Total de visualizações

DETETIVE PARTICULAR - NÃO FIQUE NA DÚVIDA

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

 

SOBRALNET - A MELHOR INTERNET DO BRASIL!

O MAIOR CHITÃO DE SOBRAL E REGIÃO SERÁ NA FAZENDA ALEGRE

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Mega-Sena: Atendente de lotérica desvia bilhete premiado

A atendente de uma lotérica em Taguatinga é alvo de investigação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) por ter desviado um bilhete premiado da Mega-Sena. O prejuízo é de R$ 34.367,81. A vítima, de 44 anos, só percebeu que se tratava de uma fraude após chegar em casa e conferir o resultado do jogo na internet.

Segundo a mulher, em 13 de janeiro deste ano, ela foi até o estabelecimento e entregou o bilhete a uma atendente, que teria informado que o comprovante não era premiado. A funcionária, então, perguntou se poderia rasgar o bilhete. Após consentir, a vítima notou que a atendente rasgou apenas parte do papel e o guardou no bolso.

Desconfiada, ao chegar em casa, verificou os números da aposta na internet e constatou que havia acertado na quina da Mega-Sena. A ocorrência foi registrada na 17ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Norte).

A atendente de uma lotérica confessou ter desviado um bilhete de aposta premiado da Mega-Sena, durante atendimento realizado no último dia 13. Após admitir a fraude, ela foi demitida por justa causa e o caso foi encaminhado às autoridades para apuração.

A confissão ocorreu após o proprietário da lotérica analisar imagens do circuito interno de segurança, que mostraram a atendente inicialmente descartando o bilhete no lixo e, posteriormente, verificando novamente a premiação e guardando-o em seu bolso.

A responsável pela lotérica informou às autoridades que a funcionária, ao ser confrontada com as imagens, admitiu que havia planejado ficar com o prêmio devido a problemas financeiros. A atendente foi demitida e o caso, registrado como tentativa de furto mediante fraude.

O bilhete premiado foi devolvido à ganhadora, que está sendo auxiliada pela lotérica para a retirada do valor junto à Caixa Econômica Federal.

Com informações de Metrópoles

Fracasso: Audiência da AGU para falar sobre "censura"; VEJA VÍDEO

Cadeiras destinadas aos representantes de Meta, X e TikTok permaneceram vazias.

Ao deixar o evento, logo após uma fala inicial, o advogado-geral da União, Jorge Messias, minimizou as ausências.

ASSISTA:

POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE AMEAÇAVA MORADORES DO RESIDENCIAL CAIÇARA E COMERCIANTES NO CENTRO DE SOBRAL

Na manhã desta quarta-feira, a Polícia Civil do Ceará, através do Núcleo de Combate ao Crime Organizado e do Núcleo Avançado de Inteligência da Delegacia Regional de Sobral, deu cumprimento a 5 mandados de prisão e 06 mandados de busca e apreensão, de integrantes de uma organização criminosa de origem carioca e que atuava nos crimes de tráfico de drogas no Centro de Sobral.

O grupo também é investigado por ameaçar e constranger moradores do Residencial Caiçara para não frequentar ou mesmo trabalhar no Centro e no Mercado Central de Sobral, bem como de coagir comerciantes de vender exclusivamente determinada marca de cigarro contrabandeada do Paraguai.

Entre os presos estão marido e mulher, onde ela era a principal suspeita de executar as ações criminosas no Centro do município.

A ação contou com o apoio das equipes da DRACO, DIP, DPJI NORTE e NOP. A Polícia Civil do Ceará reafirma seu compromisso em combater com rigor as ações de crime organizado em nossas cidades, e qualquer tipo de ameaça ou constrangimento ilegal contra cidadãos.

Importante destacar ainda a participação da população por meio de denúncias anônimas ao WhatsApp da Delegacia Regional de Sobral pelo número (88) 3677-4711 ou pelo telefone 181 (disque-denúncia). O sigilo e o anonimato são garantidos.

Adrenalina: helicóptero da PM-GO persegue criminosos em caminhonete roubada e consegue prendê-los; VEJA VÍDEO

A Polícia Militar de Goiás (PMGO) prendeu três integrantes de uma organização criminosa especializada em roubo de caminhonetes.

O trio foi detido na BR-060 por policiais militares de Goiás, do Distrito Federal e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), após serem interceptados pela aeronave Falcão 3 da PMGO, na manhã desta terça-feira (21/1).

Ministra das Mulheres é alvo de investigação por acusações de assédio e racismo

A Comissão de Ética da Presidência da República está investigando sérias acusações de assédio moral e omissão de racismo envolvendo a ministra Cida Gonçalves, à frente da pasta das Mulheres. As denúncias, feitas por pelo menos cinco servidoras, foram entregues à Controladoria-Geral da União (CGU) no final de 2023 e incluem gravações e dossiês.

Entre as acusações estão ameaças de demissão, cobranças excessivas, tratamento hostil e manifestações de preconceito. Um dos casos mais graves envolve um suposto episódio de racismo, onde a secretária-executiva Maria Helena Guarezi teria feito comentários depreciativos sobre o cabelo crespo da ex-secretária Carmem Foro. Além disso, a corregedora interna Dyleny Alves é acusada de omitir e minimizar as queixas, desencorajando a formalização das denúncias.

O conflito teria começado após um desentendimento entre Cida Gonçalves e a então secretária Carmem Foro, que foi exonerada em agosto de 2023. Três dias após a exoneração, Cida Gonçalves teria se reunido com servidoras e, em tom ameaçador, afirmou: “Pode ser que boa parte de vocês também podem sair ou não. A princípio, eu tinha dito para a Carmen que quem é dela, que veio com ela, tinha que ir.” A declaração foi registrada em gravação obtida pelo Estadão.

Embora o Ministério das Mulheres tenha afirmado que nenhuma das acusações foi formalmente registrada nos canais de denúncia da Corregedoria do órgão, as denúncias continuam sendo investigadas pela Comissão de Ética. A CGU arquivou outros três casos que envolveriam servidoras do ministério, alegando “ausência de materialidade”.

Este caso marca o segundo episódio de denúncias de assédio moral no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2023, o então ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi demitido após acusações semelhantes, envolvendo abuso de servidoras, o que gerou uma reação pública da ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, que confirmou os atos.

(Gazeta Brasil)

POLÍCIA MILITAR APREENDE 8 ARMAS DE FOGO NO RESIDENCIAL NOVA CAIÇARA

Em um dia de intensas ações policiais em Sobral, equipes da Força Tática, ROMU e BEPI/COTAR apreenderam oito armas de fogo durante operações no residencial Nova Caiçara. As ações foram desencadeadas após conflitos envolvendo grupos criminosos de bairros rivais na região.

Na primeira ocorrência, indivíduos armados invadiram o residencial, causando pânico entre os moradores. Durante a intervenção policial, 15 suspeitos fugiram para uma área de matagal. No confronto, cinco foram baleados, um deles fatalmente, e outros foram socorridos para o hospital. Nessa ação, conduzida pela Força Tática e ROMU, quatro revólveres foram apreendidos e dois homens foram presos.

Ainda na tarde de hoje, as operações continuaram com a apreensão de mais quatro armas, três pistolas, um revólver e a prisão de quatro suspeitos no residencial Nova Caiçara. 

A ocorrência foi apresentada na Delegacia Municipal de Polícia Civil para a realização dos procedimentos legais.

Com informações do portal Fnews

Mulher é morta a tiros em Tianguá/CE; criminosos tentaram invadir a casa dela há duas semanas

A ocorrência anterior foi registrada no dia 6 de janeiro, quando uma câmera de segurança registraram os suspeitos efetuando disparos na vizinhança

Uma mulher de 35 anos, identificada como Edna Maria de Oliveira Alves, foi morta a tiros na tarde desta segunda-feira (20) no município de Tianguá, na Serra da Ibiapaba, interior do Ceará. Na ocasião, Edna foi perseguida por dois homens em uma motocicleta até a Travessa Zenir. Ao tentar se refugiar em um salão de beleza, ela foi alcançada e atingida por disparos de arma de fogo, indo a óbito no local.

Edna residia na Rua Adauto Damasceno (também conhecida como Rua do Arame), bairro Santo Antônio, próximo ao local do crime. Ainda este mês, um grupo de criminosos pertencentes a uma facção criminosa atuante na região tentou invadir a residência em que a mulher morava, disparando contra o imóvel durante a madrugada.

A polícia investiga a relação entre a tentativa de invasão e o homicídio desta segunda-feira. Até o momento, não há informações sobre identificação ou captura dos responsáveis pelo crime.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncias”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

(GCMAIS)

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

TERROR NO CAIÇARA: UM MORTO E QUATRO BALEADOS NA MADRUGADA DESTA TERÇA-FEIRA

Uma operação policial foi deflagrada na noite desta segunda-feira (21),  no residencial Nova Caiçara.

De acordo com a polícia, imagens de câmeras de monitoramento identificaram cerca de 15 pessoas em uma área de mata nas proximidades do residencial, o que levou ao deslocamento de equipes da polícia militar até a região.

Durante a ação, cinco indivíduos foram atingidos por disparos de arma de fogo, um deles foi encontrado morto no local. Ainda segundo informações preliminares, o corpo foi encontrado em uma área de mata e havia sinais de queimaduras e objetos contundentes, e traumas de possíveis pedradas.

Dos feridos, dois foram encaminhados ao Hospital Regional de Sobral e ainda não tiveram suas identidades divulgadas. Outros três foram levados ao hospital Santa Casa de Sobral, sendo dois identificados: Davi Luiz, de 18 anos, e Ezequiel, de 19.

As forças de segurança continuam em operação no local, com equipes da Polícia Civil, Força Tática, RAIO e BEPI/COTAR realizando buscas e investigando se há outros envolvidos ou feridos na região do confronto.

A vítima fatal foi identificada como Francisco Hugo Souza de Paula, 16 anos, residia no bairro Terrenos Novos.

Sobral registra 13 homicídios dolosos no corrente ano!

Com informações do portal Fnews

Repórter da Globo pergunta a Trump sobre a relação entre EUA e Brasil, e republicano responde de forma dura

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (20) que o Brasil e a América Latina necessitam “mais dos EUA do que os EUA precisam deles”. A declaração foi feita durante a assinatura dos primeiros decretos do novo mandato, no Salão Oval da Casa Branca.

Ao ser questionado por jornalistas sobre como seria a relação com o Brasil e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Trump respondeu: “Eles precisam de nós. Nós não precisamos deles. Todos precisam de nós.” Em seguida, insistiu: “A relação é excelente. Eles precisam de nós, muito mais do que nós precisamos deles. Não precisamos deles. Eles precisam de nós. Todos precisam de nós.”

Trump também abordou a recente proposta do Brasil, como presidência do Brics, de usar moedas locais para o comércio internacional, algo que ele considera uma ameaça ao dólar. “Não há como fazer isso, vão desistir”, garantiu o presidente dos Estados Unidos.

A questão da guerra na Ucrânia também foi levantada, com o presidente sendo questionado sobre o envolvimento do Brasil nas tratativas para encerrar o conflito. Trump se mostrou surpreso com a informação e afirmou: “Isso é bom. Estou pronto. Como o Brasil se envolveu nisso? É novo para mim, não sei como o Brasil ficou envolvido.”

Mais cedo, Lula disse em publicação nas redes sociais que deseja sucesso ao republicano. Afirmou que as relações entre ambos países são “marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica”.

No passado, o presidente Lula havia declarado, em novembro do ano passado, apoio a Kamala Harris, vice-presidente de Joe Biden, adversária política de Trump, e criticado o republicano, dizendo que sua vitória seria um retorno ao “nazismo e fascismo com outra cara”. Em uma reunião ministerial recente, Lula também reforçou sua posição em defesa da democracia, afirmando que em 2026, o Brasil precisa eleger um governo comprometido com o processo democrático e alertando para os perigos do “neofascismo, neonazismo e autoritarismo”.

(Gazeta Brasil)

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Polícia Militar inicia operação para reforçar a segurança em Sobral

Inicia-se esta semana em Sobral, uma série de ações que têm como principal objetivo aumentar a presença policial nas áreas de maior incidência de crimes violentos. O esforço conjunto envolve diversas forças de segurança se estenderá ao longo de todo o mês de janeiro, se concentrando na prevenção de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e Crimes Violentos Patrimoniais (CVP), além do combate a grupos criminosos.

O foco é proporcionar maior segurança à comunidade de Sobral, com ações ostensivas em áreas vulneráveis, visando coibir a criminalidade e garantir um ambiente mais seguro para a população.

Esse esforço reforça a segurança pública na cidade e demonstra o compromisso das forças de segurança em proteger os cidadãos e combater a violência.


Polícia Militar do Ceará

Donald Trump concede perdão a 1.500 réus envolvidos no ataque ao capitólio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu perdão a cerca de 1.500 pessoas envolvidas na invasão do Capitólio em 2021. Trump assinou uma ordem executiva concedendo os perdões no Salão Oval na segunda-feira, horas após ser empossado para seu segundo mandato.

Trump, que superou dois processos de impeachment, acusações criminais e até tentativas de assassinato, garantiu mais um mandato na Casa Branca e agirá rapidamente após a cerimônia de posse. Já há ordens executivas preparadas para assinatura, incluindo medidas rigorosas contra a imigração ilegal, o aumento da exploração de combustíveis fósseis e o fim de programas de diversidade e inclusão no governo federal.

“Minha recente eleição é um mandato para reverter completamente uma terrível traição e todas as outras traições que ocorreram, devolvendo ao povo sua fé, sua riqueza, sua democracia e, acima de tudo, sua liberdade”, declarou Trump. “A partir deste momento, o declínio dos Estados Unidos chegou ao fim.”

O presidente também relembrou um atentado contra sua vida: “Há poucos meses, em um belo campo da Pensilvânia, uma bala de um assassino passou de raspão pela minha orelha. Naquele momento, senti – e acredito ainda mais hoje – que minha vida foi salva por uma razão. Fui salvo por Deus para tornar os Estados Unidos grandes novamente.”

Trump anunciou o início de “uma nova e empolgante era de sucesso nacional”, enquanto, segundo ele, “uma onda de mudanças varre o país”. Ele declarou que suas primeiras ações incluirão a implementação de uma “restauração completa dos Estados Unidos e a revolução do bom senso”.

Entre as medidas iniciais está a declaração de uma “emergência nacional” na fronteira sul e a designação de cartéis mexicanos como organizações terroristas.


Mudanças na cerimônia de posse

Devido ao clima severo, a cerimônia de posse foi transferida para dentro da Rotunda do Capitólio – a primeira vez em 40 anos – e o tradicional desfile inaugural foi substituído por um evento em um estádio no centro da cidade. Os apoiadores de Trump que lotaram a capital para assistir à cerimônia no lado oeste do Capitólio precisaram buscar outras formas de acompanhar as festividades.

O vice-presidente J.D. Vance foi o primeiro a prestar juramento, conduzido pelo juiz da Suprema Corte Brett Kavanaugh, que utilizou uma Bíblia herdada da bisavó de Vance. Minutos depois, Trump prestou juramento utilizando tanto a Bíblia da família quanto a que pertenceu a Abraham Lincoln em sua posse de 1861. O presidente da Suprema Corte, John Roberts, conduziu o juramento.

Na plateia, um seleto grupo de bilionários e líderes tecnológicos – incluindo Mark Zuckerberg, Jeff Bezos, Tim Cook, Sundar Pichai e Elon Musk – ocupava posições de destaque na Rotunda. Musk, o homem mais rico do mundo, é cotado para liderar esforços de corte de gastos e redução de funcionários federais.

Trump começou o dia com uma oração na Igreja Episcopal de São João e, depois, participou de um café tradicional oferecido pelo presidente Joe Biden e pela primeira-dama Jill Biden na Casa Branca. O encontro representou um contraste significativo em relação à posse de Biden, quando Trump se recusou a reconhecer a derrota e não participou da cerimônia.

“Bem-vindo de volta para casa”, disse Biden ao cumprimentar Trump. Ambos os presidentes, que têm uma relação marcada por duras críticas mútuas, dividiram uma limusine a caminho do Capitólio.


Um retorno histórico e controverso

A posse de Trump marca um retorno político sem precedentes na história dos Estados Unidos. Há quatro anos, ele perdeu a reeleição em meio a uma crise econômica provocada pela pandemia de COVID-19. Após a derrota, Trump se recusou a aceitar os resultados, incentivando seus apoiadores a marcharem até o Capitólio em um ato que resultou na interrupção da certificação dos votos e na quebra da tradição pacífica de transição de poder.

Apesar disso, Trump manteve seu domínio sobre o Partido Republicano e superou acusações criminais e duas tentativas de assassinato enquanto explorava a insatisfação dos eleitores com a inflação e a imigração ilegal.

Agora, Trump se torna o primeiro presidente dos EUA condenado por um crime – falsificação de registros comerciais relacionados a pagamentos de suborno – a assumir o cargo. Ele prometeu “preservar, proteger e defender” a Constituição no mesmo local invadido por seus apoiadores em 6 de janeiro de 2021. Entre suas primeiras ações como presidente, Trump planeja conceder perdão a muitos envolvidos nos distúrbios daquele dia.

(Com informações da AP)

DEPUTADO ESTADUAL É ALVO de operação por usar funcionários fantasmas para pagar agiota

Esquema envolvia salários de assessores "fantasmas" na Assembleia Legislativa do Ceará.
O Ministério Público do Ceará, por meio da Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), deflagrou a segunda fase da Operação “Simulatio”, investigando um deputado estadual acusado de nomear assessores parlamentares "fantasmas" para repassar parte dos salários ao advogado que atuava como agiota e financiava suas dívidas. A ação, realizada com apoio da Polícia Civil, cumpriu oito mandados de busca e apreensão em Fortaleza e Maracanaú, resultando na coleta de celulares, computadores e documentos. A operação, iniciada em 2023, agora foca no núcleo operacional do esquema, que utilizava cargos públicos para encobrir repasses ilegais.

Blog César Wagner

Bolsonaro diz que, se quisesse, poderia fugir do Brasil sem passaporte: "Eu não sou réu, pô"

Nesta segunda-feira (20), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar o Supremo Tribunal Federal (STF) após a decisão que determinou a retenção de seu passaporte internacional. Durante uma live transmitida pelo jornal Auriverde Brasil, Bolsonaro declarou que “poderia fugir agora”, se quisesse, e classificou a decisão do ministro Alexandre de Moraes como “inacreditável”.

Bolsonaro está sob investigação em três casos distintos, incluindo uma suposta tentativa de golpe de Estado. Segundo Moraes, a apreensão do passaporte foi necessária para evitar o risco de fuga do ex-presidente. No entanto, Bolsonaro rebateu duramente a medida, acusando o magistrado de abuso de poder.

“Eu fui convidado, apesar das fake news de alguns, a imprensa do mundo todo divulgou isso aí, como a imprensa do mundo todo está divulgando que eu não pude ir para lá por causa da decisão de um juiz, um juiz que é o dono de tudo aqui no Brasil, é dono da sua liberdade. Ele abre inquérito, ele te ouve, ouve o delator, ele é o promotor, ele é o julgador, ele encaminha o juiz pra fazer parte da audiência, tudo ele. Tira o seu passaporte… eu não sou réu, pô. ‘Ah, ele pode fugir’, eu posso fugir agora, qualquer um pode fugir”, afirmou.

Bolsonaro também comentou sobre a posse de Donald Trump como 47º presidente dos Estados Unidos, que ocorre nesta mesma data. O ex-presidente será representado na cerimônia por seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e pela ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Além deles, uma comitiva composta por 21 parlamentares de oposição ao governo brasileiro está presente nos EUA para prestigiar o evento.

(Gazeta Brasil)

Donald Trump é empossado como 47º Presidente dos EUA e promete "Revolução de Bom Senso"

Donald Trump tomou posse nesta segunda-feira como o 47º presidente dos Estados Unidos, prometendo uma “revolução do bom senso” ao assumir o comando enquanto os republicanos consolidam o controle em Washington e buscam reformar as instituições do país.

Trump, que superou dois processos de impeachment, acusações criminais e até tentativas de assassinato, garantiu mais um mandato na Casa Branca e agirá rapidamente após a cerimônia de posse. Já há ordens executivas preparadas para assinatura, incluindo medidas rigorosas contra a imigração ilegal, o aumento da exploração de combustíveis fósseis e o fim de programas de diversidade e inclusão no governo federal.

“Minha recente eleição é um mandato para reverter completamente uma terrível traição e todas as outras traições que ocorreram, devolvendo ao povo sua fé, sua riqueza, sua democracia e, acima de tudo, sua liberdade”, declarou Trump. “A partir deste momento, o declínio dos Estados Unidos chegou ao fim.”

O presidente também relembrou um atentado contra sua vida: “Há poucos meses, em um belo campo da Pensilvânia, uma bala de um assassino passou de raspão pela minha orelha. Naquele momento, senti – e acredito ainda mais hoje – que minha vida foi salva por uma razão. Fui salvo por Deus para tornar os Estados Unidos grandes novamente.”

Trump anunciou o início de “uma nova e empolgante era de sucesso nacional”, enquanto, segundo ele, “uma onda de mudanças varre o país”. Ele declarou que suas primeiras ações incluirão a implementação de uma “restauração completa dos Estados Unidos e a revolução do bom senso”.

Entre as medidas iniciais está a declaração de uma “emergência nacional” na fronteira sul e a designação de cartéis mexicanos como organizações terroristas.


Mudanças na cerimônia de posse

Devido ao clima severo, a cerimônia de posse foi transferida para dentro da Rotunda do Capitólio – a primeira vez em 40 anos – e o tradicional desfile inaugural foi substituído por um evento em um estádio no centro da cidade. Os apoiadores de Trump que lotaram a capital para assistir à cerimônia no lado oeste do Capitólio precisaram buscar outras formas de acompanhar as festividades.

O vice-presidente J.D. Vance foi o primeiro a prestar juramento, conduzido pelo juiz da Suprema Corte Brett Kavanaugh, que utilizou uma Bíblia herdada da bisavó de Vance. Minutos depois, Trump prestou juramento utilizando tanto a Bíblia da família quanto a que pertenceu a Abraham Lincoln em sua posse de 1861. O presidente da Suprema Corte, John Roberts, conduziu o juramento.

Na plateia, um seleto grupo de bilionários e líderes tecnológicos – incluindo Mark Zuckerberg, Jeff Bezos, Tim Cook, Sundar Pichai e Elon Musk – ocupava posições de destaque na Rotunda. Musk, o homem mais rico do mundo, é cotado para liderar esforços de corte de gastos e redução de funcionários federais.

Trump começou o dia com uma oração na Igreja Episcopal de São João e, depois, participou de um café tradicional oferecido pelo presidente Joe Biden e pela primeira-dama Jill Biden na Casa Branca. O encontro representou um contraste significativo em relação à posse de Biden, quando Trump se recusou a reconhecer a derrota e não participou da cerimônia.

“Bem-vindo de volta para casa”, disse Biden ao cumprimentar Trump. Ambos os presidentes, que têm uma relação marcada por duras críticas mútuas, dividiram uma limusine a caminho do Capitólio.


Um retorno histórico e controverso

A posse de Trump marca um retorno político sem precedentes na história dos Estados Unidos. Há quatro anos, ele perdeu a reeleição em meio a uma crise econômica provocada pela pandemia de COVID-19. Após a derrota, Trump se recusou a aceitar os resultados, incentivando seus apoiadores a marcharem até o Capitólio em um ato que resultou na interrupção da certificação dos votos e na quebra da tradição pacífica de transição de poder.

Apesar disso, Trump manteve seu domínio sobre o Partido Republicano e superou acusações criminais e duas tentativas de assassinato enquanto explorava a insatisfação dos eleitores com a inflação e a imigração ilegal.

Agora, Trump se torna o primeiro presidente dos EUA condenado por um crime – falsificação de registros comerciais relacionados a pagamentos de suborno – a assumir o cargo. Ele prometeu “preservar, proteger e defender” a Constituição no mesmo local invadido por seus apoiadores em 6 de janeiro de 2021. Entre suas primeiras ações como presidente, Trump planeja conceder perdão a muitos envolvidos nos distúrbios daquele dia.

(Com informações da AP)

VÍDEO: No dia da posse de Trump, Lula afirma que Brasil não quer briga com os EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (20), em sua primeira reunião ministerial do ano, disse que espera que Donald Trump, que assume a presidência dos Estados Unidos nas próximas horas, tenha uma “gestão profícua”. Segundo Lula, a eleição de Trump não deve ser vista como uma ameaça à democracia mundial, e ele deseja que o novo presidente dos Estados Unidos faça um bom governo. (Vídeo no final da matéria).

“Tem gente que fala que a eleição do Trump pode causar problema na democracia mundial. O Trump foi eleito para governar os EUA e eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua para que o povo americano melhore e para que os americanos continuem a ser históricos ao que é do Brasil”, declarou Lula.

Lula disse, ainda, que o Brasil busca a paz e harmonia nas relações internacionais, reforçando o desejo de evitar confrontos com qualquer nação, incluindo Venezuela, Estados Unidos, China, Índia e Rússia. “Nós não queremos briga nem com a Venezuela, nem com os americanos, nem com a China, nem com a Índia, nem com a Rússia. Nós queremos paz”, disse.

“Nós queremos harmonia, nós queremos ter uma relação onde a diplomacia seja a coisa mais importante e não a desavença e não a encrenca, esse é o país que vamos construir, esse é o país que assumimos o compromisso de construir, esse país que temos a obrigação de entregar”, completou.

Vale lembrar que, durante a campanha presidencial nos Estados Unidos, Lula havia manifestado seu apoio ao então adversário de Trump, Joe Biden. “Acho que o Biden é a certeza de que os Estados Unidos vão continuar respeitando a democracia”, afirmou em junho do ano passado. Após a derrota de Biden nas primárias, a democrata Kamala Harris assumiu como vice e foi derrotada nas eleições.

Com Gazeta Brasil

Confira as 121 vagas de emprego em Sobral nesta segunda-feira (20/1)

O Portal IDT/SINE está disponibilizando vagas de emprego em Sobral.

Para se candidatar a uma vaga, faça o agendamento clicando AQUI.

Depois disso, compareça à unidade do Vapt Vupt de Sobral, tendo em mãos RG, CPF, CARTEIRA DE TRABALHO, CURRÍCULO E O PASSAPORTE DE VACINAÇÃO.

Em caso de dúvidas consulte o serviço de atendimento, por telefone 0800 591.0363, ou visite a unidade do IDT/SINE (Vapt Vupt) em Sobral, Rua Cel. João Silvestre, 201 – Centro.

Rua Cel. José Silvestre, 201 – Centro – Fone: (85) 2180-6223 – OBS: Ao enviar seu currículo para este e-mail, coloque o nome da vaga pretendida no assunto da mensagem – Email: vagas.sobral@idt.org.br

OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS

Agente de microcrédito 04
Ajudante de obras 20
Alinhador de pneus 01
Arrematador, no comércio 01
Auxiliar de escrituração fiscal 01
Camareira de hotel 02
Chapeiro 02
Comprador 03
Consultor de vendas 05
Costureira de máquina reta 01
Cozinheiro de restaurante 05
Empregado doméstico nos serviços gerais 01
Encarregado de manutenção 01
Fiscal de prevenção de perdas 01
Forneiro de padaria 01
Garçom 01
Gerente de loja e supermercado 01
Gerente de serviços de saúde 01
Impressor serigráfico 01
Instalador de antenas de televisão 01
Mecânico de automóveis e caminhões 01
Mecânico de automóvel 04
Mecânico de máquinas pesadas (manutenção) 01
Monitor de sistemas eletrônicos de segurança interno 01
Montador instalador de acessórios 01
Motofretista 01
Motorista carreteiro 01
Motorista de caminhão 01
Pedagogo 02
Pedreiro 06
Promotor de vendas 01
Recepcionista atendente 01
Repositor de mercadorias 01
Representante comercial autônomo 03
Salgadeiro 03
Soldador 01
Técnico de rede (telecomunicações) 02
Técnico de refrigeração (instalação) 01
Técnico em eletromecânica 01
Técnico mecânico 01
Tosador 01
Vendedor - no comércio de mercadorias 02
Vendedor de consórcio 01
Vendedor interno 07
Vendedor porta a porta 12
Vendedor pracista 05

Total 116

PESSOA COM DEFICIÊNCIA
OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS

Auxiliar de limpeza 02
Consultor de vendas 01
Pedreiro 01
Servente de obras 01

Total 05

Macaraú/Santa Quitéria registra a maior chuva do Ceará nesta segunda, com 129 mm

No Rio do Macaco, já nesta manhã, pessoas atravessaram com bastante dificuldades.
O distrito de Macaraú, em Santa Quitéria, teve a maior chuva do Ceará de ontem para hoje (20), com 129 milímetros, segundo a Funceme. No Rio do Macaco – estrada que dá acesso a Jucá (Cariré) –, já nesta manhã, pessoas atravessaram com bastante dificuldade. O rio Acaraú também amanheceu com nível bastante elevado.

  • Fazenda Casa Nova: 58 mm
  • Fazenda Ingá: 57 mm
  • Fazenda Bandeira: 40 mm
  • Fazenda Cachoeira dos Martins: 40 mm (até ontem)
  • Fazenda Ipiranga: 39 mm
  • Fazenda Mata Fresca: 36 mm (até ontem)
  • Fazenda Permuta: 35 mm
  • INB/Itataia: 27.4 mm
  • Ematerce: 11 mm
  • Raimundo Martins: 11 mm
  • Fazenda Não Me Deixe: 9 mm
Fonte: A Voz de Sta Quitéria

Trump promete uma enxurrada de ações executivas em seu retorno à Casa Branca: veja o que ele fará em seu primeiro dia

O retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, cuja cerimônia de posse está programada para esta segunda-feira, 20 de janeiro, marca o início de um ambicioso plano de ação que inclui a assinatura de mais de 50 ordens executivas em seu primeiro dia no cargo.


Planos de Ação

Segundo reportagens de meios de comunicação americanos como ABC News e NBC News, essas medidas abrangerão desde políticas migratórias até mudanças na estrutura do governo federal, em um esforço para cumprir as promessas feitas durante sua campanha.


De acordo com a NBC News, Trump tem previsto assinar várias dessas ordens em um evento público no Capital One Arena, em Washington D.C., após prestar juramento no Capitólio ao meio-dia. Entre as ações mais destacadas está a declaração de uma emergência nacional na fronteira sul dos Estados Unidos, uma medida que busca reforçar sua postura contra a migração irregular e o tráfico de drogas.
Medidas Migratórias

A política migratória se posiciona como uma das prioridades do novo mandato de Trump. Segundo a ABC News, o presidente eleito prometeu implementar o “maior programa de deportação na história dos Estados Unidos”, com o objetivo de expulsar milhões de migrantes que residem no país sem autorização legal. Para isso, planeja declarar uma emergência nacional e recorrer ao apoio do exército americano.

Em um comício realizado no Madison Square Garden durante os últimos dias da campanha, Trump afirmou: “Resgataremos cada cidade e povo que foi invadido e conquistado, e colocaremos esses criminosos na cadeia antes de expulsá-los do nosso país o mais rápido possível”. Tom Homan, designado como o novo “czar da fronteira”, assegurou que esta operação será a maior já vista no país.

Além disso, Trump reiterou sua intenção de fechar a fronteira sul desde o primeiro dia de seu mandato. Segundo Stephen Miller, que ocupará o cargo de subchefe de pessoal para políticas, as ordens executivas relacionadas à deportação em massa e ao fechamento da fronteira serão assinadas “à velocidade da luz”.


Fim do Direito à Cidadania por Nascimento

Outra das medidas migratórias anunciadas por Trump é a eliminação do direito à cidadania por nascimento, estabelecido na 14ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos. Segundo a ABC News, o presidente eleito planeja assinar uma ordem executiva que exigirá que pelo menos um dos pais seja cidadão ou residente legal para que uma criança nascida em território americano obtenha a cidadania. No entanto, essa proposta enfrenta desafios legais significativos, pois contradiz o texto constitucional.


Indultos pelo ataque ao Capitólio

Trump também prometeu indultar alguns dos condenados por sua participação no ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Segundo a ABC News, o presidente eleito considera que muitos deles estão “injustamente encarcerados”.

Embora não tenha se comprometido a indultar todos os envolvidos, afirmou que revisará cada caso individualmente. Até o momento, mais de 1.580 pessoas foram acusadas criminalmente em relação a esse evento, e mais de 1.000 aceitaram sua culpa.
Tarifas sobre Produtos do México e Canadá

No âmbito econômico, Trump planeja impor uma tarifa de 25% sobre todos os produtos importados do México e do Canadá. Segundo publicou em sua rede social Truth Social, essa medida permanecerá em vigor até que ambos os países tomem medidas para deter o tráfico de drogas, especialmente de fentanil, e a imigração irregular para os Estados Unidos.

Em resposta, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, advertiu que qualquer tarifa será respondida com medidas semelhantes, enquanto funcionários canadenses reafirmaram seu compromisso com a segurança fronteiriça.


Fim da guerra entre Rússia e Ucrânia

No âmbito internacional, Trump assegurou que encerrará o conflito entre Rússia e Ucrânia em um prazo de 24 horas. Embora não tenha detalhado como alcançará esse objetivo, evitou posicionar-se claramente a favor de um dos lados. Segundo a CBS News, seu enviado especial para Ucrânia e Rússia, o tenente-general aposentado Keith Kellogg, afirmou que espera que a guerra termine em um prazo de 100 dias.


Reversão de Políticas Climáticas e Energéticas

Trump também prometeu desmantelar as políticas climáticas da administração Biden, às quais se refere como “atrocidades do Novo Acordo Verde”. Segundo a NBC News, o mandatário planeja cortar os fundos destinados às disposições climáticas da Lei de Redução da Inflação e eliminar regulamentações que promovem o uso de veículos elétricos. Embora o “Novo Acordo Verde” nunca tenha sido aprovado como lei, Trump utiliza esse termo para criticar as iniciativas ambientais dos democratas.


Mudanças na estrutura do Governo Federal

Entre as reformas estruturais que Trump planeja implementar está a reinstauração da política “Schedule F”, que permitiria reclassificar milhares de empregos no serviço civil federal, facilitando a contratação de pessoas alinhadas com sua agenda. Segundo a NBC News, essa medida busca garantir que as políticas de sua administração sejam implementadas sem resistência dentro do aparato governamental.


Vistos e Direitos das Pessoas Transgênero

Em um movimento inesperado, Trump propôs conceder cartões de residência permanente aos estudantes estrangeiros que se formarem em universidades americanas, incluindo as de nível técnico. Segundo a ABC News, essa medida busca reter talentos em áreas-chave como tecnologia e engenharia.

Por outro lado, Trump prometeu reinstaurar a proibição do serviço militar para pessoas transgênero, uma política que implementou em 2017 e que foi revertida pelo presidente Joe Biden em 2021. Além disso, planeja assinar ordens executivas para restringir a participação de pessoas transgênero em esportes femininos e proibir procedimentos médicos relacionados à transição de gênero em menores de idade.

(Gazeta Braisl

domingo, 19 de janeiro de 2025

Posse de Trump terá embaixadora e comitiva de oposição

Lula não foi convidado e o ex-presidente foi impedido de atender convite.
Na cerimônia de posse do presidente da nação mais poderosa do mundo, o republicano Donald Trump será prestigiado por uma comitiva parlamentares brasileiros de oposição ao presidente Lula (PT), enquanto o petista decidiu que o país deve ser representado apenas pela embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti. Nem Lula, nem seu rival e ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estarão na posse, nesta segunda-feira (20).

Lula, não foi convidado por Trump. E seu antecessor está impedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de deixar o Brasil, por ser investigado e denunciado por suspeita de tentar um golpe de Estado. Porém, pelo menos 21 deputados federais de oposição ao governo petista deve acompanhar a posse em território americano (Veja a lista no fim da matéria).

Convidado por Trump, Bolsonaro acusou o ministro do STF Alexandre de Moraes de “enorme perseguição” por não ter devolvido seu passaporte para ir à posse do presidente republicano. E Lula decidiu não enviar o chanceler brasileiro Mauro Vieira à cerimônia, optando pela embaixadora brasileira na capital americana.

Distante do presidente brasileiro que sugeriu que sua eleição traria “outra cara do fascismo e do nazismo”, Trump convidou presidentes como Javier Milei, da Argentina; Xi Jiping, da China, e Giorgia Meloni, da Itália, entre outros. Mas o convite a chefes de Estado não é comum nas posses da Presidência dos Estados Unidos. Assim como a ida de presidentes do Brasil.

Em 2021, por exemplo, a posse do atual presidente Joe Biden teve como representante do Brasil o então embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Nestor Forster. Assim como na posse do ex-presidente Barack Obama, em 2013, quando Mauro Vieira representou o Brasil, como embaixador no país americano.

Veja a lista de deputados federais brasileiros que devem ir aos Estados Unidos para a posse de Trump:

  • Adilson Barroso (PL-SP)
  • Bia Kicis (PL-DF)
  • Cabo Gilberto Silva (PL-PB)
  • Capitão Alden (PL-BA)
  • Carla Zambelli (PL-SP)
  • Coronel Chrisóstomo (PL-RO)
  • Coronel Fernanda (PL-MT)
  • Eduardo Bolsonaro (PL-SP)
  • Giovani Cherini (PL-RS)
  • Gustavo Gayer (PL-GO)
  • Joaquim Passarinho (PL-PA)
  • Luiz Philippe de Orleans (PL-SP)
  • Marcel van Hattem (Novo-RS)
  • Marcos Pollon (PL-MS)
  • Mario Frias (PL-SP)
  • Mauricio Marcon (PODE-RS)
  • Maurício do Vôlei (PL-MG)
  • Messias Donato (Republicanos-ES)
  • Sargento Gonçalves (PL-RN)
  • Silvia Waiãpi (PL-AP)
  • Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)
(Diário do Poder)

Refém: Após exaustiva negociação homem morre e vítima é salva por policiais militares

Um paciente do Hospital Municipal de Morrinhos, em Goiás, foi morto por agentes da Polícia Militar durante as negociações para que ele libertasse uma técnica de enfermagem que era feita refém. O homem teria tido um surto psicótico. O paciente não resistiu aos ferimentos causados pelos disparos feitos pelos PMs.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o homem mantém a mulher refém. No vídeo, o paciente segura um objeto pontiagudo contra o pescoço da profissional. A cena foi registrada na noite desse sábado (18/1), na UTI do hospital. 

Entenda o caso:

  • Um paciente internado no Hospital Municipal de Morrinho teria entrado em surto psicótico;
  • Com um objeto pontiagudo, ele rendeu uma técnica de enfermagem;
  • A mulher foi mantida refém pelo paciente;
  • A Polícia Militar foi chamada e iniciou as negociações com o paciente;
  • Segundo a PM, ele se manteve agressivo e reiterou as ameaças contra a técnica de enfermagem;
  • Agentes, então realizaram um disparo com arma de fogo;
  • O paciente, segundo a PM, foi socorrido imediatamente, mas não resisitiu e morreu;
  • A PM vai instaurar um procedimento administrativo para apurar os fatos.

Negociações

“Após a chegada dos policiais, foram iniciados protocolos de gerenciamento de crises para liberar a vítima. Apesar das tentativas de verbalização para que o autor liberasse a vítima, ele permaneceu em atitude agressiva e reiterou as ameaças”, informou a Polícia Militar em nota.

Segundo a corporação, diante do risco iminente à vítima, foi necessário a realização de um disparo de arma de fogo para neutralizar a agressão e resguardar a integridade física da refém.

“Mesmo alvejado, o autor continuou resistindo, sendo necessária a sua contenção pelos demais policiais militares. A equipe médica prestou socorro imediato, mas infelizmente ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito”, completou a corporação.

Segundo a Polícia Militar, foi determinada a instauração de procedimento administrativo para apurar os fatos.

Com informações metrópoles

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More