Total de visualizações

DETETIVE PARTICULAR - NÃO FIQUE NA DÚVIDA

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

 

SOBRALNET - A MELHOR INTERNET DO BRASIL!

O MAIOR CHITÃO DE SOBRAL E REGIÃO SERÁ NA FAZENDA ALEGRE

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

LULA TROCA CHEFE DO BC, mas juros continuam subindo – culpa de quem agora?

Lula passou anos culpando Roberto Campos Neto pelos juros altos. Agora, seu próprio indicado ao Banco Central, Gabriel Galípolo, segue a mesma política e eleva a Selic para 13,25%. E aí, presidente, vai culpar quem agora? Ou será que o "mercado malvadão" fez mais um refém?

(Blog do César Wagner)

Governo anuncia 2 mil vagas para a Polícia Federal em 2025 e 2026

O governo federal anunciou nesta terça-feira (29) um novo concurso público para a Polícia Federal (PF), que oferecerá 2 mil vagas ao longo de 2025 e 2026. O anúncio foi feito no Palácio do Planalto após uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.


As vagas serão distribuídas entre os seguintes cargos da PF:

  • Delegado de Polícia Federal
  • Agente de Polícia Federal
  • Escrivão de Polícia Federal
  • Perito de Polícia Federal
  • Papiloscopista de Polícia Federal
Embora ainda não tenham sido divulgados os requisitos específicos para cada função, o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, afirmou que haverá oportunidades para todos os cargos da carreira policial. Ele acrescentou que, nas próximas etapas, as equipes técnicas definirão a distribuição das vagas por cargo e os valores envolvidos no processo seletivo.

O ministro Ricardo Lewandowski ressaltou a importância das novas contratações para o fortalecimento das ações de combate ao crime organizado e à segurança das fronteiras. “Com a entrada de 2 mil novos policiais federais, vamos intensificar o combate ao crime organizado, à segurança das nossas fronteiras e ao combate ao crime ambiental”, afirmou Lewandowski.

(Gazeta Brasil)

URGENTE: COPOM sobe juros novamente

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou nesta quarta-feira (29) a taxa básica de juros da economia em 1 ponto percentual. Com isso, a Selic passou de 12,25% para 13,25% ao ano. A decisão foi por unanimidade.

A reunião desta tarde foi a primeira comandada por Gabriel Galípolo e a nova diretoria da autarquia. Na última reunião de 2024, o BC elevou a Selic em 1 ponto percentual e alertou para duas altas consecutivas da mesma magnitude.

O resultado era esperado pelo mercado financeiro, que mantém a pressão inflacionária no radar. Segundo o boletim Focus, os analistas elevaram a expectativa de inflação neste ano para 5,5%, acima do teto da meta fiscal do governo, de 4,5%.

Em nota, o Copom afirmou a elevação da Selic "é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante".

O comitê destacou que, "sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego".

Caso o cenário cenário adverso para a convergência da inflação permaneça, o Copom antevêum ajuste de mesma magnitude na próxima reunião, marcada para março. Segundo o colegiado, a magnitude total do ciclo de aperto monetário para as próximas reuniões "dependerá da evolução da dinâmica da inflação".

O Copom disse que segue acompanhando com atenção como os desenvolvimentos da política fiscal impactam a política monetária e os ativos financeiros.

"A percepção dos agentes econômicos sobre o regime fiscal e a sustentabilidade da dívida segue impactando, de forma relevante, os preços de ativos e as expectativas dos agentes", diz a nota da autoridade monetária.


Copom aponta incertezas no cenário externo

O cenário externo também preocupa após a posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que prometeu impor tarifas comerciais contra diversos países, o que poderia atingir o Brasil.

O Copom afirmou que o "ambiente externo permanece desafiador em função, principalmente, da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos, o que suscita mais dúvidas sobre os ritmos da desaceleração, da desinflação e, consequentemente, sobre a postura do Fed".

Apesar do anúncio da taxação, o republicano não concretizou ainda as medidas. Com isso, o dólar vem operando em queda no Brasil nas últimas sessões. Nesta tarde, o dólar comercial fechou em leve queda de 0,06%, cotado a R$ 5,866 na venda. A moeda americana chegou a R$ 5,888 na máxima da sessão e bateu R$ 5,843 na mínima.

Além disso, o Federal Reserve (Fed), o banco central americano, interrompeu o ciclo de cortes e manteve a taxa básica de juros inalterada no intervalo de 4,25% a 4,50%. A decisão unânime foi anunciada nesta quarta (29) em meio a incertezas com a política econômica dos EUA.

Na semana passada, Trump pressionou o Fed para baixar os juros. “Com os preços do petróleo caindo, exigirei que as taxas de juros caiam imediatamente e, da mesma forma, elas deveriam cair em todo o mundo”, disse Trump durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Via portal Diário do Brasil Notícias

Drone secreto chinês que voa e mergulha como peixe vira o novo terror dos EUA

Feiyi, o drone híbrido chinês, redefine os limites da tecnologia com operações aéreas e submersas em um único sistema.
Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Politécnica Northwestern e do CARDC, o Feiyi impressiona pelo design versátil. Equipado com propulsão dual, ele voa como um quadrorrotor convencional e navega submerso com quatro propulsores dobráveis. Suas velocidades alcançam 3 m/s no ar e 2 m/s debaixo d’água, aliando eficiência e agilidade.

Ao unir dois mundos, o Feiyi promete revolucionar mercados. De operações militares stealth a missões ambientais e oceanográficas, sua capacidade de adaptação amplia o impacto da automação em veículos não tripulados.

Avanços no controle híbrido e materiais reforçados são desafios que impulsionam a engenharia. O sucesso do Feiyi pode inspirar uma nova era de drones multifuncionais, apontando para um futuro mais integrado.

Fonte: @blogdaengenharia / Instagram

Escola ameaçada pelo crime organizado interrompe atividades no Bairro Ellery

Uma escola particular do Bairro Ellery, foi obrigada a fechar as portas na manhã desta quinta-feira (30), por intervenção do crime organizado. A cerca de 15 dias, as instituições de ensino da região vem sofrendo com tentativa extorsão e ameaças por meio de ligações telefônicas. Imaginado se tratar de golpistas usando o nome de facções, a administração de pelo menos duas delas, não cedeu as tentativas de intimidação.
 
Hoje, pela primeira vez de maneira presencial, criminosos deram ordens para o fechamento das escolas, pelo não pagamento do valor exigido pelos líderes do crime organizado com atuação no Bairro Ellery. Temendo pela segurança dos alunos e profissionais, uma das escolas ameaçadas teve de fechar as portas. As demais unidades do bairro mantiveram as aulas, apesar do medo.
 
Diretores de uma instituição de ensino, instalada na Rua Gilberto Câmara, acionaram a Polícia para denunciar o crime. Agentes militares e civis e até uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), participam das buscas pelos suspeitos.
 
(CN7)

Comerciante de Eusébio é assassinada com tiros na cabeça

Uma mulher foi executada com tiros de pistola, na tarde dessa quarta-feira (29), em Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. A vítima é a comerciante Maria Aurilêda Viana Vasconcelos, de 49 anos, que não tinha antecedentes criminais. Ela estava no local de trabalho, no bairro Santa Clara, quando foi atacada a tiros de pistola, efetuados pelo passageiro de uma moto. Ele e um comparsa chegaram ao local agindo como clientes, e quando a vítima se aproximou para atendê-los, foi surpreendida com tiros na cabeça.
 
Aurilêda era proprietária de uma lanchonete no cruzamento das ruas Mossoró com Rufino Ferreira da Silva. Um dos quatro filhos da comerciante disse à polícia que ela estava endividada, mas não sabia se a mãe sofria ameaças. O celular dela deve ser periciado com o objetivo de encontrar respostas para o inquérito que deverá ser instaurado para elucidar o crime.
 
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), esteve no local logo após o crime e realiza buscas por informações sobre os responsáveis pelo crime. Os suspeitos fugiram em direção a CE 040 e não tiveram características como: modelo e placa anotados.
 
(CN7)

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Em áudio, Mauro Cid nega ter falado a palavra "golpe" durante depoimento à PF

O tenente-coronel fechou um acordo de delação premiada com a PF em 2023.
O tenente-coronel Mauro Cid voltou a criticar a forma como suas delações foram registradas pela Polícia Federal. Em um áudio divulgado nesta quarta-feira (29) pela revista Veja, ele acusa os investigadores de lhe atribuírem palavras que não teria dito.

Esse troço tá entalado, cara. Tá entalado. Você viu que o cara botou a palavra golpe, cara? Eu não falei uma vez a palavra golpe, eu não falei uma vez a palavra golpe! Então, quer dizer… Foi furo, foi erro, sei lá, acho até a condição psicológica que eu tava na hora ali [do depoimento]. Porra! Eu não falei golpe uma vez. Não falei golpe uma vez”, esbraveja Cid em gravação registrada no primeiro semestre de 2024.

"Essa não é a primeira vez que o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro reclama sobre seu acordo de delação premiada. Em setembro passado, a Veja divulgou áudios nos quais Cid acusa o ministro Alexandre de Moraes de já ter uma sentença pronta e afirma que os investigadores “estão com a narrativa pronta. Eles não queriam saber a verdade, eles queriam só que eu confirmasse a narrativa deles”.

O tenente-coronel decidiu fechar acordo de delação com Policia Federal (PF) em agosto de 2023.

(Diário do Poder)

MP do Ceará orienta que Prefeitura de Camocim divulgue o cronograma de nomeações de aprovados em concurso público em dez dias

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Camocim, recomendou, nessa terça-feira (28/01), que a Prefeitura de Camocim homologue o resultado final de concurso público e divulgue o cronograma de nomeações dos candidatos aprovados no prazo de dez dias úteis. O concurso, regido pelo Edital nº 001/2024, é destinado ao provimento de vagas para cargos efetivos de nível médio e superior.

Segundo a recomendação, a prefeitura deve rescindir, no prazo de 20 dias úteis, os contratos temporários que não preencham os requisitos legais. Após a nomeação dos aprovados no concurso, devem ser mantidas somente as admissões dentro da legalidade. De acordo com informações do site da prefeitura, há 899 agentes públicos contratados temporariamente para prestar serviço no município até dezembro de 2024, além de 483 servidores comissionados.

Conforme determina a Constituição Federal, a contratação temporária só é permitida para atender necessidade transitória e de excepcional interesse público da administração pública. Além disso, o preenchimento de cargos ou empregos públicos depende de aprovação prévia em concurso público, exceto as nomeações para cargos em comissão, que são de livre nomeação e exoneração. A recomendação é direcionada à prefeita de Camocim, Maria Elizabete Magalhães.

Quarto suspeito de envolvimento na morte de policial penal é preso

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu, na manhã desta quarta-feira (29), no bairro Mucuripe, um quarto envolvido no assassinato do policial penal José Wendesom Rodrigues de Lima, de 37 anos, na manhã dessa terça (28), no bairro Centro. O suspeito, que tem 25 anos, é apontado como um dos autores dos disparos que vitimou o agente de segurança pública. Ele também foi baleado durante a ação.

Os trabalhos policiais foram realizados por equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Força Tática (FT) e do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP).


Outras prisões

As outras três prisões foram efetuadas nessa terça. O primeiro suspeito, de 29 anos, natural do Pará, foi preso em uma pousada no bairro Centro. Com ele, dez quilos de cocaína, 15 gramas de maconha, além de aproximadamente 400 munições de fuzil calibre 5.56, 100 munições calibre 380 e 60 munições calibre 9 milímetros foram apreendidas. Ele foi conduzido para a sede do DHPP, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse ou porte de arma de fogo.

O segundo alvo, de 31 anos, natural do Amazonas, foi localizado também no bairro Centro da Capital. Com o suspeito, foram localizadas caixas de munições e uma pistola calibre 9mm com numeração raspada. Ele foi autuado por porte ou posse ilegal de arma de fogo.

O terceiro investigado, foi localizado e capturado no bairro Bonsucesso. Conforme investigação, ele teria conduzido o automóvel utilizado na ação criminosa que vitimou o policial penal. Diante disso, ele foi encaminhado para a sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde foi autuado em flagrante por homicídio e colocado à disposição da Justiça.

Fonte: CN7

POLÍCIA CIVIL DE SOBRAL NÃO PARA DE TRABALHAR E REALIZA MAIS UMA PRISÃO

Na data de hoje, 29/01/2025, por volta das 6h45min, EDGAR INDEQUI, engenheiro elétrico estrangeiro de nacionalidade guineense, foi preso pelo Núcleo de Investigação Permanente - NIP. Ele é responsável por um esquema de estelionato estruturado e sistêmico no setor de energia solar que, utilizando documento falso, empresa de terceiros, técnicas de engenharia social com prospecção pelas redes sociais, manipulou e lesou cinco vítimas em Sobral, acumulando prejuízos financeiros superiores a R$ 134 mil.

Esta detenção é um passo crucial para trazer justiça às suas vítimas e manter a integridade do mercado de energia solar. As ações desse criminoso não apenas impactam financeiramente às vítimas, mas também comprometem a credibilidade do setor de energia renovável em nossa região.

EDGAR foi conduzido para Delegacia a fim de cumprir formalidades de praxe e posteriormente colocado à disposição da Justiça.

Dentista condenado por matar atendente em São Paulo é preso na cidade de Sobral/CE

Um dentista foi preso nesta terça-feira (28), em Sobral, no interior do Ceará, em cumprimento a uma sentença condenatória por ter matado uma atendente que trabalhava com ele, em São Paulo. A vítima estava grávida.

O crime aconteceu em julho de 2002, na cidade de Americana e vitimou Relaine Argona Ferreira, que à época tinha 23 anos de idade.

Conforme as investigações da Polícia Civil, o acusado, identificado como Rivail Chiarini, que atualmente está com 74 anos, tinha um consultório na Avenida Antonio Lobo, no Centro da cidade paulista e Relaine era sua auxiliar. Os dois mantinham um relacionamento amoroso.

No dia do crime, Relaine foi morta a facadas dentro de um motel na região da Praia Azul. Em seguida, Rivail amarrou um bloco de concreto no corpo da vítima, que foi lançado no Rio Capivari.


Fuga para o Ceará

O dentista chegou a ser preso temporariamente pelo homicídio em 2002, mas, negava as acusações. Enquanto aguardava a resolução dos procedimentos policiais, ele fugiu de São Paulo para o Ceará.

Em junho de 2015, ele foi localizado e detido na localidade de Serrota, na cidade de Senador Sá, onde residiu e chegou a trabalhar como odontólogo pela prefeitura local.

Rivail estava respondendo o processo em liberdade, porém em junho de 2024 a Justiça o condenou a 14 anos de prisão, em regime fechado, pela morte da atendente. Desde então, ele era considerado foragido.

Com a prisão, o homem irá responder pelo crime cometido em São Paulo.

Fonte: Portal G1

Governo avalia taxar o agro para baixar preço da comida; VEJA VÍDEO

O governo está considerando a possibilidade de implementar uma taxação sobre o setor agropecuário como medida para reduzir o preço dos alimentos no Brasil. A proposta gerou discussões acaloradas, uma vez que o agronegócio representa uma parte significativa da economia do país, mas enfrenta pressões para contribuir com a redução da inflação e os custos alimentares. A ideia seria aplicar uma nova tributação sobre os produtos agrícolas ou suas exportações, com o objetivo de financiar políticas que visem o controle de preços no mercado interno. No entanto, a iniciativa tem sido amplamente debatida. Com informações do portal Diário do Brasil Notícias.

VEJA VÍDEO:

Trump Pede a Musk para Resgatar Astronautas Presos na ISS

Em uma declaração que ressoou forte na esfera política e científica, o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um pedido público através da plataforma X para que Elon Musk, CEO da SpaceX, resgate dois astronautas presos na Estação Espacial Internacional (ISS). Em sua mensagem, Trump declarou: "O @POTUS pediu ao @SpaceX para trazer para casa os 2 astronautas presos no @Space_Station o mais rápido possível. Nós faremos isso." Esta intervenção direta do presidente ressalta a urgência da situação e critica implicitamente o manejo da crise espacial por parte de sua própria administração.

Os astronautas em questão, Barry "Butch" Wilmore e Sunita "Suni" Williams, têm estado na ISS desde junho do ano passado, após serem transportados pela cápsula Starliner da Boeing para uma missão que deveria durar apenas oito dias. No entanto, uma série de problemas técnicos, como vazamentos de hélio e falhas nos propulsores, adiou seu retorno indefinidamente. A NASA, em conjunto com a Boeing, estava trabalhando em soluções, mas a decisão final foi de que a Starliner retornaria sem tripulação, deixando a SpaceX responsável por trazer os astronautas de volta. A missão Crew-9 da SpaceX, originalmente planejada para quatro, foi redesignada para resgatar apenas Wilmore e Williams, com o lançamento previsto para fevereiro de 2025.

O pedido de Trump não só enfatiza a necessidade de uma ação rápida, mas também levanta questões sobre a coordenação entre agências governamentais e empresas privadas na gestão de crises espaciais. A SpaceX, já uma figura central no transporte para a ISS, é novamente colocada na linha de frente para resolver um problema que inicialmente não era de sua responsabilidade. Este incidente evidencia tanto a colaboração quanto a competição entre empresas privadas no espaço, colocando a SpaceX como um salvador em cenários de falhas sistêmicas. A comunidade científica, juntamente com o público, aguarda ansiosamente pelo retorno seguro dos astronautas, enquanto a Boeing enfrenta críticas sobre a confiabilidade de sua cápsula Starliner. Este caso pode ter implicações significativas sobre como futuras missões tripuladas serão conduzidas e regulamentadas, destacando a importância da inovação e da resiliência em missões espaciais.

Fonte: Por Júnior Melo

Ministério Público apura corrupção em emendas PIX no Ceará

Prefeitos que receberam dinheiro precisam mostrar em que usaram.
O Ministério Público Federal abriu procedimentos para monitorar o uso das emendas Pix enviadas às prefeituras de ao menos 400 municípios e aos governos de três estados. A informação é do jornal Folha de São Paulo desta quarta-feira (29). Ao que tudo indica, municípios dos Ceará estão na mira.

A justificativa do órgão é que esse tipo de emenda tem baixa transparência e não há necessidade de apontar a área em que a verba é aplicada, o que favoreceria "a prática de atos de corrupção e o uso inadequado de recursos públicos".

Segundo a publicação, "o número de cidades monitoradas deve aumentar, já que a área técnica da PGR (Procuradoria-Geral da República) aponta que mais de 4.000 municípios receberam essas emendas. No ano passado, estavam disponíveis R$ 7,6 bilhões do Orçamento para essa modalidade de transferência".

A Procuradoria investiga suspeitas de improbidade administrativa relacionada a atos de enriquecimento ilícito e de lesão aos cofres públicos.

Ainda de acordo com a Folha, "o Ministério Público pede que municípios e estados recebedores de emendas Pix informem dados das contas bancárias específicas abertas para a movimentação dos recursos, além do valor total recebido e da destinação do dinheiro, com definição dos objetos das despesas".

A matéria enfatiza que o monitoramento das emendas Pix enviadas por deputados federais é "considerado por procuradores como uma das maneiras de evitar que esse dinheiro fosse usado de maneira irregular nas eleições municipais do ano passado".

(CN7)

Confira as 102 vagas de emprego em Sobral nesta terça-feira (29/1)

O Portal IDT/SINE está disponibilizando vagas de emprego em Sobral.

Para se candidatar a uma vaga, faça o agendamento clicando AQUI.

Depois disso, compareça à unidade do Vapt Vupt de Sobral, tendo em mãos RG, CPF, CARTEIRA DE TRABALHO, CURRÍCULO E O PASSAPORTE DE VACINAÇÃO.

Em caso de dúvidas consulte o serviço de atendimento, por telefone 0800 591.0363, ou visite a unidade do IDT/SINE (Vapt Vupt) em Sobral, Rua Cel. João Silvestre, 201 – Centro.

Rua Cel. José Silvestre, 201 – Centro – Fone: (85) 2180-6223 – OBS: Ao enviar seu currículo para este e-mail, coloque o nome da vaga pretendida no assunto da mensagem – Email: vagas.sobral@idt.org.br


OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS

Agente de microcrédito 04
Alinhador de pneus 01
Arrematador, no comércio 01
Atendente de agência 03
Atendente de lanchonete 02
Auxiliar de marceneiro 01
Chapeiro 01
Consultor de vendas 10
Controlador de tráfego 02
Costureira de máquinas industriais 02
Cozinheiro de restaurante 01
Eletricista auxiliar 01
Empregado doméstico nos serviços gerais 03
Empregado domestico nos servicos gerais 01
Gerente de loja e supermercado 01
Impressor serigráfico 01
Instalador de antenas de televisão 01
Jardineiro 01
Manicure 01
Mecânico de automóvel 01
Mecânico de máquinas pesadas (manutenção) 01
Mecânico de veículos 01
Mecânico eletricista de automóveis 01
Monitor de sistemas eletrônicos de segurança interno 01
Montador instalador de acessórios 01
Motorista carreteiro 01
Motorista de caminhão 01
Operador de caixa 01
Operador de empilhadeira 01
Operador de escavadeira 01
Operador de máquina a fio diamantado 01
Promotor de vendas 01
Recepcionista atendente 01
Representante comercial autônomo 05
Salgadeiro 03
Soldador 01
Supervisor de vendas comercial 01
Técnico analista de processos de produção 01
Técnico analista de produção 03
Técnico de rede (telecomunicações) 02
Técnico de refrigeração (instalação) 01
Técnico em eletromecânica 01
Técnico em segurança do trabalho 01
Tosador 01
Vendedor - no comércio de mercadorias 02
Vendedor de consórcio 01
Vendedor interno 07
Vendedor porta a porta 12
Vendedor pracista 05

Total 99
 
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS

Armador de estrutura de concreto 01
Pedreiro 01
Servente de obras 01

Total 03

MPF MIRA EMENDAS PIX e descobre bilhões sob suspeita de corrupção em 400 cidades

Investigação expõe falta de transparência e desvios em transferências bilionárias destinadas a municípios e estados.
O Ministério Público Federal (MPF) intensificou o monitoramento de emendas Pix enviadas a prefeituras de ao menos 400 municípios e a governos de três estados, diante de suspeitas de corrupção e má utilização de recursos. Essas transferências, marcadas pela baixa transparência, somaram R$ 7,6 bilhões em 2024, e o MPF já abriu inquéritos, como no caso de Casa Branca (SP), onde uma emenda do deputado Baleia Rossi, presidente do MDB, de R$ 1 milhão foi destinada integralmente a uma empresa de pinturas. O objetivo é garantir a rastreabilidade dos recursos, seguindo determinações do STF e ampliando a fiscalização para evitar desvios, especialmente em ano eleitoral. Gestores que não prestarem contas podem enfrentar acusações de improbidade administrativa, enquanto as investigações focam no uso dos recursos pelas prefeituras, não nos parlamentares que indicaram as emendas.

(Blog do César Wagner)

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

STF ordena o bloqueio das redes sociais de Lacombe e Allan dos Santos

Os perfis no X, no Instagram e o canal do YouTube da Revista Timeline, que tem o jornalista Luís Ernesto Lacombe como um dos criadores, foram bloqueados na última segunda-feira (27/1). Em vídeo, o ex-apresentador da TV Globo atribuiu o fato a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Procurada, a Corte informou que o caso tramita em sigilo.

O blogueiro Allan dos Santos e o apresentador do Terça Livre Max Cardoso também participaram da idealização do projeto, fundada em outubro de 2024. Perfis ligados à direita têm se movimentado sobre o assunto nas redes sociais.

No print do Instagram, é possível ler que a retenção da conta se deve a uma “legal demand” (demanda legal, em português).

“A conta da Revista Timeline no X foi bloqueada por ordem do Supremo Tribunal Federal. Não temos informações sobre o motivo. Hoje, também baniram as contas no Instagram”, disse Lacombe, em vídeo. Para o jornalista, trata-se de “censura”.

O jornalista também publicou nos stories do Instagram a imagem de um e-mail que teria sido enviado pelo X para informar o bloqueio.

Fonte: Metrópoles

Segundo a PF, algemas são uma medida padrão adotada pelo governo dos EUA durante deportações

A Polícia Federal (PF) informou que o uso de algemas em migrantes deportados dos Estados Unidos sempre foi praxe do governo americano. De acordo com o portal G1, fontes ligadas à PF esclarecem que essa prática ocorre exclusivamente nos voos fretados pelo governo norte-americano para deportação, como no caso do voo que trouxe os 88 deportados na última semana.


GOVERNO CRITICA ALGEMAS

No último domingo (26), o governo Lula (PT) emitiu uma nota oficial na qual criticou o que chamou de “tratamento degradante” dado aos deportados dos Estados Unidos para o Brasil nos últimos dias. Um grupo de 88 brasileiros desembarcou em Manaus (AM) na noite da última sexta-feira (24) e seguiu posteriormente para Belo Horizonte (MG), onde chegaram na noite deste sábado (25).

Ao comentar o assunto, o governo federal afirmou que o “uso indiscriminado de algemas e correntes” violou “os termos de acordo com os EUA, que prevê o tratamento digno, respeitoso e humano dos repatriados”.


BRASIL NÃO USA ALGEMAS

No caso de estrangeiros deportados pelo Brasil, de acordo com fontes da PF, não há obrigação de uso de algemas, exceto quando o estado de ânimo ou situação indique potencial de risco à segurança do voo, avaliação que é feita antecipadamente pela Polícia Federal.

Por essa razão, os agentes brasileiros que fazem a escolta de estrangeiros deportados contam com algemas que poderão ser usadas durante o voo, se necessário. Diferentemente dos EUA, o Brasil não freta voos para deportação em massa e, no máximo, deporta dois estrangeiros por vez e sempre em voos comerciais.

No ano passado inteiro, porém, o Brasil só fez quatro deportações de estrangeiros em situação irregular após entrar no país, com prazo de estada vencido ou falta de registro migratório. As deportações são mais raras em território brasileiro porque a legislação permite que o migrante apresente recurso e regularize a situação.

Fonnte: Pleno News

É oficial: Neymar retorna ao Santos após 12 anos

O atacante Neymar está de volta ao Santos, clube onde iniciou sua carreira e se consagrou como um dos maiores talentos do futebol mundial. O anúncio foi feito pelo presidente do clube, Marcelo Teixeira, confirmando o retorno do craque após uma rescisão amigável com o Al-Hilal, da Arábia Saudita.

Neymar, que deixou o Santos em 2013 para jogar na Europa, assinou contrato com o Peixe e foi recebido com grande entusiasmo pelos torcedores. A volta ao time ocorre após uma passagem de pouco mais de um ano pelo futebol saudita, onde disputou apenas sete partidas, marcou um gol e deu duas assistências.

O jogador, que tinha contrato com o Al-Hilal até junho de 2025 e cerca de 65 milhões de dólares (R$ 384 milhões) a receber, abriu mão de parte do valor para selar o retorno ao clube que o revelou. O atacante optou pela rescisão após enfrentar um período marcado por lesões que limitaram sua participação no time árabe.

Entre 2009 e 2013, Neymar teve uma trajetória brilhante no Santos. Com 225 jogos, 136 gols e 63 assistências, o camisa 10 se destacou como um dos grandes nomes da história do clube, alcançando uma média impressionante de 0,88 contribuições diretas para gols por partida.

Neymar também ajudou o Santos a conquistar diversos títulos, incluindo três edições do Campeonato Paulista, a Copa do Brasil (2010), a Libertadores (2011) e a Recopa Sul-Americana (2012).

A volta de Neymar representa mais do que um reforço técnico: reacende a paixão da torcida santista e aumenta a expectativa para os próximos desafios do clube. Aos 33 anos, o atacante promete trazer sua experiência e habilidade para contribuir com o desempenho do time e retomar a busca por títulos.

A reestreia de Neymar na Vila Belmiro ainda não tem data definida, mas já gera ansiedade entre os torcedores e expectativa de lotação máxima no estádio. Para o Santos, o retorno do ídolo é mais que um marco esportivo; é uma oportunidade de reforçar sua identidade e relembrar tempos de glória.

(Hora Brasília)

Policial penal é morto a tiros durante ações de inteligência no Centro de Fortaleza

Um policial penal foi morto a tiros na manhã desta terça-feira, 28, no Centro de Fortaleza. O agente foi identificado como José Wendesom Rodrigues de Lima, de 37 anos, e estava em ação de inteligência na região quando foi alvejado por criminosos.

A morte do policial penal foi confirmada pelo Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Ceará (Sindppen-Ce). Ele chegou a ser socorrido para o Instituto Doutor José Frota (IJF), mas não resistiu aos ferimentos.

Outro agente penal estava no momento do crime, mas não sofreu ferimentos. O agente era da Coordenadoria de Inteligência (Coint), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). 

(Colaborou Alexia Vieira).

Mais informações em instantes

O POVO

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More