Total de visualizações

DETETIVE PARTICULAR - NÃO FIQUE NA DÚVIDA

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

 

SOBRALNET - A MELHOR INTERNET DO BRASIL!

O MAIOR CHITÃO DE SOBRAL E REGIÃO SERÁ NA FAZENDA ALEGRE

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Moraes dá 48 horas para Exército explicar por que militares presos estão recebendo visitas

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, deu prazo de 48 horas para o Exército explicar por que os militares presos na tentativa de golpe de estado estão recebendo visitas diárias nas unidades militares, o que vai contra o regime especial de prisão. A decisão foi tomada depois que o Exército enviou, por determinação de Moraes, a lista de visitas dos quatro militares presos em Brasília. São eles Hélio Ferreira Lima, Mário Fernandes, Rafael Martins de Oliveira e Rodrigo Bezerra Azevedo.

A relação tem o nome dos visitantes, horário e duração das visitas. Moraes determinou que o Exército informasse as regras para as visitas, incluindo os dias e o número de pessoas autorizadas a entrar. Depois de ter recebido a lista, Moraes mandou os comandantes responsáveis explicarem o motivo das visitas diárias, o que contraria as normas do próprio Exército. Isso porque as visitas só podem ocorrer as terças-feiras, quintas-feiras e domingos e precisam de agendamento prévio. Fora desses dias, as visitas só podem ocorrer se tiver autorização do comando do Exército, mas não podem ultrapassar os três dias de visitas.

Já os advogados podem fazer visitas de segunda a sexta-feira, em horário comercial, e precisam ser agendadas previamente. Moraes determinou que as explicações precisam ser dadas pelo comandante da 1ª Divisão de Exército, pelo comandante do Comando Militar do Planalto e pelo chefe do Comando Militar do Leste.

A decisão é do mesmo dia em que Moraes decidiu pelas prisões dos generais Braga Netto e Mario Fernandes, investigados no inquérito da trama golpista. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, já tinha se manifestado contra a liberdade dos dois. Braga Netto foi preso no dia 14 de dezembro pelo fato dele tentar atrapalhar as investigações e agir para ter acesso a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid. As investigações demonstraram que Braga Netto entregou dinheiro em sacolas de vinho a militares das Forças Especiais do Exército, o chamado “kids pretos”. A negociação envolvia o pagamento de R$ 100 mil para financiar o deslocamento de apoiadores de Bolsonaro a Brasília.

Na decisão que autorizou a prisão de Braga Netto, Moraes citou que as investigações revelam “gravíssima participação” de Braga Netto que assumiu um “verdadeiro papel de liderança, organização e financiamento” dos atos golpistas. Moraes ainda diz sobre indícios de que o general “atuou, reiteradamente, para embaraçar as investigações” e destaca “extrema periculosidade” com a “existência de gravíssimos crimes e indício suficientes de autoria”.

Já Mário Fernandes foi preso na operação da Polícia Federal de 19 de novembro, quando outros quatro militares e um policial federal também foram alvos. O militar é apontado pela investigação da Polícia Federal como o responsável pela elaboração do plano para matar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Lula e o vice Geraldo Alckmin.O general Mário Fernandes é apontado pelos investigadores da PF como um dos mais radicais e influentes integrantes do grupo criminoso que organizou ações golpistas, servindo ainda como um elo entre a cúpula do governo Bolsonaro e manifestantes que estavam acampados em frente a quartéis do Exército em todo o país.

A PF acredita ainda que o plano, chamado "Punhal Verde e Amarelo", que previa as mortes de Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes, foi impresso pelo general no Palácio do Planalto. Segundo o documento, Mário Fernandes depois faria parte do gabinete de crise que seria instalado logo após o golpe.

Fonte: CBN

Presidente da Câmara de Vereadores de Tabuleiro do Norte é assassinado a tiros na calçada de casa

A sogra do político também foi atingida.
O vereador Marcos Aurélio Araújo (PP), presidente da Câmara de Tabuleiro do Norte, foi assassinado a tiros na noite desta quinta-feira (26), em Tabuleiro do Norte. Câmeras de segurança registraram o momento. Ainda não se sabe a motivação do crime.

O político, de 57 anos, estava sentado na calçada de sua casa quando, às 20h39, dois homens chegaram armados e atiraram contra ele. A dupla está foragida. Policiais militares e civis estão fazendo buscas na região para capturar os autores da execução.

A sogra de Marcos Aurélio também foi atingida. Conforme o relatório da ocorrência, ao qual o Diário do Nordeste teve acesso, Marina Moreira Maia sofreu lesões nas costas e nas nádegas, mas não há risco de morte. Uma outra mulher também estava sentada na calçada, mas correu quando os disparos foram efetuados.


Vereador iria para o quarto mandato

Natural de Tabuleiro do Norte, Marcos Aurélio foi eleito para seu quarto mandato como vereador, com o maior número de votos do município — 1.508 — nas eleições municipais de 2024. Em janeiro, ele completaria 58 anos.

(Diário do Nordeste)

TENTATIVA DE CHACINA EM FORTALEZA : Homem morto e três baleados na Barra do Ceará

Vítimas feridas estão hospitalizadas; SSPDS investiga crime em residência do bairro.
Um homem foi morto a tiros e outras três pessoas foram baleadas em uma tentativa de chacina nesta quarta-feira (25), no bairro Barra do Ceará, em Fortaleza. As vítimas feridas foram levadas para hospitais da região, mas o estado de saúde delas ainda é desconhecido. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que equipes da Perícia Forense e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foram acionadas ao local para coletar alegações e iniciar as investigações, o que ficou a cargo da 8ª Delegacia do DHPP .

* Imagem meramente ilustrativa

Fonte: Blog César Wagner

Avião da Embraer foi derrubado por sistema de defesa aérea russo, diz agência

O avião da Azerbaijan Airlines que caiu na última quarta-feira (25), resultando na morte de 38 pessoas, foi abatido por um sistema de defesa aérea russo, segundo informações de quatro fontes ouvidas pela agência Reuters.

Andriy Kovalenko, membro da segurança nacional ucraniana, afirmou que imagens capturadas dentro da aeronave mostravam coletes salva-vidas perfurados. Essa avaliação foi posteriormente corroborada por especialistas militares e de aviação, sendo também reproduzida na mídia russa, que levantou a hipótese de o avião ter sido confundido com um drone ucraniano.

Enquanto isso, Rússia e Cazaquistão tentam conter as especulações. Autoridades de ambos os países pedem que a população aguarde os resultados das investigações. A aeronave, que transportava 67 pessoas e fazia o trajeto entre Baku, no Azerbaijão, e Grozny, na Chechênia, caiu em território cazaque após desviar centenas de quilômetros de sua rota planejada.

Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, declarou que é prematuro especular sobre as causas do acidente antes da conclusão do inquérito. O presidente do Senado do Cazaquistão, Mäulen Äşimbaev, destacou que a causa do ocorrido ainda é desconhecida e assegurou que nenhum dos países envolvidos tem interesse em ocultar informações, afirmando que os dados apurados serão divulgados ao público após as investigações.

Um vídeo divulgado pelo canal Fighterbomber no Telegram, supostamente administrado pelo capitão do Exército russo Ilya Tumanov, mostrou buracos nos destroços do avião. Especialistas sugeriram que os danos poderiam ter sido causados por bombardeios. Segundo o canal, era improvável que os buracos fossem resultado de impacto com aves, como inicialmente alegado pela companhia aérea.

Serik Mukhtybayev, especialista em aviação do Cazaquistão, afirmou ao portal Orda que a hipótese de uma colisão com aves era improvável devido à altitude em que o avião voava. O brasileiro Lito Sousa, especialista em aviação, também rejeitou essa possibilidade. Em uma publicação no X, ele observou que, mesmo em caso de falha catastrófica em um motor, não haveria danos no extradorso do estabilizador horizontal, sugerindo que algo externo à aeronave causou os danos.

Outro indício apontado veio de um piloto militar francês, que, sob anonimato, disse à AFP que as perfurações na cauda do avião eram compatíveis com impactos de estilhaços de um míssil. Yuri Podolyaka, blogueiro russo pró-guerra, corroborou a hipótese, associando os danos aos causados por sistemas de mísseis antiaéreos.

O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, afirmou que ainda é cedo para conclusões sobre as causas do acidente, mencionando que o mau tempo teria forçado a mudança de rota do avião. Dados do Flightradar24.com indicaram que a aeronave realizou manobras incomuns antes da queda, atribuídas a fortes interferências de GPS, o que causou a transmissão de dados incorretos. A Rússia já foi acusada de interferências similares na região, e relatos indicam que a Chechênia foi alvo de um ataque com drones pouco antes do acidente.

O Cazaquistão confirmou a recuperação da caixa-preta do avião, que deverá auxiliar na apuração dos fatos. Paralelamente, as autoridades trabalham na identificação das vítimas. Dos 29 sobreviventes, 11 seguem internados em estado grave.

Fonte: Gazeta Brasil

Focos de incêndio causados por queimadas preocupam moradores do Boqueirão

O Corpo de Bombeiros de Sobral esteve local três vezes para conter os focos de incêndio.
Os moradores do distrito de Boqueirão, desde o dia 20, estão preocupados com incêndios que atingem a região. De acordo com o tenente-coronel Roberto Moraes, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Sobral (CBM), “é muito comum as pessoas atearem fogo nessa região para limpeza de terrenos para plantios e perdem o controle. Salientar que essa prática é crime ambiental”.

Os agentes do CBM estiveram no local e conseguiram controlar as chamas, mas de acordo com os residentes das áreas afetadas, estão aparecendo vários focos de fogo que aos poucos estão se alastrando com risco iminente de causar um incêndio maior que o primeiro. Roberto Moraes solicitou o apoio da imprensa para informar a população que ao observar queimadas liguem para 190.

O proprietário de parte das terras atingidas pelo fogo, Aloísio Dias, disse para a equipe de reportagem do Sistema Paraíso que desde quando surgiram os focos de incêndio que ele e seus trabalhadores lutam para conter o aumento. “Tem duas pessoas trabalhando comigo para conter as chamas. Já são quatro a cinco dias que enfrentamos o problema. O Corpo de Bombeiros já veio duas vezes e fez um trabalho formidável, mas os focos continuaram aparecendo”, relatou o Sr. Aloísio.

Na manhã desta quinta-feira (26), o CBM voltou pela terceira vez à localidade para combater os novos focos de incêndio que apareceram.

Via Edwalcyr Santos / Sistema Paraíso

Homem é preso por esfaquear esposa grávida no Pará

Um homem foi preso em flagrante nesta quarta-feira (25), em Marabá, no sudeste do Pará, suspeito de esfaquear a companheira grávida. Segundo os vizinhos, depois da agressão o suspeito fugiu.

A Polícia Militar informou que o criminoso apresentava sinais de embriaguez. A vítima foi atendida pelo Samu e encaminhada ao Hospital Municipal de Marabá.

A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher investiga o caso.

Via portal do Tupiniquim

Operação investiga desvios de recursos públicos em Ubajara

A ação resultou no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão em residências.
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e a Polícia Civil realizaram nesta quinta-feira, 26 de dezembro, a primeira fase da operação “Castelo de Cartas”, em Ubajara, no interior do estado. A ação resultou no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão em residências, um posto de combustíveis e uma loja de peças automotivas. Cinco pessoas, incluindo um servidor público, empresários e supostos “laranjas”, além de duas empresas, estão sob investigação por suspeitas de desvios de recursos da Prefeitura de Ubajara.

Durante a operação, foram apreendidos pneus, celulares, computadores, notas fiscais, documentos diversos e quatro cheques que somam R$ 40 mil. As apurações indicam que um servidor público utilizava sua posição para liderar um esquema de desvio de bens e valores destinados à manutenção da frota de transporte escolar do município. Peças adquiridas pela Prefeitura, segundo a suspeita, não eram instaladas nos veículos, enquanto vales de combustível eram apropriados indevidamente.

De acordo com as investigações, o servidor teria usado placas de veículos da frota municipal como justificativa para o abastecimento, embora o combustível fosse destinado a outros fins. Há ainda indícios de enriquecimento ilícito, com patrimônio incompatível com sua remuneração, incluindo veículos e imóveis registrados em nome de terceiros, também alvos da operação.

A operação “Castelo de Cartas” busca desmontar um esquema que pode ter causado prejuízos significativos aos cofres públicos. O MPCE reforça a importância de denúncias anônimas para o avanço das investigações, que podem ser feitas pelo telefone do Núcleo Avançado de Inteligência: (88) 98152-6786.

As autoridades continuam apurando o caso para determinar a extensão dos desvios e responsabilizar os envolvidos.

Via Sistema Paraíso / Edwalcyr Santos

VIOLÊNCIA EM SOBRAL: HOMEM É MORTO A TIROS NO DISTRITO DE JAIBARAS

Um homem foi morto a tiros na tarde desta quinta-feira (26), no distrito de Jaibaras. O crime aconteceu em um posto de saúde, localizado no bairro Barragem.

A vítima foi identificada pelo prenome de Fabiel. O homem foi assassinado com vários tiros na cabeça.

Segundo informações, dois homens em uma moto se aproximaram do posto de saúde em uma motocicleta, e ao avistar Fabiel efetuaram vários disparos, atingindo-o fatalmente.

A polícia militar foi acionada para isolar a área até a chegada a perícia para a realização dos procedimento legais.

Sobral registra 114 homicídios dolosos no corrente ano.

A Polícia Civil irá investigar a autoria e a motivação do crime.

Com informações de Fnews

Banco Central "queima" R$190 bilhões das reservas cambiais, em poucos dias, para tentar conter o dólar

Com leilão de hoje, Brasil perderá US$30,76 bilhões das reservas cambiais.
O Banco Central voltará a “queimar” nesta quinta-feira (26) reservas cambiais brasileiras com um novo leilão no montante de de US$3 bilhões (R$18,5 bilhões) para tentar conter a alta do dólar prevista para hoje.

Com isso, somando os US$27,76 bilhões já torrados desde o início disparada da moeda norte-americana há cerca de dez dias, o BC queimará até o final do dia de hoje US$30,76 bilhões (ou R$190 bilhões) tentando conter o aumento do dólar.

Esse aumento, assim como a taxa de juros que de acordo com o próprio BC deve alcançar 14,25% em fevereiro, têm sido determinados pelo menosprezo do governo Lula (PT) pelo equilíbrio fiscal, ignorado todos os alertas dos especialistas e do mercado.

Os R$190 bilhões gastos pelo Brasil em dez dias, para tentar reduzir os estragos provocados pelo governo, representam duas vezes e meia os incertos R$75 bilhões que o governo imagina irá “cortar” no longo de quinze anos, com a aprovação na semana passada do “pacote fiscal” de Haddad pelo Congresso, que, além de insuficiente, considerado tardio com meses de atraso, apesar das promessas.

Além do desequilíbrio fiscal do governo, de acordo com especialistas, a alta do dólar também foi turbinada por declarações de Lula e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após a alta hospitalar do presidente, reafirmando a falta de compromisso do governo com o fiscal.

Nessas declarações, Lula e Haddad insistiram em apontar responsáveis imaginários pelos próprios erros, inclusive reiterando ataques ao “mercado”, isto é, aos investidores que financiam o próprio governo por meio de investimentos de renda fixa como o Tesouro Direto.

(Diário do Poder)

CNJ proíbe prisões em flagrantes de presos liberados na 'saidinha' de Natal por descumprimento de regras; entenda

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) declarou ilegal uma portaria do TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) que permitia a prisão de detentos em “saidinhas” que descumprissem regras. A decisão foi tomada dias antes da saída temporária de final de ano, que começou na 2ª feira (23.dez.2024).

A portaria autorizava as Polícias Civil e Militar a prender detentos em flagrante por violação das condições das saidinhas. Desde sua implementação, em junho do ano anterior, mais de 3.000 detentos foram presos.

O CNJ, no entanto, determinou que tais infrações deveriam ser apenas registradas e comunicadas ao Judiciário para decisão. A ilegalidade da portaria foi questionada pela Defensoria Pública de São Paulo via habeas corpus no STJ (Superior Tribunal de Justiça). Apesar do STJ não conceder o habeas corpus, encaminhou o caso ao CNJ, que julgou a medida ilegal.

Na última “saidinha”, em 17 de setembro, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo reportou a prisão em flagrante de 16 detentos que praticaram novos crimes durante o período. Os casos foram reportados tanto na capital paulista quanto em cidades do interior do Estado.

No total, houve 4 saídas temporárias para os presos em São Paulo neste ano. Durante a época de festas, poderão passar fora da prisão o período de 23 de dezembro de 2024 a 3 de janeiro de 2025.

(Poder 360)

Confira as 176 vagas de emprego em Sobral nesta quinta-feira (26/12)

Para se candidatar a uma vaga, faça o agendamento clicando AQUI.
Depois disso, compareça à unidade do Vapt Vupt de Sobral, tendo em mãos RG, CPF, CARTEIRA DE TRABALHO, CURRÍCULO E O PASSAPORTE DE VACINAÇÃO.

Em caso de dúvidas consulte o serviço de atendimento, por telefone 0800 591.0363, ou visite a unidade do IDT/SINE (Vapt Vupt) em Sobral, Rua Cel. João Silvestre, 201 – Centro.

Rua Cel. José Silvestre, 201 – Centro – Fone: (85) 2180-6223 – OBS: Ao enviar seu currículo para este e-mail, coloque o nome da vaga pretendida no assunto da mensagem – Email: vagas.sobral@idt.org.br


OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS

Agente de microcrédito 04

Ajudante de carga e descarga de mercadoria 02

Ajudante de obras 20

Alinhador de pneus 01

Assessor de microcrédito 03

Assistente administrativo 02

Atendente de balcão 01

Atendente de lojas 01

Auxiliar administrativo 01

Auxiliar de cozinha 01

Auxiliar de limpeza 02

Auxiliar de linha de produção 07

Auxiliar de marceneiro 01

Auxiliar de vidraceiro 01

Auxiliar técnico na mecânica de máquinas 01

Babá 01

Barman 01

Camareira de hotel 01

Chefe de cozinha 01

Churrasqueiro 02

Consultor de vendas 09

Corretor de seguros 01

Costureira de máquinas industriais 02

Cozinheiro de restaurante 03

Cozinheiro geral 01

Empregado doméstico nos serviços gerais 02

Encarregado de expedição 01

Encarregado de supermercado 01

Garçom 04

Gerente de loja e supermercado 01

Gerente de serviços de saúde 01

Impressor serigráfico 02

Instalador de antenas de televisão 01

Maître 01

Mecânico de automóveis e caminhões 01

Mecânico de automóvel 03

Mecânico de manutenção de aparelhos de refrigeração 01

Mecânico eletricista de automóveis 01

Monitor de sistemas eletrônicos de segurança interno 01

Montador soldador 01

Motofretista 01

Motorista carreteiro 01

Operador de caixa 01

Operador de câmaras frias 01

Operador de empilhadeira 01

Padeiro 02

Pedreiro 06

Promotor de vendas 02

Recepcionista secretária 01

Representante comercial autônomo 08

Saladeiro 01

Salgadeiro 03

Secretário escolar(tecnólogo) 01

Serralheiro de alumínio 01

Servente de obras 04

Supervisor de vendas comercial 01

Técnico de rede (telecomunicações) 02

Técnico em atendimento e vendas 01

Vendedor - no comércio de mercadorias 04

Vendedor interno 06

Vendedor porta a porta 11

Total 151

 

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS

Armador de estrutura de concreto 01

Auxiliar de linha de produção 11

Pedreiro 06

Repositor - em supermercados 01

Servente de obras 06

Total 25

Dono de restaurante com carne de cachorro e gato no cardápio morre vítima de raiva

O dono de um restaurante que oferece pratos com carne de cachorro e gato no Vietnã morreu neste mês vítima de raiva, poucos dias após apresentar os primeiros sintomas.

Nguyen Van B., de 33 anos e radicado em Ba Ria, na província de Vung Tau, frequentemente abatia cães e gatos para o seu restaurante, informou o "Tuoi Tre News".

Não está claro como o homem foi exposto ao vírus da raiva, embora muitos acreditem que isso tenha acontecido ao lidar com um cão infectado.

Van B. inicialmente procurou atendimento médico após sentir fadiga e dificuldades respiratórias. Ele foi então diagnosticado com raiva no Hospital de Doenças Tropicais da cidade de Ho Chi Minh.

No meio do tratamento, entretanto, o paciente pediu para deixar o hospital a fim de voltar para casa.

Enquanto estava em casa, sua condição piorou, levando a sintomas graves de raiva, incluindo agitação, espuma na boca, espasmos musculares e confusão mental. Ele finalmente sucumbiu à doença, após ser levado ao pronto-socorro de outro hospital.

Boa parte da população vietnamita trata a carne de cachorro e gato como uma iguaria tradicional. Turistas, especialmente orientais, também costumam agitar o mercado.

Estima-se que cinco milhões de caninos sejam consumidos todos os anos no Vietnã — o segundo maior consumo do mundo, atrás da China. O consumo é impulsionado também por uma superstição: muitos acreditam que comer a carne pode ajudar a dissipar a má sorte.

Fonte: Extra Globo

Morre Ney Latorraca, ícone da dramaturgia brasileira

O ator deixa um legado incomparável, consolidando-se como um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira.
O ator Ney Latorraca faleceu na manhã desta quinta-feira no Rio de Janeiro, aos 80 anos. A Clínica São Vicente, onde ele estava internado, confirmou a informação, mas, a pedido da família, não revelou a causa da morte.

Nascido em Santos, no dia 25 de julho de 1944, Ney Latorraca cresceu em uma família de artistas, o que influenciou sua trajetória desde cedo. Aos seis anos, começou a carreira artística com participações na Rádio Record. Aos 19, estreou nos palcos com a peça Pluft, O Fantasminha, de Maria Clara Machado, marcando o início de uma caminhada que atravessaria décadas.

Sua versatilidade o levou a atuar em diversas emissoras, incluindo Tupi, Cultura, Record e SBT. No entanto, foi na TV Globo, onde estreou em 1975, que conquistou o grande público com personagens icônicos. Entre eles, destacam-se Barbosa, do humorístico TV Pirata, e Vlad, da novela Vamp, que marcaram gerações com sua interpretação cativante e estilo inconfundível.

Com uma carreira brilhante no teatro, cinema e televisão, Ney Latorraca deixa um legado incomparável, consolidando-se como um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira.

Via Sistema Paraíso

ELMANO PROMOVE REFORMA no governo e troca 13 chefias estratégicas no Ceará

Mudanças incluem lideranças na Casa Civil e Assembleia; anúncio foi feito nas redes sociais.
O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, na manhã desta quinta-feira (26), mudanças nas chefias de 13 secretarias e órgãos do Governo do Ceará, conforme comunicado divulgado em suas redes sociais.

"Conforme informei anteriormente, anuncio agora as mudanças no comando de algumas secretarias e órgãos do Estado, assim como do líder do Governo na Assembleia. A reforma teve início com o novo secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, que assumiu semana passada", publicou Elmano.


Veja quem são os novos titulares:

Jade Romero, vice-governadora, assume a Secretaria da Proteção Social. Jade é graduada em Gestão Pública, especialista em Políticas Públicas e mestranda em Planejamento e Políticas Públicas. Foi secretária-executiva do Esporte no Governo do Ceará, na gestão Camilo Santana, secretária de Participação Popular de Fortaleza e já representou o Brasil na cúpula jovem do Brics. Durante os anos de 2023 e 2024, foi titular da Secretaria das Mulheres.

Eduardo Bismarck - Secretaria do Turismo. Advogado e Deputado Federal, no segundo mandato. Indicado por 4 vezes entre os mais influentes do Congresso Nacional, segundo o DIAP. Atua na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, bem como na Comissão de Turismo. Foi coordenador da bancada do Ceará (2023-24), membro da mesa diretora (2021-2022), e atuou como vice-líder da bancada do PDT e também da maioria. Entre outros projetos, é autor da emenda de plenário que inclui as empresas do turismo no PERSE, de lei de combate ao turismo sexual e também da Lei que institui o Dia Nacional do Guia de Turismo.

Lia Gomes - Secretaria das Mulheres. É médica, formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com atuação em dermatologia . Foi secretária-executiva da Secretaria de Proteção Social na gestão Camilo Santana. É deputada estadual, titular da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Assembleia Legislativa do Ceará e membro das comissões de Infância e Adolescência, Direitos Humanos e Cidadania, Proteção Social e Combate à Fome, Previdência Social e Saúde e Defesa do Consumidor.

Domingos Filho - Secretaria do Desenvolvimento Econômico. É advogado, formado pela Universidade Federal do Ceará. Foi voce-governador do Ceará entre 2011 e 2014. Também foi deputado estadual por quatro mandados e ocupou a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará de 2007 a 2010.

Fernando Santana - Secretaria dos Recursos Hídricos. É administrador de empresas, especialista em Gestão Pública, Licitação e Direito Administrativo, com MBA em Gestão e Governança Pública. Iniciou sua carreira na militância política aos 18 anos de idade. Foi secretário municipal de Barbalha, no Cariri, e secretário-adjunto da Chefia de Gabinete no governo Camilo Santana. Está em seu segundo mandato como deputado e ocupa a 1ª vice-presidência da Assembleia Legislativa do Ceará, com destacada atuação na aprovação de matérias do Governo do Ceará.

Nelson Martins - Secretaria da Articulação Política. Engenheiro agrônomo formado pela UFC. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, vereador de Fortaleza e deputado estadual por três vezes. No governo de Cid Gomes, foi secretário do Desenvolvimento Agrário. Na gestão de Camilo Santana, atuou como titular da Controladoria e Ouvidoria Geral, das Relações Institucionais e da Casa Civil. Em 2023 e 2024, atuou como assessor especial da Chefia de Gabinete do Governador Elamano de Freitas.

Gabriel Rochinha - Assessoria Especial de Chefia de Gabinete. Formado em Sociologia e Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com especialização em Direito Previdenciário e MBA em Governança e Gestão Pública. Atuação e experiência em assessoria política e institucional nas esferas municipal, estadual e federal. Foi bancário, assessor parlamentar na Câmara Federal, assessor jurídico e chefe de gabinete na Câmara Municipal de Fortaleza e assessor parlamentar e chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Ceará.

Frank Ranier Prado - Assessoria Especial de Assuntos Comunitários. Formado em Gestão Ambiental e em Políticas Públicas. Foi formador político junto aos Movimentos Sociais e Sindicalista, como diretor de Meio Ambiente e Saúde do Trabalhador na Central Única dos Trabalhadores. Foi assessor da Câmara de Fortaleza e assessor parlamentar na Assembleia Legislativa. De 2023 a 2024 ocupou o cargo de Assessor Especial do governador do Ceará, com atuação direta na Articulação Política do Estado.

Luiza Martins - CearáPar. Advogada por formação, atua como gestora pública, gestora de projetos, assessora e consultora jurídica nas áreas de planejamento urbano e de políticas públicas, e com experiência em Direito Urbanísitico, Direito Imobiliário, e Direito Registral. Foi secretária-execuiva do Conselho de Altos estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Ceará, entre 2021 e 2024.

Max Quintino - Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Mestre em Economia do Setor Público pelo Programa de pós-graduação em Economia da UFC e graduado em Geografia pela Uece. É professor estadual. Foi diretor da Ematerce, de 2011 a 2015; presidente do Instituto Agropolos do Ceará, de 2015 a 2017; e presidente da Ceasa, de 2018 a 2021, até assumir em fevereiro do mesmo ano, a superintendência do detran-CE. Foi secretário da Casa Civil do Governo do Ceará em 2023 e 2024.

Waldemir Catanho - Detran. Graduado em Jornalismo pela UFC. Filiado ao PT, tem histórico de atuação nos movimentos estudantis e sindicais. Foi secretário de Governo da Prefeitura de Fortaleza na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT), entre 2004 e 2012. Entre 2023 e 2024, foi titular da Secretaria da Articulação Política. Nas eleições de 2024, concorreu ao cargo de prefeito em Caucaia, sendo derrotado no segundo turno.

Lena Ximenes - TV Ceará. Jornalista graduada pela UFC e tem experiência em comunicação e gestão pública. Já atuou na assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, em Fortaleza, da Secretaria Especial de Políticas Públicas Sobre Drogas, foi assessora parlamentar na Câmara dos Deputados. Lena atuou também no Ministério da Saúde e em veículos de comunicação do Ceará. Na TV Ceará, ocupou o cargo de diretora de programação.

Guilherme Sampaio - Líder do Governo na Alece. Atual presidente municipal do PT. É formado em Ciências Contábeis pela UFC, pós-graduado em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Mogi das Cruzes e mestrando em Ciências Políticas pela Universidade de Lisboa. Também é educador e diretor de uma instituição privada de ensino em Fortaleza. Foi titular da Secretaria da Cultura do Ceará, em 2015. Guilherme atuou como vereador de Fortaleza e deputado estadual.

Via Blog César Wagner

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

GILMAR MENDES ARQUIVA inquérito contra Aécio Neves e expõe brechas para impunidade política

Ministro do STF aponta irregularidades, mas decisão encerra investigação sobre omissão de R$ 2,5 milhões na campanha de 2014, reforçando críticas sobre a blindagem de política.
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou nesta segunda-feira (23) o inquérito contra o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), que era investigado por omitir R$ 2,5 milhões em despesas de campanha na eleição presidencial de 2014, por meio de contratos e notas fiscais falsas para encobrir doações não declaradas à Justiça Eleitoral. A decisão foi motivada por irregularidades apontadas no processo, incluindo o excesso de prazo das investigações, a falta de provas relevantes apresentadas pela Polícia Federal e o uso de um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), obtido sem autorização judicial, mesmo após a competência do caso já ter sido delineada à Justiça Eleitoral de Belo Horizonte. Mendes criticou a atuação da Procuradoria-Geral da República (PGR) ao inserir o relatório nos autos, afirmando que tal medida ultrapassou as atribuições legais e constitucionais, uma vez que a PGR deveria ter encaminhar os autos às autoridades competentes sem avançar nas investigações.

(Blog do César Wagner)

HOMEM É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE CASA NO BAIRRO SANTA CASA, EM SOBRAL

Na manhã desta quarta-feira(25), um homem conhecido por "Tachinha" foi encontrado morto dentro de uma residência na rua Bela Vista, no bairro Santa Casa.

Segundo informações de populares, a vítima era usuária de bebida alcoólica. A Polícia Militar foi acionada para isolar a área até  a chegada da perícia para a realização dos procedimentos de praxe.

A Polícia Civil irá investigar os fatos.

Com informações do Sobral na Mídia

PRF afasta agentes envolvidos em ação que terminou com jovem baleada na cabeça na véspera de Natal

A Corregedoria-Geral da Polícia Rodoviária Federal determinou o afastamento dos agentes envolvidos em uma ação que resultou em uma jovem de 26 anos baleada na cabeça, na BR-040, na terça-feira (24), véspera de Natal.

Em nota, a PRF lamentou o ocorrido e informou que os policiais foram afastados preventivamente de todas as atividades operacionais.

A Coordenação-Geral de Direitos Humanos da PRF está acompanhando o caso e prestando assistência à família da vítima, Juliana Leite Rangel. Além disso, a PRF está colaborando com a Polícia Federal no fornecimento de informações para as investigações.

Juliana estava a caminho de Itaipu, Niterói, para passar o Natal com familiares, quando o veículo foi atingido por disparos em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Seu pai, Alexandre Rangel, de 53 anos, que dirigia o carro, afirmou que ao ouvir a sirene do veículo policial, ele ligou a seta para sinalizar a intenção de encostar. Porém, os agentes já começaram a disparar assim que saíram do carro.

“Falei para a minha filha: ‘Abaixa, abaixa’. Eu abaixei, meu filho deitou no fundo do carro, mas infelizmente o tiro pegou na minha filha. Eles já desceram do carro perguntando: ‘Porque você atirou no meu carro?’. Só que nem arma eu tenho, como é que eu atirei em você?”, contou Alexandre.

Juliana foi levada ao Hospital Adão Pereira Nunes, onde passou por cirurgia. De acordo com a prefeitura de Duque de Caxias, seu estado de saúde é considerado gravíssimo. Alexandre também foi baleado na mão esquerda, mas não sofreu fraturas e recebeu alta na noite de terça-feira.

(Gazeta Brasil)

Gleise é apontada como eventual candidata do PT á presidência em 2026

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que não pretende ser candidata à Presidência da República nas eleições de 2026. A fala foi feita após o anúncio de que seu nome será incluído em uma pesquisa de intenção de voto pelo instituto Paraná Pesquisas em janeiro de 2025.

Em sua conta na rede social X/Twitter, Gleisi alegou que o PT já possui um candidato definido: o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Leio que meu nome foi incluído por um instituto em pesquisa presidencial. Não pedi, não sou e nem pretendo ser candidata. O nome do PT para 2026 é Lula”, escreveu.

Embora Lula seja apontado como o principal nome da esquerda para 2026, questões relacionadas à sua saúde e idade alimentam o debate sobre a viabilidade de sua candidatura. O presidente, que recentemente passou por uma cirurgia na cabeça, terá 81 anos ao final do atual mandato.

Fonte: @conexaopoliticabrasil / Instagram

URGENTE: pessoas são resgatadas com vida após queda de avião; VEJA VÍDEO DO RESGATE

Apesar da violência do acidente, pelo menos 12 pessoas sobreviveram à queda do Embraer 190 hoje no Cazaquistão. Seguiam 72 pessoas a bordo.

ASSISTA:

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Lula prometeu picanha barata, mas preço da carne sobe no fim de ano

O brasileiro que quiser comer picanha na virada deste ano pagará mais caro no corte da carne na comparação com o réveillon anterior. O preço médio para 1 kg de corte estava a R$ 77,44 em novembro, dado mais recente disponível. É R$ 9,77 mais caro que o valor no fim de 2023 (R$ 67,67).

Os dados ajudam a construir uma percepção negativa sobre a economia, que sente o peso das carnes no bolso. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma preocupação especial com o custo dos alimentos, por causa do caráter social da gestão petista.

O levantamento foi enviado com exclusividade ao Poder360 pelo Instituto de Economia Agrícola do Governo de São Paulo com base no custo da carne no Estado.

Os números mostram que um grupo de amigos com planos para comprar 4 kg de picanha no Ano Novo deve gastar em torno de R$ 310. O desembolso 11 meses antes seria de R$ 271. Ou seja, essas pessoas teriam que pagar R$ 39 a mais pelo mesmo corte.

Pelos valores nominais (desconsiderando a inflação), o preço do kg da proteína aumentou R$ 39 em 10 anos.

Mesmo em valores reais (corrigidos pela inflação), os resultados não são tão otimistas. O preço médio da picanha em 2024 só não é superior aos valores de 2021 (R$ 85,9) e 2022 (R$ 81,1), ao levar em conta os últimos 18 anos.


PROMESSA DE LULA

Uma das promessas mais lembradas de Lula nas eleições diz respeito justamente ao preço da picanha. Ele havia dito que o Brasil teria o corte mais barato.

“Esse país tem que voltar a crescer, tem que voltar a ser feliz, tem que voltar a gerar emprego. O povo, eu digo sempre, o povo tem que voltar a comer um churrasquinho, a comer uma picanha e tomar uma cervejinha”, declarou em entrevista ao Jornal Nacional em 2022.

Fonte: Blog do BG

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More