Total de visualizações

DETETIVE PARTICULAR - NÃO FIQUE NA DÚVIDA

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

 

SOBRALNET - A MELHOR INTERNET DO BRASIL!

O MAIOR CHITÃO DE SOBRAL E REGIÃO SERÁ NA FAZENDA ALEGRE

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Confira as 85 vagas de emprego em Sobral nesta segunda-feira (24/2)

O Portal IDT/SINE está disponibilizando vagas de emprego em Sobral.

Para se candidatar a uma vaga, faça o agendamento clicando AQUI.

Depois disso, compareça à unidade do Vapt Vupt de Sobral, tendo em mãos RG, CPF, CARTEIRA DE TRABALHO, CURRÍCULO E O PASSAPORTE DE VACINAÇÃO.

Em caso de dúvidas consulte o serviço de atendimento, por telefone 0800 591.0363, ou visite a unidade do IDT/SINE (Vapt Vupt) em Sobral, Rua Cel. João Silvestre, 201 – Centro.

Rua Cel. José Silvestre, 201 – Centro – Fone: (85) 2180-6223 – OBS: Ao enviar seu currículo para este e-mail, coloque o nome da vaga pretendida no assunto da mensagem – Email: vagas.sobral@idt.org.br

OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS

Alinhador de pneus 01
Analista de suporte de banco de dados 01
Arrematador, no comércio 01
Assessor de microcrédito 03
Atendente do setor de frios e laticínios 01
Auxiliar administrativo 01
Auxiliar de limpeza 01
Auxiliar de manutenção predial 01
Auxiliar de marceneiro 01
Auxiliar técnico na mecânica de máquinas 01
Babá 01
Consultor de vendas 02
Costureira de máquina reta 01
Costureira em geral 02
Cozinheiro de restaurante 04
Eletricista de instalações industriais 01
Empregado doméstico arrumador 02
Empregado domestico nos servicos gerais 01
Encarregado de costura na confecção do vestuário 02
Encarregado de patrimônio 01
Encarregado de tesouraria 01
Fiscal de prevenção de perdas 01
Forneiro de padaria 01
Impressor serigráfico 01
Mecânico de veículos 01
Monitor de sistemas eletrônicos de segurança interno 02
Motofretista 02
Motorista de caminhão 01
Operador de caixa 01
Representante comercial autônomo 03
Salgadeiro 04
Servente de limpeza 01
Soldador a oxigênio 01
Supervisor comercial 01
Supervisor de logística 01
Supervisor de vendas comercial 02
Técnico analista de produção 03
Técnico de rede (telecomunicações) 02
Técnico de refrigeração (instalação) 01
Técnico em eletromecânica 01
Técnico em segurança do trabalho 01
Vendedor interno 06
Vendedor porta a porta 07
Vendedor pracista 05

Total 79
 
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS

Armador de estrutura de concreto 01
Auxiliar de estoque 01
Auxiliar de linha de produção 02
Recepcionista, em geral 01
Repositor - em supermercados 01

Total 06

Musa de escola de samba infarta e morre horas após desfile

A musa da escola de samba Independente de Boa Vista, de Cariacica, Espírito Santo, morreu neste domingo (23), aos 38 anos, horas depois de participar do desfile de carnaval capixaba do Grupo Especial durante a madrugada. Aline Bianca começou a passar mal na parte da tarde, foi encaminhada para o Hospital Meridional, no município de Serra, sofreu um enfarte e não resistiu.

As informações foram confirmadas pela própria agremiação, nas redes sociais.

– É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento de nossa querida musa, Aline Bianca, ocorrido nesta tarde. Aline, que brilhou intensamente em nosso desfile e encheu nossos corações de alegria nesta madrugada, sofreu uma parada cardíaca e nos deixou de forma inesperada – informou o perfil da escola Independente de Boa Vista.

No comunicado, Aline é descrita como um mulher inspiradora, que tinha muita dedicação e paixão pelo samba.

– Sua presença marcante e sua energia contagiante deixaram uma marca indelével em todos nós. Sua luz continuará a brilhar em nossas memórias e em nossos corações.

Aline Bianca era empresária, proprietária e fundadora do Aline Bianca Company & Hair, um salão de beleza localizado na cidade de Serra. Ela nasceu no Rio de Janeiro, mas morava e tinha seus negócios no Espírito Santo.

Aline iniciou sua carreira como manicure e se tornou nail designer antes de abrir o próprio empreendimento. O salão fundado por ela possuí mais de 100 colaboradores, segundo o site do estabelecimento. A empresária informava nas redes que outro espaço, ainda mais amplo, para 120 funcionários, estava em construção.

Em nota, o Aline Bianca Company & Hair disse que lamenta a morte da sua fundadora e pediu para que, neste momento, as pessoas evitem ligar para os familiares e amigos da empresária.

Aline Bianca era casada com o empresário Rafael Aquino, do setor de venda de imóveis. Na manhã deste domingo, antes da morte da esposa, Aquino postou uma foto da empresária durante o desfile da Independente de Boa Vista e fez elogios à mulher.

– Minha musa, esplendor de encanto e luz, és a personificação da beleza que os deuses invejam e que os poetas jamais conseguiriam descrever em palavras. Tua presença é um espetáculo que hipnotiza, um sopro de arte viva que ilumina tudo ao redor. Nenhuma poesia, por mais sublime que seja, alcançaria a grandeza do teu brilho – disse o empresário.

*AE

RUMBLE E EMPRESA DE TRUMP processam mais uma vez Moraes nos EUA e acusam STF de censura global

Plataforma de vídeos e empresa de Trump contestam bloqueio no Brasil e acusam Moraes de violar as leis americanas.
A plataforma de vídeos Rumble e o Trump Media & Technology Group, empresa do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, entraram com uma nova ação na Justiça dos Estados Unidos contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, Alexandre de Moraes. A ação, apresentada no sábado (22), contesta a decisão de Moraes que visa bloquear o Rumble no Brasil, impõe uma multa diária de R$ 50 mil e impõe a nomeação de um representante legal da plataforma no país. As empresas alegam que tais ordens violam a soberania dos EUA, a Constituição e as leis americanas. Além disso, afirma que Moraes ameaçou processar criminalmente o CEO do Rumble, Chris Pavlovski. A disputa teve início após o Rumble se recusar a bloquear a conta do influenciador Allan dos Santos, acusado no Brasil de disseminar discurso de ódio e desinformação. Em resposta, Moraes determinou a suspensão da plataforma até o cumprimento das ordens judiciais.

Via Blog César Wagner

domingo, 23 de fevereiro de 2025

POLICIAL CIVIL DE FOLGA PRENDE LADRÃO EM FLAGRANTE NO CENTRO DE SOBRAL

A festa era para ser apenas de alegria, mas um crime foi interrompido de forma surpreendente durante a 83ª edição do "Bloco dos Sujos", que reuniu cerca de 40 mil pessoas em Sobral neste sábado (22).

Um policial civil de folga, que voltava da festa, flagrou o exato momento em que um indivíduo estava dentro de um veículo parado na rua Dona Maria Tomásia, cometendo um furto. Mesmo estando de folga, o agente agiu rapidamente, deu voz de prisão ao suspeito e evitou que ele fugisse com os bens da vítima.

De acordo com as informações, o policial solicitou apoio do Núcleo Operacional de Sobral, que encaminhou o criminoso, junto com os objetos furtados, à delegacia 24h para os procedimentos cabíveis.

A atitude do policial foi fundamental para garantir a segurança, mostrando que o compromisso com a justiça não tem hora nem lugar.

Com informações de Sobral Online

Tom Cavalcante faz piada com Lula e ironiza preço de alimentos

Antenado com a pauta política, o humorista Tom Cavalcante fez piada em um de seus shows recentes com o aumento do preço dos alimentos sob o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na última sexta-feira (21), Tom compartilhou em suas redes o trecho de uma apresentação que fez no último dia 16 de fevereiro, em Mauá, na Grande São Paulo, na qual brincou, por exemplo, com o preço do café.

– Tem gente reclamando porque eu disse que não era para comprar os produtos caros. Claro, nós temos que mostrar para o empresariado que nós temos outras formas de sobreviver. [Mas se alguém disser:] “Ah, Lula, quer dizer que eu estou com vontade de tomar um café e eu não vou tomar um café?”, [eu responderei:] “Vai não” (…), – brincou Tom, enquanto imitava o presidente da República.

Em outro trecho, o humorista também brincou com a queda sofrida pelo presidente da República no ano passado no Palácio da Alvorada. Ao fazer piada sobre o ocorrido, Tom disse que Lula foi empurrado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e chamou a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, de “cuidadora”.

– Vocês sabem quem foi que me empurrou? Bolsonaro. Eu tava dentro de casa, tomando uma cachaça, [e ele] me empurrou pelas costas. A felicidade foi que não quebrou o litro de pinga. [Quero] agradecer também à minha cuidadora Janja, que imediatamente me pegou pelo braço, me botou na ambulância e me levou para o hospital dos cílios – completou, fazendo referência ao Hospital Sírio-Libanês. (Pleno News)

Correios planejam fazer cliente pagar rombo bilionário com tarifas 81,6% mais caras

Com os Correios beirando a insolvência, como sua direção já admitiu, a atual gestão quer empurrar a conta de sua ineficiência para o cidadão. Quer aumentar tarifas em vez e cortar despesas, assim como o governo Lula (PT) aumenta impostos em vez de cortar gastos. A ideia é impor 81,6% de aumento nas tarifas já a partir de abril, segundo o documento com “ações para sustentabilidade econômico-financeira”, a que a coluna teve acesso. A estatal negou até que haja discussão sobre o assunto.


Só pensam naquilo

A estatal traçou cenários de 12%, 20%, 45% e 81,6%. Neste último caso, o estudo prevê R$3,4 bilhões em caixa... até ficar insolvente outra vez.


Nem pro cheiro

No plano, os Correios dizem que última revisão tarifária ocorreu em 2017 e foi de 4,094%. Diz ter sido insuficiente para cobrir seus custos. Claro.


Culpa do Haddad

O documento reforça que a “taxa das blusinhas”, imposta por Fernando Haddad (Fazenda), prejudicou a receita e tornou a estatal insolvente.


Toque de caixa

O documento será apresentado nos próximos dias. Precisa ser aprovado pela diretoria, moleza até aí. A resistência, se ocorrer, será no conselho.

(Diário do Poder)

CRISE: Azul deixa de voar em mais 14 cidades, incluindo interior do Ceará

A Azul Linhas Aéreas informou, em nota publicada nesta sexta-feira (21/2), que irá suspender as operações em 14 cidades, sendo quatro delas somente no estado do Ceará. Diante disso, os voos com destino a Crateús, São Benedito, Sobral e Iguatu já foram suspensos desde o último dia 13.

Segundo a empresa, as mudanças implementadas ocorrem devido a uma série de fatores. Dentre eles, cita o aumento de custos operacionais causados pela crise global na cadeia de suprimentos, a alta do dólar, que ultrapassou R$ 6 no fim de 2024, e a disponibilidade de frota.

Nos municípios de Campos (RJ), Correia Pinto (SC), Jaguaruna (SC), Mossoró (RN), São Raimundo Nonato (PI), Parnaíba (PI), Rio Verde (GO), Barreirinha (MA) e Três Lagoas (MS), as operações se encerram em 10 de março. A cidade de Ponta Grossa, no Paraná, para de receber voos da Azul, pouco depois, no dia 31. Na mesma data, as cidades de Cabo Frio (RJ) e Caldas No- vas (GO) passarão a ter ope- ração sazonal nos meses de alta temporada.

“Como empresa competitiva (a Azul) reavalia constantemente as operações em suas bases, assim como as possibilidades e necessidades de mercado, como parte de um processo normal de ajuste de oferta à demanda”, informou a companhia.

Bolsonaro: Não tem picanha, café, cerveja, agora os ovos do Lula

Em entrevista exclusiva concedida ao Pleno.News, nesta sexta-feira (21), direto da sede do Partido Liberal, em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou a a determinação do governo Lula (PT) de que os ovos venham carimbados com a data de validade e o número de registro do estabelecimento produtor em suas cascas.

A medida entra em vigor no dia 4 de março. Para o ex-chefe do Executivo, os ovos vão encarecer ainda mais, além de prejudicar o pequeno e médio produtor.

– O povo vai chegar à condição de nem ovo poder comprar mais. Não tem picanha, não tem cervejinha, não tem café, o açúcar tá explodindo também… e agora vêm os ovos do lula. Não tem cabimento – disse ai repórter Marcos Melo.

Ainda nesta sexta (21), o senador Flávio Bolsonaro (PL) anunciou que anunciou um projeto para suspender a determinação.

– A vida do brasileiro já está cara demais para o Lula tirar do chapéu uma medida que vai prejudicar pequenos e médios produtores, vai aumentar o preço do ovo e que só vai beneficiar alguns empresários amigos dele. Vamos derrubar essa medida de carimbo de ovos! – escreveu em seu perfil no X.

Com informações Pleno News

Prefeitura de Moraújo abre concurso público com 32 vagas

Após um período de 15 anos sem realizar concursos público, a Prefeitura de Moraújo, anunciou a abertura das inscrições para o concurso público que visa preencher 32 vagas em diversos níveis de escolaridade, incluindo fundamental, médio e superior. As oportunidades são para diferentes áreas e têm como objetivo fortalecer os serviços públicos municipais com profissionais qualificados.

As inscrições estão abertas desde o dia 20 de fevereiro e vão até o dia 20 de março de 2025. Os interessados podem se inscrever online através do site oficial do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB) – www.idib.org.br. No mesmo site, também estão disponíveis os editais completos com informações detalhadas sobre as vagas, requisitos e etapas do processo seletivo.

Criança morre engasgada com caroço de pitomba no Piauí

Menina de dois anos não resistiu após ser socorrida em Pavusu do Piauí.
A menina Eloá Crystine Pereira Ramos, de apenas dois anos, morreu após se engasgar com um caroço de pitomba na tarde de quarta-feira (19), em Pavussu. A criança estava em casa com os pais quando apresentou sinais de engasgo. Apesar de ter sido levada para uma unidade de saúde local, não resistiu.


O QUE ACONTECEU?

-Tragédia em Pavussu: Na tarde de quarta-feira (19), a menina Eloá Crystine Pereira Ramos, de dois anos, morreu após se engasgar com um caroço de pitomba em sua residência, localizada na cidade de Pavussu (PI). A criança estava em casa acompanhada dos pais e familiares quando ingeriu a fruta e, em seguida, começou a apresentar sinais de engasgo.

-Atendimento médico: Os pais buscaram atendimento imediato na Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, onde Eloá foi atendida por um médico e uma enfermeira da equipe de plantão. Apesar dos esforços da equipe de saúde, a criança chegou à unidade em estado crítico e não foi possível reverter o quadro, resultando no óbito. A mãe de Eloá, Luana Ramos, atua como conselheira tutelar em Pavussu

-Nota oficial: A Prefeitura de Pavussu lamentou a morte da menina e informou que o município dispõe de duas UBSs que funcionam pela manhã e tarde, além de atendimento de urgência à noite e nos finais de semana. A gestão classificou o ocorrido como uma “fatalidade”, destacando que, ao chegar à unidade, não houve tempo hábil para reverter o estado de saúde da pequena Eloá.

Pi24h

"Denúncia de golpe não se sustenta e não vai a lugar nenhum", diz Jair Bolsonaro; veja vídeo

O ex-presidente Jair Bolsonaro comentou as recentes denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR), que o acusam de envolvimento em uma suposta trama golpista. Falando diretamente da sede do Partido Liberal (PL), em Brasília, ele concedeu uma entrevista exclusiva ao Pleno.News nesta sexta-feira (21). 

Essa foi a primeira declaração pública de Bolsonaro desde que as denúncias foram apresentadas. Durante a conversa com o repórter Marcos Melo, o ex-presidente negou veementemente qualquer participação em um plano para desestabilizar o governo atual.

“Essa história de golpe não vai para frente, não se sustenta em lugar nenhum. Ele [PGR] conseguiu piorar o inquérito da Polícia Federal, não liga nada com nada. Na trama de me envolver, me bota no 8 de janeiro, mas eu estava nos Estados Unidos desde 30 de dezembro”, afirmou Bolsonaro, referindo-se aos atos ocorridos em Brasília no início de 2023. 

Durante a entrevista, Bolsonaro também declarou que não deseja ser preso, criticando o que considera uma perseguição política e a falta de respeito à legislação vigente. Além disso, comentou sobre as recentes pesquisas eleitorais que indicam que ele venceria Lula em um eventual confronto nas eleições de 2026. 

Outros temas abordados foram sua inelegibilidade, possibilidade de impeachment, anistia e o aumento dos preços no país. Bolsonaro voltou a reforçar sua posição de vítima de perseguição política e reiterou que seguirá atuando dentro das regras democráticas. 

Veja vídeo:

sábado, 22 de fevereiro de 2025

Elmano anuncia reajuste salarial de 5,83% para servidores estaduais

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou reajuste de 5,83% para os servidores públicos estaduais, durante transmissão pelas redes sociais, na tarde desta sexta-feira, 21. A proposta será encaminhada para apreciação dos deputados da Assembleia Legislativa (Alece).

"Essa é uma importante medida de reconhecimento pelo excelente trabalho realizado pelos cerca de 180 mil servidores ativos, inativos e pensionistas", disse o governador.

O anúncio foi feito após a terceira reunião de negociação com representantes da categoria. Segundo Elmano, a medida representa um incremento de mais de R$ 820 milhões no orçamento estadual. O Governo do Estado destacou que a medida representa um ganho real acima da inflação.

"Para a nossa alegria, que apostamos no diálogo, apostamos na negociação, quero aqui reconhecer a capacidade dessas lideranças de reivindicar, de lutar pelos direitos dos nossos servidores, mas, ao mesmo tempo, a capacidade de dialogar e encontrar caminhos para avançar e valorizar os nossos servidores e servidoras"


Retroativo

Elmano afirmou que, conforme a luta dos servidores, o reajuste será retroativo de 4,83% a partir de janeiro e mais 1% a partir de setembro.

"Deveremos imediatamente já fazer a mensagem, para, em seguida, enviar para a Assembleia Legislativa, pedindo aos nossos deputados e deputadas que possam analisar com celeridade e que a gente possa assim, o mais breve possível, implantar na folha dos nossos servidores e servidoras esse acordo que nós celebramos", afirmou.
Servidores fizeram manifestação

Os servidores realizaram manifestação em tom de Carnaval nesta sexta, nas proximidades do Abolição. A programação incluiu caminhada, manifestações artísticas e discurso. A categoria cobrava reajuste acima da inflação, retroativo a janeiro, data-base prevista na legislação.

“Nós estávamos reivindicando a princípio 8.67%, mas o governo, na última reunião, disse que era inexequível e que, de fato, nós teríamos que apostar no outro índice. Então, a gente apresentou o índice de 6,64%, explicando para que a população entenda, que esse índice de 6,64% é apenas a reposição do governo Elmano, das perdas salariais do governo dele”, disse Ravenna Guimarães, coordenadora-geral do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado do Ceará (Fuaspec), que reúne 42 entidades dos servidores públicos,


Servidores municipais

Os servidores municipais de Fortaleza se juntaram ao funcionalismo estadual no ato próximo ao Palácio da Abolição.

Um calendário de mobilização dos servidores da Prefeitura de Fortaleza segue até a próxima quarta-feira, 26.

Colaborou Rogeslane Nunes, especial para O POVO

PMs salvam casal que era submetido a "tribunal do crime" em Pacatuba

Um homem e uma mulher que eram submetidos a um "tribunal do crime" foram salvos por policiais militares na tarde dessa sexta-feira, 21, no residencial Orgulho do Ceará, localizado em Pacatuba (Região Metropolitana de Fortaleza). Dois suspeitos de envolvimento com o crime foram presos em flagrante.

Conforme Auto de Prisão em Flagrante (APF), era por volta das 12h40min, quando três homens foram até o apartamento onde a mulher morava e passaram a questionar quem era o amigo que ela estava recebendo.

Armados, os criminosos disseram que, se o homem fosse morador de um bairro dominado pela facção criminosa Comando Vermelho (CV), ele seria morto. No Orgulho do Ceará, o domínio territorial é da facção Guardiões do Estado (GDE).

Os homens, então, obrigaram a vítima a mostrar o celular, assim como tomaram a chave da moto dele para evitar sua fuga. Também foi tirada uma foto do homem, que foi compartilhada com comparsas a fim de identificar se ele tinha envolvimento com a facção rival.

O caso foi denunciado à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), que acionou policiais do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).

Conforme o depoimento dos PMs, ao chegarem ao local, um dos criminosos correu e conseguiu fugir. Já Francisco Dionísio Silva Araújo, de 42 anos, e Francisco Mateus Alves da Silva, de 26, foram detidos.

Eles foram encaminhados à Delegacia Metropolitana de Pacatuba, onde foram autuados em flagrante por sequestro e cárcere privado e por integrar organização criminosa.

Na delegacia, Francisco Mateus fez uso do direito de permanecer em silêncio, enquanto Francisco Dionísio negou envolvimento com o crime. Conforme a sua versão, ele estava no térreo quando percebeu uma mulher chorando no terceiro andar.

Ele disse ter subido para saber o que estava acontecendo, momento em que se deparou com um desconhecido descendo as escadas. Em seguida, ele foi abordado e preso pelos PMs ao lado de Mateus.

Suspeito diz ter sido agredido por PMs, que negam

Em audiência de custódia realizada neste sábado, 22, os suspeitos tiveram a prisão preventiva decretada. Durante a audiência de custódia, Francisco Dionísio disse ter sido agredido pelos PMs com “muitas joelhadas, murro no rosto e pancadas nas costas”.

Os agentes de segurança relataram, entretanto, que os dois suspeitos tentaram fugir e eles precisaram realizar “uso progressivo da força” para detê-los. Além disso, um deles teria caído da escadaria durante a fuga.

A Justiça determinou que o caso fosse enviado a órgãos como Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD) para a devida apuração dos relatos.

(O POVO)

PM é baleado por outro PM e morre no bairro Jardim América

Um policial militar foi baleado por um outro policial militar na tarde desta sábado, 22, no bairro Jardim América, em Fortaleza. O PM atingido foi identificado como sendo o soldado Diego Victor do Nascimento Costa, de 38 anos. Ele chegou a ser socorrido ao Instituto Dr. José Frota (IJF), mas não resistiu.

O POVO apurou com uma fonte da Polícia Militar do Ceará (PM-CE) que o caso teve início após uma briga entre um casal. A mulher pediu ajuda ao ex-namorado, um policial militar que estava de folga.

O PM, à paisana, foi até o local onde estava havendo a confusão e, em determinado momento, sacou a arma de fogo. Um outro PM, que passava pelo local de moto, ao ver o homem armado, pensou que se tratava de uma tentativa de feminicídio e efetuou disparos.

Diego Victor foi atingido na cabeça, conforme a informação repassada pela fonte da PM ouvida pela reportagem. Em nota, a PM-CE confirmou a morte do soldado.

A corporação também informou que o autor dos disparos se apresentou espontaneamente na Coordenadoria de Polícia Judiciária Militar (CPJM) para as providências cabíveis. "A nota será atualizada posteriormente", completou a PM.

(O POVO)

STF estende proteção da Lei Maria da Penha a casais homoafetivos e trans

O Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão histórica nesta sexta-feira (21), ao estender, por unanimidade, a proteção da Lei Maria da Penha a casais homoafetivos formados por homens e a mulheres travestis e transexuais. A decisão visa combater a violência doméstica e familiar, garantindo proteção a todas as formas de relações afetivas.

A ação, movida pela Associação Brasileira de Famílias HomoTransAfetivas (ABRAFH), apontou a necessidade de ampliar a proteção, que originalmente era destinada apenas a mulheres. O STF reconheceu a omissão do Congresso Nacional em legislar sobre o tema e decidiu agir para garantir a proteção de todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, destacou que a Lei Maria da Penha foi criada para proteger mulheres em situação de vulnerabilidade, mas que a proteção deve ser estendida a outros grupos que também sofrem violência doméstica. “É possível estender a incidência da norma aos casais homoafetivos do sexo masculino, se estiverem presentes fatores contextuais que insiram o homem vítima da violência na posição de subalternidade dentro da relação”, afirmou Moraes.

O ministro também ressaltou a importância de proteger a identidade de gênero, que é um aspecto fundamental da personalidade de cada indivíduo. “A identidade de gênero, ainda que social, é um dos aspectos da personalidade e nela estão inseridos o direito à identidade, à intimidade, à privacidade, à liberdade, e ao tratamento isonômico, todos protegidos pelo valor maior da dignidade da pessoa humana”, completou.

(Gazeta Brasil)

Piora o estado de saúde do Papa Francisco

O papa Francisco continua em estado crítico, e seu prognóstico permanece reservado, informou o Vaticano em um novo boletim médico na tarde deste sábado. Segundo a nota, ele sofreu uma crise asmática respiratória prolongada durante a manhã, como parte do quadro de pneumonia bilateral, e precisou receber transfusões de sangue.

“O Papa Francisco apresentou uma crise respiratória asmática prolongada nesta manhã, o que também exigiu a aplicação de oxigênio de alto fluxo”, diz o comunicado. Além disso, os exames diários indicaram trombocitopenia, condição associada à anemia, “o que demandou a administração de transfusões de sangue”.

Apesar da gravidade do quadro, o Vaticano informou que ele segue alerta e sentado em sua poltrona, embora “com mais dores do que ontem”.

Mais cedo, a Santa Sé havia divulgado um boletim afirmando que o pontífice, de 88 anos, continuava apresentando uma leve melhora nos últimos dias e que havia passado uma boa noite. “O Papa Francisco descansou bem”, informaram os médicos, acrescentando que ele permanecerá sob tratamento por pelo menos mais uma semana, já que ainda não está “fora de perigo”. O líder religioso não está conectado a nenhum aparelho, mas ainda há o risco de que a infecção se espalhe para a corrente sanguínea.

O Vaticano também confirmou que Francisco não fará a tradicional oração do Angelus neste domingo, pela segunda semana consecutiva, desde sua internação no Hospital Gemelli, em Roma, há oito dias.

Na sexta-feira, 14 de fevereiro, o Papa foi hospitalizado com um quadro de bronquite que, após exames, foi diagnosticado como pneumonia, atingindo ambos os pulmões. Isso levou a uma mudança no tratamento para um regime mais intensivo, com antibióticos e corticoides.

Desde então, Francisco vinha apresentando uma resposta favorável, permanecendo sem febre e com parâmetros hemodinâmicos estáveis, o que fez especialistas acreditarem que “a infecção está mais localizada e não se espalhou”.

Nesta semana, o Papa recebeu a visita da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que afirmou tê-lo encontrado bem-humorado. “Fiquei muito feliz ao vê-lo alerta e receptivo. Brincamos como sempre, ele não perdeu seu senso de humor”, disse Meloni em comunicado. O jornal italiano Corriere della Sera também informou que o pontífice riu dos falsos rumores sobre sua morte, que circularam nas redes sociais desde sua internação.

“Alguém rezou para que o Pontífice fosse para o Paraíso, mas o Mestre das Missas (Deus) decidiu me deixar aqui”, brincou Francisco, acrescentando com ironia: “Sei que tem gente por aí dizendo que chegou minha hora… sempre torcendo pelo pior!”.

A saúde do Papa tem sido motivo de preocupação nos últimos anos. Desde 2021, ele já foi internado no Hospital Gemelli quatro vezes e passou por cirurgias no cólon e para tratar uma hérnia. Além disso, sofreu crises recorrentes de gripe com complicações respiratórias e passou a usar cadeira de rodas devido a problemas nos joelhos.

(Gazeta Brasil)

Sob aplausos no CPAC, Trump acena a Bolsonaro , chama Eduardo de amigo e exalta "é uma ótima família"

Durante a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC) neste sábado (22), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), mencionou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e enviou cumprimentos ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Logo no início de seu discurso no evento, realizado no centro de convenções National Harbor, nos arredores de Washington, D.C., Trump citou o parlamentar brasileiro e exaltou a relação próxima com sua família.

“É um amigo meu, Eduardo Bolsonaro, da Câmara dos Deputados do Brasil. Obrigado. Diga ‘oi’ para o seu pai. Obrigado. É uma ótima família. Um grande cavalheiro de uma ótima família”, declarou o presidente norte-americano.

A CPAC é o principal evento conservador do mundo e reúne figuras políticas alinhadas à direita, incluindo líderes internacionais. Neste ano, além de Eduardo Bolsonaro, o evento contou com a presença do presidente da Argentina, Javier Milei, que também discursou.

Com informações Conexão Política

URGENTE! PREÇO DO GÁS DE COZINHA SOBE!

O preço da gasolina no Ceará variou R$ 0,01 em relação à semana passada e manteve estabilidade, segundo dados da pesquisa semanal da Agência Nacional do Petróleo (ANP). No mesmo período, o preço médio do Gás Liquefeito de Petróleo (GNL) em botijões de 13 kg subiu 0,9%, encontrado por R$ 107,50.

Entre altas e quedas tímidas, a pesquisa da ANP aponta que os preços dos combustíveis ficou estável no Ceará na semana encerrada neste sábado, 22/2.

O preço médio da gasolina foi de R$ 6,20, podendo variar entre R$ 5,77 e R$ 6,89. O valor médio é próximo aos R$ 6,21 observados na pesquisa passada.

Se a gasolina apresentou queda tímida de preços, o GLP, que é o gás de cozinha em botijões de 13 kg, teve alta e variou entre R$ 92 e R$ 123 no Estado.

Já o preço médio do diesel retraiu R$ 0,04 no Ceará e pode ser encontrado a R$ 6,65, variando entre R$ 6,55 e R$ 7,09. Na semana passada, o valor médio era de R$ 6,69.

No caso do etanol, a pesquisa revela alta de 0,4% no valor médio, que é encontrado custando R$ 4,97 nos postos de combustível. O preço máximo é de R$ 5,69, mas os motoristas que pesquisarem podem encontrar opções custando R$ 4,59.

O Gás Natural Veicular (GNV) fechou a semana custando em média R$ 5,12, valor 0,19% maior do que na semana passada, quando custou R$ 5,11. Nesta edição do levantamento, o preço mínimo foi de R$ 4,85 enquanto o máximo foi de R$ 6,09.

Preços dos combustíveis no Ceará (16/2 a 22/2)

Gasolina
Preço médio: R$ 6,20 (-0,16% em relação à semana passada: R$ 6,21)
Preço mínimo: R$ 5,77
Preço máximo: R$ 6,89

Diesel
Preço médio: R$ 6,65 (-0,59% em relação à semana passada: R$ 6,69)
Preço mínimo: R$ 6,55
Preço máximo: R$ 7,09

Etanol
Preço médio: R$ 4,97 (+0,4% em relação à semana passada: R$ 4,95)
Preço mínimo: R$ 4,59
Preço máximo: R$ 5,69

GNV
Preço médio: R$ 5,12 (+0,19% em relação à semana passada: R$ 5,11)
Preço mínimo: R$ 4,85
Preço máximo: R$ 6,09

GLP - gás de cozinha de 13 kg
Preço médio: R$ 107,50 (+0,91% em relação à semana passada: R$ 106,53)
Preço mínimo: R$ 92
Preço máximo: R$ 123 / Fonte: ANP

VIA PORTAL O POVO
Foto ilustrativa

GUARDA MUNICIPAL DE SOBRAL REALIZA MAIS UMA PRISÃO

Na madruga deste sábado, dia 22, agentes da GCMS efetuaram a prisão de um indivíduo que um mandado de prisão em seu desfavor. A prisão aconteceu na Praça do Patrocínio. O suspeito foi conduzido à delegacia 24h para a lavratura dos procedimentos legais.

Flamengo pode se consagrar campeão da Taça Guanabara neste sábado; Veja jogos

Outros dois jogos abrem a última rodada da primeira fase do Campeonato Carioca.
A fase classificatória do Campeonato Carioca 2025 chega ao fim neste fim de semana.

O Flamengo abre 11ª e última rodada da primeira fase do torneio contra o Maricá, neste sábado (22), no Maracanã, às 19h (horário de Brasília).

Já classificado para a semifinal, o Flamengo garante o título da Taça Guanabara em caso de vitória diante do Maricá.

A equipe comandada pelo técnico Filipe Luís lidera a competição com 20 pontos, mesma pontuação do Volta Redonda, mas se mantém à frente devido ao saldo de gols (15 contra 3).

Veja outros jogos do Cariocão neste sábado:Boa Vista x Volta Redonda às 19h (horário de Brasília), no estádio Elcyr Resende de Mendonça (Saquarema, RJ)
Sampaio Corrêa-RJ x Portuguesa-RJ às 21h15 (horário de Brasília), no estádio Lourival Gomes de Almeida (Saquarema, RJ).

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More