domingo, 9 de fevereiro de 2025
VIOLÊNCIA EM SOBRAL: HOMICÍDIO A BALA É REGISTRADO NO BAIRRO SUMARÉ
domingo, fevereiro 09, 2025
Nenhum comentário
Um crime de homicídio a bala foi registrado no início da tarde deste domingo, dia 9, na rua Maria Motão, bairro Sumaré.
A vítima, identificada pelo prenome de Felipe, foi executada com vários tiros na cabeça, sem a menor chance de defesa.
Segundo informações, a vítima teria sido abordada por dois indivíduos que estavam em uma moto modelo Bros vermelha. Os bandidos fugiram logo após o crime, tomando rumo ignorado.
A PM foi acionada para isolar o local até chegada da perícia.
Sobral registra 17 homicídios dolosos no corrente ano!
A Polícia Civil está investigando o crime.
Relator da OEA ouvirá investigados pelo STF durante missão sobre liberdade de expressão no Brasil
domingo, fevereiro 09, 2025
Nenhum comentário
O advogado colombiano Pedro Vaca Villarreal, relator especial para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), chega ao Brasil neste domingo (9) para uma missão oficial que avaliará a situação da liberdade de expressão no país. Durante a visita, que se estenderá até 14 de fevereiro, Villarreal se reunirá com autoridades dos Três Poderes, jornalistas, plataformas digitais e organizações de direitos humanos.
Entre os compromissos do relator, estão encontros com advogados de investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que alegam ser alvo de censura e perseguição judicial. A CIDH também ouvirá parlamentares da direita que criticam decisões da Corte e afirmam que suas liberdades individuais foram violadas.
Um dos casos que será levado ao relator da OEA é o do ex-assessor especial da Presidência Filipe Martins. Ele teve suas redes sociais bloqueadas por determinação do ministro Alexandre de Moraes e chegou a ficar preso por seis meses após ser indiciado pela Polícia Federal no inquérito sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado. Além disso, uma entrevista concedida por ele à Folha de S.Paulo foi censurada por ordem do STF.
Os advogados de Martins, Sebastião Coelho e Ricardo Scheiffer Fernandes, se reunirão com Villarreal na quarta-feira (12), em Brasília, para denunciar o que consideram uma violação à liberdade de expressão.
Na terça-feira (11), o relator da CIDH ouvirá o jornalista Marcos Vanucci, que também alega ter sido alvo de restrições judiciais. Além disso, a missão deve incluir reuniões com parlamentares de direita que criticam decisões do STF e afirmam que estão sendo censurados por suas opiniões políticas.
(Hora Brasília)
Deltan diz que Moraes revogou censura a Monark por medo da OEA
domingo, fevereiro 09, 2025
Nenhum comentário
Recuos coincidem com a chegada do relator de denúncias de violação à liberdade de expressão no Brasil.
A sequência de recuos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em decisões que censuravam redes sociais de jornalistas e políticos conservadores e de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi atribuída a um suposto temor do magistrado sobre a vinda ao Brasil do relator especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Pedro Vaca Villarreal. Tal relação com visita do integrante do órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA) foi feita pelo ex-chefe da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, ao analisar a liberação das redes sociais do influenciador Bruno Aiub, o “Monark”, determinada na sexta (7).
O tema é tratado como “terremoto em Brasília” por Deltan, que cita a lista de censurados em vídeo divulgado neste domingo (9), bem como a passagem de Pedro Vaca Villarreal e sua delegação pela capital federal, Rio de Janeiro e São Paulo, ao longo desta semana. O objetivo do relator especial da OEA é analisar a situação da liberdade de expressão no Brasil. E discutirá o tema da censura judicial com autoridades dos três poderes, do Ministério Público, bem como organizações da sociedade civil, representantes de plataformas digitais, jornalistas e veículos de mídia.
Dallagnol também liga a decisão à posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos e à sua política de “guerra contra a censura”, travada ao lado do bilionário Elon Musk, controlador da rede social X, que já foi suspensa por Moraes no Brasil.
“Curiosamente, Moraes determinou o desbloqueio das redes de Monark pouco antes da visita ao Brasil da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que ocorrerá entre os dias 9 e 14 de fevereiro. O relator, Pedro Vaca Villarreal, virá ao Brasil após diversas denúncias feitas pela direita sobre os abusos de Moraes e depois da posse de Trump nos EUA, que iniciou uma guerra contra a censura”, escreveu Deltan.
Mentir não é crime
Na decisão que revoga a censura das redes de Monark, imposta desde junho de 2023, Moraes alega que, no atual momento, “não há necessidade da manutenção dos bloqueios determinados nas redes sociais, devendo, somente, ser excluída as postagens ilícitas que deram causa a decisão judicial”.
O alvo da censura segue ameaçado de multa diária de R$ 20 mil a cada postagem que tenha o mesmo teor das que motivaram sua investigação pela acusação de incitar crime em publicações on-line, “desinformação e discurso de ódio” contra o Estado Democrático de Direito e as instituições.
“No entanto, espalhar notícias falsas, fake news ou desinformação não é crime no Brasil. Não há sequer uma definição ou conceito legal para esses termos na legislação brasileira”, avalia Deltan. A ponderação, defende alguns juristas, é sobre a difusão de mentiras em contexto de eleições, que pode se configurar como crime eleitoral. O que não foi o caso de Monark, em 2023.
Outros recuos
Além de Monark, que anunciou seu autoexílio nos Estados Unidos em setembro de 2023, o ministro Alexandre de Moares favoreceu outros alvos de investigações por publicações nas redes sociais. Lucivânia Barbosa por exemplo, também teve seus perfis liberados pelo ministro neste final de semana. Alvo da Operação Lesa Pátria, ela foi censurada por ter gravado e divulgado cenas do ataque de bolsonaristas aos Três Poderes da República, no 8 de Janeiro de 2023.
Moraes também desbloqueou os perfis de Leonardo Rodrigues de Jesus, o “Leo Índio”, primo dos filhos do ex-presidente Bolsonaro. E determinou que as publicações que motivaram o bloqueio sejam retiradas das suas redes sociais, sob pena de multa diária de R$ 20 mil por perfil, canal ou conta de Léo Índio, em caso de reincidência. Há duas semanas, o parente dos Bolsonaro foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por cinco crimes relacionados a sua participação no 8 de Janeiro de 2023.
Assista o vídeo de Deltan sobre a pressão que pode resultar com as censuras impostas por Moraes no Brasil:
FONTE: DIÁRIO DO PODER
Bíblia evangélica lidera venda de livros no país
domingo, fevereiro 09, 2025
Nenhum comentário
Samuel Couto é diretor editorial da Harper Collins no Brasil, que controla a Thomas Nelson, braço cristão que hoje concentra mais de um terço do mercado de publicações religiosas no país. Segundo ele, católicos compram e leem muito menos do que evangélicos.
Esse grupo mantém o mercado aquecido em busca das novas traduções da Bíblia que, em alguns casos, têm respaldo em achados arqueológicos. Para eles, a leitura é um exercício da fé, que alimenta um mercado em expansão.
A editora é só para evangélicos?
A Thomas Nelson publica livros para o cristão protestante. Dialogar com outras religiões cria barreiras. O evangélico tem preconceito com o produto católico.
Isso também vale para católicos?
Não. Tanto que temos múltiplos autores para evangélicos, como Max Lucado e C.S. Lewis, maciçamente lidos por católicos.
Entre católicos e evangélicos, quem compra mais?
O evangélico compra muito mais e lê pelo menos duas vezes mais que os católicos. A leitura do livro é a prática da fé protestante. A quebra entre a igreja católica e a protestante se dá justamente nisso: não é preciso padre para chegar a Deus. Basta conseguir ler e interpretar a Bíblia sozinho.
A Bíblia é o que mais vende?
A Bíblia protestante é, de longe, o livro mais vendido no mundo e a Thomas Nelson é a maior vendedora do mundo. O Brasil é o segundo maior comprador, com 12 milhões de exemplares no último ano, aproximadamente. Em volume, só perde para os EUA.
A editora tem muitos títulos na lista de best sellers. O mercado cresceu?
Os livros religiosos têm mais exposição. Estamos na Amazon, no Google, em locais que antes não eram monitorados [por quem faz o ranking dos mais vendidos]. O termo Thomas Nelson Brasil é mais pesquisado [no Google] do que grandes editoras como a Companhia das Letras.
Essa venda acompanha a expansão dos evangélicos no Brasil?
Não necessariamente. Pertence ao nosso grupo a tradução bíblica mais lida do mundo, a New International Version, e também a segunda mais lida, que é a King James Version, uma atualização da anterior. Essa é uma das razões pelas quais o grupo é tão relevante. E, mesmo assim, não somos os líderes de mercado. O maior vendedor [da Bíblia] é a Sociedade Bíblica do Brasil. Eles têm até barco descendo o rio Amazonas [para fazer a venda].
Qual a diferença entre as duas Bíblias?
A católica possui mais textos. A evangélica tem 66 livros. Há uma diferença histórica na tradução também. A católica foi canonizada na Idade Média. Todas as traduções são feitas a partir daquele texto. Os evangélicos deram um passo atrás ao traduzir diretamente do aramaico. Enquanto a católica é fixa, a evangélica recebe traduções novas todo ano. Algumas incorporam até descobertas arqueológicas de textos originais. Aí há um trabalho de comparação desses manuscritos.
Eles chegam a divergir?
Sim e criam-se leis a partir do novo entendimento.
Por exemplo?
O papel da mulher na sociedade, principalmente na ocidental, vem muito a partir da leitura da Bíblia. Temos descobertas de textos agora em que a palavra usada na Bíblia para pautar a [suposta] subordinação é diferente no manuscrito original. A mulher é descrita como serva em um texto [mais antigo] e como sacerdotisa em outro [mais recente]. Martin Luther King, que era reverendo, interpretou o texto para mostrar que a Bíblia não defendia a segregação.
Por isso há tantas igrejas evangélicas diferentes?
Exato.
A fé hoje é o que mais move o mercado editorial?
De longe é o público infantil. Não tenho dados precisos, mas o público religioso, somando todas as fés, viria na sequência. A HarperCollins é a quarta maior produtora do país e a Thomas Nelson responde por metade do grupo. Segundo a Nielsen, temos 35% do mercado de livros religiosos, o que ocorreu em cinco anos.
RAIO-X
Samuel Couto
Fez carreira no mercado editorial religioso, em que atua há 17 anos. Passou pela Mundo Cristão antes de chegar à Thomas Nelson Brasil, onde trabalha há 12 anos. É diretor editorial do grupo desde 2023. Foi ele quem negociou os direitos de dois fenômenos da literatura mundial no país: J.R.R. Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis, e C.S. Lewis, de As Crônicas de Nárnia.
Folha de São Paulo
HOMEM FOI PRESO APÓS FURTAR TRÊS PACOTES DE CAFÉ EM SUPERMERCADO
domingo, fevereiro 09, 2025
Nenhum comentário
Um homem de 47 anos foi preso após invadir um supermercado na cidade de Matozinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). A ocorrência se deu na última terça-feira (4).
O homem foi visto correndo pelo estacionamento do supermercado. Ele foi abordado por policiais da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar, que o encaminharam para a delegacia.
Um segurança do estabelecimento relatou que o homem pegou três pacotes de café, avaliados em R$ 28 cada, e deixou o local sem pagar. Ele ainda estava portando um revolver falso. Os itens foram recuperados.
PREÇO DO CAFÉ
O café anda caro, com a maior alta em 28 anos, e deverá subir o preço ainda mais. Na última quinta-feira (6), a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) informou que o preço do café deve aumentar entre 20% e 25% no curto prazo. O motivo é a expectativa de uma safra maior em 2026. A alta deve ocorrer nos próximos meses, com queda prevista a partir de setembro, quando a oferta crescer.
Via portal Vila Bela Online
sábado, 8 de fevereiro de 2025
CHUVA DE BALAS DEIXA 3 PESSOAS BALEADAS NO BAIRRO DOM JOSÉ, EM SOBRAL
sábado, fevereiro 08, 2025
Nenhum comentário
Na noite deste sábado, dia 8, um tiroteio deixou três pessoas feridas a bala na rua do Trilho, no bairro Alto Novo.
As vítimas foram socorridas para o hospital Santa Casa.
Os criminosos fugiram em rumo ignorado e ainda não foram localizados pela polícia.
A Polícia Militar está realizando diligências no intuito de localizar e prender os suspeitos.
A Polícia Civil irá investigar o crime.
Segundo informações, as vítimas são pessoas de bem, ou seja, sem envolvimento em crimes.
Mais informações a qualquer momento!
CESTA BÁSICA DISPARA e consome até 60% do salário mínimo
sábado, fevereiro 08, 2025
Nenhum comentário
Aumento atinge 13 capitais, enquanto algumas registram queda nos preços.
O custo da cesta básica subiu em janeiro deste ano em 13 das 17 capitais destacadas pelo DIEESE, com as maiores altas em Salvador (6,22%), Belém (4,80%) e Fortaleza (3,96%). Em contrapartida, houve queda nos preços em Porto Alegre (-1,67%), Vitória (-1,62%), Campo Grande (-0,79%) e Florianópolis (-0,09%). São Paulo teve a cesta mais cara do país, custando R$ 851,82, o que representa 60% do salário mínimo de R$ 1.518.
(Blog do César Wagner)
Foto: freepik
Governo já torrou R$13 milhões em viagens este ano
sábado, fevereiro 08, 2025
Nenhum comentário
Despesas do governo com viagens em 2024 somaram R$2,27 bilhões.
O governo Lula (PT) conseguiu gastar mais de R$13,2 milhões com viagens apenas no mês de janeiro, o mês dos recessos no Legislativo e no Judiciário. Foram pouco mais de R$7 milhões com as passagens aéreas e apenas R$6,1 milhões com as diárias pagas aos funcionários a título de ressarcimento. Cerca de 13% do total (R$1,75 milhão) das despesas em 2025 foram realizadas com viagens internacionais. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Foram realizadas 6,7 mil viagens bancadas pelo pagador de impostos este ano. O trecho mais frequente foi Brasília-São Paulo (166).
Em 2023, o governo Lula conseguiu gastar R$2,28 bilhões com passagens aéreas e diárias pagas a funcionários em viagens.
Segundo o Portal da Transparência, as despesas do governo federal com viagens em 2024 foram de R$2,27 bilhões.
(Diário do Poder)
Em menos de 24 horas, Polícia Civil recupera motocicleta furtada em Guaraciaba do Norte
sábado, fevereiro 08, 2025
Nenhum comentário
Uma ação rápida da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou, na manhã desta quinta-feira (5), na recuperação de uma motocicleta furtada no município de Guaraciaba do Norte – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado.
A vítima registrou um Boletim de Ocorrência (BO) e logo após o fato, equipes da Delegacia Municipal de Guaraciaba do Norte realizaram diligências na região. Em menos de 24 horas após o furto registrado na zona rural de Guaraciaba do Norte, a motocicleta modelo FAN azul foi localizada pelos policiais civis. As equipes localizaram um possível receptador do veículo e recuperaram a motocicleta que já foi restituída para vítima.
Na Delegacia Municipal de Guaraciaba do Norte foram realizados os trâmites cabíveis e feita a restituição para o proprietário do veículo.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
As denúncias podem ser encaminhadas ainda para os telefones (88) 3652–2001 ou (88) 99964-5753, que são os contatos da Delegacia Municipal de Guaraciaba do Norte. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Trump faz piada e diz que não vai deportar o príncipe Harry: “Ele já tem problemas demais com sua mulher”
sábado, fevereiro 08, 2025
Nenhum comentário
Em uma declaração que mais parece saída de um reality show, o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, resolveu dar uma trégua ao príncipe Harry. Em uma declaração que mistura política com um toque de humor ácido, Trump declarou que não pretende deportar o ex-royal, alegando que "ele já tem problemas suficientes com a esposa". Parece que o magnata, conhecido por suas políticas de imigração duras, encontrou um pouco de compaixão, ou talvez só um bom motivo para uma piada, ao reconhecer as dificuldades matrimoniais de Harry com Meghan Markle, provando que nem mesmo um príncipe está a salvo da ironia de Trump.
A declaração, publicada pelo New York Post, rapidamente se espalhou pela internet, deixando claro que o presidente não perde uma oportunidade de fazer um comentário jocoso. Afinal, quem diria que o mesmo homem que prometeu construir um muro na fronteira com o México decidiria que o maior problema de Harry não é sua residência nos EUA, mas sim sua vida conjugal? A frase de Trump não só dá um respiro ao duque de Sussex, mas também oferece uma visão cômica das prioridades da Casa Branca, onde as questões de imigração podem ser tão imprevisíveis quanto um episódio de "The Apprentice".
Por Júnior Melo
Polícia Civil do Ceará prende receptador e apreende carga avaliada em 2 milhões oriunda de golpe milionário
sábado, fevereiro 08, 2025
Nenhum comentário
Uma investigação coordenada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou, nessa quinta-feira (06), na apreensão de mais de duas toneladas de mercadoria que havia sido extraviada e que estava sendo vendida em um estabelecimento comercial. Durante a ação, o proprietário do comércio foi preso em flagrante. O trabalho policial aconteceu no bairro Conjunto Esperança, na Área Integrada de Segurança 09 (AIS 9) de Fortaleza.
As diligências, realizadas pela Delegacia de Roubo e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), tiveram início em novembro de 2024. Na época, vários fornecedores realizaram uma denúncia sobre uma empresa que realizava a compra dos produtos e, na data do pagamento, não realizava o pagamento. Com as diligências, os investigadores localizaram o endereço da possível empresa, onde constataram que o estabelecimento funcionava de forma ilegal.
Dando continuidade aos trabalhos policiais, as equipes identificaram um homem, de 32 anos, em posse das mercadorias, onde ele chegou a apresentar uma nota falsificada. Ainda com base nas informações, o homem já possui antecedentes criminais pelos mesmos crimes. Diante disso, ele e cerca de mais de duas toneladas das mercadorias desviadas foram levados à delegacia especializada.
Na unidade, o suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de receptação e colocado à disposição da Justiça. A PCCE segue investigando o caso com a finalidade de capturar os demais suspeitos já identificados.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o (85)3101-2489, número de WhatsApp da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC). O sigilo e o anonimato são garantidos.
Saiba quem paga a conta das viaturas batidas durante perseguições policiais
sábado, fevereiro 08, 2025
1 comentário
Vídeos de policiais perseguindo fugitivos em carros ou motos são alguns dos virais mais comuns da internet. No Brasil, entretanto, é raro que um agente da polícia faça como nos Estados Unidos, onde é comum atingir o veículo em fuga a fim de pará-lo. E, se isso acontecer, o policial pode ter que pagar pelo dano.
A legislação brasileira deixa claro que um agente público que cause algum dano no exercício da função está agindo em nome do Estado. Assim, cabe ao Poder Público ressarcir o prejuízo exceto quando há dolo ou culpa.
O caso de dolo se refere à ação intencional e de má-fé. Já a culpa é mais sutil, e as autoridades vêm tratando cada caso individualmente, explica Marco Fabrício Vieira, advogado, escritor de obras sobre o trânsito e conselheiro do Cetran-SP.
"Se o dano ocorrer por uma falha mecânica imprevisível ou por um acidente inevitável, por exemplo, não há que se falar em ressarcimento pelo servidor", diz.
Também existem os excludentes de ilicitudes, que são casos específicos onde os fins justificam os meios, ainda que esses sejam normalmente errados. Seria o exemplo de um policial que quebra o vidro de um carro para salvar um bebê preso nele ou de um agente que invade uma casa sem mandado judicial para resgatar pessoas durante uma calamidade pública.
Mas usar a viatura para atingir um carro fuga não justificaria o excludente de ilicitude? A própria polícia entende que não, uma vez que esse método é, sobretudo, pouco eficiente e muito perigoso, sendo vedado na maioria dos carros.
"Nem sempre os motivos que levam um condutor a fugir se devem ao cometimento de um crime", diz a Polícia Militar de Minas Gerais em seu manual que define as regras de interceptação veicular.
Dessa forma, a batida intencional é desencorajada, antes de tudo, por aplicar força excessiva antes de que os policiais sequer entendam o porquê da pessoa não ter parado.
"Pode ser apenas um condutor sem habilitação ou um veículo particular prestando socorro a pessoas em situações de urgência", diz a corporação.
A PM de Minas também entende que essa intercepção gera consequências imprevisíveis, que aumentam os riscos de vítimas inocentes. Por isso a corporação ordena aos policiais que mantenham distância mínima de segurança e evitem fechar o veículo desobediente.
O manual diz também que as armas de fogo devem ser usadas em situações bem específicas, pois os tiros causam poucos danos ao veículo em fuga mas, no calor da perseguição, as chances de uma bala perdida são bem maiores.
"A pressão sobre as Forças de Segurança por atuações eficazes e imediatas podem levar os policiais à errônea interpretação de que a segurança deve ser feita a qualquer custo", diz o policial militar Leandro de Paula Carlos, que também é especialista em Direito Público e Penal.
Para um policial ser condenado a ressarcir os danos de uma viatura, é necessária a instauração do Processo Administrativo Disciplinar (PAD), que também pode ser contestado na Justiça.
Entretanto, mesmo sem um culpado, é comum que o Estado precise ressarcir pessoas indiretamente prejudicadas pela ação. Tanto que, em 2019, o Tribunal de Justiça de São Paulo obrigou o governo estadual a ressarcir um motorista cujo carro foi atingido por bandidos em fuga da PM.
Fonte: UOL
Presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, diz: "Lula não ganharia de Bolsonaro hoje"
sábado, fevereiro 08, 2025
Nenhum comentário
Presidente nacional do Progressistas (PP), o senador Ciro Nogueira (PI) avalia que, se as eleições fossem realizadas hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não teria chances de vitória contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em participação no CNN Entrevistas, Ciro Nogueira, questionado se Lula ganharia de Bolsonaro, disse que a alta rejeição ao governo atual, que atinge 49%, torna inviável uma reeleição do petista no momento.
“Como é que um homem que está com 49% de rejeição pode ganhar uma eleição, gente? Isso não existe. Isso é inviável”, afirmou o senador, ressaltando que o atual quadro político não favorece a continuidade de Lula no comando do país.
Ex-chefe da Casa Civil de Bolsonaro e aliado de Lula nos dois primeiros governos, Ciro Nogueira diz que, no atual cenário, político o petista não se colocaria para a disputa com chances de encerrar a carreira com uma derrota nas urnas.
“O Lula hoje, se tivesse uma eleição, ele não seria candidato. Ele sabe disso. Não vai manchar a sua história com a derrota no seu último mandato”, completou Nogueira.
O presidente do PP também destacou que, para que Lula possa se lançar novamente à presidência, seria necessário uma “virada econômica”, algo que, segundo ele, “infelizmente não está nas previsões do que vai acontecer”.
Ao CNN Entrevistas, Ciro Nogueira disse ainda que vê Bolsonaro com mais chances de reverter a inelegibilidade neste momento.
“Antigamente eu achava que beira impossível, eu acho que hoje ela é difícil, mas nós vamos lutar, eu mesmo tenho um projeto que anistia o presidente, mas hoje eu não acho mais impossível”, afirmou.
O senador destacou que o ex-presidente acredita que conseguirá reverter a situação. Bolsonaro foi condenado por abuso de poder pela realização de uma reunião com embaixadores no Palácio do Alvorada e pelas comemorações do Bicentenário da Independência, às vésperas da eleição. Nas duas ações, eles foi declarado inelegível por dois anos.
“Se isso não ocorrer, nós vamos buscar alternativas, mas a decisão será dele”, acrescentou o presidente do PP.
Fonte: CNN
sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025
Ataque a tiros na Suécia deixa “cerca de 10 pessoas” mortas, diz polícia
sexta-feira, fevereiro 07, 2025
Nenhum comentário
A polícia da Suécia disse que “cerca de 10 pessoas” foram mortas em um ataque a tiros em uma escola no centro do país. As autoridades acreditam que o suspeito de efetuar os disparos esteja entre os mortos. Várias outras pessoas ficaram feridas, segundo Roberto Eid Forest, chefe da polícia.
O caso aconteceu em um campus na cidade de Örebro, que fica 160 quilômetros a oeste da capital sueca, Estocolmo, e a motivação ainda é incerta.
O ataque ocorreu dentro da escola Risbergska para adultos, mas em um campus onde outras escolas, incluindo instituições para crianças, estão localizadas.
Os policiais foram chamados pela primeira vez por volta das 12h30, horário local, de acordo com Forest.
Seis pessoas foram levadas ao hospital universitário local, incluindo cinco com ferimentos por bala, pontuou Jonas Claesson, diretor regional de saúde. Quatro foram submetidos a cirurgia, incluindo dois que agora estão em condição estável.
Via portal do Ancorador
Trump diz que Usaid pode ser o maior escândalo da história
sexta-feira, fevereiro 07, 2025
Nenhum comentário
Presidente americano comentou caso em publicação na rede Truth Social.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se pronunciou nesta quinta-feira (6) sobre o escândalo relacionado aos repasses feitos pela Agência de Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (Usaid). Em uma postagem em sua rede, a Truth Social, o chefe de Estado disse acreditar que esse pode ser o maior escândalo da história.
– Parece que bilhões de dólares foram roubados da Usaid e de outras agências, muito disso vai para mídias de notícias falsas como “lucro” por criar boas histórias sobre os democratas. (…) Este pode ser o maior escândalo de todos, talvez o maior da história! Os democratas não podem se esconder desta [vez]. [É um escândalo] muito grande, muito sujo! – declarou.
Na publicação, Trump disse ainda que o site Politico “parece ter recebido” 8 milhões de dólares (R$ 46 milhões) e questionou se o jornal The New York Times ou outros veículos de imprensa também teriam recebido quantias da agência.
REPASSES POLÊMICOS
Em uma nota publicada pela Casa Branca na última segunda-feira (3), o governo americano detalhou alguns projetos polêmicos que teriam sido financiados pela Usaid, como, repasses para a EcoHealth Alliance, entidade que esteve envolvida em uma pesquisa no Instituto de Virologia de Wuhan, na China, sobre o coronavírus em morcegos.
Além disso, o governo dos Estados Unidos também elencou inúmeros repasses da Usaid para produções culturais de cunho progressista sobre diversidade, transgêneros e questões relacionadas ao “ativismo LGBT” ao redor do mundo.
Entre elas estão:
– 1,5 milhões de dólares (R$ 8,68 milhões) para “promover a diversidade, a equidade e a inclusão nos locais de trabalho e nas comunidades empresariais da Sérvia”;
– 70 mil dólares (R$ 405 mil) para produção de um “musical sobre diversidade, a equidade e a inclusão na Irlanda”;
– 47 mil dólares (R$ 272 mil) para uma “ópera transgênero” na Colômbia;
– 32 mil dólares (R$ 185 mil) para uma “história em quadrinhos transgênero” no Peru;
– 2 milhões de dólares (R$ 11,58 milhões) para mudanças de sexo e “ativismo LGBT” na Guatemala.
A lista ainda tem outros itens como “centenas de milhares de refeições que foram para combatentes afiliados à Al Qaeda na Síria” e também “centenas de milhões de dólares para financiar ‘canais de irrigação, equipamentos agrícolas’ e até fertilizantes usados para apoiar o cultivo sem precedentes de papoula e a produção de heroína no Afeganistão”.
Em nota à imprensa, o governo Trump ressaltou que a agência “não tem prestado contas aos contribuintes, pois canaliza enormes somas de dinheiro para os ridículos — e, em muitos casos, maliciosos — projetos de estimação de burocratas entrincheirados, com quase nenhuma supervisão”.
A Casa Branca completou o comunicado dizendo que, no entanto, “o desperdício, a fraude e o abuso acabam agora”.
TRUMP PÕE TODOS OS FUNCIONÁRIOS EM LICENÇA
Ao voltar ao ar na última quarta (5) depois de ficar indisponível por três dias, o site da Usaid passou a apresentar uma mensagem informando sobre a decisão do presidente Donald Trump de colocar todos os funcionários em licença administrativa, exceto equipes responsáveis por missões críticas, liderança central e programas especiais.
A página também informou que o Departamento de Estado está preparando um plano para trazer de volta aos EUA os funcionários da Usaid que estão em missão em outros países. Segundo a mensagem, o governo providenciará e pagará pelas viagens. O retorno deve se dar no prazo de 30 dias e os contratos não essenciais serão rescindidos.
USAID E BOLSONARO
Michael Benz, ex-chefe da divisão de informática do Departamento de Estado dos Estados Unidos, fez uma declaração na última segunda que gerou grande repercussão no Brasil. Ao podcast War Room, de Steve Bannon, ex-assessor do presidente Donald Trump, Benz afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda estaria no cargo se a Usaid não existisse.
– Se a Usaid não existisse, Bolsonaro ainda seria presidente do Brasil, e o Brasil ainda teria uma internet livre e aberta – disse Benz.
De acordo com Benz, a entidade gastou “dezenas de milhões de dólares do contribuinte americano financiando a pressão para que projetos de lei contra a desinformação fossem aprovados” no Parlamento brasileiro, e também bancou advogados que teriam feito pressão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – que Benz chamou de “tribunal da censura” – para reprimir tuítes de Bolsonaro.
– Eles [Usaid] construíram um polvo de censura no Brasil e ele foi construído inteiramente com a Usaid, por que a Usaid declarou Bolsonaro um Trump populista, um Trump dos trópicos, e em seguida montou essa operação para controlar o ecossistema de informações no país – completou.
Após a declaração de Benz, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse ser “fundamental que o Congresso Nacional e demais instituições competentes investiguem o financiamento e a atuação dessas organizações em território brasileiro”.
– Transparência e soberania não podem ser negociadas. Além disso, é necessário que o Itamaraty e os órgãos de inteligência avaliem os riscos dessa interferência para a segurança institucional e política do Brasil – apontou.
(Pleno News)
VÍDEO: Lula quase perde mais um dedo ao cumprimentar apoiadores na Bahia
sexta-feira, fevereiro 07, 2025
Nenhum comentário
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quase perdeu mais um dedo enquanto cumprimentava apoiadores na Bahia nesta sexta-feira (7). Um segurança fechou a porta do carro oficial e acabou prensando alguns dos dedos do chefe do Executivo, que estavam sobre o local.
Nas imagens registradas, é possível perceber que Lula aparenta sentir dor e rapidamente retira a mão da parte frontal do automóvel. Apesar do susto, a situação não parece ter sido grave, já que o presidente seguiu interagindo com os populares que gritavam seu nome.
O presidente esteve na Bahia nesta sexta-feira para inaugurar a primeira etapa da Adutora da Fé, localizada em Bom Jesus da Lapa. A obra tem como objetivo ampliar o acesso à água para a população da região, garantindo maior segurança hídrica para milhares de moradores. Além da inauguração, Lula cumpriu uma agenda oficial ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e de outras autoridades locais.
Lula já não tem um dedo mindinho. Ele perdeu o dedo mínimo da mão esquerda em 1964, quando trabalhava como torneiro mecânico na metalúrgica Independência, no bairro Vila Carioca, em São Paulo. Na época, uma das prensas havia quebrado, e ele colocou a mão na máquina para fazê-la voltar a funcionar.
OPORTUNIDADE: VAGA DE EMPREGO PARA AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
sexta-feira, fevereiro 07, 2025
Nenhum comentário
O bar e restaurante FRANGOBAR, localizado na Av. Dr. Guarany, está com uma vaga de emprego para auxiliar de serviços gerais.
Contato para os interessados (88) 99960.6063.
Confira as 82 vagas de emprego em Sobral nesta segunda-feira (07/2)
sexta-feira, fevereiro 07, 2025
Nenhum comentário
O Portal IDT/SINE está disponibilizando vagas de emprego em Sobral.
Para se candidatar a uma vaga, faça o agendamento clicando AQUI.
Depois disso, compareça à unidade do Vapt Vupt de Sobral, tendo em mãos RG, CPF, CARTEIRA DE TRABALHO, CURRÍCULO E O PASSAPORTE DE VACINAÇÃO.
Em caso de dúvidas consulte o serviço de atendimento, por telefone 0800 591.0363, ou visite a unidade do IDT/SINE (Vapt Vupt) em Sobral, Rua Cel. João Silvestre, 201 – Centro.
Rua Cel. José Silvestre, 201 – Centro – Fone: (85) 2180-6223 – OBS: Ao enviar seu currículo para este e-mail, coloque o nome da vaga pretendida no assunto da mensagem – Email: vagas.sobral@idt.org.br
OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS
Alinhador de pneus 01
Arrematador, no comércio 01
Auxiliar de cozinha 01
Auxiliar de limpeza 02
Auxiliar de marceneiro 01
Babá 01
Conferente de carga e descarga 01
Consultor de vendas 03
Costureira de máquinas industriais 02
Cozinheiro de restaurante 03
Eletricista auxiliar 02
Empregado doméstico nos serviços gerais 01
Empregado doméstico arrumador 01
Empregado domestico nos servicos gerais 01
Encarregado de manutenção 01
Farmacêutico 01
Garçom 01
Gerente de hotel 01
Gerente de loja e supermercado 01
Mecânico de automóvel 04
Motofretista 01
Motorista carreteiro 01
Motorista de caminhão 01
Motorista entregador 01
Promotor de vendas 01
Recepcionista, em geral 01
Representante comercial autônomo 06
Salgadeiro 02
Soldador 01
Supervisor comercial 01
Supervisor de vendas comercial 01
Técnico analista de processos de produção 01
Técnico analista de produção 03
Técnico de rede (telecomunicações) 02
Técnico de refrigeração (instalação) 01
Técnico em eletromecânica 01
Técnico em segurança do trabalho 01
Vendedor interno 09
Vendedor porta a porta 07
Vendedor pracista 04
Total 76
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS
Armador de estrutura de concreto 01
Operador de caixa 01
Pedreiro 01
Repositor - em supermercados 02
Servente de obras 01
Total 06
UNINTA abre processo seletivo para primeiro Mestrado em Direito do interior do Ceará
sexta-feira, fevereiro 07, 2025
Nenhum comentário
O Centro Universitário Inta (UNINTA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESP), anuncia o lançamento do edital do Mestrado Profissional em Direito e Desenvolvimento no Semiárido para a turma 2025.1. Serão preenchidas 15 vagas no total. Os interessados devem se inscrever até o dia 07 de março de 2025.
Esse é o primeiro Programa de Mestrado Profissional em Direito do interior do Ceará. Com foco no desenvolvimento sustentável do semiárido brasileiro, o curso contará com duas linhas de pesquisa: Políticas Públicas, Práticas Jurídicas e Desenvolvimento no Semiárido; e Tratamento Judicial e Extrajudicial de Conflitos Socioambientais.
Já o processo seletivo é constituído por três etapas, sendo elas: prova escrita, avaliação oral e defesa do pré-projeto de pesquisa, e avaliação curricular. O curso terá duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses, com aulas 100% presenciais em Sobral.
Sobre o Mestrado
O programa tem como objetivo qualificar profissionais formados em direito ou áreas afins que atuam nas organizações do sistema de justiça, em órgãos responsáveis pela formulação ou execução de políticas públicas, bem como em organizações econômicas ou sociais, além de profissionais liberais e demais interessados. O curso será coordenado pelo Prof. Dr. Marcus Pinto Aguiar, cuja sólida experiência em pesquisa e ensino agrega excelência a essa iniciativa pioneira.
As inscrições podem ser realizadas por meio do seguinte endereço eletrônico: uninta.edu.br/site/processo-seletivo-mestrado-direito.
Para mais informações, o edital completo está disponível no site uninta.edu.br/site/editais/.
BRASIL EM ALERTA: crime, saúde e pobreza dominam medo da população, mas inflação dispara
sexta-feira, fevereiro 07, 2025
2 comentários
Pesquisa revela que crime, saúde e pobreza seguem como as maiores preocupações, enquanto inflação e impostos assustam cada vez mais.
Crime e Violência (38%), Saúde (37%) e Pobreza e Desigualdade Social (36%) são as maiores preocupações do brasileiro, segundo a pesquisa What Worries the World de janeiro. Os três destaques se mantêm no topo há quase três anos, mas Crime e Violência apresentou a maior queda (- 3 p.p.). Por outro lado, apreensões econômicas ganharam destaque. Inflação e impostos, citadas por 28% dos entrevistados cada, tiveram as maiores altas este mês (+3 p.p e + 6 p.p. respectivamente).
Fonte: Blog do César Wagner
































