Total de visualizações

DETETIVE PARTICULAR - NÃO FIQUE NA DÚVIDA

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

 

SOBRALNET - A MELHOR INTERNET DO BRASIL!

O MAIOR CHITÃO DE SOBRAL E REGIÃO SERÁ NA FAZENDA ALEGRE

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Líder do governo Lula na Câmara usa dados de inflação do governo Bolsonaro

José Guimarães (PT-CE), líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, compartilhou uma postagem com dados errados sobre a inflação no Brasil. A publicação usava informações de 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro, para destacar um cenário de inflação baixa no País, mas foi apagada após a identificação do erro.

Na postagem feita no Twitter/X, Guimarães comparava a inflação brasileira com a de outros países, utilizando a taxa de 4,4%, registrada em 2022. Atualmente, contudo, a inflação brasileira está projetada para encerrar 2024 em 4,9%, acima do teto da meta de 4,5%, conforme dados do Banco Central.

Antes de Guimarães remover a postagem, Bolsonaro capturou a publicação e a repostou em suas redes sociais, acusando o deputado de disseminar fake news.

“Mais uma mentira diária explícita e nada de Inquérito das Fake News, buscas e apreensões, prisões, cem dias seguidos de comentários no Jornal Nacional”, escreveu Bolsonaro no Twitter/X. Ele ainda ironizou o fato de o erro ter sido cometido por um líder governista: “Petista fazendo aquela fake news e usando dados do meu governo para enganar o internauta, alegando ser do governo do PT.”

Segundo o Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, a inflação de 2024 deverá fechar em 4,9%, superando o teto da meta de 4,5%. Para 2025, o mercado financeiro projeta um índice de 4,84%, enquanto o centro da meta, de 3%, pode ser atingido apenas em 2026, quando a inflação deve ficar em torno de 3,83%.

O episódio expõe a batalha política em torno de números econômicos, com erros como o de Guimarães sendo usados pela oposição para criticar o governo Lula. A inflação, um dos temas mais sensíveis na gestão econômica, segue como um ponto de atenção, especialmente com os índices atuais ainda acima da meta estabelecida.

(Hora Brasília)

Adolescente de 14 anos é arrastado para fora de casa e executado com tiros na cabeça

Arma apreendida uma semana antes com o adolescente pode ser o motivo da morte.
Permanece desconhecida a autoria do assassinato de um adolescente de 14 anos, arrastado de dentro da própria casa e morto com vários tiros, no bairro Mucunã, em Maracanaú. As polícias Civil e Militar realizam buscas pelos suspeitos, ainda não identificados. Antônio Vitor de Oliveira teve a casa invadida no último sábado (28) e levado pelos criminosos para ser executado em um terreno baldio nas proximidades. Ele foi atingido com vários tiros, todos na região da cabeça.

O corpo foi examinado no local do crime por uma equipe da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) e os indícios do crime foram compartilhados com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e o Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa da Delegacia Metropolitana de Maracanaú.

Na semana em que foi executado, o adolescente havia sido apreendido por porte ilegal de arma de fogo, por ter sido flagrado com um revólver calibre .38. Os investigadores estudam a "possível relação" entre a perda da arma, que ficou apreendida, com a morte de Antônio Vitor. Outra vertente analisada pela investigação é a possibilidade de o crime ter sido praticado por integrantes de um grupo criminoso rival ao que atua no bairro Mucunã.

(CN7)

O ano que quebrou a balança dos Três Poderes

O ano de 2024 vai ficar marcado pela consolidação do desequilíbrio entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Este ano, o presidente Lula (PT) completou a troca do seu ex-ministro da Justiça Flávio Dino e do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, se aproximou da Corte, de quem dependeu para impedir projetos e impor derrotas ao Congresso Nacional, eleito nas urnas.

Silêncio é ouro

Lula abre a premiação por levar ao pé da letra o provérbio “silêncio é ouro”. Ficou mudo, e constrangeu a turma da lacrolândia, no escândalo sexual que derrubou Silvio Almeida do Ministério dos Direitos Humanos.

Abada de diamante

Regado a muito dinheiro público, o Janjapalooza, liderado pela primeira-dama Janja, passou dos R$30 milhões, quase tudo garfado de estatais. O pagador de impostos bancou estrutura e cachês de artistas amigos.

Troféu exceção é regra

O chamado “inquérito das fake news” ganha o Troféu Exceção é Regra 2024. Renovado por seis meses no fim do ano, o inquérito completa 6 anos em março. Inquéritos policiais longos previstos na lei têm 90 dias...

Ordem do Demérito

Com desembargador e servidores entre investigados por vendas de sentenças, somado ao indecoroso vale-peru de R$10 mil, o Tribunal de Justiça do Mato Grosso confirma o favoritismo e fica com o prêmio.

(Diário do Poder)

Dólar fecha ano a R$ 6,18, com alta de 27,3% em 2024

O dólar comercial encerrou o ano cotado a R$ 6,18 nesta segunda-feira (30), registrando alta de 0,22% no último pregão do ano e acumulando uma valorização de 27,3% em 2024. O real foi a sexta moeda que mais perdeu valor em relação ao dólar no ano, de acordo com análise do economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini.

O ano de 2024 marcou a 1ª vez em que o dólar fechou acima de R$ 6,00, ultrapassando essa marca em 29 de novembro. A moeda norte-americana atingiu o pico anual e o recorde nominal da série histórica em 18 de dezembro, com cotação de R$ 6,27. No dia seguinte, durante as negociações realizadas antes do fechamento, conhecidas como “intraday” no jargão financeiro, a cotação máxima foi de R$ 6,30.

A desvalorização do real foi parcialmente contida pelas intervenções do Banco Central no mercado cambial ao longo de dezembro, quando a autoridade monetária disponibilizou mais de US$ 33 bilhões até o Natal. No último dia útil do ano, o BC realizou um leilão à vista, vendendo US$ 1,815 bilhão.

Entre as moedas dos países do G20, o real foi a que mais perdeu valor em relação ao dólar e, no ranking global, ocupou a sexta posição entre 118 divisas analisadas. O levantamento da Austin Rating, baseado na taxa Ptax calculada pelo Banco Central, apontou que a desvalorização do real foi de 21,8% em 2024, superada apenas pelas quedas registradas nas moedas do Sudão do Sul (-72,0%), Etiópia (-56,5%), Nigéria (-41,7%), Egito (-39,2%) e Venezuela (-30,8%). O desempenho do real foi pior apenas em comparação a países que enfrentaram crises econômicas graves.

(Gazeta Brasil)

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Lula assina decreto que reajusta salário mínimo para R$ 1.518

O decreto será publicado no “Diário Oficial da União” na próxima terça-feira (31).
O novo salário mínimo será de 1.518,00 a partir de janeiro de 2025. O decreto foi assinado hoje (30) à tarde pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado dos ministros Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e da ministra em exercício da Casa Civil, Miriam Belchior. O novo valor representa um aumento de R$ 106,00 (7,5%) em relação ao piso deste ano que está em R$ 1.412,00.


GANHO REAL ACIMA DA INFLAÇÃO

O cálculo do novo salário mínimo foi de 4,84% (segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos 12 meses até novembro) e mais os 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), ganho real acima da inflação, segundo norma aprovada pelo Congresso Nacional.

“É importante lembrar e o presidente Lula destacou hoje, durante a assinatura do Decreto, que em seu governo o salário mínimo terá reajuste acima da inflação em todos os anos, ou seja, ganho real. Um compromisso com o processo de distribuição de renda, que é o papel do salário mínimo”, ressaltou Marinho.

ALIADO CONTRA FOME

Segundo ele, a valorização do salário mínimo é também um aliado importantíssimo no esforço de acabar com a fome no país, somado com os programas sociais. “Por isso, seria uma tragédia se não tivéssemos retomado a política de valorização do salário mínimo que foi aprovada em 2023”, argumenta Marinho, complementando que em 2025 o país continuará seu ciclo de crescimento econômico, e o desemprego em queda.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cerca de 59 milhões de pessoas no Brasil têm rendimento ligado ao salário mínimo. Cerca de 19 milhões de aposentados e pensionistas recebem salário mínimo. Além disso, ele é piso para corrigir uma série de benefícios sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), abono salarial e o seguro-desemprego.

A Lei que retoma a política de valorização do salário mínimo, enviada pelo presidente Lula ao Congresso Nacional em 2023, e começou a vigorar em 2024, determina que o reajuste do salário mínimo passa a levar em conta a inflação medida pelo INPC dos 12 meses anteriores, mais a taxa de crescimento do PIB do segundo ano anterior ao ano vigente, como ganho real. Essa política foi descontinuada pelos governos anteriores, entre 2017 e 2022 o salário mínimo deixou de receber aumento real acima da inflação.

Via Meio News

SOBRAL - OS CINCO FATORES QUE LEVARAM O SARCÁSTICO IVO A SER DERROTADO PELO EXCÊNTRICO OSCAR

Desde a vitória de Cid Ferreira Gomes em 1996 o seu grupo político comanda a cidade de Sobral. Nesse percurso, Cid se empoderou como Governador e depois Senador, ao mesmo tempo que manteve o controle da cidade através das eleições dos aliados Leônidas Cristino, Veveu Arruda e do irmão Ivo Gomes. Excetuando a eleição de 2012, quando o quase desconhecido Dr. Guimarães por pouco não venceu o não empolgante Veveu, as demais eleições foram tranquilas para os FGs. Mas foi nesse épico ano de 2024 que o ciclo de comando do clã Ferreira Gomes chega ao fim com a derrota de sua candidata Izolda Cela (PSB) para o Deputado Estadual Oscar Rodrigues (União Brasil).

Desde 2016, com a candidatura de Moses Rodrigues à prefeito, que os "Rodrigues das Faculdades Inta" tentam tirar os Ferreira Gomes do poder em Sobral. Na eleição de 2020, Oscar foi derrotado por Ivo - que era candidato a reeleição - pelo placar de 66.519 a 45.795 votos, ou seja, com uma sonora maioria de 18,5% naquela ocasião. Mas o que houve nesse ano de 2024 para que essa hegemonia eleitoral do então grupo situacionista virasse pó? Na exata matemática eleitoral para onde foram os mais de 20.000 votos de maioria de 2020? Qual o cenário encontrado por Oscar Rodrigues para sair de 45 mil para os significativos 65 mil votos?

Após ouvir várias lideranças e atores políticos dessa histórica eleição, o Blog chega a conclusão que a vitória de Oscar não se deve em peso ao seu poder econômico e a sua resiliência política, muito menos a sua proposta de governo que nem se quer foi bem conhecida. O professor e empresário educacional venceu por que encontrou uma série de variáveis políticas específicas nesse 2024 que se entrelaçaram, sobretudo em meio a desorganizada e até soberba coordenação de campanha de Izolda e de seus padrinhos Cid e Ivo Gomes.

Certamente um dos maiores méritos de Oscar, uma figura destemida e excêntrica no meio político, foi manter unida a oposição agregando experientes lideranças, evitando assim brechas para a tão manjada estratégia de Cid em dividir a oposição alimentando uma candidatura alternativa como assim fez em 2012 e 2016.

As variáveis políticas dessa eleição de 2024 - as quais chamaremos de FATORES - em consonância potencializaram uma a outra. Em uma eleição com resultado apertado é inegável que todos esses pontos aqui relacionados tiveram peso decisivo nos números finais.


Fator 1: IVO GOMES, O CABO ELEITORAL AS AVESSAS
Ele, indiscutivelmente, está muito longe de ter feito uma gestão ruim. Os oito anos de Ivo deixam um legado irretocável em infraestrutura, educação, saúde e vários programas sociais e de inclusão.

Mas onde está o erro? Na pessoa dele como político, ou seja, na sua maneira de impor suas vontades sempre em linha de confronto aberto.

Suas tomadas de decisões, claramente não pesadas por ele devido a uma certa mescla de soberba com autoconfiança eleitoral, tiveram peso nas urnas. Do confronto com a Igreja Católica na encampação da Santa Casa pela Prefeitura, passando pela falta de diálogo com setores empresariais da cidade e chegando até o acaso com a desativação do popular Guarany de Sobral, Ivo foi criando obstáculos para a vitória de um sucessor no seu grupo partidário.

O carisma de Ivo é uma faca de dois gumes e seu marcante sarcasmo passa muitas das vezes do tom e soa como prepotência. Um episódio bastante representativo foi quando em uma entrevista radiofônica ao ser perguntado sobre o seu principal opositor, disse: "O Oscar é doido! Olha só o cabelo dele".

Daí, nesse início de 2024, veio o erro primário: A Taxa do Lixo imposta pela Prefeitura. Medida extremamente impopular e atrelada a conta de água do SAAE. Ivo conseguiu uma faceta histórica: entrar na casa de todos os eleitores sobralenses e de maneira negativa. O estrago foi tão grande que a candidata Izolda passou praticamente toda a campanha prometendo rever essa cobrança com novos critérios, desconstruindo a narrativa de irreversibilidade do tributo outrora defendida por seu padrinho político.


Fator 2 : O CANSAÇO DO ELEITOR COM OS FERREIRA GOMES
Embora esse fator já fosse existente quando consideramos que ele já se fizera presente em menor grau nas eleições anteriores, percebe-se que o desejo de mudança estava mais forte esse ano em seguimentos da sociedade sobralense que antes eram mais complacentes com o continuísmo dos irmãos Gomes. Esse gatilho do cansaço foi disparado pela postura do prefeito (fator 01) e pela escolha da sua candidata (fator 3).

A ciência política não é algo exato, mas percebe-se que o cenário nacional para novas experiências estava forte em cidades de médio e grande porte como fora o caso da quase vitória do jovem André Fernandes em Fortaleza. As decisivas redes sociais impulsionam as propostas de mudanças pelo "novo", diferente do discurso de "continuidade" que sempre é dificultoso devido o seu telhado de vidro. Ademais, os filhos do Dr. José Euclides não saem do repetitivo esquema: Cid-Leônidas-Veveu-Ivo-Izolda (Veveu)

Um componente a ser aqui colocado na mesa é o racha dos irmãos. Desde 2022, Ciro Gomes, visto por muitos como um cacifador de eleições em Sobral, está rompido com os irmãos e se manteve bem distante da acirrada sucessão do seu ninho político.


Fator 3: AS LIMITAÇÕS DA CANDIDATA
A ex-governadora Izolda, indiscutivelmente, é uma referência na educação cearense, porém pagou um preço alto em vir para uma eleição que lhe exigia uma inexistente expertise sua para o corpo a corpo interiorano com seus clientelismos. A professora tem um perfil técnico, ou seja, de gabinete e não é uma política de grande apelo popular. As limitações eleitorais dela também ficaram atreladas a uma espécie de reedição da discreta gestão do seu marido Veveu Arruda na Prefeitura sobralense.

Cela ficou com um discurso restrito e não criou uma identidade nova para cativar os eleitores indecisos e vulneráveis do seu partido, pois também não poderia se confrontar com aquilo que desabonava a gestão Ivo Gomes. O fato de ser uma mulher com possibilidades de chegar pela primeira vez ao comando da Prefeitura de Sobral, também acabou não agregando a sua campanha.


Fator 4: O PT COM SEU VICE QUE NÃO SOMOU AO GRUPO
Dizem os próximos aos caciques Cid e Ivo que estes deixam transparecer que o PT de Sobral é um peso morto. Eles aturam a sigla vermelha, a qual em Sobral é muito limitada eleitoralmente, comandada por sindicalistas da área educacional e sem lideranças carismáticas com forte apelo eleitoral, por causa da aliança em nível estadual com o superpoderoso partido. O Prefeito chegou até a protagonizar uma querela com sua Vice a petista Cristiane Coelho, ao exonerar funcionários ligados a ela e a não renovar o aluguel do seu gabinete. Ninguém do partido e nem a própria Cristiane teve personalidade para bater de frente com Ivo.

Já era esperado que o Vice de Izolda fosse alguém do ramo empresarial que ajudasse no diálogo com a classe comercial e, principalmente, com estrutura econômica para a campanha competitiva que se desenhava.

Mas aí veio a ordem da cúpula estadual do PT de que a Vice da chapa continuaria a ser da sigla. Cristiane Coelho foi sacada e a sua vaga foi dada para o discreto professor Paulo Flor, o qual foi pego de surpresa para fazer a dupla com a candidata do PSB.

O PT sobralense, o qual nunca foi um partido com protagonismo político e sempre viveu à sombra dos Ferreira Gomes, não teve peso nenhum na potencialização de votos e na reversão da derrota.


Fator 5: O JOGO (QUASE) DUPLO DE VEREADORES
Os desencontros na coordenação onde problemas (omissões, negligências...) de estrutura financeira de campanha e até de pouca confiança passada por seus líderes em reuniões, levaram a um "salve-se quem poder" entre grande parte dos candidatos a vereador dos situacionistas PSB, PT e PODEMOS. Nitidamente o pedido de convencimento de voto para a candidata a prefeita Izolda, foi deixado de lado. Comprovação dessa realidade é vista no resultado nas urnas dos candidatos do grupo de situação, pois a votação destes foi bem superior aos votos que a candidata socialista teve refletindo até na composião dos eleitos: 10 (pró-Oscar) x 11 (pró-Izolda). Esses líderes, alguns vereadores de vários mandatos, não fizeram valer seus vínculos com a Prefeitura e sua força eleitoral, falhando ou omitindo o voto casado seu com o da sua postulante ao Executivo.

Todos os amplos conhecedores da política sobralense acreditavam que - apesar dos percalços aqui elencados acima (fatores 1, 2, 3 e 4) - haveria a tradicional "cartada decisiva" dos votos advindos dos distritos e localidades, os quais sempre foram o xeque-mate dos Ferreira Gomes sobre seus opositores competitivos junto ao eleitorado da cidade. Esperava-se uma maioria pró-Izolda de mais de 7.000 votos que revertesse as dificuldades nos redutos urbanos. Ao final e incluindo derrotas nos distritos de Aprazível, Torto, Bilheira, Patriarca e Taperuaba, Izolda e seu grupo só trouxeram dessas sessões eleitorais minguados 970 votos de maioria.

Mas por que o Blog acha, considerando os cenários já citados - esse fator o mais decisivo? Por que se tem ligação direta com as últimas semanas antes da eleição e o resultado final apertado na vitória da oposição com apenas 6.003 votos de maioria, ou seja, nitidamente com os possivelmente reversíveis 4,8% em ações mais incisivas nos redutos eleitorais dos vereadores situacionistas.

Traições políticas sempre são alimentadas e não ocorrem por um único fator. Em conclusão, houve um erro crasso das lideranças e coordenadores de campanha na construção e reta final de campanha.

Fonte: Blog do Kleber Teixeira

Vídeo mostra momento que mulher leva tiro enquanto se bronzeava em condomínio; veja

 

Na tarde desse domingo (29), um momento de lazer em um condomínio na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, se transformou em um susto para Rosângela da Silva, uma mulher de 58 anos. Enquanto tomava sol na área da piscina do Condomínio Vila do Pan, ela foi baleada de raspão, com o tiro quase atingindo sua cabeça. 

A situação é alarmante, considerando que o condomínio está situado próximo a duas comunidades, Cidade de Deus e Gardênia Azul. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que Rosângela percebeu algo atingindo seu corpo, inicialmente acreditando que poderia ter sido picada por um inseto. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 12h23 para atender à ocorrência na Avenida Cláudio Besserman. A equipe rapidamente atendeu a mulher, que foi encaminhada ao Hospital Municipal Lourenço Jorge. Para alívio de todos, Rosângela recebeu alta após os cuidados médicos. 

A 32ª DP (Taquara) registrou o caso e, segundo a Polícia Civil, diligências estão em andamento para identificar a origem do disparo que atingiu a vítima. O episódio levanta questionamentos sobre a segurança na região e a necessidade de medidas preventivas para evitar ocorrências como esta. 

Veja vídeo:

Dólar inicia o dia em alta e ultrapassa os R$ 6,20 na última sessão do ano

O dólar à vista está hesitante em dia de movimentação técnica em torno do fechamento da taxa Ptax de dezembro e de 2024. A divisa abriu esta segunda-feira (30) em alta e teve máxima de R$ 6,220 (avanço de 0,43%).

O valor da moeda acompanhou a valorização externa ante pares emergentes do real ligados a commodities e mantendo atenção no imbróglio das emendas parlamentares e no aumento das projeções de inflação nos próximos três anos no boletim Focus do Banco Central.

Pouco antes das 9h40, o dólar perdeu força e testou mínima a R$ 6,1865 (-0,02%), após acumular ganhos de 2% na última semana.

Fonte: Pleno News

Facção criminosa mata homem durante show de Wesley Safadão; veja vídeo

Um show de Wesley Safadão precisou ser interrompido, neste domingo (29/12), por conta de um tiroteio. Na hora da confusão, as pessoas que estavam no local tentavam se abrigar e fugir para não virarem alvos. Um homem de 41 anos morreu. 

As cenas de terror marcaram a apresentação que acontecia na Praia de Atalaia, em Luís Correia, no Piauí. A vítima, Marcos Alves de Souza, fazia parte de uma facção criminosa no Ceará, segundo a esposa dele, Maria Alcineide. A mulher ficou ferida e recebeu atendimento médico.

“Foi um homicídio relacionado ao envolvimento com facções. A vítima era do Ceará, onde tinha ligação com grupos criminosos e, também, antecedentes por homicídio. Ele estava passeando aqui no litoral e, ao que tudo indica, foi seguido por um rival”, disse o major Albuquerque, comandante do 24º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, para o G1. 

Maria Alcineide deu detalhes do episódio trágico. “Ele tirou a arma do cós, atirou no chão e eu perguntei: ‘Por que isso?’. Aí ele falou: ‘Desculpa, minha filha’. E disparou. Depois os caras começaram a falar: ‘Por que tu fez isso, macho, tu é o que? Tu é da polícia?’. Ele disse que tinha sido sem querer e pediu desculpas”, explicou. 

A moça continuou: “Aí o pessoal falou: ‘Pois eu sou da polícia’. Eu puxei ele pra vim embora e o cara começou a atirar. Quando olhei ele já tinha caído no canto da parede, no primeiro tiro. Foi quando senti que pegou um [disparo] em mim.” 

Alcineide afirmou que o marido fazia parte do Guardiões do Estado (GDE) e que era batizado na facção. Maria ainda lembrou que o companheiro estava “muito bêbado e drogado” quando foi atingido.


Via portal CM7

Dívida cresce sob Lula mais do que na pandemia

Este ano, o endividamento público é de 80,01%.
A Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão do Senado que realiza o monitoramento das contas públicas, prevê que, sob o governo Lula (PT), a dívida pública crescerá 2,2 pontos, em 2025. Ou seja, especialistas da advertem que a chamada “Dívida Bruta do Governo Geral” vai representar 82,21% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas do País em um ano. Neste milênio, essa dívida superou a marca dos 80% só uma vez: em 2020, auge da pandemia. As informações são do jornalista Cláudio Humberto, colunista do Diário do Poder.

Este ano, o endividamento público é de 80,01%. O crescimento do PIB em 2025, segundo a IFI, será de apenas 1,8%.

No primeiro ano do governo Bolsonaro, a equipe econômica de Paulo Guedes reduziu a dívida pública de 75,3% para 74,4% do PIB.

A Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão do Senado que realiza o monitoramento das contas públicas, prevê que, sob o governo Lula (PT), a dívida pública crescerá 2,2 pontos, em 2025. Ou seja, especialistas da advertem que a chamada “Dívida Bruta do Governo Geral” vai representar 82,21% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas do País em um ano. Neste milênio, essa dívida superou a marca dos 80% só uma vez: em 2020, auge da pandemia. As informações são do jornalista Cláudio Humberto, colunista do Diário do Poder.

Este ano, o endividamento público é de 80,01%. O crescimento do PIB em 2025, segundo a IFI, será de apenas 1,8%.

No primeiro ano do governo Bolsonaro, a equipe econômica de Paulo Guedes reduziu a dívida pública de 75,3% para 74,4% do PIB.

(Diário do Poder)

Confira as 193 vagas de emprego em Sobral nesta segunda-feira (30/12)

Para se candidatar a uma vaga, faça o agendamento clicando AQUI.

Depois disso, compareça à unidade do Vapt Vupt de Sobral, tendo em mãos RG, CPF, CARTEIRA DE TRABALHO, CURRÍCULO E O PASSAPORTE DE VACINAÇÃO.

Em caso de dúvidas consulte o serviço de atendimento, por telefone 0800 591.0363, ou visite a unidade do IDT/SINE (Vapt Vupt) em Sobral, Rua Cel. João Silvestre, 201 – Centro.

Rua Cel. José Silvestre, 201 – Centro – Fone: (85) 2180-6223 – OBS: Ao enviar seu currículo para este e-mail, coloque o nome da vaga pretendida no assunto da mensagem – Email: vagas.sobral@idt.org.br

OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS

Agente de microcrédito 04

Ajudante de carga e descarga de mercadoria 02

Ajudante de obras 20

Alinhador de pneus 01

Assessor de microcrédito 03

Assistente administrativo 02

Atendente de balcão 01

Atendente de cafeteria 01

Atendente de lojas 01

Auxiliar administrativo 01

Auxiliar de cozinha 01

Auxiliar de escritório 01

Auxiliar de limpeza 01

Auxiliar de linha de produção 05

Auxiliar de marceneiro 01

Auxiliar de vidraceiro 01

Auxiliar técnico na mecânica de máquinas 01

Babá 01

Barman 01

Bordador, à máquina 01

Camareira de hotel 01

Chapeiro 02

Chefe de cozinha 02

Churrasqueiro 02

Comprador 01

Consultor de vendas 13

Corretor de seguros 01

Cortador de roupas 01

Costureira de máquina reta 01

Costureira de máquinas industriais 02

Costureira em geral 02

Cozinheiro de restaurante 02

Cozinheiro geral 01

Eletricista auxiliar 01

Empregado doméstico nos serviços gerais 03

Encarregado de expedição 01

Encarregado de supermercado 01

Garçom 03

Gerente de loja e supermercado 01

Gerente de serviços de saúde 01

Impressor serigráfico 02

Instalador de antenas de televisão 01

Maître 01

Mecânico de auto em geral 01

Mecânico de automóveis e caminhões 01

Mecânico de automóvel 04

Mecânico de manutenção de aparelhos de refrigeração 01

Mecânico eletricista de automóveis 01

Monitor de sistemas eletrônicos de segurança interno 01

Montador soldador 01

Motofretista 03

Motorista carreteiro 01

Motorista de caminhão 01

Motorista entregador 02

Operador de câmaras frias 01

Operador de empilhadeira 01

Operador de vendas (lojas) 01

Padeiro 02

Pedreiro 06

Promotor de vendas 02

Representante comercial autônomo 08

Saladeiro 01

Salgadeiro 01

Secretário escolar(tecnólogo) 01

Serralheiro de alumínio 01

Servente de obras 04

Técnico de rede (telecomunicações) 02

Técnico de refrigeração (instalação) 01

Técnico em atendimento e vendas 01

Técnico mecânico 01

Vendedor - no comércio de mercadorias 01

Vendedor interno 06

Vendedor porta a porta 11

Total 165

 

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS

Armador de estrutura de concreto 01

Auxiliar de linha de produção 11

Operador de caixa 01

Operador de vendas (lojas) 02

Pedreiro 06

Repositor - em supermercados 01

Servente de obras 06

Total 28

 


SÃO GONÇALO DO AMARANTE

Av. Coronel Neco Martins,236 - Centro

OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS

Vendedor pracista 02

Total 02 

STF decide liberar parcialmente emendas bloqueadas após análise de Flávio Dino

A decisão abrange recursos empenhados até 23 de dezembro, quando Dino suspendeu a liberação das emendas.
O ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino autorizou a liberação de parte dos R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão bloqueados desde a semana passada. A decisão abrange recursos empenhados até 23 de dezembro, quando Dino suspendeu a liberação das emendas, evitando impactos negativos para entes públicos, empresas e trabalhadores que aguardavam os repasses.

No despacho, Dino destacou a necessidade de preservar a segurança jurídica, mas enfatizou que casos específicos ainda poderão ser analisados. “A fim de evitar insegurança jurídica para terceiros, fica excepcionalmente admitida a continuidade da execução do que já foi empenhado como emenda de comissão até o dia 23 de dezembro de 2024, salvo outra ilegalidade identificada em cada caso concreto”, afirmou.

Apesar da liberação parcial, Dino apontou irregularidades graves no procedimento adotado pelo Congresso Nacional. Ele classificou como “nulidade insanável” o ofício que indicou as emendas sem a devida avaliação das comissões temáticas, contrariando as normas da Resolução nº 001/2006 do Congresso. Segundo o ministro, a ausência de análise das comissões competentes compromete a validade do documento enviado ao Executivo.

No âmbito da saúde, Dino autorizou a movimentação dos recursos já depositados nos Fundos de Saúde até 10 de janeiro, independentemente de contas específicas. Após essa data, movimentações só serão permitidas com base em contas específicas, conforme as determinações anteriores do STF. Além disso, o ministro autorizou, até 31 de dezembro, o empenho das emendas impositivas destinadas à saúde, mesmo sem contas específicas. Para as etapas posteriores de liberação e pagamento, entretanto, a exigência das contas específicas será mantida.

Desde agosto, Dino vem implementando medidas para aumentar a transparência e a rastreabilidade dos recursos de emendas parlamentares, seguindo recomendações do Tribunal de Contas da União. Entre elas, está a obrigatoriedade de abertura de contas específicas para as emendas de saúde, que impede o uso misto dos valores com outros orçamentos municipais.

A controvérsia sobre as emendas de relator, conhecidas como RP8 e RP9, teve início em dezembro de 2022, quando o STF as considerou inconstitucionais. Após a decisão, o Congresso Nacional aprovou novas regras para tentar adequar os repasses. Contudo, o PSOL, partido que provocou a decisão judicial, alegou que as mudanças permaneciam inadequadas. Com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, relatora do caso, Flávio Dino assumiu a condução do tema e vem determinando ajustes e auditorias para corrigir eventuais irregularidades.

O caso segue em análise, e novos desdobramentos são aguardados após a Advocacia-Geral da União apresentar esclarecimentos sobre os critérios de execução das emendas para a saúde.

Via Sistema Paraíso / Edwalcyr Santos

domingo, 29 de dezembro de 2024

MULHER MORRE BALEADA APÓS MOTORISTA DE APLICATIVO ENTRAR POR ENGANO EM COMUNIDADE DO RIO

Uma passageira morreu na noite deste sábado (28) após o motorista de aplicativo que a levava entrar por engano na favela do Fontela, em Vargem Pequena, na zona oeste do Rio.

A vítima, identificada como Diely da Silva Maia, de 34 anos, moradora de São Paulo, passando férias no Rio, estava sentada no banco de trás do veículo quando foi atingida. Ela morreu na hora.

O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios, que tenta descobrir as circunstâncias do crime, assim como identificar os responsáveis pelos disparos.

O motorista, Anderson Sales Pinheiro, também foi alvo de disparos e contou aos policiais militares que teve o carro alvejado logo que entrou na comunidade.

Ele está internado no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, também na região oeste da cidade.

Fonte G1

MUITA BALA E S4NGUE NA NOITE DESTE DOMINGO(29) NA CIDADE DE SOBRAL!

Na noite deste domingo (29), uma perseguição policial que começou na localidade de Baracho, em Sobral, se estendeu até o bairro Padre Palhano, e resultou em uma troca de tiros e prisões. A ação envolveu um veículo Kwid preto com vários ocupantes, incluindo três mulheres e um homem.

Durante a perseguição, um dos homens foi atingido por um tiro na perna. Ele foi socorrido pela polícia e encaminhado para a Santa Casa de Sobral, onde recebe atendimento médico. Paralelamente, um rapaz e as três mulheres que estavam no veículo foram detidos e apresentados ao delegado plantonista na delegacia de Sobral.

De acordo com as informações, além das prisões, a polícia apreendeu uma pistola, celulares e munições durante a operação. As investigações seguem em andamento para esclarecer os detalhes da ação e a motivação dos suspeitos.

A ocorrência segue em andamento, com a polícia militar atuando na elucidação do caso.

Com informações do portal Sobral Online

INTERNAUTA FAZ DENÚNCIA CONTRA A EDUCAÇÃO "NOTA 10" DE SOBRAL

 



"Denuncia aí:
A Escola Raimundo Nonato de Sales está sem sala de Atendimento Educacional Especializado para os alunos com deficiência, Tea, Tdah... como é que a professora do AEE irá fazer as intervenções pedagógicas para os alunos que mais precisam de atenção?
A comunidade do Distrito Salgado dos Machados solicita do órgão competente da Educação uma Sala de Recursos Multifuncional-AEE para melhor desempenhar suas intervenções e levar autonomia e independência para as crianças e adolescentes."

Oscar Rodrigues tomará posse como prefeito de Sobral dia 1º de janeiro

Na ocasião estarão presentes além dos vereadores eleitos, todo o secretariado que farão parte de sua gestão.
O prefeito eleito de Sobral, Oscar Rodrigues (União Brasil) e sua vice Dra. Imaculada Dias, depois de diplomados, tomarão posse nesta quinta-feira 1º de janeiro de 2025, às 17h na Câmara Municipal de Sobral. O evento acontecerá no Plenário 5 de Julho com a presença dos vereadores eleitos e suplentes, além de autoridades.

Já às 19h no paço municipal de Sobral à rua Viriato de Medeiros, 1250 – Centro, acontecerá a Cerimônia de Transmissão de Cargo. Na ocasião estarão presentes todo o secretariado dentre eles alguns já divulgados na imprensa como:

  • Procuradora Geral do Município: Gustavo Judhar
  • Ouvidora: Dra. Imaculada
  • Assistência Social: Vanessa Braga
  • Secretaria de Governo: Zezão
  • Secretaria de Infraestrutura: Hermenegildo Neto
  • Secretaria da Juventude: Igor Bezerra
  • Secretaria de Saúde: Michele Alves

Em seu perfil no Instagram o prefeito eleito fez uma postagem convidando a todos o evento de posse e de transmissão de cargo com a seguinte mensagem: “Conto com a presença de todos neste momento de começarmos um novo tempo para todos em nossa querida Sobral”.

Por Edwalcyr Santos / Sistema Paraíso

Nardoni e Jatobá passarão Réveillon em condomínio de luxo

O casal de criminosos Alexandre Nardoni e Carolina Jatobá irão passar o Réveillon em Acapulco, um condomínio de luxo no Guarujá, após receberem autorização judicial para passar o Ano Novo com parentes. Em petição à Justiça, Nardoni alega que o pedido está dentro das conformidades com a Lei de Execução Penal da ressocialização dos condenados. O casal foi preso em 2008 pelo homicídio de Isabella Nardoni, filha de Alexandre, quando o casal jogou a vítima de apenas cinco anos pela janela do 6º andar já morta por agressão física. Por causa disso, Nardoni e Jatobá foram condenados a 30 e 26 anos de cadeia em 2010 pelo homicídio culposo, respectivamente.

Contudo, em 2017 e 2019 o casal conseguiu alterar para o regime semiaberto, e posteriormente ao regime aberto em 2023 e 2024. Desde sair do presídio de Tremembé, Carolina Jatobá mora em em um condomínio de luxo do pai de Alexandre na zona norte de São Paulo e deseja criar um ateliê próprio de costura. Enquanto isso, Alexandre Nardoni conseguiu alterar para o regime aberto e ingressou com um MEI em 2024 para trabalhar de dia, mas tem de comparecer para um albergue nas noites e nos fins de semana.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o casal consegue uma “saidinha” para frequentar eventos neste ano de 2024. Em março, o casal recebeu uma autorização judicial para serem padrinhos de casamento na norte zona da capital paulista.

Com informações "o hoje"

116 HOMICÍDIOS EM SOBRAL: HOMEM É ASSASSINADO A TIROS NO BAIRRO DOM JOSÉ

Um crime de homicídio a bala foi registrado na manhã deste domingo (29), no bairro Dom José, em Sobral. 

A vítima, José Eclésio Pinheiro de Carvalho, 41 anos, natural de Sobral, foi alvejada a tiros enquanto conduzia um carro de reciclagem. Segundo informações preliminares, dois indivíduos em uma motocicleta se aproximaram da vítima e efetuaram vários disparos antes de fugir do local, tomando rumo ignorado.

José Eclésio, que teria como último endereço o bairro Coração de Jesus, em Sobral, foi rapidamente socorrido por populares e encaminhado em estado grave ao Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

A Polícia Civil investiga o caso para identificar os autores do crime e a possível motivação.

José Eclésio tinha várias passagens pela polícia.

Sobral registra 116 homicídios dolosos no corrente ano!

Mais informações a qualquer momento!

Com Fnews

Suspeitos de matar presidente da Câmara de Tabuleiro do Norte morrem em confronto com a polícia

Os dois suspeitos de assassinar o presidente da Câmara Municipal de Tabuleiro do Norte, Marcos Aurélio de Araújo (PP), foram mortos na madrugada deste domingo (29), no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza, após uma troca de tiros com agentes da Polícia Militar (PMCE). 

A operação envolveu agentes da Força Tática de Limoeiro do Norte e do Comando Tático Rural (Cotar) do Vale do Jaguaribe. 

O crime ocorreu na noite da última quinta-feira (26). Marcos Aurélio, de 57 anos, foi morto a tiros estava sentado em uma mesa na calçada de sua casa, acompanhado da sogra e de uma vizinha. Pelo menos nove disparos foram efetuados contra o político, que morreu no local. 

Em outubro, Marcos Aurélio foi reeleito para seu quarto mandato consecutivo na Câmara de Tabuleiro do Norte. Ele era considerado favorito para seguir como presidente da Casa, durante o biênio 2025-2027.

(Portal Miséria)

MP pede cassação de prefeito de Santa Quitéria por suposto envolvimento com Comando Vermelho

Prefeito reeleito nega as acusações de relação com facção e afirma que ainda não foi notificado.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a cassação do prefeito reeleito de Santa Quitéria Braguinha (PSB) por suspeita de envolvimento com integrantes de facção criminosa durante a campanha eleitoral de 2024.

Também são acusados uma candidata a vereadora da cidade e dois servidores da Prefeitura.

A denúncia apresentada à Justiça Eleitoral cita supostas ameaças sofridas por adversários de Braguinha, inclusive com proibição a eventos de campanha por criminosos. Também é citada suposto envio de carro ao Rio de Janeiro e entrega do veículo a pessoas ligadas ao Comando Vermelho.

O Ministério Público pediu a cassação do mandado de Braguinha e do vice eleito Gardel Padeiro (PP), além da inelegibilidade dos dois por oito anos.

Por nota, eles informaram que ainda não foram notificados da denúncia feita pelo Ministério Público. "Rejeitamos com veemência qualquer tentativa de associação de Braguinha e Gardel a práticas ilícitas", diz o texto.

"Qualquer afirmação sem o devido esclarecimento do processo legal é precipitada e não condiz com a verdade", completa.

Como a facção criminosa agia

Na ação, a promotoria eleitoral afirma que os primeiros relatos sobre interferência do Comando Vermelho na campanha chegaram em agosto ao MPE.

Muros foram pichados com palavras contra o então candidato Tomás Figueiredo e apoiadores dele, como: "Fora Tomas" e "Quem apoiar o Tomas vai entrar na bala", entre outros. Além disso, pessoas que demonstravam apoio ao candidato também relataram receber mensagens e ligações com ameaças, segundo a ação.

Também foi registrado, em setembro, ameaças a servidores do cartório eleitoral. "O Cartório Eleitoral recebeu ligação de um integrante do Comando Vermelho, que se dirigiu a um dos servidores ameaçando atacar a unidade do órgão e matar todos, caso a Justiça não 'parasse' com as decisões contra os 'manos' do CV", detalha a ação do MPE.

A Polícia Federal instaurou investigação para apurar a atuação da facção na campanha de Santa Quitéria e identificou um dos autores das ameaças: Daniel Claudino de Sousa, vulgo 'DA30'.

"(Ele) é integrante do Comando Vermelho, reside no Rio de Janeiro-RJ, mas veio para Santa Quitéria/CE, a mando das lideranças do Comando Vermelho, para praticar as coações eleitorais e diversos outros crimes comuns em Santa Quitéria e municípios vizinhos", relata o texto. A ação descreve ainda crimes cometidos por ele em Varjota, município vizinho a Santa Quitéria.

Naquele momento, no entanto, não se sabia "o real motivo e interesse da organização criminosa" nas eleições de Santa Quitéria "nem qual dos demais candidatos estava sendo beneficiado".

Negociação no Rio de Janeiro

A partir de dados coletados nos equipamentos eletrônicos de Daniel Claudino, os investigadores chegaram ao nome do então candidato à reeleição e prefeito Braguinha.

Em grupos de Whatsapp com integrantes do Comando Vermelho, mensagens afirmam que as pichações "não poderiam mencionar o nome do 'Braga'". A ação cita ainda que, em agosto, o traficante "Rikelme" teria emitido ordens de apoio a Braguinha e a candidata a vereadora Kylvia Lima.

As mensagens diziam: "Temos Kylvia Lima e Gabriel Filho e o BG para prefeito" e "Vamos apoiar os nossos, vamos em busca". Segundo a denúncia, BG seria a sigla para identificar Braguinha.

"Cabe a contextualização ainda de que as organizações criminosas agem visando apenas alcançar seus interesses, quais sejam, obter mais lucro e mais poder. No crime organizado, não há espaço para preferências gratuitas a autoridades políticas. Não há qualquer compromisso do crime organizado com os princípios democráticos-representativos, nem com o exercício da soberania popular". Ministério Público Eleitoral.

Outro dado informado pela ação é de que, supostamente, dois servidores da Prefeitura de Santa Quitéria teriam viajado ao Rio de Janeiro em julho de 2024.

Francisco Edineudo de Lima Ferreira e Francisco Leandro Farias de Mesquita teriam ido até a capital carioca em veículo que lá teria sido entregue ao líder do Comando Vermelho da Região, identificado como Anastácio Pereira
Paiva, o "Doze".

Ainda segundo a ação, Francisco Leandro havia sido preso em flagrante em 2020, "apontado pela polícia como motorista da facção (Comando Vermelho), responsável pelo transporte de drogas.

Tanto Francisco Leandro como Francisco Edineudo foram exonerados dos cargos de assessor técnico do Demutram e coordenador administrativo de gestão do gabinete do prefeito, respectivamente.

Posicionamento do prefeito Braguinha

Por nota, o prefeito Braguinha informou que "não teve conhecimento prévio, tampouco autorizou a viagem" feita ao Rio de Janeiro e "nunca obteve qualquer benefício relacionado ao caso".

Segundo ele, a divulgação da ação do Ministério Público "nunca obteve qualquer benefício relacionado ao caso".

"Alegações semelhantes têm sido apresentadas desde 2020, sempre sem qualquer comprovação. Reafirmamos nossa confiança na justiça e na rápida elucidação dos fatos, o que certamente evidenciará a integridade de nossa gestão". 
Braguinha (Prefeito de Santa Quitéria, por nota)

"A reeleição do prefeito José Braga Barrozo foi legítima e democrática, com ampla participação popular e sob a segurança garantida pelas forças de segurança. (...) Continuaremos à disposição para colaborar com as investigações e assegurar o pleno esclarecimento deste caso", completa a nota.

(Diário do Nordeste)

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More