da Presidência da República, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) transportará os brasileiros para o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, na tarde deste sábado.

Os brasileiros serão acompanhados e protegidos pelos militares da FAB e policiais federais brasileiros.


FAB

A FAB informou que uma aeronave KC-30 foi destacada, após solicitação do governo federal, para prestar apoio aéreo a passageiros deportados oriundos dos Estados Unidos que aguardam o término do traslado em Manaus.

A aeronave, segundo a FAB, decolou da Base Aérea de Brasília às 13h, com pouso previsto para 14h30 no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. “O tempo de solo em Manaus dependerá de trâmites diversos a serem realizados pelos órgãos competentes”.

De acordo com o comunicado, a FAB vai disponibilizar profissionais de saúde para realizar o acompanhamento dos passageiros deportados – durante o trajeto até o destino final, o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte.


Entenda

As operações de deportação em massa de imigrantes ilegais tiveram início poucos dias após o início do mandato do presidente norte-americano Donald Trump. Na noite da última quinta-feira (23), 538 pessoas foram detidas e centenas foram deportadas em operação anunciada pela Casa Branca.

“A administração Trump deteve 538 imigrantes ilegais criminosos”, anunciou a porta-voz Karoline Leavitt, acrescentando que centenas foram deportados em aviões do Exército norte-americano. “A maior operação de deportação em massa da história está em curso”, disse.

Ao longo da campanha presidencial, Trump prometeu conter a imigração ilegal no país, cenário classificado por ele como “emergência nacional”. Logo em seu primeiro dia na Presidência dos EUA, o republicano assinou ordens executivas destinadas a impedir a entrada de imigranteS nos Estados Unidos.

*Com informações da RTP / Agência Brasil

sábado, 25 de janeiro de 2025

POLÍCIA CIVIL DE SOBRAL REALIZA MAIS UMA PRISÃO

Na manhã do dia 24.01.2025, o Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) da Delegacia Regional Sobral, com apoio do Núcleo Operacional (Nuop) e da Delegacia Regional de Sobral, efetuou a prisão em flagrante de um suspeito de ser o autor de dois roubos de veículo e de um homicídio ocorrido no bairro Parque Silvana, município de Sobral.


Relembre o caso:

Na data de 23/01/25, o suspeito, utilizando-se de uma moto que acabara de roubar, dirigiu-se ao bairro Parque Silvana onde efetuou vários disparos de arma de fogo contra uma vítima, moradora do local. Após o crime, o suspeito ainda teria roubado outra moto no intuito de despistar os policiais, mas acabou sendo identificado e preso.

Realizados os procedimentos legais, o preso foi encaminhado para a penitenciária de Sobral e colocado à disposição do Poder Judiciário.

Importante destacar ainda a participação da população por meio de denúncias anônimas ao WhatsApp da Delegacia Regional de Sobral pelo número (88) 3677-4711 ou pelo telefone 181. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Morre mulher envenen*da que voltou a ser internada no Piauí

Maria Jocilene da Silva, vítima do arroz envenenado, morre no Heda.
Maria Jocilene da Silva, de 32 anos, uma das vítimas do caso do arroz envenenado no Piauí, morreu nesta sexta-feira (24). Ela estava internada em estado gravíssimo no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba. Jocilene tinha retornado ao hospital 20 dias após receber alta. A causa da morte será confirmada após perícia do Instituto de Medicina Legal (IML). O caso, que já vitimou cinco pessoas de uma mesma família, segue sendo investigado, com o padrasto Francisco de Assis Pereira da Costa como principal suspeito do crime no Piauí.


O que aconteceu

Morte de Maria Jocilene: A mulher que consumiu o arroz contaminado no dia 1º de janeiro, voltou a ser hospitalizada na última quarta-feira (22), após passar mal durante uma visita à residência onde ocorreu o envenenamento. Apesar dos esforços da equipe médica, ela morreu nesta sexta-feira (24). O hospital informou que a causa da morte será esclarecida após exames complementares do Instituto Médico Legal (IML).

Nota do Heda: “Após a constatação do óbito, o corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os devidos procedimentos. A causa do falecimento será divulgada somente após a conclusão da investigação. Neste momento de imensa dor, expressamos nossas mais sinceras condolências à família da paciente e rearmamos que a equipe multidisciplinar do Heda atuou com total dedicação, seguindo rigorosamente todos os protocolos e medidas necessárias para garantir o melhor atendimento desde a admissão da paciente”.

Arroz Envenenado: No dia 1º de janeiro, um arroz contaminado com terbufós (substância tóxica usada em pesticidas e proibida no Brasil) resultou na morte de cinco pessoas de uma mesma família, incluindo três crianças pequenas. O principal suspeito, Francisco de Assis Pereira da Costa, padrasto de uma das vítimas, foi preso acusado de ter contaminado o alimento por motivos de desavença familiar.
Investigação: Francisco de Assis, que teria fingido ser vítima do envenenamento, está preso temporariamente desde 8 de janeiro. Ele nega o crime, mas admitiu ter “nojo e raiva” da enteada, Francisca Maria, e de seus filhos. O IML já confirmou a presença de terbufós no arroz, e a polícia segue apurando as circunstâncias do crime.

Outras vítimas: Além de Maria Jocilene, outras sete pessoas consumiram o arroz envenenado. Três adultos e quatro crianças perderam a vida. Uma adolescente e um menino de 11 anos sobreviveram após internação.

Via portal Pi24h

Dívida da Venezuela com o Brasil já ultrapassa R$ 10 bilhões

Amigos de longa data, Lula (PT) e o ditador Nicolás Maduro, da Venezuela, pelo que consta, não estão se falando desde o imbróglio envolvendo a fraude nas eleições do país vizinho, em julho do ano passado. A partir desse entrevero, a negociação da dívida com o Brasil foi abandonada.

Só entre agosto e dezembro, o prejuízo cresceu 39,7 milhões de dólares, cerca de R$ 240 milhões de reais, na cotação atual.

O calote, ao todo, já passa de 1,7 bilhão de dólares, ou seja, mais de R$ 10 bilhões, e só cresce, segundo o Ministério da Fazenda.

A Secretaria de Assuntos Internacionais da Fazenda informou que não há qualquer atualização nesse processo com a Venezuela.

– Permanecemos no estágio de conciliação de contas, sem reuniões agendadas no momento – relatou.


AMIZADE QUE DÓI NO BOLSO DO BRASILEIRO

Quando Lula resolveu peitar o bom senso e receber o ditador Maduro em Brasília, com todas as honras de chefe de Estado, em maio de 2023, a dívida da Venezuela com o Brasil já era exorbitante: 1,27 bilhão de dólares, cerca de R$ 7,4 bilhões.

Via portal Pleno News

Polícias do Rio de Janeiro tiraram 732 fuzis das ruas em 2024

O Instituto de Segurança Pública (ISP), do Rio de Janeiro, fez um balanço das prisões e apreensões de armas e drogas no estado em 2024. Em doze meses, as polícias Civil e Militar retiraram das ruas 732 fuzis de circulação, uma média de dois por dia. Os dados divulgados na última sexta-feira (24) mostram um aumento de 20% nas apreensões entre 2023 e 2024. Foram 610 armas de longo alcance recolhidas em 2023, contra 732 armas de guerra apreendidas no ano passado.

Em 2024, as forças estaduais de segurança registraram 42.389 prisões em flagrante, representando um aumento de 14,7% em relação a 2023. Houve também 23.930 registros de apreensões de drogas, 6,2% a mais; 19.034 veículos roubados/furtados foram recuperados, 52 a cada 24 horas, um crescimento de 29,7%.

Os crimes contra a vida também apresentaram uma redução. O indicador letalidade violenta, que engloba homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, latrocínio e morte por intervenção de agente do estado, registrou redução de 11,1% entre janeiro e dezembro de 2024, quando comparado com o mesmo período de 2023. Os homicídios dolosos e as mortes por intervenção de agente do estado também caíram no ano passado, com diminuições de 11% e 19,8%, respectivamente.

De acordo com a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz, os resultados alcançados em 2024 reforçam a importância do trabalho constante das forças de segurança do Rio no enfrentamento à violência.

– A transparência dos dados divulgados pelo ISP é fundamental, pois auxilia na construção de políticas públicas de combate à criminalidade e no planejamento mais eficiente da segurança pública.

*Agência Brasil

Polícia resgata bebê sequestrada por falsa agente de saúde no PR

A bebê Eloah Pietra Almeida dos Santos, de 1 ano e seis meses de idade, foi resgatada pela polícia nesta sexta-feira (24) de um cativeiro em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, após ter sido sequestrada na última quinta (23) por uma mulher que teria fingido ser uma agente de saúde. A criança está bem e a suspeita de ter cometido o crime foi presa.

O resgate foi feito pelo serviço de inteligência da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), da Polícia Militar. De acordo com o secretário de Segurança do estado, coronel Hudson Teixeira, a mulher que foi detida estava sozinha com a criança quando foi encontrada. Eloah foi levada inicialmente para a sede do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) e, depois, ao Conselho Tutelar.

– É um momento de emoção, de felicidade, de orgulho, orgulho dos policiais que servem as nossas polícias, eles que fizeram o trabalho, eles que localizaram, eles que trabalharam, eles que localizaram o veículo, fizeram o monitoramento e o rastreio de todas as câmeras da região – disse o secretário.

Ainda não há informações sobre qual foi a motivação do sequestro e nem se a mulher que raptou Eloah agiu sozinha. A Polícia Civil, porém, informou que continua investigando o caso.


SOBRE O CASO

De acordo com a Polícia Militar, uma mulher que estava vestida com avental e máscara sanitária chegou à casa da família de Eloah por volta das 11h50, e se identificou como agente de saúde. A sequestradora teria afirmado que a mãe da criança, de 27 anos, precisava fazer um exame de sangue devido a uma denúncia.

À polícia, familiares de Eloah disseram que a mulher deu um líquido para a mãe beber e pediu que ela e a criança entrassem em um carro branco, sem placas. Já no carro, a suposta agente pediu que a mãe prendesse a criança na cadeirinha. No momento em que a mãe desceu do veículo para arrumar a cadeirinha, a sequestradora acelerou, levando a criança e deixando a mãe para trás.

Via portal Pleno News

EM SOBRAL: BANDIDO VESTIDO COM FARDA DA GRENDENE TENTA ROUBAR MULHER E ATIRA CONTRA A VÍTIMA; VÍDEO

Um vídeo que circula em grupos de WhatsApp registrou uma tentativa de assalto envolvendo um indivíduo que usava uma farda de uma empresa Grendene/Sobral. Nas imagens, é possível ver o momento em que o suspeito tenta abordar uma mulher e em seguida efetua um disparo de arma de fogo contra a vítima, que felizmente não foi atingida. O fato aconteceu nas proximidades do bairro Dom Expedito.

De acordo com informações, a vítima seria esposa de um policial militar e estava a caminho do trabalho quando foi surpreendida pelo criminoso. O homem estava em uma motocicleta vermelha, usando capacete preto e carregava uma bolsa, supostamente para despistar as autoridades.

A Polícia Civil iniciou as investigações na manhã deste sábado, dia 25, para identificar e localizar o autor do crime.

Mais informações a qualquer momento!

Com informações do portal Fnews

Cantora Laninha Show é sequestrada na madrugada deste sábado (25), em Fortaleza

Artista estava voltando de uma apresentação com os filhos, quando foi surpreendida pelos bandidos.
A cantora de forró Laninha Show foi sequestrada na madrugada deste sábado (25). O crime aconteceu por volta das 2h da manhã, após ela voltar de uma apresentação em um restaurante no bairro Aldeota.

Em nota, a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) afirmou que Laninha estava junto dos filhos quando foi abordada pelos criminosos. Eles seguiram no carro da vítima até o túnel da Av. Humberto Monte, quando se depararam com uma blitz da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC).

Com medo de serem descobertos, os suspeitos tentaram dar a ré para se afastarem do bloqueio, mas essa ação levantou suspeitas nas equipes de segurança.

"Durante a abordagem, uma mulher e três crianças saíram correndo do carro, enquanto dois homens armados desembarcaram e fizeram menção de atirar contra os agentes", diz o comunicado da GMF.


Prisão

O primeiro suspeito, um homem de 32 anos, foi rendido próximo à blitz da AMC, com o uso de armas não letais. Já o segundo, de 31 anos, tentou fugir em direção ao Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará (UFC), mas foi capturado por agentes da Polícia Rodoviária Estadual.

À reportagem, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que "o segundo suspeito capturado estava com um mandado de prisão preventiva em aberto pelos crimes de receptação, roubo, adulteração de sinal identificador de veículo".

Os dois homens foram conduzidos para a Delegacia do 32º Distrito Policial (32º DP), onde foram autuados pelo crime de extorsão mediante sequestro. No veículo da cantora, foi encontrado um falso revólver, que teria sido usado pelos criminosos para render as vítimas.


Cantora e família estão bem

Em comunicado oficial, a equipe de Laninha esclareceu que ela e os filhos estão seguros e bem, mas que, devido ao susto, ela optou por cancelar os compromissos deste fim de semana. A cantora estava com uma apresentação marcada para este sábado, em uma casa de shows no bairro Dionísio Torres.

"Estou me recuperando emocionalmente e priorizando minha saúde e a de minha família. Peço a compreensão de todos nesse momento delicado. Porém, quero deixar claro que, a partir da próxima semana, seguiremos com nossa agenda normalmente", anunciou.

Laninha também agradeceu o carinho que vem recebendo dos fãs e admiradores. "Isso tem nos dado força para seguir em frente", concluiu.

Fonte: Diário do Nordeste
*Sob supervisão da jornalista Nayana Siebra

POLÍCIA CIVIL PRENDE INTEGRANTE DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE PUBLICAVA CONTEÚDO DE FACÇÃO EM REDE SOCIAL

A Polícia Civil do Ceará, através do Núcleo de Combate ao Crime Organizado da Delegacia Regional de Sobral e equipes da DRACO, prendeu em flagrante delito, um homem no bairro Terrenos Novos, ao ser identificado como integrante de organização criminosa que publicava vídeos e imagens de uma facção carioca que tentava invadir um bairro vizinho.

O homem, que já havia sido preso em 2023 pela Polícia Militar, também em contexto de conflito entre facções, ao ser flagrado com 3 pistolas, estaria novamente inserido em recentes ataques a um residencial na cidade de Sobral, publicando fotos e vídeos que incitavam e enalteciam delitos de organização criminosa.

Esta é a 8ª prisão do NCCO em 2025.

EDITORIAL FOLHA: Lula abusa do sigilo de informações ao público

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda propor neste ano modificações pontuais na Lei de Acesso à Informação, com foco sobretudo no trecho que permite a autoridades decretar sigilo de até cem anos para informações pessoais.

Trata-se de promessa de campanha. Em 2022, o petista criticou, com razão, o abuso desse mecanismo por parte da gestão Jair Bolsonaro (PL), que o utilizou de maneira a livrar de escrutínio diversos atos questionáveis ou suspeitos praticados pelo então presidente e por seus aliados.

Houve, de fato, retrocesso acintoso durante o governo anterior, quando o manto do segredo revestiu informações de evidente caráter público —como o processo disciplinar instaurado contra o general Eduardo Pazuello e a lista das vezes em que os filhos de Bolsonaro visitaram o Planalto.

Esses e outros casos envolvendo o círculo do agora ex-presidente configuraram clara distorção do dispositivo legal, cuja função é garantir proteção à intimidade, vida privada, honra e imagem dos cidadãos em geral. A prerrogativa, no entanto, não deveria beneficiar figuras públicas que têm contas a prestar à sociedade.

Lula, que empenhou sua palavra em acabar com essa deturpação, agiu da mesma forma que seu antecessor. Sob direção do petista, tornaram-se sigilosas, por exemplo, informações relativas à agenda da primeira-dama e à declaração de conflito de interesses do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Agora, na metade do mandato, o governo parece se mobilizar para bloquear a brecha pela qual passaram esses variados episódios de desfaçatez e desrespeito a princípios republicanos básicos.

A primeira iniciativa, de setembro de 2024, foi uma portaria normativa da Controladoria-Geral da União, segundo a qual o sigilo de uma informação permanecerá por até 15 anos, e não cem, sempre que for decretada uma restrição de acesso sem indicação expressa quanto ao prazo.

A novidade representa um avanço pequeno e, na prática, possibilita um retrocesso ao prever a reavaliação ad infinitum da restrição de acesso ao fim dos 15 anos —em outras palavras, um convite ao sigilo eterno.

A outra iniciativa é mais importante, por se tratar de projeto de lei. Segundo se noticia, pretende-se que, no caso dos cidadãos comuns, o sigilo para informações pessoais esteja limitado a cinco anos após a morte do indivíduo; no caso de agentes públicos, o acesso aos dados ocorreria com mais facilidade do que hoje.

O prazo, a bem da verdade, é o de menos; mais relevante é definir quais informações podem ser enquadradas como de caráter pessoal e quais devem ser tratadas como públicas, ainda que digam respeito a indivíduos sem cargo no aparato estatal —como a primeira-dama, por exemplo.

É necessário recuperar a ideia —perdida nos últimos anos— de que, na administração pública, a transparência deve ser a regra, e o segredo, a exceção.

Fonte: Folha de S. Paulo

CH4CINA EM URUBURETAMA: corpos são encontrados em cenário de violência na zona rural

Na manhã deste sábado (24), uma chacina chocou o município de Uruburetama, no interior do Ceará. Por volta das 7h, conformes informações preliminares a polícia tomou conhecimento que cinco pessoas teriam sido brutalmente assassinadas em diferentes pontos da região. Algumas das execuções ocorreram nas localidades de Itacolomi e em um bananal próximo.

No local, corpos foram encontrados espalhados, enquanto uma quinta vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital. Segundo fontes do blog, um dos corpos foi localizado em Itacolomi, enquanto outros dois foram descobertos em um bananal, aumentando o clima de tensão na área rural.

As Polícias Civil e Militar e equipes da Perícia Forense foram acionadas para o local e seguem investigando as denúncias do crime. Até o momento, as motivações e os possíveis autores do massacre não foram identificados.

Essa é mais uma ocorrência que evidencia o aumento da violência em áreas do interior, deixando uma comunidade em estado de choque e cobrando respostas urgentes das autoridades. Novas informações deverão surgir à medida que as investigações avançam.

Atualização: Informações apontam que crimes foram cometidos em Uruburetama, município vizinho.

Blog César Wagner
* Imagem meramente ilustrativa

PRESSÃO PÚBLICA FAZ JUSTIÇA revogar saída de estupradores e Feminicida para evento Geek (SANA) em Fortaleza (vídeo)

Após a denúncia do presidente estadual da União Brasil, Capitão Wagner, a Justiça revogou a decisão que permitia a saída de presos condenados, incluindo estupradores e um feminicida para frequentarem o evento SANA em Fortaleza. Veja o vídeo com os detalhes!

Via Blog César Wagner

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More