Total de visualizações

DETETIVE PARTICULAR - NÃO FIQUE NA DÚVIDA

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

 

SOBRALNET - A MELHOR INTERNET DO BRASIL!

O MAIOR CHITÃO DE SOBRAL E REGIÃO SERÁ NA FAZENDA ALEGRE

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Educação de Sobral chamará aprovados no último concurso da rede municipal de ensino

A secretária Cynira Sampaio anunciará nesta quarta-feira (15), o horário de o local das nomeações e ampliações.
A secretária da Educação de Sobral, Cynira Sampaio, anunciou nesta terça-feira (14), em seu perfil no Instagram, que chamará os aprovados no concurso público para professores da rede municipal de ensino de Sobral, (Edital nº 01/2023), realizado ainda na gestão anterior, para nomeação e posse no dia 28 de janeiro.

Na postagem a secretária pediu para que todos fiquem atentos, nesta quarta-feira (15), aos stories da sua conta no Instagram para saber a hora e o local que serão divulgados as ampliações.

Sobre a fake News que circulou em grupos de whatsapp de que a pasta teria feito demissões em massa, Cynira Sampaio, afirmou para o Sistema Paraíso que não é verdade e que parte dos servidores foram exonerados para assumir cargos de coordenação ou professor.

“Eles não foram demitidos, quero deixar isso bem claro para toda a população. E quem são os novos diretores? São ex-coordenadores e professores que passaram por seleção feita pela gestão anterior. Todo mundo que está assumindo, fez seleção. Ninguém está entrando sem seleção”, destacou a secretária.

Por Edwalcyr Santos / Sistema Paraíso

Polícia Civil do Ceará deflagra 3ª fase da Operação Sicários e captura homem em flagrante e cumpre mandados de prisão em Boa Viagem

Em mais uma ação de combate aos grupos criminosos na Região Norte do Estado, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, na primeiras horas desta terça-feira (14), a terceira fase da operação “Sicários”, no município de Boa Viagem – Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Ceará. Ao todo, foram cumpridos dois mandados de prisão, sendo uma preventiva e uma temporária, e nove mandados de busca e apreensão. Além disso, um homem, de 36 anos, foi preso em flagrante pelos crimes de posse de arma de fogo de uso restrito e receptação.

A operação foi coordenada pela Delegacia Municipal de Boa Viagem e contou com o apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI-Norte), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Os alvos dos mandados possuem entre 32 e 36 anos e são investigados por tentativa de homicídio qualificado, tráfico de drogas e outros crimes na região. Sendo que um mandado de prisão preventiva pelo crime de homicídio qualificado, em desfavor de um homem, de 36 anos, foi cumprido em uma unidade prisional.

Durante o cumprimento dos nove mandados de busca e apreensão, um suspeito, de 36 anos, foi capturado e autuado em flagrante por posse de arma de fogo de uso restrito e receptação. Com ele, foram apreendidos simulacros de pistola e veículos. A operação culminou na apreensão de simulacros de arma de fogo, quatros veículos, sendo dois automóveis e duas motocicletas, e 15 celulares.

Os suspeitos e todos itens apreendidos foram conduzidos para a Delegacia Municipal de Boa Viagem onde foram cumpridos os mandados de prisões e lavrado o autos de prisão em flagrante. Agora, os suspeitos encontram-se à disposição da Justiça.
Operação Sicários

Deflagrada em novembro do ano passado, a 2ª fase da Operação Sicários culminou no cumprimento de três mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão, além de dois suspeitos presos em flagrante por tentativa de homicídio e posse irregular de arma de fogo.

Já a primeira fase, resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão e no cumprimento de quatros mandados de prisão preventiva contra alvos investigados pelos crimes de homicídio, estupro, associação criminosa, roubo e extorsão.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico.

As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (88) 3427-1202, da Delegacia Municipal de Boa Viagem, que também é o WhatsApp. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Lula sanciona lei que proíbe o uso de celulares nas escolas do Brasil

Nesta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, sem vetos, o projeto de lei que proíbe o uso de celulares nas escolas públicas e privadas do Brasil. A cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, marcou o fim de uma longa discussão que já durava quase uma década no Congresso Nacional. Aprovada em 18 de dezembro de 2024, a nova legislação visa proteger a saúde mental e física de crianças e adolescentes, restringindo o uso de aparelhos eletrônicos durante aulas, recreios e atividades extracurriculares.

A proibição, que entra em vigor a partir deste ano, estabelece que celulares e outros aparelhos eletrônicos portáteis pessoais não poderão ser utilizados nas escolas, salvo em situações específicas, como para fins pedagógicos ou em casos de emergência, como a necessidade de medição de glicemia para alunos diabéticos. A regulamentação detalhada ficará a cargo do Ministério da Educação (MEC), que deverá elaborar orientações específicas para as escolas, permitindo que cada instituição adote regras adaptadas à sua realidade.

A medida também tem como objetivo combater os efeitos prejudiciais do uso excessivo de tecnologia por crianças e adolescentes, especialmente nas redes sociais. O texto prevê que as escolas ofereçam treinamentos periódicos para identificar sinais de sofrimento psíquico relacionado ao uso imoderado de dispositivos móveis. Além disso, a lei destaca a necessidade de estratégias de conscientização sobre os riscos para a saúde mental dos estudantes.

O deputado Alceu Moreira (MDB-RS), autor da proposta, ressaltou que a tecnologia é fundamental para o aprendizado, mas enfatizou a necessidade de um conjunto de regras para evitar que ela se torne um fator de distração nas escolas. “Precisamos garantir que a tecnologia seja um aliado da educação e não um obstáculo”, afirmou.

O tema ganhou ainda mais relevância no mês passado, quando São Paulo sancionou uma lei similar, tornando-se o primeiro estado a adotar um regramento específico sobre a restrição do uso de celulares nas escolas. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) aprovou a legislação, que seguiu de perto os termos da proposta sancionada por Lula, com o objetivo de preservar a qualidade do ambiente escolar e a saúde mental dos alunos.

(Gazeta Brasil)

Gestão Oscar Rodrigues inicia reabertura do Centro de Especialidades Odontológicas de Sobral

A Prefeitura de Sobral, sob a gestão do prefeito Dr. Oscar Rodrigues e da vice-prefeita Dra. Imaculada, deu início ao processo de revitalização do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), reconhecido como o primeiro do Brasil. O equipamento, referência em atendimento odontológico especializado, será reaberto após um amplo trabalho de reestruturação, visando oferecer serviços de qualidade à população.

Durante uma visita técnica, Dra. Imaculada esteve acompanhada da secretária da Saúde, Dra. Michelle Alves, e de uma equipe técnica da pasta para avaliar as condições do espaço, atualmente sucateado. Entre os problemas encontrados, foram apontadas cadeiras odontológicas ausentes, instalações elétricas comprometidas e danos estruturais, como rombos no teto. “Mais de 10 mil pessoas aguardam atendimento. Nosso compromisso é reativar o CEO e garantir que ele volte a funcionar plenamente”, declarou a vice-prefeita.

A secretária Dra. Michelle Alves destacou o valor histórico e funcional do equipamento, reforçando o compromisso da gestão com a saúde pública. “Nosso objetivo é devolver à população um espaço totalmente renovado, zerar a fila de espera e garantir um atendimento odontológico eficiente e acessível”, afirmou.

O gerente do CEO, Dr. Ronald Sousa, revelou planos de expansão dos serviços oferecidos, incluindo a implementação da laserterapia e a integração com os Centros de Saúde da Família para disseminar as especialidades odontológicas no município.

Com serviços como endodontia, periodontia, próteses dentárias e cirurgias orais menores, o CEO é essencial para a saúde pública local. A reabertura reforça a prioridade da gestão municipal em promover avanços significativos nos serviços de saúde, beneficiando milhares de sobralenses.

Por Edwalcyr Santos / Sistema Paraíso

PREFEITO DENUNCIA DÍVIDA milionária e depende de ajuda de cidade vizinha

Ozires Pontes, prefeito de Massapê, revela dívida de R$ 31 milhões da gestão anterior e conta com ambulância e caminhão emprestados por Senador Sá.

O prefeito de Massapê, Ozires Pontes (PSDB), afirmou ter herdado uma dívida de aproximadamente R$ 31 milhões da gestão anterior e, diante das dificuldades financeiras, recebeu apoio do município vizinho, Senador Sá, administrado pelo prefeito Bel Júnior (PP). Durante uma live realizada na última quinta-feira, 9, Ozires destacou que o gestor do Senador Sá disponibilizou uma ambulância, médicos e oxigênio para emergências em saúde, além de um caminhão compactador de lixo para auxiliar na coleta de resíduos sólidos em Massapê.

Via Blog César Wagner

Jovem no 10º ano de cursinho é aprovado no vestibular de medicina

Em 2025, Ana Laura Ramazotti iniciaria seu 10º ano de cursinho em busca de uma vaga em medicina. A jovem de 26 anos, moradora de Jaú (SP), compartilhou o marco em uma rede social e disse estar “em pânico” por mais um ciclo de estudos focado no vestibular. O vídeo repercutiu não apenas com comentários de apoio, mas também com críticas aos anos de estudos da jovem, que sonhava ingressar em uma universidade pública.

Nesta sexta-feira (10), porém, a estudante foi aprovada na primeira chamada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e agora é o vídeo da aprovação – e da emocionante comemoração de Ana Laura – que repercute nas redes (confira abaixo).

“Eu tinha muita vergonha antes. Hoje em dia eu não tenho mais vergonha porque eu reconheço que é um privilégio poder pagar tudo isso de cursinho, ter condições, mas eu não tenho mais condições psicológicas”, falou a estudante há quatro dias, no vídeo no Tiktok que viralizou sua história.

Ana contou que já havia recebido algumas aprovações por meio do ProUni, com bolsa de 50%, e do Fies, mas não ingressou nos cursos por questões financeiras. “Eu tenho nota para o Fies e para o ProUni, já consegui bolsa. Mas ainda teria que pagar cerca de R$ 5 mil a R$ 6 mil, e meus pais são aposentados, então está fora de cogitação.”

Respondendo a comentários, Ana também afirmou que não prestava vestibular para universidades de regiões mais distantes, onde a concorrência pode ser menor, devido à condição dos pais, que são idosos e precisam de cuidados por problemas de saúde.

Londrina, onde está localizado o campus em que a jovem estudará, fica a 330 km de distância de Jaú, e não serão necessárias viagens de avião para visitar a família.

“Muita gente comentou que eu deveria trocar de curso, desistir de vez, mas eu prefiro gastar esse tempo agora do que entrar em qualquer curso, me formar em algo que eu não queria e viver o resto da vida pensando ‘e se eu tivesse tentado de novo'”, comentou a estudante, que no passado foi aprovada em odontologia na Universidade de São Paulo (USP).

Fonte: CNN Brasil

Jair Bolsonaro diz a Moraes que convite por e-mail é oficial

Cobrado a apresentar um “convite formal” para a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) informou nesta segunda-feira (13) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que recebeu apenas um e-mail do cerimonial do evento e que esse já é o convite oficial.

Bolsonaro está com o passaporte retido pela Justiça e precisa de autorização do STF para participar da posse, marcada para o dia 20, em Washington.

Antes de tomar uma decisão, Moraes pediu que o ex-presidente comprove que está na lista de convidados.

– A mensagem foi enviada para o email do deputado Eduardo Bolsonaro por um endereço não identificado (…) e sem qualquer horário ou programação do evento a ser realizado – escreveu o ministro.

Nesta segunda, a defesa informou ao STF que o e-mail foi enviado pelo “correio eletrônico oficial e meio de comunicação formal utilizado pela aludida equipe cerimonial”.

– Sendo a sua autenticidade confirmada pela correspondência do domínio “t47inaugural.com” existente no referido e-mail e no website – dizem os advogados.

Um grupo de sete advogados representa o ex-presidente, capitaneado pelos criminalistas Paulo Amador da Cunha Bueno e Celso Sanches Vilardi. A defesa também enviou uma tradução juramentada do e-mail.

– Prestigia-se a boa-fé do declarante, in casu, de que o convite enviado por e-mail oficial do comitê representado por Donald J. Trump é verdadeiro, justamente porque mentiras ou omissões propositadas podem levar a rigorosas consequências, a exigência de apresentação pela defesa de “documento oficial, nos termos do artigo 236 do CPP, que comprove o convite descrito em sua petição”, encontra-se suprida com a juntada, nesta oportunidade, do referido e-mail com tradução juramentada – escreveram os advogados ao STF.

O email registrava, em inglês, a seguinte mensagem:

Caro Sr. Bolsonaro,

Esperamos que este e-mail o encontre bem.

Em nome do presidente eleito Trump, gostaríamos de convidar o presidente Bolsonaro e um convidado para a cerimônia de posse do presidente eleito Trump e do vice-presidente eleito Vance na segunda-feira, 20 de janeiro, em Washington, DC. Além disso, gostaríamos de estender um convite ao presidente Bolsonaro e um convidado para comparecer ao Starlight Inaugural Ball na noite de 20 de janeiro.

Para sua conveniência, você poderia nos informar se o presidente Bolsonaro poderá participar? Se sim, nós daremos continuidade com informações adicionais.

Obrigado,

Comitê de posse de Trump Vance

A defesa reforçou que Bolsonaro se compromete a cumprir restrições que eventualmente forem impostas se a viagem for autorizada, como a comunicação detalhada de sua agenda e o envio dos comprovantes de ida e de retorno ao Brasil em prazo previamente determinado pelo ministro.

– O peticionário reafirma seu compromisso em não obstaculizar – como de fato jamais obstaculizou – o andamento das investigações em curso e reafirma sua disposição tanto em cumprir integralmente as medidas cautelares que lhe foram impostas, como outras eventuais condições impostas por Vossa Excelência – afirmam os advogados.

O ex-presidente está com o passaporte retido desde 8 de fevereiro de 2024, quando foi alvo da Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal, por suspeita de envolvimento em um plano de golpe após as eleições de 2022. O ex-presidente foi indiciado no caso.

Não é a primeira vez que Bolsonaro tenta reaver o passaporte. Em março de 2024, ele pediu o documento para viajar a Israel, a convite do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu. O pedido foi negado por Moraes.

*AE

Lula veta projeto que classificava diabetes tipo 1 como deficiência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou integralmente, nesta segunda-feira (13), o projeto de lei que equiparava a diabetes tipo 1 à condição de deficiência. A decisão gerou polêmica e foi justificada pelo governo como necessária para preservar a constitucionalidade e o interesse público.

De acordo com a mensagem enviada ao Congresso Nacional, o governo argumentou que o projeto violaria a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que possui status de emenda constitucional no Brasil. Segundo o texto da convenção, a deficiência não é definida por uma condição médica isolada, mas sim pela interação entre a pessoa e barreiras sociais que limitam sua participação plena na sociedade.

Outro motivo apontado foi a ausência de estudos sobre o impacto financeiro da medida. O governo destacou que o projeto criaria novas despesas obrigatórias, sem apresentar estimativas claras sobre os custos ou as fontes de financiamento necessárias para ampliar os benefícios da seguridade social.

Os Ministérios da Fazenda, do Planejamento e Orçamento, da Gestão e Inovação, dos Direitos Humanos e da Saúde foram unânimes em recomendar o veto.

A diabetes tipo 1 é uma doença crônica que afeta entre 5% e 10% do total de diabéticos no país. Geralmente diagnosticada na infância ou adolescência, a condição ocorre quando o organismo não produz insulina suficiente. Se não controlada, a doença pode levar a complicações graves, como problemas cardiovasculares, renais, neurológicos e na visão.

Apesar de sua gravidade, a condição foi considerada insuficiente para ser equiparada à deficiência, uma decisão que gerou debates entre especialistas, pacientes e associações médicas.

O veto agora será analisado pelo Congresso Nacional, que pode mantê-lo ou derrubá-lo.

(Hora Brasília)

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Jair Bolsonaro: “Lula e a covardia com os mais pobres via Pix”

Ex-presidente fez publicação nas redes sociais condenando a medida fiscal persecutória do governo

Jair Bolsonaro (PL) usou suas redes sociais, nesta segunda-feira (13), para criticar o presidente “Lula e a covardia com os mais pobres via Pix”.

O ex-presidente publicou alguns dados que elucidam a estratégia do governo petista em utilizar o monitoramento do Pix como ferramenta persecutória fiscal.

O líder conservador destacou que ao notar que o “Pix movimenta, por dia, mais de R$ 100 bilhões, Lula da Silva determina que a Receita Federal ache uma forma de pegar parte desse dinheiro”.

– A Receita decidiu, então, que todo aquele que movimenta mais de R$ 5 mil por mês poderá ser monitorado, estando sujeito a ser tributado e/ou multado – diz trecho do post.

Bolsonaro também deixou claro o grupo que será mais prejudicado com a medida adotada pelo governo.

– Além de diaristas, camelôs, cabeleireiras, jardineiros, pedreiros, taxistas, palhaços de festa, ajuda a filhos/netos, vendedores de pipoca etc, poderão ser obrigados a entregar parte de seu ganho para o Imposto de Renda.

O presidente de honra do PL observou que, enquanto chefe do Executivo, jamais permitiria algo do tipo e garantiu que “junto à nossa bancada de deputados e senadores do PL, e de outros partidos, buscaremos medidas para derrubar essa desumana Instrução Normativa da Receita de Lula da Silva”.
(Pleno News)

POLÍCIA CIVIL DE SOBRAL NÃO PARA DE TRABALHAR E EFETUA MAIS UMA PRISÃO

Na manhã do dia 13.01.2025, o Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) da Delegacia Regional Sobral, com apoio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Fortaleza, durante cumprimento de um mandado de busca e apreensão domiciliar no bairro Sumaré, município de Sobral, realizou a prisão em flagrante de um indivíduo que correu no momento da chegada dos policiais ao local. O suspeito foi alcançado e preso pelos policiais civis e com ele foram encontradas dezenas de trouxinhas de maconha embaladas para a venda.

Realizados os procedimentos legais, o preso foi encaminhado para a penitenciária de Sobral e colocado à disposição do Poder Judiciário.

Importante destacar ainda a participação da população por meio de denúncias anônimas ao WhatsApp da Delegacia Regional de Sobral pelo número (88) 3677-4711 ou pelo telefone 181. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Naumi nomeia filho, irmã e sobrinhos para cargos em Caucaia

Família do novo prefeito está contemplada com cargos importantes na gestão, no Gabinete e na área de Finanças, por exemplo

Naumi Amorim (PSD), prefeito do segundo maior colégio eleitoral do Ceará, o município de Caucaia, montou a equipe da sua gestão nomeando parentes como filho, irmã e sobrinhos e secretário envolvido em escândalo com dinheiro, para cargos na Prefeitura.

Rodrigo Amorim (PSD), filho do prefeito, foi oficializado como secretário de Desenvolvimento Rural. Ele chegou a concorrer a vereador nas eleições de 2024, mas não se elegeu.Antes do primeiro turno, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizou operação no imóvel de Rodrigo para apurar supostos crimes eleitorais. Na ocasião, dois politicais militares da reserva foram presos em flagrante em posse de arma de fogo, simulacro e um veículo.

Naumi também nomeou a sua irmã, Maria Erlania Moreira Brito para o cargo de assessora especial 1 da Secretaria de Planejamento Urbano e Ambiental.

A ex-cunhada, Luciana Nara Saraiva de Amorim, foi nomeada pelo prefeito como secretária de Governo. Ela foi casada com o irmão do prefeito, Miguel Amorim, flagrado com dinheiro na cueca em 2020.

Além disso, Yan Fabre Saraiva de Amorim, sobrinho foi indicado para ser assessor especial 1 da Secretariada de Educação. O gestor também indicou outra sobrinha. Emily Frutuso como subsecretária de Finanças.

O prefeito de Caucaia nomeou Francisco Assis Medeiros Silva como secretário adjunto de Patrimônio e Transporte. No caso policial de 2020, Assis era secretário de Obras, também envolvido no caso do dinheiro na roupa na véspera da eleição.

(O POVO)
Crédito: FERNANDA BARROS

Polícia Militar resgata seis cães vítimas de maus-tratos e prende tutor em flagrante

Uma composição do 12º Batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resgatou, nessa quarta-feira (08), seis cães de uma residência em Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado. Além do resgate, o tutor dos animais, um homem de 48 anos, foi preso em flagrante, suspeito de manter os mesmos sob condições de maus-tratos.

Após receberem uma denúncia de que animais domésticos eram mantidos sem água e sem comida em uma residência no bairro Arianópolis, os policiais compareceram ao local e ouviram o relato de testemunhas. De acordo com o que foi dito, os cachorros eram alimentados quando os vizinhos jogavam comida por cima do muro. Após localizarem o morador e a residência relatada, os militares constataram a desnutrição e descuido dos cães e realizaram a prisão do suspeito.

O homem foi apresentado na Delegacia Metropolitana de Caucaia, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi autuado com base no artigo 32 da lei de Crimes Ambientais e já se encontra à disposição da Justiça.


Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMCE

Profetas da chuva garantem que inverno de 2025 será dos melhores

O “Encontro dos Profetas da Chuva”, um dos mais tradicionais eventos de preservação da cultura popular no Brasil, chegou à sua 29ª edição neste sábado (11/01), em Quixada, no Sertão Central.

Realizado anualmente, o encontro reuniu 31 profetas que apresentaram suas previsões para a quadra chuvosa de 2025. Segundo Helder Cortez, idealizador do evento, o consenso entre os participantes indica que as chuvas no Ceará serão dentro ou acima da média.

O Encontro dos Profetas da Chuva, realizado anualmente no Ceará, é uma celebração do saber popular e das tradições que se baseiam na observação da natureza para prever o comportamento do clima. Com o apoio de comunidades locais, pesquisadores e entusiastas, o evento reforça a importância da união entre conhecimento empírico e científico.

(Sobral em Revista)

Vereador de Fortaleza é preso com pistola em comunidade dominada pelo crime organizado

Luiz Paupina foi flagrado após a meia-noite com paredão de som no Pôr do Sol.
O vereador Luiz Paupina (Agir), foi preso por policiais militares, na madrugada do último sábado (11), na comunidade do Pôr do Sol, no bairro Coaçu, na periferia de Fortaleza. Eleito para o primeiro mandato como vereador da capital com 6.037 votos, Luiz Carlos Lima da Costa, de 49 anos, foi alvo de uma abordagem realizada por policiais militares, motivada por denúncia de poluição sonora e perturbação do sossego alheio, provocada por uso de som automotivo, na Rua Nelson Mandela. No Local, a polícia encontrou uma festa com muita bebida, churrasco e várias pessoas participando do evento.

Quando os militares questionaram sobre a responsabilidade do "Paredão de Som", o vereador informou que era o proprietário, mas apenas estava testando o equipamento. Após realizar busca pessoal no grupo de pessoas que estava no local, os militares fizeram vistoria nos veículos e localizaram no carro do vereador, uma pistola de calibre .380 de uso permitido, alimentada com 15 munições e dois carregadores sobressalentes, ambos municiados, além de um porta carregadores e uma lanterna. Luiz Paupina informou que o armamento era dele e apresentou a documentação, alegando ser atirador desportivo. Mesmo assim o parlamentar foi preso por porte ilegal de arma de fogo e encaminhado a unidade da Polícia Civil do Ceara (PCCE), onde foi autuado em flagrante delito.

Segundo o entendimento das autoridades, o local e horário onde houve a abordagem, além da inexistência de clube de tiro esportivo na região, configurou crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, entendimento compartilhado também pelo delegado plantonista. O vereador foi autuado em flagrante, mas por se tratar de crime afiançável, ele pagou e foi posto em liberdade. Luiz Paupina vai responder a processo na justiça, por infração ao artigo 14 do estatuto do desarmamento.

O Decreto nº 34.704, do Governo do Estado, proibindo o uso de carros de som e paredões em vias públicas, espaços públicos e privados de livre acesso ao público, como em calçadas, estacionamentos, postos de combustíveis e balneários está em vigor desde abril de 2022.

Em nota assinada pelo presidente estadual do Agir, o Partido afirmou que defende a paz social e o respeito aos limites legais,, ressaltou ainda que colaborará com as investigações, garantindo o direito ao auxílio jurídico ao seu filiado.


Confira a nota na íntegra:

O partido Agir 36 informa que tem conhecimento do fato envolvendo o vereador Luiz Paupina e aguardará o resultado das investigações.
O partido está disposto a colaborar com as autoridades policiais e com o próprio parlamentar, no caso de assistência jurídica, pela sua condição de filiado.
O Agir 36 ressalta que defende a paz social e o respeito aos limites legais, tendo como bandeira central a inclusão de todos.

Carlos Kleber, Presidente Estadual do AGIR 36

Também por nota, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) confirmou a prisão e apreensão do armamento, mas não divulgou a identidade nem a função do alvo da abordagem.

Confira a nota da PM:

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) informa que, na madrugada deste sábado (11), durante patrulhamento de rotina no bairro Coaçu, em Fortaleza, conduziu à delegacia um indivíduo suspeito de porte ilegal de arma de fogo. A ocorrência teve início por volta das 00h30, quando uma equipe policial identificou a presença de um paredão de som ligado na Rua Nelson Mandela, em situação de perturbação ao sossego público. No local, que apresentava sinais de festa com consumo de bebidas alcoólicas e churrasco, cerca de 12 pessoas estavam presentes. Durante a abordagem, os policiais realizaram buscas pessoais nos indivíduos e buscas veiculares em três carros. Em um dos veículos, uma Hilux preta, pertencente ao indivíduo que se apresentou como organizador da festa, foi encontrada uma pistola Taurus 838C, calibre .380, carregada com 15 munições, além de dois carregadores adicionais com 15 munições cada, totalizando 45 munições intactas, além de um porta-carregador e uma lanterna. O suspeito foi conduzido ao 34º Distrito Policial, onde a autoridade policial ratificou o entendimento e arbitrou fiança, que foi paga pelo indivíduo, resultando em sua liberação.

Veja imagem da apreensão:
FONTE: 

Confira as 157 vagas de emprego em Sobral nesta segunda-feira (13/1)

O Portal IDT/SINE está disponibilizando vagas de emprego em Sobral.

Para se candidatar a uma vaga, faça o agendamento clicando AQUI.

Depois disso, compareça à unidade do Vapt Vupt de Sobral, tendo em mãos RG, CPF, CARTEIRA DE TRABALHO, CURRÍCULO E O PASSAPORTE DE VACINAÇÃO.

Em caso de dúvidas consulte o serviço de atendimento, por telefone 0800 591.0363, ou visite a unidade do IDT/SINE (Vapt Vupt) em Sobral, Rua Cel. João Silvestre, 201 – Centro.

Rua Cel. José Silvestre, 201 – Centro – Fone: (85) 2180-6223 – OBS: Ao enviar seu currículo para este e-mail, coloque o nome da vaga pretendida no assunto da mensagem – Email: vagas.sobral@idt.org.br

OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS

Agente de microcrédito 05

Ajudante de motorista 01

Ajudante de obras 20

Alinhador de pneus 01

Assistente administrativo 02

Atendente de balcão 01

Auxiliar administrativo 01

Auxiliar de cozinha 01

Auxiliar de escrituração fiscal 01

Auxiliar de limpeza 01

Auxiliar de manutenção elétrica e hidráulica 01

Auxiliar de manutenção predial 01

Auxiliar de marceneiro 01

Bordador, à máquina 01

Camareira de hotel 01

Chapeiro 02

Chefe de cozinha 01

Churrasqueiro 01

Comprador 02

Consultor de vendas 12

Corretor de seguros 01

Cortador de roupas 01

Costureira de máquina reta 01

Costureira de máquinas industriais 02

Costureira em geral 02

Cozinheiro de restaurante 03

Cozinheiro geral 02

Empregado doméstico nos serviços gerais 02

Encarregado de expedição 01

Encarregado de manutenção 01

Encarregado de supermercado 01

Forneiro de padaria 01

Gerente de loja e supermercado 01

Gerente de serviços de saúde 01

Instalador de antenas de televisão 01

Mecânico de auto em geral 01

Mecânico de automóveis e caminhões 01

Mecânico de automóvel 04

Mecânico eletricista de automóveis 01

Monitor de sistemas eletrônicos de segurança interno 01

Motofretista 01

Motorista carreteiro 01

Motorista de caminhão 01

Motorista entregador 01

Operador de caixa 01

Operador de empilhadeira 01

Operador de escavadeira 02

Pedreiro 06

Promotor de vendas 02

Recepcionista de consultório médico ou dentário 01

Recepcionista, em geral 02

Salgadeiro 02

Técnico de rede (telecomunicações) 02

Técnico de refrigeração (instalação) 01

Técnico em manutenção de máquinas 01

Técnico mecânico 01

Tosador 01

Vendedor - no comércio de mercadorias 01

Vendedor de consórcio 01

Vendedor interno 09

Vendedor porta a porta 12

Vendedor pracista 05

Total 141

 

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS

Armador de estrutura de concreto 01

Auxiliar de limpeza 02

Auxiliar de linha de produção 11

Pedreiro 01

Servente de obras 01

Total 16

Governo Lula quer acelerar regulamentação sobre porte de maconha

Para enfrentar os impactos dessa realidade, a Senad planeja lançar campanhas publicitárias voltadas à prevenção e conscientização sobre os riscos da droga.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, sob a liderança de Ricardo Lewandowski, está intensificando esforços para acelerar a elaboração das regras sobre o porte de maconha no Brasil. Seis meses após o Supremo Tribunal Federal (STF) descriminalizar o porte de até 40 gramas da substância, a expectativa é que a regulamentação oficial seja concluída até março deste ano.

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), responsável pela criação da resolução, trabalha em conjunto com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para definir os detalhes da nova normativa. De acordo com fontes do governo, a Senad se dedicará integralmente ao processo ao longo deste mês, com o objetivo de formalizar as regras o mais breve possível.

Além da regulamentação sobre o porte, o governo federal também está atento ao aumento no consumo de maconha no país. Para enfrentar os impactos dessa realidade, a Senad planeja lançar campanhas publicitárias voltadas à prevenção e conscientização sobre os riscos da droga. Paralelamente, a pasta estuda a criação de Centros de Acesso a Direitos e Inclusão Social (Cais), com o intuito de acolher e orientar usuários que apresentem sinais de dependência da cannabis.

(Folha do Estado)

BILIONÁRIOS DA TECNOLOGIA se unem a Trump em apoio histórico

Grandes nomes da tecnologia, como Elon Musk, Mark Zuckerberg, Bill Gates, Jeff Bezos da Amazon, e os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, estão unindo forças em apoio à posse presidencial de Donald Trump, eleito com ampla vantagem nas eleições de 2024, consolidando também o domínio republicano no Congresso. Musk, maior financiador da campanha, e outros líderes do setor anunciaram medidas como doações milionárias para a cerimônia e mudanças nas políticas corporativas de suas empresas, promovendo maior liberdade de expressão e alinhamento com a agenda do republicano.

Via César Wagner

Pessoas "abraçam" pedaços de carne enquanto saqueiam carga após acidente com caminhão no Paraná

PRE afirma que cerca de cinco toneladas de carne foram saqueadas. Motorista não se feriu.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram um grupo de pessoas saqueando carne de um caminhão que se envolveu em um acidente na manhã deste domingo (12) em Realeza, no sudoeste do Paraná. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), cerca de cinco toneladas, das 25 toneladas que estavam no veículo, foram saqueadas. Assista ao vídeo no final da matéria.

Em um dos vídeos, dezenas de pessoas aparecem pegando pedaços de carne pela parte traseira do veículo. Algumas também são vistas guardando o produto saqueado em carros estacionados às margens da PR-281, enquanto outras sorriem e "abraçam" pedaços maiores de carne.

Segundo o Cabo Thibes, o acidente foi por volta das 11h40. O motorista do caminhão perdeu o controle tombou o veículo no trevo de acesso à cidade. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local, mas o homem não precisou de atendimento médico.

Apesar da saída de pista, a carga do caminhão não foi afetada, ficando as portas traseiras do baú do caminhão fechadas, segundo a PRE. O local foi sinalizado e na sequência, o motorista acompanhou os policiais até a unidade policial para realização de Boletim de Ocorrência (B.O.).

Por volta das 13h, durante a confecção do boletim - além de acionamento de seguro da carga e guincho - a PRE foi informada de que a carga estava sendo saqueada. De imediato, uma equipe foi ao local e constatou que "uma multidão", nas palavras do Cabo Thibes, estava saqueado a carga.

Ao perceberem a aproximação da viatura, as pessoas começaram a se dispersar e a fugir do local em carros ou a pé. Por ser apenas uma equipe policial, não foi possível deter suspeitos, porém placas de veículos no local foram anotadas e encaminhadas à Polícia Civil, que deve apurar o caso.

"A carga esta sob custódia da empresa, através de escolta, bem como a equipe da Polícia Rodoviária Estadual está no local dando o suporte para transbordo da carga e destombamento do caminhão", informou a PRE.

Via portal macajubaacontece

domingo, 12 de janeiro de 2025

Lula deve aumentar a conta de energia dos brasileiros para pagar o rombo de Itaipu

Em uma decisão que pode impactar diretamente os consumidores brasileiros, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva planeja um aumento na conta de energia elétrica para cobrir o rombo financeiro da usina hidrelétrica de Itaipu. De acordo com informações exclusivas, o déficit de cerca de R$ 17 bilhões acumulado pela usina, que está sendo enfrentado pela binacional, precisa ser equacionado e o governo federal estuda repassar parte desse custo para a população.

Itaipu, uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, tem sofrido com a disparada dos custos operacionais e com a variação do câmbio, uma vez que a energia produzida por ela é comercializada em grande parte com o Paraguai, além de ser responsável por uma significativa parte da oferta de energia ao Brasil.

Fontes do Ministério de Minas e Energia afirmam que a solução mais viável seria repassar parte do prejuízo para os consumidores por meio de um aumento gradual nas tarifas de energia elétrica. O impacto para as famílias brasileiras, ainda segundo os especialistas, pode ser sentido principalmente nas regiões onde o consumo de energia é mais elevado.

A medida tem gerado protestos entre especialistas e entidades de defesa do consumidor, que alertam para o efeito negativo sobre a inflação e o bolso do brasileiro. Contudo, o governo argumenta que a situação financeira da usina não pode ser ignorada, e que o aumento seria necessário para garantir a continuidade do abastecimento de energia no país.

O ministro de Minas e Energia, que deve anunciar oficialmente a decisão nas próximas semanas, afirmou que está avaliando alternativas para minimizar os impactos no orçamento das famílias, mas sem comprometer a estabilidade do setor energético.

A notícia já começa a gerar repercussões e promete ser um dos principais temas de debate nas próximas semanas, à medida que os brasileiros se preparam para enfrentar mais um reajuste no custo de vida.

Com informações brunozambelli.sp

Novas regras do Pix causam pânico entre pequenos empresários

A população brasileira utiliza mais o serviço de pagamento instantâneo Pix do que dinheiro como forma de pagamento. Segundo o Banco Central, o sistema é usado por 76,4% da população, ultrapassando o cartão de débito (69,1%) e o dinheiro (68,%). Esta estatística parece que está com os dias contados. Desde que entraram em vigor as novas regras da Receita Federal para a fiscalização de transferências financeiras, no dia 1º, muitos pequenos empresários já estão repensando seu modo de pagamento.

Não adiantou a Receita esclarecer que a mudança não gera aumento na carga tributária nem a criação de novos impostos, já que a mesma Receita deu a senha: o governo quer aumentar a arrecadação de impostos, a partir do aumento da capacidade de identificação de casos de sonegação fiscal. A principal mudança feita pela Receita foi a extensão do monitoramento de transações financeiras às transferências de Pix que somarem 5 mil reais por mês para pessoas físicas e 15 mil para empresas. Pequenos empresários, comerciantes e mecânicos ouvidos por VEJA nos últimos dias se dizem em estado de pânico. Isso porque boa parte desse pessoal não sabe até agora qual será a repercussão das novas regras em seus negócios.

O dono de uma pequena oficina mecânica em Brasília, que chega a faturar mais de 1.000 reais por dia, está preocupado com a nova regra. “Ninguém vai escapar se for feita uma fiscalização”, diz o mecânico. “Daqui pra frente vou dar desconto pra quem pagar em dinheiro e vou evitar o Pix”. Ele diz que sua movimentação financeira muitas vezes é muito alta porque compra peças de carros de clientes em seu nome, como forma de ganhar um percentual das casas de peças.

Já o proprietário de uma empresa de aluguel de equipamentos para eventos afirmou que não tem dormido nos últimos dias. Ele já marcou para o início dessa semana uma reunião com o contador para ver como vai ficar sua situação fiscal com as novas regras da receita, já que parte de seus fornecedores trabalham na informalidade e recebem pelo Pix. Este empresário disse a VEJA que tem mês que ele fatura mais de 100 mil reais. “Não estou conseguindo dormir por causa dessas regras do Pix”, disse ele.

Desinformação sobre novas regras do Pix é generalizada entre pequenos comerciantes

O dono de um comércio na área automotiva em Brasília afirmou que mais de 90% de suas operações bancárias são feitas em Pix. “Eu vou dar grande desconto para quem pagar em dinheiro, vou tentar evitar ao máximo negociar com Pix”. Na feira do produtor de Sobradinho, no DF, o principal assunto entre os feirantes na manhã deste domingo eram as transferências por Pix. Um vendedor de folhagens procurava informações junto aos clientes, mas a desinformação era generalizada.

A verdade é que a Receita Federal está apertando o cerco aos sonegadores. As instituições financeiras e de pagamento e operadoras de cartão de crédito terão de enviar as informações duas vezes ao ano. A partir de agora, será reportado o estouro do limite para pessoas físicas e jurídicas em transações Pix, cartões de crédito e de débito, além de outros instrumentos de pagamentos eletrônicos. Muitos pequenos empresários dizem que vão utilizar dinheiro daqui pra frente. Coincidência ou não, neste domingo faltou dinheiro em espécie em alguns caixas eletrônicos de bancos em Brasília. Em uma agência do Itaú, um dos caixas não tinha mais dinheiro em em espécie e no outro só havia notas de 200 reais.

Com informações veja

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More