Total de visualizações

DETETIVE PARTICULAR - NÃO FIQUE NA DÚVIDA

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

 

SOBRALNET - A MELHOR INTERNET DO BRASIL!

O MAIOR CHITÃO DE SOBRAL E REGIÃO SERÁ NA FAZENDA ALEGRE

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

"ONG DAS QUENTINHAS": banquete familiar com dinheiro público

Parece que a solidariedade tem sobrenome! A ONG que deveria alimentar os mais pobres resolveu servir um banquete milionário para a própria família. Com R$ 5,6 milhões para distribuir quentinhas e mais R$ 5,2 milhões para "capacitação", o grupo contratou uma empresa do dono e outra do sobrinho. Coincidência? Claro que não! Enquanto a população passa fome, o único prato cheio aqui é o dos amigos do governo.

Saiba mais: clique AQUI

Vídeo mostra momento da decolagem e queda de avião na Barra Funda

Um avião de pequeno porte King Air F-90 caiu na manhã desta sexta-feira (7), na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. A aeronave havia decolado do Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte da cidade, com destino a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Um vídeo divulgado mostra as imagens do momento em que a aeronave sai do Campo de Marte, e outra câmera de segurança da Prefeitura de São Paulo registrou o momento da queda.

No vídeo, é possível ver o avião decolando normalmente do Campo de Marte. No entanto, minutos depois, a câmera de segurança captura o exato instante em que o avião cai na Avenida Marquês de São Vicente. A imagem mostra o momento em que a aeronave toca o solo e pega fogo, com uma grande cortina de fumaça preta subindo imediatamente após o impacto, e as chamas se espalhando rapidamente.

A aeronave está registrada em nome de Marcio Louzada Carpena e Maria da Graça Paz Louzada. Há exatos 43 dias, Márcio comemorava em família a compra do avião que caiu nesta sexta-feira. Infelizmente, tanto Márcio quanto o piloto Gustavo Medeiros faleceram no acidente. Além disso, o avião atingiu um ônibus durante a queda, deixando mais seis pessoas feridas.

O avião decolou do Campo de Marte apenas minutos antes de cair, com destino a Porto Alegre, onde está localizada a sede da empresa de advocacia de um dos proprietários da aeronave. A tragédia resultou na morte de pelo menos duas pessoas.

As causas do acidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades competentes. A Aeronáutica e a Polícia Civil já estão apurando os detalhes do ocorrido para entender as circunstâncias que levaram à queda do avião.
(Gazeta Brasil)

POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM SUSPEITO DE HOMICÍDIO NO DISTRITO DE SALGADO DOS MACHADOS, EM SOBRAL

Na manhã do dia 06.02.2025, o Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) da Delegacia Regional Sobral, com apoio do Núcleo Operacional (NUOP), deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido em desfavor de um homem denunciado pela prática de um homicídio ocorrido no Distrito de Salgado dos Machados, município de Sobral/CE.


Relembre o caso

No dia 28.06.2024, a vítima se dirigiu até o distrito de Salgado dos Machados para realizar uma entrega de materiais de construção quando teria sido surpreendida pelo suspeito, que realizou disparos de arma de fogo em sua direção. A vitima não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O suspeito foi denunciado pelo Ministério Público, que representou pela prisão preventiva do indivíduo. O Poder Judiciário acatou a representação e expediu o mandado de prisão que foi cumprido pela Polícia Civil na manhã de hoje.

No momento do cumprimento do mandado o indivíduo tentou empreender fuga por uma área de mata, porém foi interceptado com êxito pela equipe de policiais civis que realizaram o cerco no perímetro.

O capturado possui antecedentes policiais por homicídio, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

Cumpridas as formalidades legais, o indivíduo foi encaminhado para a penitenciária de Sobral onde foi colocado à disposição do Poder Judiciário.

Importante destacar ainda a participação da população por meio de denúncias anônimas ao WhatsApp da Delegacia Regional de Sobral pelo número (88) 3677-4711 ou pelo telefone 181 (disque-denúncia). O sigilo e o anonimato são garantidos.

TRAGÉD1A NA CE 362 - CRIANÇA DE 7 ANOS MORRE EM TRÁGICO ACIDENTE ENTRE MASSAPÊ E SENADOR SÁ

A noite desta quinta-feira (6) foi marcada por uma ragédia na CE-362, próximo ao município de Senador Sá. Um grave acidente entre um carro de passeio e um caminhão resultou na mort3 do pequeno José Heitor Albuquerque Monte, de apenas 7 anos, deixando sua mãe, Keyla Vanessa Albuquerque, inconsolável diante da tragédi4.
No veículo, além da mãe e do menino, estavam a avó e a babá. O impacto foi devastador, atingindo principalmente o lado onde estava a criança. A babá, que estava ao lado dele, teve as pernas fraturadas. A mãe, ainda presa entre as ferragens no momento do resgate, foi retirada com vida, mas entrou em estado de choque ao perceber a perda do filho.

A dor da mãe foi ainda mais profunda porque, há quatro anos, ela já havia perdido o marido para a COVID-19. Desde então, Heitor era seu maior companheiro e motivo de força.

Segundo informações, o veículo estaria parado na rodovia, porém foi constatado no laudo pericial da PRE, que o caminhão estava em movimento, com todos os faróis ligados, apenas em baixa velocidade devido à chuva e à descida da ladeira.

A motorista do carro tentou desviar, mas acabou colidindo. As vítimas foram socorridas para o hospital municipal de Senador Sá, infelizmente, o pequeno José Heitor não resistiu.

A tragédia deixa uma mãe dilacerada e uma família em luto. Mais uma vida interrompida nas estradas, mais um sonho desfeito pelo descaso e pela imprudência. Nossos sentimentos aos familiares e amigos.

Com informações Sobral Online

Inflação do cafezinho: preço deve subir ainda mais 25% e pesar no bolso dos brasileiros

O café, um dos itens mais consumidos pelos brasileiros, deve continuar pesando no bolso do consumidor. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o preço do produto nos supermercados pode subir até 25% nos próximos dois meses. A alta se soma ao aumento acumulado de 37,4% registrado em 2024 em relação ao ano anterior, tornando o café o item mais caro da cesta básica.

A valorização do café tem sido impulsionada por diversos fatores. Desde 2021, as safras têm sido prejudicadas por condições climáticas adversas, como seca e altas temperaturas, que resultaram em colheitas menores. A demanda global crescente e o dólar valorizado frente ao real também tornaram o mercado externo mais atraente, pressionando ainda mais os preços no Brasil. Além disso, os custos logísticos elevados contribuíram para o aumento no valor do produto.

Segundo Pavel Cardoso, presidente da Abic, o setor industrial ainda não repassou integralmente os custos mais altos aos consumidores. Em 2024, o preço da matéria-prima encareceu 116,7% em relação ao ano anterior, e parte desse aumento deve ser sentida ao longo do primeiro semestre. Em dezembro passado, um pacote de 1 kg do café tradicional era encontrado por R$ 48,90, mas esse valor pode sofrer novos reajustes.

A escalada de preços do café supera a alta de outros produtos essenciais da cesta básica. De acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), enquanto o café registrou aumento de 37,4% em 2024, itens como leite (18,4%), arroz (15%) e óleo de soja (26,6%) também apresentaram elevações, mas em patamares inferiores.

Para os consumidores, a esperança de alívio nos preços pode vir apenas no segundo semestre. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a safra de 2025 será 4,4% menor que a anterior, com produção projetada de 51,8 milhões de sacas. Apenas em setembro, com o término da colheita da safra atual, será possível avaliar se os preços terão uma tendência de estabilização ou queda, conforme aponta a Abic.

Até lá, os brasileiros devem se preparar para pagar mais caro pelo tradicional cafezinho.

(Gazeta Brasil)

Tráfico de drogas em voos da FAB: três militares e outros dois suspeitos são presos em operação no Amazonas

Três militares da Força Aérea Brasileira (FAB), com idades de 22, 23 e 26 anos, foram presos no município de São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas, durante uma operação de combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A prisão ocorreu na última segunda-feira (3), durante a operação ‘Queda do Céu’, deflagrada pela Delegacia Especializada de Polícia da cidade.

Os militares são acusados de facilitar o transporte de drogas nos voos militares da FAB, especialmente entre São Gabriel da Cachoeira e Manaus. Além deles, dois outros envolvidos também foram detidos, incluindo um homem de 42 anos, apontado pelas investigações como responsável por financiar o tráfico e lavar o dinheiro proveniente do crime, utilizando o aluguel de veículos.

A operação é um desdobramento de uma apreensão realizada em junho de 2024, quando 342 quilos de drogas foram confiscados e um soldado da ativa do Exército Brasileiro, junto a dois ex-militares, foi preso. De acordo com a delegada Grace Jardim, responsável pelas investigações, a operação visa desarticular um esquema criminoso que envolvia o uso de voos militares para o transporte de entorpecentes.

Além dos militares, um homem de 26 anos, preso em Santa Isabel do Rio Negro, foi identificado como o recrutador de pessoas responsáveis pelo transporte da droga até a capital amazonense. A investigação também revelou que o homem de 42 anos, envolvido no esquema, movimentou cerca de R$ 2 milhões em 2024, embora declarasse uma renda mensal de apenas R$ 1 mil. Com ele, foram apreendidos três carros e quatro motocicletas.

A Força Aérea Brasileira se manifestou sobre o caso, repudiando a conduta dos envolvidos e afirmando que está colaborando com as investigações. Em nota oficial, o Comando da Aeronáutica reafirmou que “não compactua com condutas que não estão de acordo com os valores, a dedicação e o trabalho do efetivo em prol do cumprimento de sua missão institucional”.

(Gazeta Brasil)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Fachin vota para manter restrições a operações policiais no Rio de Janeiro

Ministro reafirmou diversas determinações para atuação da PM.
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (5) para manter restrições às operações realizadas pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. Fachin é relator do processo que trata da letalidade policial na capital fluminense.

A Corte julga definitivamente a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, conhecida com ADPF das Favelas. Na ação, que foi protocolada em 2019 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), a Corte já determinou medidas para reduzir a letalidade durante operações realizadas pela Polícia Militar do Rio contra o crime organizado nas comunidades da capital fluminense.

Durante a tramitação da ADPF, o Supremo obrigou o uso de câmeras corporais nas fardas dos policiais e nas viaturas, além da determinação de aviso antecipado das operações para autoridades das áreas de saúde e educação a fim de proteger escolas e unidades de saúde de tiroteios entre policiais e criminosos.

Ao proferir voto definitivo (mérito) sobre a questão, Fachin reafirmou diversas determinações para atuação da PM durante as operações e na investigação criminal de mortes de moradores das comunidades e policiais ocorridas durante as operações.

Após o voto do ministro, o julgamento foi suspenso. Segundo o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, o julgamento deverá ser retomado no próximo mês.

Fachin fez as seguintes determinações:

– Divulgação de dados sobre mortes em operações – O estado do Rio deverá divulgar dados sobre as mortes por letalidade policial. Os dados deverão conter as ocorrências com morte por unidade ou batalhão e devem esclarecer se o agente atingido estava em serviço e se o óbito ocorreu em uma operação policial;

– Uso diferenciado da força – As ações policiais deverão observar os princípios constantes na Lei 13.060/2014, norma que definiu que a utilização de armas de fogo pelos agentes de segurança deve seguir os princípios da razoabilidade e proporcionalidade, ou seja, o uso proporcional da força policial conforme a circunstância;

– Acompanhamento psicológico de policiais – Obrigar a participação de policiais envolvidos em operações com mortes em programa de assistência psicológica;

– Helicópteros – O uso de helicópteros deve ocorrer somente em casos de “estrita necessidade”, que deverá ser comprovada em relatório posterior à realização da operação;

– Buscas domiciliares – Somente em flagrante delito, não sendo admitido o ingresso forçado de policiais a partir de denúncia anônima como justificativa exclusiva para a diligência;

– Ambulâncias em operações policiais – Determina a regulamentação de lei estadual para o acompanhamento obrigatório de ambulâncias nas operações;

– Preservação de local e vestígios de crime – Os agentes devem preservar os vestígios de crimes para evitar a remoção indevida de cadáveres e descarte de provas;

– Operações nas proximidades de escolas e hospitais – Os locais não podem ser usados como base para as operações;

– Relatórios de operações policiais – A polícia deverá elaborar um relatório das operações, que deverá ser encaminhado ao Ministério Público;

– Câmeras nas fardas – O estado do Rio deverá implantar sistemas de gravação de áudio e vídeo nas viaturas das polícias militar e civil e nas fardas dos policiais;

– Perícia – Os peritos deverão guardar, em meio eletrônico, todas as provas periciais produzidas em investigações de crimes contra a vida;

– Investigação – Criação de um comitê para acompanhar o cumprimento das medidas determinadas.


Voto

Fachin rebateu acusações de que a Corte está impedindo o trabalho regular da polícia do Rio e fortalecendo o crime organizado.

Na avaliação do ministro, as disputas territoriais, a circulação de armamento pesado e a presença de criminosos de outros estados nas comunidades do Rio são situações que ocorrem antes da tramitação da ADPF no Supremo.

“Imputar problemas crônicos e de origem anterior à presente Arguição a medidas impostas por esta Corte consiste não apenas em grave equívoco, mas em inverdade”, afirmou.

O relator também voltou a ressaltar que as restrições impostas pelo Supremo às operações policiais não proibiram a realização dessas operações.

“Inexiste qualquer dado, documento ou análise consistente que estabeleça nexos de causalidade entre os referidos problemas preexistentes e as medidas tomadas por esta Corte no âmbito da ADPF 635, as quais jamais proibiram a realização de operações policiais, mas tão somente exigem o atendimento a parâmetros mínimos de planejamento, transparência e controle externo”, garantiu.


Resultados

Edson Fachin também ressaltou que as medidas tomadas pela Corte reduziram os números da letalidade policial no Rio.

Citando dados do Ministério Público do Rio, o relator disse que a redução de mortes por intervenção policial foi de 52% entre 2019 e 2023. Conforme os dados, em 2023, foram registradas 871 mortes durante operações. Em 2019, ano em que a ADPF foi protocolada, foram registradas 1.814 mortes.

“Tais números evidenciam que a adoção de parâmetros de transparência e controle na atividade policial têm o condão de viabilizar o exercício das funções de segurança pública de forma competente e sem elevação de índices de criminalidade”, comentou. (Com ABr)

Correios já começam 2025 dando prejuízo: R$500 milhões somente em janeiro

A derrocada financeira dos Correios segue firme em janeiro. A empresa não conseguiu lucrar o suficiente para cobrir o custo mensal de R$1,9 bilhão para funcionar. A coluna teve acesso a documentos internos da estatal que mostram que a receita do primeiro mês do ano ficou em R$1,42 bilhão, portanto, não atingiu o valor mínimo de custeio. É mais um prego no caixão de Fabiano Silva dos Santos, com a demissão da presidência dos Correios encaminhada e o cargo prometido ao centrão.


Ladeira abaixo

Os minguados resultados iniciais deste ano foram um banho de água fria. Em janeiro de 2024, a receita dos Correios foi de R$1,81 bilhão.


Tudo em queda

O volume de encomendas registrou queda de 19,42%, apontam documentos internos. Passou de 201,59 milhões para 162,43 milhões.


Meu pirão

Apesar da estatal no vermelho, a diretoria dos Correios fez despesas de mais de R$6,1 milhões, entre janeiro e setembro de 2024.


Como explica?

“As demonstrações financeiras serão aprovadas e publicadas na página dos Correios”, foi o que disse à coluna a estatal para explicar o rombo.

(Diário do Poder)

Lula promete taxar produtos dos EUA caso Trump aumente tarifas para o Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (4) que o Brasil adotará medidas de reciprocidade caso os Estados Unidos imponham tarifas sobre produtos brasileiros, como parte do novo pacote comercial anunciado por Donald Trump.

“É o mínimo de defesa, o governo merece utilizar a lei da reciprocidade. Você tem na Organização Mundial do Comércio uma permissão para que possa taxar qualquer produto até 35%. Para nós, o que seria importante seria os EUA baixar a taxação e nós baixarmos a taxação. Mas se ele e qualquer país aumentar a taxação do Brasil, nós iremos taxá-los também. Isso é simples e muito democrático”, declarou Lula em entrevista a rádios mineiras.

Na terça-feira (3), Trump cumpriu sua promessa de campanha e aumentou as tarifas comerciais sobre Canadá, México e China. A sobretaxa para os dois primeiros países foi suspensa temporariamente após um acordo, mas o presidente americano já sinalizou que também pretende atingir países da União Europeia e do BRICS, incluindo o Brasil.

Além disso, Trump reiterou que os EUA não permitirão que os países do BRICS substituam o dólar no comércio internacional e ameaçou tarifas de até 100% contra qualquer país que apoiar uma alternativa à moeda americana. “Não há chance de que o BRICS substitua o dólar dos EUA no comércio internacional, ou em qualquer outro lugar, e qualquer país que tentar deve dizer olá para as tarifas e adeus para a América”, escreveu o presidente na rede Truth Social.


Lula critica plano de Trump para Gaza

Lula também criticou as recentes declarações de Trump sobre um possível controle americano da Faixa de Gaza no pós-guerra. O presidente brasileiro classificou a proposta como irrealista e questionou a legitimidade dos EUA para liderar a reconstrução do território palestino.

“Estamos vivendo um momento em que quanto mais coisas irreais você falar, mais você tem destaque na mídia internacional. Não tem sentido o presidente dos Estados Unidos se reunir com o presidente de Israel e falar que vai ocupar Gaza. Os palestinos vão para onde? (…) O que aconteceu em Gaza foi um genocídio e eu sinceramente não sei se os EUA, que fazem parte de tudo isso, seriam o país para tentar cuidar de Gaza”, disse Lula.

Na terça-feira (3), ao lado do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, Trump sugeriu realocar permanentemente os palestinos que vivem em Gaza para outros países e reafirmou o compromisso de eliminar o Hamas.

“Os EUA tomarão conta da Faixa de Gaza e nós também faremos um trabalho ali. No que diz respeito a Gaza, faremos o que for necessário. Se for necessário [enviar tropas], faremos isso”, declarou Trump.

(Hora Brasília)

Trump confirma fechamento da Usaid e diz que agência está “repleta de fraudes”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (4) o fechamento da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), principal órgão de assistência humanitária do país. A decisão veio um dia após o chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge), Elon Musk, declarar sua intenção de encerrar a agência.

Trump justificou o fechamento alegando que a Usaid está “repleta de fraudes” e elogiou Musk por sua atuação no governo. “A Usaid é administrada por um bando de lunáticos radicais, e estamos tirando todos de lá”, afirmou o presidente no último domingo (2).

A agência, criada na Guerra Fria, gerencia a maior parte da ajuda humanitária global dos EUA e, em 2024, foi responsável por 42% das ações classificadas como ajuda emergencial pela ONU.
Musk defende decisão e chama agência de “ninho de vermes”

Elon Musk foi um dos principais articuladores do fechamento da Usaid e classificou a agência como um “ninho de vermes”.

“Temos de nos livrar de tudo, está além de qualquer conserto”, declarou Musk em uma transmissão ao vivo na plataforma X (antigo Twitter).

Nos últimos dias, o site da Usaid saiu do ar e suas contas nas redes sociais foram suspensas.

O governo Trump vinha investigando a Usaid e identificou gastos direcionados a iniciativas ideológicas. Segundo a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, a agência utilizou US$ 1,64 milhão para programas de diversidade e inclusão no exterior.

“O Elon Musk descobriu que, por meio da Usaid, o governo Biden estava gastando US$ 32.000 para promover uma história em quadrinhos sobre transgêneros no Peru. Não quero que meu dinheiro seja gasto com essas porcarias”, afirmou Leavitt.

No domingo (2), o governo Trump removeu dois altos funcionários de segurança da Usaid por tentarem impedir a entrada de representantes do Doge em áreas restritas do prédio. Após o episódio, Musk reforçou sua posição: “A Usaid é uma organização criminosa. É hora de acabar com ela.”

O fechamento da Usaid faz parte de uma estratégia maior do governo Trump para reduzir os gastos com ajuda externa. Na semana passada, ele já havia ordenado um congelamento global da maioria dos fundos humanitários, e Musk estima que a medida pode reduzir o déficit dos EUA em US$ 1 trilhão no próximo ano.

Especialistas alertam que a decisão pode ter impactos em diversas regiões em crise, já que os EUA, mesmo gastando menos de 1% do orçamento anual em assistência estrangeira, são o maior doador humanitário do planeta.

Fundada em 1961 pelo presidente John F. Kennedy, a Usaid surgiu como uma ferramenta para ampliar a influência dos EUA no mundo e conter o avanço soviético durante a Guerra Fria. Diferente de outras secretarias de governo, a agência é independente e tem autonomia para definir prioridades e administrar seu orçamento sem interferência direta da Casa Branca.

Com mais de 10 mil funcionários, a Usaid disputa com o programa Belt and Road, da China, o título de maior doador de assistência global. Em 2023, os EUA destinaram US$ 72 bilhões à agência, financiando projetos de saúde feminina, acesso à água potável, combate à AIDS e segurança energética.

Apesar de sua importância, a Usaid já esteve envolvida em polêmicas e foi acusada de atuar em colaboração com a CIA para desestabilizar governos estrangeiros, incluindo o Brasil. Em 2002, uma comissão no Peru revelou que a agência ajudou a financiar esterilizações forçadas de mulheres indígenas durante o governo Alberto Fujimori nos anos 1990.

Com o fim da Usaid, cresce a incerteza sobre o futuro da política externa humanitária dos EUA e o impacto da medida em crises globais.

(Hora Brasília)

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Crise nos Correios: salários de janeiro atrasam e sindicato entra na justiça

O agravamento da crise nos Correios levou ao atraso no pagamento dos salários de parte dos funcionários referentes ao mês de janeiro. O Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares de São Paulo, Grande São Paulo e zona postal de Sorocaba (Sintect-SP) acionou a Justiça contra a estatal devido à falha no cumprimento do pagamento dentro do prazo estabelecido em acordo trabalhista vigente desde 1969.

De acordo com a entidade sindical, o problema foi causado pela centralização dos serviços de Recursos Humanos (RH) em Minas Gerais, uma decisão da atual gestão que, segundo o Sintect-SP, demonstrou “incompetência” ao não conseguir atender a demanda. A estatal conta com cerca de 85 mil funcionários diretos, e muitos desses trabalhadores foram prejudicados pelo atraso, segundo relato do sindicato.

Em ofício enviado à direção dos Correios na última segunda-feira (3), o sindicato destacou os impactos financeiros enfrentados pelos servidores, que tiveram dificuldades para pagar aluguéis, financiamentos e contas essenciais, como energia e água, gerando multas e juros.

Nas redes sociais, o presidente do Sintect-SP, Elias Diviza, manifestou esperança de que a situação seja resolvida até o final desta semana. Ele também cobrou transparência da estatal no cálculo do reajuste salarial dos trabalhadores, alegando que os valores não foram devidamente apurados.

“Não vamos aceitar que erros administrativos prejudiquem quem trabalha duro todos os dias”, afirmou Diviza em comunicado divulgado nas redes sociais do sindicato.

(Gazeta Brasil)

Asteroide colide com a Lua e forma dois enormes cânions em apenas dez minutos

O Grand Canyon é uma das maravilhas naturais da Terra, esculpido ao longo de milhões de anos pelo poder de erosão do rio Colorado. Próximo ao polo sul da Lua, existem dois cânions, cada um deles comparável em tamanho ao do Arizona, mas que resultaram de um processo bem diferente.

Uma nova pesquisa indica que esses cânions surgiram em menos de dez minutos após um asteroide ou um cometa atingir a superfície lunar há aproximadamente 3,8 bilhões de anos. Os dois cânions ficam em uma área chamada bacia de Schrödinger, no lado afastado do satélite.

Esse impacto liberou cerca de 130 vezes a energia de todo o arsenal nuclear atual, segundo o geólogo David Kring, do Instituto Lunar e Planetário da Associação de Pesquisa Espacial das Universidades em Houston. Ele é o autor principal do estudo publicado nesta terça-feira (4) na revista Nature Communications.

Os cientistas mapearam os desfiladeiros usando dados obtidos pela espaçonave robótica Lunar Reconnaissance Orbiter, da Nasa. Depois, utilizaram uma modelagem computacional para determinar as direções e velocidades do fluxo dos detritos resultantes do impacto. Eles descobriram que os destroços teriam viajado a cerca de 3.600 quilômetros por hora.

Um dos desfiladeiros, chamado Vallis Planck, mede aproximadamente 280 km de comprimento e 3,5 km de profundidade. O outro, chamado Vallis Schrödinger, tem em torno de 270 km de comprimento e 2,7 km de profundidade.

O impacto ocorreu durante um período de intenso bombardeio no Sistema Solar interno por rochas espaciais. Acredita-se que essas rochas tenham sido deslocadas depois de uma mudança nas órbitas dos planetas Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

O tamanho do objeto que atingiu a Lua é estimado em cerca de 25 km de diâmetro, maior do que o asteroide que atingiu a Terra há 66 milhões de anos e condenou os dinossauros.

"Quando o asteroide ou cometa atingiu a superfície lunar, ele escavou um volume tremendo de rocha, que foi lançado no espaço acima da superfície lunar antes de cair de volta. Pedaços de rocha dentro dessa cortina de detritos atingiram a superfície em uma série de impactos menores, esculpindo os cânions. Perto dos cânions, os detritos teriam coberto a paisagem", disse Kring.

Os cânions são cicatrizes em linha reta na superfície lunar, estendendo-se para fora de uma grande e redonda cratera, com crateras menores de impactos não relacionados nas proximidades.

O impacto abordado no novo estudo marcou um dos últimos dos grandes impactos nas superfícies da Lua e da Terra durante o período de bombardeio no início do Sistema Solar. O satélite natural ainda carrega essas cicatrizes em sua superfície, enquanto a Terra não.

Isso ocorre porque a Terra recicla sua superfície como parte de um processo geológico chamado tectônica de placas. A parte externa de nosso planeta é composta de placas de rocha do tamanho de continentes que se movem muito lentamente. Nos pontos onde se encontram, uma placa mergulha sob a outra, enviando rochas que estavam na superfície para o fundo. A Lua, um corpo menos dinâmico, não tem tectônica de placas.

As novas descobertas têm relevância para a exploração lunar nos próximos anos. A bacia de Schrödinger fica perto da zona de exploração do programa Artemis. A missão tem como objetivo colocar astronautas na Lua pela primeira vez desde os pousos da Apollo na década de 1970.

"Como os destroços do impacto de Schrödinger foram lançados para longe do polo sul lunar, rochas antigas na região polar estarão na superfície ou próximas dela, onde os astronautas da Artemis poderão coletá-las. Assim, será mais fácil para os astronautas coletar amostras do período mais antigo da história lunar", afirmou Kring.

"Essas rochas permitiriam aos cientistas testar a hipótese de que a Lua foi criada quando um grande objeto colidiu com a Terra e enviou material para o espaço, bem como a hipótese de que no início a superfície lunar era um oceano de magma", acrescentou Kring.

Fonte: Folha de S. Paulo

Finais do Cearense terão reconhecimento facial no Castelão

Finais do Campeonato Cearense estão marcadas para os dias 15 e 22 de março.

O governador do estado do Ceará, Elmano de de Freitas, anunciou nesta terça-feira (4) que o reconhecimento facial de torcedores na Arena Castelão já será feito nas finais do Campeonato Cearense, marcadas para os dias 15 e 22 de março.

  • Dias 15 e 22 de março, você, cidadão, que quer ir para o jogo, só pra se divertir, saiba que quem entrar no estádio (Castelão) vai entrar após um reconhecimento facial, e aquela pessoa que não pode estar no estádio será proibida de entrar, e você estará muito mais seguro e a sua família também – afirmou Elmano. Atual presidente do Fortaleza, Rolim Machado comentou. Recentemente, torcidas organizadas do Fortaleza se agrediram no estádio Domingão, em Horizonte, em jogo válido pelo Cearense.
  • O Governo do Ceará terá todo o apoio do Fortaleza para levar o torcedor e família para dentro do estádio.
  • O presidente do Ceará, João Paulo Silva, também se manifestou. Organizadas do clube também brigaram no Estádio Presidente Vargas, no Cearense.
  • Isso dá tranquilidade pro torcedor, ele (Elmano) sabe que tem o apoio dos times.
  • A biometria facial já está em uso em muitos estádios brasileiros, como por exemplo Maracanã, São Januário e Nilton Santos, no Rio de Janeiro; Allianz Parque, em São Paulo; Arena do Grêmio e Beira-Rio, no Rio Grande do Sul; Arena das Dunas, no Rio Grande do Norte; Arena Independência e Arena MRV, em Minas.

Cadastro por aplicativo

O cadastro será feito em casa, em qualquer dispositivo, por meio de aplicativo divulgado, e os dados serão compartilhados com a Secretaria de Segurança.

Não será necessário ingresso físico, código de barras, nem mesmo um documento com foto, apenas mostrar o rosto.

Fonte: G1

Lula diz ser contra anistia e diz que Bolsonaro, se concorrer com ele em 2026, vai perder novamente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou nesta quarta-feira (5) contra o pedido de anistia antecipada para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro, alegando que tais pedidos devem ser feitos somente após o julgamento dos acusados. Durante entrevista a rádios mineiras, Lula criticou as pessoas que buscam absolvição sem que o processo legal tenha sido concluído.

“As pessoas são muito interessantes. Nem terminou o processo e já querem anistia, ou seja, não acreditam que são inocentes? Deveriam acreditar que são inocentes e não pedir anistia antes do juiz determinar punição e se vai ter punição”, afirmou o presidente.

Lula disse que o processo judicial deve ser “altamente democrático”, garantindo a todos os acusados o direito de defesa. “Primeiro espera o julgamento, se defendam. Vai ter condenação ou não, vão ter o direito de defender”, disse o presidente. “Haverá o direito de defesa que nunca houve para mim. Para ele [Bolsonaro] vai ter”, completou, em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

O petista também foi questionado sobre a possibilidade de Bolsonaro concorrer às eleições novamente. Lula declarou: “Se a Justiça entender que Bolsonaro pode concorrer às eleições, ele vai concorrer. E se for comigo vai perder outra vez. Não há possibilidade de a mentira ganhar uma eleição nesse país. Estou muito tranquilo em relação a isso.”

“Quem vai decidir o processo é a Justiça. Eu acho que quem tentou dar um golpe, quem articulou inclusive a morte do presidente e do vice-presidente, do presidente do Tribunal Eleitoral, não merece absolvição. Eu acho. Por menos do que eles fizeram, muita gente no Partido Comunista foi morta”, disse o petista.

Em novembro de 2023, a Polícia Federal indiciou Bolsonaro e outras 36 pessoas no inquérito que investiga a tentativa de golpe. Entre os indiciados estão os ex-ministros Augusto Heleno e Walter Braga Netto, e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. O caso segue sendo analisado pela Justiça.

(Gazeta Brasil)

Mulher contrai raiva humana após ser mordida por sagui em Jucás/CE

Vítima só começou a sentir os sintomas dois meses depois do ataque.
Uma mulher de 58 anos foi diagnosticada, na semana passada, com raiva humana após sofrer mordida de um macaco sagui na cidade de Jucás, no interior do Ceará.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a paciente foi mordida pelo animal em novembro do ano passado; em 27 de janeiro deste ano ela buscou atendimento em um hospital do município, com náuseas, dificuldade de engolir e de falar e hidrofobia (aversão à água).

Por apresentar sintomas característicos da doença, a vítima foi encaminhada ao Hospital São José, em Fortaleza, onde passou por uma análise realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública e confirmada pelo Instituto Pasteur, em São Paulo, dando o diagnóstico de raiva humana. A mulher permanece hospitalizada.

Após o ocorrido, a Sesa realizou inquérito epidemiológico e busca ativa de animais silvestres na região de Jucás. A equipe também intensificou ações de educação em saúde para profissionais da assistência e Agentes de Combate às Endemias.

“Estivemos presencialmente e também realizamos uma webconferência sobre as profilaxias [medidas para amenizar os efeitos da doença] pré e pós-exposição. Estamos trabalhando de forma integrada com a imunização e o controle animal”, disse a articuladora do Grupo Técnico de Zoonoses da Sesa, Kellyn Cavalcante.

Raiva humana no Ceará

No período de 2008 a 2024, o Ceará registrou seis casos de raiva humana nos municípios de Camocim, Chaval, Ipu, Jati, Iracema e Cariús, conforme boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde.

Com a confirmação do diagnóstico da moradora de Jucás, esse é o quinto caso de raiva humana transmitida por saguis no Estado em 17 anos.

O médico Carlos Garcia orienta a população a manter distância desses animais que, pela origem silvestre, não podem ser vacinados.

“As pessoas devem evitar manter contato, seja alimentando ou acariciando. Caso note algum deles com comportamento estranho e fora do bando, a Secretaria Municipal da Saúde ou o Setor de Controle de Zoonoses deve ser comunicada para realizar a contenção correta”, disse Carlos Garcia.

A orientação do médico também vale para outros animais silvestres, como raposas e morcegos.

Entre 2008 e 2023 foram registrados seis óbitos pela doença. A vítima mais recente foi um agricultor, de 36 anos, atacado por um sagui na cidade de Cariús, em fevereiro de 2023. A vítima só buscou atendimento cerca de dois meses depois do ataque, mas não resistiu.

Já as outras mortes por raiva humana ocorreram nos municípios de Camocim (mordida de um sagui, em 2008), Chaval (mordida de cão, em 2010), Ipu (mordida de sagui, 2010), Jati (mordida de sagui, 2012) e Iracema (mordida de morcego, 2016).

Prevenção

Segundo a diretora técnica e infectologista do Hospital São José, Ruth Araújo, a vacinação e o soro antirrábico ainda são a principal forma de prevenção contra a raiva para seres humanos.

“A prevenção é a melhor forma de evitar a morte pela raiva. Existe a vacinação pré-exposição para quem mantém contato frequente com animais, como veterinários, e a pós-exposição para quem sofreu algum acidente.”

Caso uma pessoa seja agredida por algum animal, o recomendado é lavar o ferimento com bastante água e sabão e buscar imediatamente o posto de saúde mais próximo. O médico indicará a conduta adequada, considerando tanto a gravidade da lesão, como o animal que ocasionou o acidente.

A vacina antirrábica é administrada em quatro doses ao longo de duas semanas (no primeiro, terceiro, sétimo e 14º dia após o acidente), enquanto o soro antirrábico é aplicado em dose única no local da ferida. “Caso o animal agressor seja de rua ou silvestre, existe a necessidade do soro antirrábico, assim como em casos de acidentes graves com animais domésticos, como mordidas nas extremidades ou no rosto”, pontua a diretora técnica do HSJ.

Em 2024, o Ceará cumpriu a meta de vacinar 2,5 milhões de animais em todo o estado, sendo cerca de 1,5 milhão de cães e mais de 900 mil gatos. A imunização ocorre anualmente.

Para receber a vacina, o animal precisa estar saudável e ter mais de dois meses de vida. Também existem imunobiológicos específicos para animais de produção, como bois, cavalos e porcos.

Doença

A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida de um animal para uma pessoa por meio, principalmente, de mordedura ou lambedura. A condição é fatal e a melhor forma de evitá-la é a vacinação pós-exposição.

A doença é causada por um vírus que tende a migrar para o sistema nervoso central. Nos humanos, a condição pode causar um quadro de encefalite [inflamação no cérebro] aguda, resultando em alta taxa de letalidade: aproximadamente 100% dos casos são fatais.

Dentre os principais sinais e sintomas da doença em humanos, estão dificuldade de engolir (alimento, água ou saliva), fotofobia (desconforto visual em relação à claridade), tremores involuntários e salivação excessiva.

Em animais domésticos, como cães e gatos, também ocorre salivação em excesso associada à agressividade ou à mudança comportamental.

Fonte: G1

Confira as 67 vagas de emprego em Sobral nesta segunda-feira (05/2)

O Portal IDT/SINE está disponibilizando vagas de emprego em Sobral.

Para se candidatar a uma vaga, faça o agendamento clicando AQUI.

Depois disso, compareça à unidade do Vapt Vupt de Sobral, tendo em mãos RG, CPF, CARTEIRA DE TRABALHO, CURRÍCULO E O PASSAPORTE DE VACINAÇÃO.

Em caso de dúvidas consulte o serviço de atendimento, por telefone 0800 591.0363, ou visite a unidade do IDT/SINE (Vapt Vupt) em Sobral, Rua Cel. João Silvestre, 201 – Centro.

Rua Cel. José Silvestre, 201 – Centro – Fone: (85) 2180-6223 – OBS: Ao enviar seu currículo para este e-mail, coloque o nome da vaga pretendida no assunto da mensagem – Email: vagas.sobral@idt.org.br


OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS

Alinhador de pneus 01
Arrematador, no comércio 01
Atendente de balcão 01
Auxiliar de cozinha 02
Auxiliar de limpeza 01
Auxiliar de marceneiro 01
Consultor de vendas 01
Cozinheiro de restaurante 03
Eletricista auxiliar 02
Empregado doméstico nos serviços gerais 03
Empregado doméstico arrumador 01
Empregado domestico nos servicos gerais 01
Encarregado de manutenção 01
Farmacêutico 01
Garçom 01
Gerente de loja e supermercado 01
Mecânico de automóvel 04
Mecânico de veículos 01
Montador instalador de acessórios 01
Motofretista 01
Motorista carreteiro 01
Motorista de caminhão 01
Promotor de vendas 01
Recepcionista atendente 01
Recepcionista de consultório médico ou dentário 01
Representante comercial autônomo 06
Salgadeiro 02
Supervisor comercial 01
Técnico analista de processos de produção 01
Técnico analista de produção 03
Técnico de rede (telecomunicações) 02
Técnico de refrigeração (instalação) 01
Técnico em eletromecânica 01
Técnico em segurança do trabalho 01
Vendedor interno 04
Vendedor porta a porta 02
Vendedor pracista 05

Total 63

PESSOA COM DEFICIÊNCIA
OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS

Armador de estrutura de concreto 01
Pedreiro 01
Repositor - em supermercados 01
Servente de obras 01

Total 04

Juiz solta filha de sargento presa por roubo no Ceará e manda investigar policiais que a prenderam

Genro do agente também teve a prisão relaxada. Já o amigo do casal, teve a prisão preventiva decretada.

A filha de um sargento da Polícia Militar presa por roubo com o companheiro e um comparsa na cidade de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, teve a prisão em flagrante relaxada durante a audiência de custódia, realizada nesta terça-feira (4).

Ainda na audiência, o juiz determinou a prisão preventiva de Cauan e solicitou que a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD) a conduta dos policiais que prenderam os três.

Letícia Ribeiro dos Santos, 19 anos, foi capturada na noite de segunda-feira (3), em casa. Durante a abordagem, ela incitou um pitbull de estimação que atacou um dos agentes. O cão chegou a morder a perna de um militar, mas a mordida só atingiu a proteção da farda.

Na tentativa de facilitar a fuga do companheiro Izael Viktor Lopes da Masceno, 21 anos, e do amigo do casal, Cauan Gomes do Nascimento, de 23 anos, a jovem xingou e ameaçou os policiais, dizendo que era filha de um sargento.

Quando o pai dela chegou ao local, também tentou intimidar os agentes usando a patente. Um oficial foi chamado, mas optou por não realizar a condução do sargento.

A polícia apreendeu com o trio uma moto roubada, oito aparelhos celulares e uma pistola municiada. Letícia, Izael e Cauan foram autuados em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, roubo e adulteração de veículo automotor.

A jovem também irá responder por ofender a integridade corporal ou a saúde de outra pessoa, por conta do ataque do cachorro.


Audiência

Durante a audiência, o juiz de Direito decidiu pelo relaxamento da prisão de Letícia e de Izael. A ela não foi imposta medidas cautelares.

Já o companheiro da jovem deverá manter o endereço atualizado perante o Juízo do local do fato; fica proibido de frequentar bares e locais similares para ingestão de bebidas alcoólicas; e deve comparecer a todos os atos do processo sempre que for intimado. As medidas irão vigorar pelo prazo de 180 dias.


Moto e celulares roubados

Conforme a Polícia Militar, a ocorrência que levou a prisão dos três suspeitos teve início quando os agentes receberam informações de que uma motocicleta que havia sido roubada e usada em vários roubos no Bairro Jangurussu, em Fortaleza, estava transitando em Horizonte.

Durante as buscas, os policiais localizaram o veículo, já sem placa, estacionado na frente de uma residência na Rua Paulo Vieira do Vale, no Bairro Planalto Horizonte.

Ao perceber a presença dos policiais, dois homens que estavam na casa correram para o quintal. Visando evitar a fuga, os militares pularam o muro da casa, momento que Letícia usou um pitbull para atacar os agentes.

Com apoio de outras equipes, os policiais fizeram um cerco na região e capturaram os dois em cima do telhado de uma casa vizinha e a mulher dentro do imóvel. O material roubado foi recuperado.

Fonte: G1/CE

Inscrições para o XV Concurso de Juiz Federal Substituto da 5ª Região vão até 10/3

As inscrições para o concurso de juiz substituto do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF 5), que tem sob sua jurisdição os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Sergipe, estão abertas. Ao todo são 11 vagas, além do cadastro reserva.

Para participar o interessado deve ter diploma de bacharelado em Direito, ter exercido atividade jurídica por pelo menos de três anos e possuir certificado de habilitação no Exame Nacional de Magistratura (Enam). A remuneração será de R$ 35.845,21⁠

As inscrições para o concurso devem ser realizadas no site da banca organizadora, Fundação Getúlio Vargas (AQUI), até as 16horas do dia 10 de março. A taxa é de R$ 330 e deve ser paga até o dia 11 do mesmo mês. ⁠

Trump propõe que os EUA assumam controle da Faixa de Gaza

Em uma coletiva de imprensa realizada na noite de terça-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma proposta polêmica de ocupação dos Estados Unidos na Faixa de Gaza, imediatamente após sugerir a remoção de todos os palestinos da região para países vizinhos.

“O EUA assumirá o controle da Faixa de Gaza, e faremos um trabalho com isso também”, afirmou Trump, de 78 anos, ao lado do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, que elogiou a proposta. “Nós seremos responsáveis por desmontar todas as bombas não explodidas e outras armas no local, nivelar a área e eliminar os prédios destruídos – nivelar tudo e criar um desenvolvimento econômico que fornecerá um número ilimitado de empregos e moradias para as pessoas da região.”

Trump ainda afirmou que os cerca de 2 milhões de habitantes da Faixa de Gaza seriam realocados para países vizinhos em uma fase transitória, e que eles não teriam direito de retorno após esse processo. “Simplesmente não poderão voltar. Se voltarem, isso vai terminar do mesmo jeito que tem sido há 100 anos”, disse o presidente.

O presidente dos EUA também mencionou que enviaria tropas americanas para o território “se necessário” e imagina a região como um “local internacional inacreditável”, que seria visto como “a Riviera do Oriente Médio”, com alguns palestinos podendo se reestabelecer lá.

Netanyahu praticamente endossou a ideia, afirmando que acredita que poderia “mudar a história” e que vale a pena seguir essa abordagem. “Eu vejo um futuro diferente para essa região que tem sido foco de tantos ataques, terrorismo, provações e tribulações”, disse Netanyahu. “Ele tem uma ideia diferente, e eu acho que vale a pena prestar atenção nisso.”

Apesar de não ter apresentado um cronograma claro para a ocupação ou o reassentamento, Trump descreveu o plano como uma “forte recomendação” para trazer estabilidade à região. “Eu estudei isso muito de perto durante vários meses, e vi de todos os ângulos possíveis”, afirmou Trump. “Conversei com outros líderes no Oriente Médio e eles adoraram a ideia. Eles dizem que isso realmente traz estabilidade, e o que precisamos é de estabilidade.”

Trump também mencionou o recente cessar-fogo entre o Hamas e Israel, que foi alcançado após suas ameaças de represálias contra o grupo terrorista, caso um acordo para encerrar o conflito e libertar reféns não fosse firmado antes de sua posse, em 20 de janeiro. O Hamas ainda controla partes da Faixa de Gaza, apesar de ter perdido grande parte de seu poder durante o conflito de 16 meses.

Os líderes egípcios e jordanianos já rejeitaram o pedido de Trump para que aceitassem os gazenses em seus países. No entanto, Trump afirmou que acredita que as lideranças de Amã e Cairo acabarão aceitando a proposta, e que os gazenses ficariam entusiasmados com a ideia de se relocarem.

“Gaza é um buraco infernal agora”, disse Trump. “Já era antes do início dos bombardeios, e nós vamos dar às pessoas a chance de viver em uma comunidade bonita, segura e protegida. Acho que vocês vão ver um grande apoio por isso.”

Durante o dia, o presidente fez uma série de declarações sobre Gaza e disse no Salão Oval, antes da coletiva, que acredita que os residentes “não quereriam voltar” após a realocação. “Eu vejo uma posição de propriedade a longo prazo”, disse Trump quando questionado sobre a possível ocupação dos EUA. “Todo mundo com quem conversei adora a ideia dos Estados Unidos possuindo aquele pedaço de terra, desenvolvendo e criando milhares de empregos com algo que será magnífico, em uma área realmente magnífica que ninguém conhecia.”

(Gazeta Brasil)

Acredite se quiser: Soldado é acusado de cadastrar viatura no Uber e usar combustível do Estado

Um soldado da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) é acusado de cadastrar uma viatura descaracterizada em uma plataforma de transporte por aplicativo e abastecê-la com combustível pago pelo Estado para trabalhar como motorista. O comando da corporação instaurou processo administrativo disciplinar (PAD) para apurar os fatos.

A suposta transgressão militar foi apurada preliminarmente em inquérito policial militar (IPM) aberto pela Corregedoria da PM. Por meio de portaria que assinou no último dia 27 de janeiro, o coronel Paulo Amorim Feitosa Filho, comandante geral da PM-AL, determinou a instauração do PAD e designou um tenente-coronel para presidi-lo.

Conforme a portaria, deve ser apurado se o policial fez “uso de veículo pertencente à Fazenda Pública estadual para fins particulares, cadastrado sem autorização e dele ter auferido lucro através da plataforma Uber, e ainda se utilizado de combustível do Estado”. Previstas nos artigos 31 e 32 do Regulamento Disciplinar da PM alagoana (RDPMAL), nove transgressões classificadas como médias e graves são atribuídas ao soldado.

Em ordem de gravidade crescente, o artigo 40 do RDPMAL enumera as punições a que estão sujeitos os policiais militares: advertência, repreensão, detenção, prisão e licenciamento a bem da disciplina, que consiste no afastamento do punido das fileiras da corporação. Segundo o artigo 39, “a punição disciplinar visa o benefício educativo ao punido e o fortalecimento da disciplina da corporação”.


Comunicado da Uber

A empresa informou por meio de nota que não foi possível verificar o caso relatado porque, “até o momento, não foi fornecida à empresa qualquer informação para checar se o motorista mencionado é cadastrado no aplicativo da Uber e, consequentemente, emitir posicionamento sobre as medidas adotadas”.

“Sabemos que popularmente usa-se o nome ‘Uber’ como sinônimo para toda a categoria de aplicativos de mobilidade, bem como sinônimo da atividade de quem utiliza os apps para gerar renda”, diz o comunicado. A menção expressa da empresa foi feita pelo comandante-geral da PM alagoana na portaria que determinou a abertura do PAD.

Fonte: Consultor Jurídico

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More