Total de visualizações

DETETIVE PARTICULAR - NÃO FIQUE NA DÚVIDA

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

 

SOBRALNET - A MELHOR INTERNET DO BRASIL!

O MAIOR CHITÃO DE SOBRAL E REGIÃO SERÁ NA FAZENDA ALEGRE

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

domingo, 19 de janeiro de 2025

Morre, aos 92 anos, apresentador Léo Batista

O jornalismo esportivo brasileiro perdeu neste domingo (19) um de seus maiores nomes: Léo Batista, jornalista, apresentador e locutor que marcou gerações com sua “voz marcante”, faleceu aos 92 anos no Hospital Rios D’Or, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Internado desde o dia 6 de janeiro devido a um quadro de desidratação e dores abdominais, Léo foi diagnosticado com um tumor no pâncreas.


Uma carreira de mais de 70 anos

Com mais de sete décadas dedicadas à comunicação, Léo Batista construiu um legado que atravessou gerações. Natural de Cordeirópolis (SP), ele começou a carreira aos 15 anos, trabalhando em serviços de alto-falantes em sua cidade natal. Pouco depois, estreou no rádio e participou da cobertura da primeira Copa do Mundo no Brasil, em 1950.

A transição para a televisão ocorreu em 1955, na extinta TV Rio. Em 1970, ele se juntou à TV Globo, onde permaneceu por 55 anos, sendo um dos funcionários mais antigos da emissora carioca.

Léo Batista foi pioneiro em diversos formatos do jornalismo esportivo. Ele foi um dos criadores do programa Globo Esporte e o primeiro apresentador de atrações icônicas, como o Jornal Hoje (1971), o Esporte Espetacular (1973) e o próprio Globo Esporte (1978). Aos domingos, ele também deu vida aos famosos “gols do Fantástico”, se tornando uma referência nas transmissões esportivas.

Após vídeo viral de Nikolas Ferreira, PT convoca parlamentares para curso de combate à direita nas redes sociais

O Partido dos Trabalhadores (PT) convocou todos os seus parlamentares e dirigentes para participar de um treinamento sobre estratégias de comunicação, após o impacto causado por um vídeo do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que criticou uma medida da Receita Federal sobre o controle de transações via Pix. O vídeo do parlamentar teve mais de 300 milhões de visualizações, alcançando um número recorde e fazendo com que Nikolas superasse o presidente Lula no número de seguidores no Instagram.

O curso será ministrado por Sidônio Palmeira, o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), e ocorrerá de forma virtual na próxima quinta-feira (23). O foco do treinamento será fornecer ferramentas para combater fake news e aprimorar a comunicação do governo, especialmente em momentos de crise. O curso é destinado a deputados federais, estaduais, senadores, vereadores e dirigentes do partido.

O vídeo de Nikolas Ferreira, que viralizou nas redes sociais, foi um dos principais fatores que levou o governo a revogar uma instrução normativa da Receita Federal, que ampliava a fiscalização sobre transferências via Pix superiores a R$ 5 mil. A norma havia gerado controvérsia e foi vista por muitos como uma medida que afetaria negativamente a classe média e os autônomos, o que acabou intensificando a pressão pública contra o governo. A revogação da medida foi anunciada pelo Planalto na quarta-feira (15/1), com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informando a edição de uma medida provisória para garantir a gratuidade do Pix.

Em resposta ao vídeo de Nikolas, a deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) também utilizou as redes sociais para divulgar um vídeo defendendo as medidas de fiscalização do Pix, com um formato semelhante ao do deputado do PL. A troca de vídeos e argumentos gerou um intenso debate nas redes sociais, refletindo a polarização política sobre o tema.

(Gazeta Brasil)

Trump embarca no avião presidencial americano rumo a Washington, VEJA VÍDEO

Donald trump e a primeira-dama embarcaram em avião oficial do governo dos EUA rumo a Washington DC.
O ex-presidente Donald Trump e sua esposa, Melania Trump, embarcaram em um voo oficial do governo dos Estados Unidos rumo a Washington, DC, nesta manhã. O avião, que faz parte da frota oficial do governo, decolou de um aeroporto em Nova Jersey, onde Trump tem estado em seus compromissos privados.

De acordo com fontes próximas, o destino de Washington DC está relacionado a uma série de encontros e reuniões políticas importantes que ocorrerão nas próximas semanas. No entanto, detalhes sobre os motivos exatos da viagem não foram revelados.

Este movimento ocorre enquanto Trump continua sua presença ativa na cena política dos Estados Unidos, especialmente com sua candidatura em 2024. Além disso, ele segue sendo uma figura central no Partido Republicano, com muitos observadores aguardando seus próximos passos e declarações sobre o futuro político do país.

Melania Trump, que manteve um perfil mais discreto desde o fim da presidência, também foi vista ao lado de seu marido, embora não tenha feito declarações públicas sobre o motivo de sua presença no voo. A primeira-dama também tem sido alvo de especulações sobre seu retorno à vida pública em eventos e campanhas.

A viagem marca mais um momento significativo na rotina de Trump após sua saída da Casa Branca, mantendo-o sob os holofotes da mídia e do público.

Mais informações sobre a agenda do ex-presidente e de Melania Trump deverão ser divulgadas à medida que sua visita a Washington DC avance.

SOBRAL REGISTRA O 12º HOMIC1DIO DE 2025

Na madrugada deste domingo, dia 19, por volta das 4h, um homem identificado como Francisco Breno Araújo Gomes, 23 anos, foi assassinado brutalmente com vários tiros no residencial Nova Caiçara.

Segundo informações, vários indivíduos armados com pistolas invadiram o apartamento da vítima e a executaram com diversos disparos.

A vítima residia na Av. dos Ipês, no Caiçara, e não tinha passagem pela polícia.

Sobral registra 12 homicídios dolosos no corrente ano!

A Polícia Civil irá investigar a autoria e a motivação do crime.

Mais informações a qualquer momento.

SOBRAL REGISTRA O 11º HOMIC1DIO DE 2025

Um homem identificado como Antônio Jocelino Barroso do Nascimento, de 22 anos, foi baleado na cabeça no bairro Dom Expedito, na noite deste sábado (18). 

Segundo informações, indivíduos em uma moto teriam efetuado os disparos contra a vítima, que foi socorrida e encaminhada para a UPA24 onde morava. Infelizmente, Jocelino não resistiu aos ferimentos e morreu.

Ressalta-se que, a vítima não tinha passagem pela polícia.

Sobral registra 11 homicídios dolosos no corrente ano!

A Polícia Civil irá investigar o crime.

sábado, 18 de janeiro de 2025

SOBRAL REGISTRA O 10º HOMIC1DIO DE 2025

Morreu na noite deste sábado, dia 18, no hospital Santa Casa de Sobral, Antônio Michel Ripardo Vasconcelos, 21 anos, natural de Sobral, residia no bairro Tamarindo.

Michael foi baleado na noite da última quinta-feira, dia 16, no Tamarindo.

Ressalta-se que, Antônio Michael Ripardo Vasconcelos não tinha passagem pela polícia.

A Polícia Civil está investigando o crime.

Sobral registra 10 homicídios dolosos no corrente ano!

VIOLÊNCIA EM SOBRAL: HOMEM É ASSASSINADO A BALA NO BAIRRO DOM EXPEDITO

A violência é avassaladora na "Bela Princesa do Norte"! 
Na tarde deste sábado (18), um homem identificado como Antônio Romário de Oliveira Rodrigues, de 30 anos, foi assassinado a bala no bairro Dom Expedito. O crime aconteceu próximo à Escolinha Sinhá Saboia, na rua Dom Expedito.

Segundo informações, dois indivíduos em uma motocicleta modelo XRE de cor preta efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a vítima.

Antônio Romário chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Santa Casa de Sobral, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu minutos depois de dar entrada na unidade de saúde.

A Polícia Civil está investigando o caso e já realiza diligências na tentativa de identificar e capturar os suspeitos.

Vale ressaltar que a vítima não tinha passagem pela polícia.

Sobral registra 9 homicídios dolosos no corrente ano!

Mais detalhes a qualquer momento!

“Chateado e abalado”: Bolsonaro acompanha Michelle ao aeroporto para posse de Trump

Neste sábado (18), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro embarcou no aeroporto de Brasília rumo a Washington, onde representará o ex-presidente Jair Bolsonaro na cerimônia de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, marcada para a próxima segunda-feira (20). Bolsonaro, que a acompanhou até o local, declarou estar “chateado e abalado” por não poder comparecer ao evento devido à retenção de seu passaporte, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao falar com jornalistas no aeroporto, Bolsonaro criticou a decisão de Moraes, relator do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado de 2022. “Eu enfrento enorme perseguição política. Não pode uma pessoa no STF ser o dono da verdade e decidir o que faz com a vida de quem quer que seja”, afirmou. O ex-presidente também lamentou a impossibilidade de participar da posse de Trump, afirmando que havia pré-agendado reuniões com chefes de Estado durante o evento. “Estou constrangido. Queria estar com a minha esposa, mas não posso. Meu filho Eduardo vai acompanhá-la, mas eu deveria estar lá”, declarou.

Bolsonaro tentou reaver o passaporte em duas ocasiões, mas ambos os pedidos foram negados por Moraes. Segundo o ministro, as razões que levaram à apreensão do documento, em fevereiro de 2024, ainda se mantêm. À época, a Polícia Federal alegou que havia risco de fuga do ex-presidente em meio às investigações.

Michelle Bolsonaro, ao ser questionada sobre a situação do marido, afirmou que ele é alvo de perseguição política e que seus adversários têm “medo” dele. “Deus vai ter misericórdia da nossa nação. Meu marido está sendo perseguido, assim como aqueles que Deus envia serão perseguidos. Foi o maior líder da direita, e é um certo medinho que eles têm do meu marido”, disse a ex-primeira-dama antes do embarque.

A posse de Donald Trump marca seu retorno à presidência dos Estados Unidos e será realizada na segunda-feira (20).

CORPO É ENCONTRADO ENTERRADO EM ZONA DE MATA, EM UBAJARA/CE

Na manhã deste sábado, 18 de janeiro de 2025, por volta das 11h, equipes de busca com cães farejadores localizaram um corpo em uma área de mata fechada nas proximidades do bairro São Sebastião, em Ubajara.

O corpo foi encontrado em uma cova rasa, e as autoridades estão trabalhando para confirmar a identidade da vítima. A família do jovem Pablo, desaparecido recentemente, reconheceu uma camisa encontrada anteriormente no local como pertencente a ele.

A Polícia Civil está conduzindo as investigações para elucidar as circunstâncias do caso.

Com Sobral Online

Mais informações a qualquer momento!

Bolsonaro se emociona ao levar Michelle ao aeroporto de Brasília

Neste sábado (18), Jair Bolsonaro levou sua esposa, Michelle Bolsonaro, ao Aeroporto Internacional de Brasília e se emocionou. A ex-primeira-dama irá aos Estados Unidos acompanhar a posse de Donald Trump e representará o líder conservador, que ficou impedido de ir por estar com o passaporte retido.

Ao chegar no aeroporto, o casal Bolsonaro foi recebido por apoiadores. O ex-presidente deu algumas palavras e afirmou estar chateado e abalado por não ter conseguido reverter a situação.

– Enfento uma enorme perseguição política por parte de uma pessoa – disse Bolsonaro em referência ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que decidiu por não devolver o passaporte dele.

O político argumentou, dizendo que sua ida a cerimônia seria “obviamente boa”. Michelle, por sua vez, afirmou que os opositores de Jair Bolsonaro tem “medinho” do marido, mas que Deus terá misericórdia da nação brasileira.

Jair Bolsonaro está com seu passaporte retido desde fevereiro de 2024. A defesa do ex-presidente entrou com uma ação no STF para ter o documento de volta após Bolsonaro ter sido convidado para a posse de Trump, mas Moraes decidiu por rejeitar o pedido.

Para o magistrado, há um risco de fuga por parte de Bolsonaro. Moraes acompanhou a avaliação da Procuradoria-Geral da República, que entendeu que a viagem de Bolsonaro não tem interesse público, somente privado.

Donald Trump tomará posse para seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos na próxima segunda-feira (20). Michelle estará presente ao lado do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL).

(Pleno News)

Estes são os 33 reféns que serão libertados na primeira fase do cessar-fogo em Gaza

O governo de Israel notificou nesta sexta-feira as famílias dos 33 reféns israelenses que deverão ser libertados na primeira fase do acordo de cessar-fogo em Gaza. Os casos, considerados “humanitários”, incluem mulheres, crianças, idosos e pessoas enfermas.


Informações sobre os Reféns

Israel ainda não foi informado sobre quantos dos 33 reféns estão vivos, embora se espere que a maioria esteja. Um relatório completo sobre o estado de todos na lista será entregue a Israel sete dias após o início do cessar-fogo. Alguns relatos na mídia indicam que Israel insistiu em receber primeiro os reféns vivos, com os corpos sendo devolvidos posteriormente.


Ordem de Liberação e Cronograma

A ordem de liberação dos reféns ainda não é conhecida, mas espera-se que as identidades das pessoas que retornarão sejam fornecidas 24 horas antes de cada liberação. No primeiro dia do cessar-fogo, três reféns serão libertados, seguidos de quatro no sétimo dia. Subsequentemente, três reféns serão libertados a cada semana por um período de quatro semanas. Finalmente, 14 reféns serão libertados na última semana da fase um, totalizando 42 dias.
Lista de Reféns

A lista inclui 12 mulheres e crianças:

Romi Gonen, 23 anos
Emily Damari, 27 anos
Arbel Yehud, 29 anos
Doron Steinbrecher, 31 anos
Ariel Bibas, 5 anos
Kfir Bibas, 2 anos
Shiri Silberman Bibas, 33 anos
Liri Albag, 19 anos
Karina Ariev, 20 anos
Agam Berger, 21 anos
Danielle Gilboa, 20 anos
Naama Levy, 20 anos

Além disso, 10 homens mais velhos:

Ohad Ben-Ami, 58 anos
Gadi Moshe Moses, 80 anos
Keith Siegel, 65 anos
Ofer Calderon, 54 anos
Eli Sharabi, 52 anos
Itzik Elgarat, 70 anos
Shlomo Mansour, 86 anos
Ohad Yahalomi, 50 anos
Oded Lifshitz, 84 anos
Tsahi Idan, 50 anos

E mais 11 homens com menos de 50 anos:

Hisham al-Sayed, 36 anos
Yarden Bibas, 35 anos
Sagui Dekel-Chen, 36 anos
Yair Horn, 46 anos
Omer Wenkert, 23 anos
Sasha Trufanov, 28 anos
Eliya Cohen, 27 anos
Or Levy, 34 anos
Avera Mengistu, 38 anos
Tal Shoham, 39 anos
Omer Shem-Tov, 22 anos
Exclusão e Segunda Fase

Uma pessoa que estava na lista divulgada por um meio de comunicação saudita e que não está na lista de liberação é Youssef Hamis Ziyadne, 54 anos, que foi confirmado morto em cativeiro na semana passada e cujo corpo foi recuperado pelo IDF.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu minimizou a lista quando foi divulgada pela mídia no início do mês, dizendo que era uma lista que Israel havia fornecido aos países mediadores em julho.

Além dos 33 reféns na lista, mais 65 pessoas estão sob custódia do Hamas, muitas das quais já faleceram. Esses reféns devem ser devolvidos como parte de uma segunda fase do acordo, se ocorrer, que também veria um cessar-fogo permanente em Gaza.

(Gazeta Brasil)

Jornais de esquerda dos EUA criticam a proibição de Bolsonaro na posse de Donald Trump

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir o ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL, de participar da posse de Donald Trump, marcada para 20 de janeiro, tem corrido por todos os lados nos Estados Unidos. Até mesmo veículos de imprensa tradicionalmente inclinados à esquerda, frequentemente críticos de Bolsonaro, condenaram a medida.

Para esses periódicos, a decisão envolve uma série de questões graves, como ausência de direitos políticos, nulidade da liberdade de expressão e o papel militante do Judiciário brasileiro na consolidação de um poder autoritário.

A posse de Trump, já eleito para seu segundo mandato, ganhou um contorno geopolítico inesperado com a medida tomada pelo STF. Nos EUA, lideranças conservadoras classificam a decisão como uma interferência política inaceitável e um ataque direto à afinidade ideológica entre Trump e Bolsonaro.

Congressistas americanos, como tem noticiado o Conexão Política, já discutem respostas duras, incluindo sanções eventuais econômicas contra o Brasil. A retaliação poderia impactar setores estratégicos da economia brasileira.

A decisão do STF também traz ao palco global as denúncias de escalada autoritária conduzida pelo Judiciário no Brasil. Medidas recentes, como a prisão de opositores, o bloqueio de redes sociais e o cerceamento de discursos políticos, têm gerado críticas internas e internacionais. Especialistas alertam que essas ações, vistas como inconstitucionais, enfraquecem a democracia brasileira e minam sua credibilidade no cenário mundial.

Donald Trump, por sua vez, tem sinalizado nos bastidores que a proibição de Jair Bolsonaro será tratada como uma afronta diplomática séria. Fontes próximas ao presidente-eleito indicaram que sanções diretas ao Brasil estão sendo avaliadas como forma de pressionar o governo brasileiro, além de reafirmar o compromisso do republicano com a liberdade política de aliados.

A postura não apenas direciona para o vínculo ideológico entre Trump e Bolsonaro, mas sobretudo contempla a percepção de que decisões como essa comprometem os princípios democráticos nas relações internacionais.

Fonte: Conexão Política Brasil

VÍDEO: Da piscina de sua cobertura, Sérgio Cabral, condenado a 430 anos, dá dicas de filmes

O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, condenado a 430 anos de prisão por crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, fez uma postagem nas redes sociais nesta sexta-feira (17/1). Em um vídeo gravado em sua cobertura, o político, que atualmente é monitorado por tornozeleira eletrônica, compartilhou com seus seguidores sugestões de filmes para o fim de semana. (Vídeo no final da matéria).

“Compartilho com você três filmes que me marcaram muito. Pare para vê-los. Ficamos sempre melhores depois de uma obra-prima”, escreveu Cabral na legenda do vídeo. Ele fez breves comentários sobre as obras cinematográficas que sugeriu, destacando, entre elas, o clássico Blade Runner. “Produção norte-americana incrivelmente prevendo o futuro mais ou menos do que estamos vivendo hoje. Um filme que me tocou muito e nos encanta pelo amor”, afirmou o ex-governador, que aparece relaxando à beira da piscina com óculos escuros.

A condenação de Cabral, que somam mais de 400 anos de prisão, foi resultado de seu envolvimento em um esquema de corrupção durante seu governo no Rio de Janeiro. Recentemente, em março de 2024, três de suas condenações no âmbito da Operação Lava Jato foram anuladas pela 7ª Vara Criminal Federal, reduzindo em cerca de 40 anos sua pena. A postagem gerou repercussão nas redes sociais, levantando questões sobre a postura de ex-mandatários em meio a processos judiciais e sua relação com o público.

Fonte: Gazeta Brasil

CRIMINOSOS TROCAM TIROS COM A POLÍCIA MILITAR E SE DÃO MAL

Os dois indivíduos mortos após troca de tiros com a Polícia Militar, na noite desta sexta-feira (17), foram identificados. Antônio Auricélio Lopes da Silva, de 32 anos, conhecido como “Pelé”, e Antônio Pablo Sampaio Araújo, de 16 anos, foram baleados durante a ação e não resistiram aos ferimentos. Segundo a polícia, Pelé era acusado de uma série de assaltos nas zonas rurais de Cariré e Reriutaba.

A operação ocorreu após os suspeitos realizarem um assalto na localidade de Juré, na zona rural de Cariré, roubando uma motocicleta e um carro. Durante a fuga, eles se depararam com equipes da Polícia Militar entre Reriutaba e Pires Ferreira, na localidade de “Lagoa Grande” onde ocorreu o confronto. Na ação, foram apreendidas duas armas de fogo – um revólver calibre .38 e um calibre .22 – com munições deflagradas e intactas, além de cinco motocicletas possivelmente provenientes de roubos e um carro utilizado pelo grupo.

De acordo com a polícia, o bando era composto por seis pessoas, mas apenas dois foram atingidos. Há suspeitas de que outros membros do grupo tenham sido baleados e estejam escondidos na mata. As forças de segurança continuam intensificando as buscas na região para capturar os demais envolvidos.

Com informações do portal Fnews

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

SOBRAL REGISTRA O OITAVO HOMIC1DIO NA NOITE DESTA SEXTA, DIA 17

Na noite desta sexta-feira (17), um jovem identificado como Carlos Eduardo, conhecido como “Dimenor”, foi ferido a bala na cabeça nas proximidades da Rua Francisquinha Frota, no bairro Dom José II. 

Segundo informações, indivíduos se aproximaram e efetuaram vários disparos de arma de fogo na cabeça de Carlos Eduardo.

A vítima ainda chegou a ser socorrida por populares e encaminhada ao Hospital Santa Casa de Sobral, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu em um dos leitos da referida unidade de saúde.

A Polícia Civil irá investigar a autoria e a motivação do crime.

Mais informações a qualquer momento!

Setran inicia blitzes educativas permanentes em Sobral

O objetivo, segundo a pasta, é aproximar o órgão dos condutores.
A Secretaria de Trânsito e Transporte de Sobral (Setran) iniciou nesta sexta-feira (17) uma série de ações realizadas através blitzes educativas. O objetivo, segundo a pasta, é aproximar o órgão dos condutores para a realização de um trabalho de conscientização de boas práticas no trânsito.

A ideia das ações é do prefeito de Sobral Oscar Rodrigues que deseja uma interação maior entre a Setran e os condutores. O gerente de educação de trânsito, Paulo Ferreira, afirmou para o Portal Paraíso que as blitzes educativas serão permanentes e farão parte do calendário de ações de educação no trânsito em Sobral.

As orientações vão desde, para condutor de moto, o uso da viseira baixa, o uso do calçado adequado com fixação no calcanhar e, para os condutores de automóveis, o uso do cinto de segurança, cadeirinha para crianças de 1 a 4 anos de idade ou com peso até 18 kg, abaixo de 10 anos ocupar o banco traseiro e verificar a documentação do veículo tanto para carro quanto para moto.

Por Edwalcyr Santos

NIKOLAS FERREIRA MOBILIZA 11 mil advogados contra ataque de grupo pró-Lula

Grupo Prerrogativas busca cassar mandato do deputado, mas enfrenta oposição massiva da advocacia conservadora.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), alvo do Grupo Prerrogativas, formado por advogados alinhados ao governo Lula, após ter viralizado críticas contra a medida do governo Lula de ampliar fiscalização do pix, recebeu o apoio de cerca de 11 mil advogados nesta quinta-feira. Em uma carta conjunta, o Movimento Advogados do Brasil, o Movimento Advocacia Independente e a Associação Advogados de Direita Brasil rebateram a tentativa de Prerrogativas de ações articulares no MPF e na Comissão de Ética da Câmara para cassar o mandato do parlamentar.

(Cesar Wagner)

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DAS POLÍCIAS

O trabalho das polícias é de extrema importância para a sociedade, pois elas são responsáveis por garantir a segurança pública e a ordem. Aqui estão alguns pontos que destacam essa importância:

1. Prevenção do Crime: As polícias atuam na prevenção de crimes, realizando patrulhas e monitorando áreas com maior incidência de criminalidade, o que ajuda a inibir ações delituosas.

2. Investigação e Resolução de Crimes: Elas são responsáveis por investigar crimes, coletar evidências e prender suspeitos, contribuindo para a justiça e a responsabilização dos infratores.

3. Proteção dos Cidadãos: As polícias protegem os direitos e a integridade física dos cidadãos, garantindo que todos possam viver em um ambiente seguro.

4. Mediação de Conflitos: Elas também desempenham um papel importante na mediação de conflitos, ajudando a resolver disputas de forma pacífica e evitando que situações se agravem.

5. Construção de Confiança: Um trabalho policial eficaz e transparente ajuda a construir a confiança da comunidade nas instituições, promovendo uma relação de colaboração entre a polícia e os cidadãos.

6. Apoio em Situações de Emergência: As polícias são fundamentais em situações de emergência, como desastres naturais ou crises, prestando assistência e coordenando esforços de socorro.

7. Educação e Conscientização: Muitos policiais também se envolvem em programas de educação e conscientização, abordando temas como segurança, prevenção ao uso de drogas e violência.

Em suma, o trabalho das polícias é vital para a manutenção da ordem, a proteção dos cidadãos e a promoção de uma sociedade mais justa e segura.

Argentina alcança a menor taxa de homicídios em 25 anos

Não é apenas a macroeconomia. Em ano eleitoral, no qual parte do Congresso será renovado na Argentina e o governo calcula que poderá ganhar musculatura, o presidente Javier Milei soma também um outro trunfo: a menor taxa de homicídios em 25 anos.

No primeiro ano da gestão, com um discurso linha-dura na segurança pública, o índice que mede o número de assassinatos a cada 100 mil habitantes foi de 3,8, o menor desde que há registros, iniciados no ano 2000. Isso enquadra o país entre as taxas mais baixas da região.

Ao todo, foram 1.810 homicídios dolosos no país, 11,5% a menos do que em 2023. Mais expressivas foram as reduções na província litorânea de Santa Fe e em seu município de Rosário, que se tornou uma espécie de joia do narcotráfico. Os assassinatos caíram, respectivamente, 55% e 65%, segundo as informações enviadas à reportagem. Esses foram os menores números em pelo menos uma década nessas regiões.

Os dados gerais foram antecipados pela ministra da Segurança, Patricia Bullrich, nome forte deste atual governo. Ex-candidata à Presidência e, ironicamente, ex-membro do grupo guerrilheiro Montoneros na época da ditadura militar argentina (1976-1983), ela é a ministra mais popular, com taxas de aprovação que às vezes superam as de Milei, acima de 50%.

A questão da violência não é recente e vinha se agravando. Por que, apenas agora, uma solução parece ter emergido? Gustavo Gonzalez, professor e pesquisador da Universidade Nacional do Litoral, de Santa Fe, um dos principais acadêmicos da área no país, diz que foi chave a atuação conjunta do governo nacional com a província.

"Houve uma aliança que distensionou a relação e que teve um impacto fundamental para a distribuição territorial entre forças de segurança nacionais e forças de segurança provinciais", explica.

"Pegou-se um mapa de Rosário e, em cima dele, distribuíram-se as zonas que ficariam sob atribuição de cada grupo, com um comando unificado à parte que se reúne periodicamente."

Foi a ação conjunta, apelidada de Plano Bandeira, a que possibilitou que Rosário saísse de uma taxa de homicídios de 19,92 por 100 mil habitantes, em 2023, para 6,84, no ano passado. O berço de nomes do futebol mundial como Lionel Messi e Ángel Di María e do ícone da Revolução Cubana Che Guevara estampava jornais pela violência do narcotráfico, muitas vezes intimamente ligada às torcidas organizadas.

A ministra Bullrich, do Proposta Republicana (partido do ex-presidente Mauricio Macri que é a principal base de apoio para Milei) atua lado a lado com o governador de Santa Fe, Maximiliano Pullaro. Ex-ministro de Segurança na província, ele é do União Cívica Radical, outro partido que, ainda que com divisões, muitas vezes apoia o Executivo. Em Rosário, a Prefeitura também está nas mãos de um aliado, Pablo Javkin.

Poderia parecer apenas uma sorte do destino a confluência de forças políticas que dialogam. Mas o passado recente de Santa Fe mostra que a província, na qual esquerda e peronismo foram predominantes nas últimas décadas, e o governo nacional não atuaram lado a lado mesmo quando a chefia da Casa Rosada estava em mãos do mesmo partido.

Houve quem cogitasse que reduções tão expressivas no principal indicador de violência sinalizariam que ocorre por baixo dos panos algum acordo entre o poder público e os nomes do narcotráfico. Gustavo Gonzalez diz que não há nenhuma evidência empírica disso.

Ele chama a atenção para a importância que parece ter tido o aumento do patrulhamento nas ruas. Tome-se como exemplo a cidade de Rosário: os assassinatos que ocorrem em vias públicas caíram de maneira ainda mais expressiva do que os que ocorrem em domicílios particulares —reduções de 68% e 57%, respectivamente.

E também para a expectativa de que a taxa de resposta institucional da justiça local, em órgãos como o Ministério Público, também aumente, dado que agora há menos casos.

É preciso esperar que informações de outros países da vizinhança sejam tornadas públicas, mas os recentes números do governo Milei posicionam a Argentina como provável segundo país com a menor taxa de homicídios na América Latina e no Caribe, atrás de El Salvador.

O país liderado pelo populista de direita Nayib Bukele teve 1,9 homicídio por 100 mil habitantes em 2024. Tudo indica que países como Peru, antes próximos a El Salvador, terão taxa de homicídios superior a 5 em 2024, ano no qual esses crimes cresceram 34%. No Chile, em 2023 a taxa de homicídios ficou em 6,3. No Brasil, em 18,7.

Há investigações em andamento sobre possíveis abusos na política de segurança pública argentina em contextos como o endurecimento da política penitenciária e em detenções sem justificativa, mas ainda não há conclusões. A política de segurança pública de Milei e Bullrich ainda se desenha, mas outras de suas facetas despertam críticas.

Em dezembro, o governo diminuiu de 21 para 18 a idade mínima para portar armas. Antes, colocou em prática seu apelidado "protocolo antipiquetes", ou antiprotestos, que permite o envio de forças de segurança nacionais, como a Polícia Militar, para manifestações em vias públicas sem necessidade de autorização judicial.

A ONG Anistia Internacional diz que 1.155 pessoas ficaram feridas em 2024 "pela atuação violenta das forças de segurança nos protestos".

"O protocolo do governo converte o direito de protestar de forma pacífica em um delito", diz à reportagem Mariela Belski, diretora-executiva da Anistia no país. "É uma política que imprime mais violência em vez de neutralizá-la e que, como mostramos, coloca a integridade física e a liberdade pessoal em sério risco."

Fonte: Folha de S. Paulo

Projeto de Pazuello destina 30% da remuneração a presos para reparar vítimas

Valor será destinado à vítima ou seus dependentes, sendo dividido proporcionalmente em caso de múltiplas vítimas.

Tramita na Câmara, o Projeto de Lei que destina 30% da remuneração pelo trabalho do preso para indenização dos danos causados pelo crime.

Segundo a proposta, o valor será destinado à vítima ou seus dependentes, sendo dividido proporcionalmente em caso de múltiplas vítimas.

O autor do projeto, deputado federal General Pazuello (PL-RJ) destaca que na prática, poucos casos utilizam a remuneração para indenizar danos, justificando a necessidade de priorizar a reparação às vítimas e suas famílias.

A reparação dos danos causados pelo crime atua como um instrumento que compensa as perdas enfrentadas e reafirma a importância da vítima no processo penal. Esse mecanismo pode ajudar a restaurar sua dignidade e apoiar a reconstrução de sua vida ou trazer o mínimo de alento e sentimento de justiça”, justifica Pazuello.

A Lei de Execução Penal atual já prevê essa possibilidade, mas não define um percentual mínimo.

O projeto tramita em caráter conclusivo na Câmara e precisa ser aprovado por deputados e senadores para se tornar lei.

(Diário do Poder)

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More