Total de visualizações

DETETIVE PARTICULAR - NÃO FIQUE NA DÚVIDA

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

 

SOBRALNET - A MELHOR INTERNET DO BRASIL!

O MAIOR CHITÃO DE SOBRAL E REGIÃO SERÁ NA FAZENDA ALEGRE

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

domingo, 16 de fevereiro de 2025

MULHER É EXECUTADA A BALA NO BAIRRO SUMARÉ, EM SOBRAL

Na madrugada deste domingo, 16, uma mulher foi executada com vários tiros às margens da BR222, no bairro Sumaré.

A vítima, identificada como Andrine, não teve chance de defesa e foi assassinada com vários tiros por criminosos que se evadiram logo após o crime.

A Polícia Civil está investigando a autoria e a motivação do crime.

Sobral registra 18 homicídios dolosos no corrente ano!

Mais informações a qualquer momento!

Tour de Lula já vai recomeçar: Uruguai e Japão estão na rota

Petista viajará com a primeira-dama Janja e uma comitiva de ministros.
O presidente Lula (PT) dará início às viagens internacionais de 2025 em março. O petista fará visita de Estado ao Japão nos dias 25 e 26 do mês.

Na viagem, Lula será acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e por uma comitiva de ministros, que ainda será definida.

O petista e a primeira-dama serão recebidos pelo imperador Naruhito e a imperatriz Masako no Palácio Imperial, em Tóquio.

O presidente brasileiro também manterá reunião com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba. As informações foram confirmadas pelo Itamaraty.

Antes da viagem à “Terra do Sol Nascente”, Lula deve comparecer à posse do presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, nodia 1º de março, em Montevidéu.


“Rolezeiro”

Levantamento da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder, mostra que a quilometragem das viagens internacionais de Lula no último ano, sempre acompanhado pela primeira-dama e de gigantesca comitiva de ministros e aspones, somada, seria suficiente para dar duas voltas e meio ao redor do planeta terra.

Ao todo, medindo em linha reta de ponto a ponto os destinos de Lula, o petista percorreu mais de 102 mil quilômetros, tudo bancado pelo pagador de impostos, claro.

(Diário do Poder)

Donald Trump anuncia aumento de tarifas sobre carros a partir de 2 de abril

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou seu novo alvo para o aumento das tarifas americanas de produtos importados – os automóveis. “Talvez por volta de 2 de abril”, disse Trump, em entrevista no Salão Oval, ao ser questionado quando as novas taxas serão implementadas. “Eu as teria feito em 1º de abril, mas faremos isso em 2 de abril.”

De acordo com a empresa de coleta de dados do setor automotivo Ward’s Intelligence, citada pela Reuters, quase um quarto dos veículos novos vendidos nos EUA no ano passado foram classificados como importados.

Metrópoles

CRIME BRUTAL É REGISTRADO EM SANTANA DO ACARAÚ; CONFIRA

Uma cena brutal chocou os moradores do distrito de Parapuí, em Santana do Acaraú. A polícia encontrou o corpo de uma mulher esquartejada dentro de um saco na tarde deste sábado (15).

A vítima foi identificada como Ana Pátricia Rodrigues. De acordo com informações preliminares, os criminosos utilizaram uma foice para cortar as pernas da mulher, evidenciando a extrema violência do crime.

A Polícia Militar e a Perícia Forense foram acionadas para o local e já iniciaram as investigações. Até o momento, não há informações sobre a motivação do crime ou possíveis suspeitos.

Moradores da região estão assustados com a brutalidade do ocorrido e esperam que as autoridades solucionem o caso o mais rápido possível.

A polícia pede que qualquer informação que possa ajudar na investigação seja repassada de forma anônima pelo número (88) 997978835

Mais atualizações sobre esse caso a qualquer momento.

Com informações de Sobral Online

Passageiro morre durante voo e avião tem que fazer pouso de emergência

Um avião da companhia aérea Jet2 precisou fazer um pouso de emergência na sexta-feira (14/2) depois que um passageiro morreu a bordo.A aeronave saiu de Tenerife, na Espanha, e tinha como destino Nottingham, na Inglaterra, mas precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto de Santiago de Compostela.

Segundo o perfil Controladores Aéreos na rede X, os tripulantes facilitaram a descida da aeronave e solicitaram assistência médica ao passageiro, no entanto, ele não resistiu e faleceu. A aeronave é um Boeing 737-8MG.

A identidade do passageiro não foi divulgada, mas informações preliminares indicam que ele tinha por volta de 70 anos e problemas sérios de saúde.

(Metrópoles)

sábado, 15 de fevereiro de 2025

Meu Celular: Forças de Segurança do Ceará recuperaram mais de 6 mil celulares

Novo lote começou a ser entregue nesta sexta (14), com 1.016 aparelhos.
Implementado há menos de um ano, o programa Meu Celular, do Governo do Ceará, já possibilitou que as Forças de Segurança do Estado recuperassem mais de 6 mil celulares furtados, roubados ou perdidos. Nesta sexta-feira (14), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, acompanhado da cúpula da Segurança Pública, participou da entrega do novo lote de aparelhos no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.
O governador Elmano ressaltou a contribuição da iniciativa para a queda significativa nos registros de roubo e furto de celulares no Ceará. “Estamos devolvendo, nesse período em que lançamos o programa [abril de 2024], mais de 6 mil celulares, e tivemos uma redução de furto e roubo. Resultado do trabalho intenso das nossas Forças de Segurança e, ao mesmo tempo, articulado com o Poder Judiciário, Ministério Público e as operadoras [de telefonia]”, destacou.

Ao todo, 1.016 aparelhos serão entregues desta sexta-feira até a próxima semana. Um deles é o da vendedora de água Michele Silva, 41, que foi roubada no bairro Centro – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4), no ano passado. Ela comprou o celular de maneira parcelada e, em janeiro deste ano, pagou a última parcela. “Estava sem esperança, rasguei até o Boletim de Ocorrência, mas fiquei muito feliz quando a Polícia me ligou nesta semana. Eu disse ao policial que foi um trabalho incrível, porque o que a gente compra é muito suado”, disse.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, pontuou o trabalho para enfraquecer a rede que lucra com esse tipo de crime. “Tem um crime que, em tese, não tem uma violência. Esse é cometido quando há a compra de um bem que é produto de roubo, a receptação. Mas na origem do crime, normalmente é uma violência muito grande. É importante a gente investigar toda essa cadeia de crime para chegar ao destinatário desse produto do roubo, que comercializa esses bens”, detalhou.

O estudante de odontologia Hugo Muniz, 25, teve o celular furtado em 2022 durante um evento privado na Capital. Na ocasião, o autor do crime conseguiu acessar a conta bancária do Hugo e efetuar um saque. “É um sentimento de alívio e até uma esperança, porque a gente vê que realmente a segurança está funcionando, conseguindo recuperar esses celulares”, ressaltou o estudante.

O Meu Celular engloba a ferramenta www.meucelular.sspds.ce.gov.br e as operações da Polícia Civil do Ceará. Nesse sentido, a PCCE tem buscado identificar os proprietários de aparelhos recuperados em operações, a partir das investigações realizadas pelo setor de Inteligência que atuou, cruzando informações fornecidas pelas as operadoras telefônicas e os Boletins de Ocorrência (BOs).


Como funciona a ferramenta?

Para fazer o cadastro, o usuário deve criar um perfil em meucelular.sspds.ce.gov.br, informando seus dados pessoais, a marca, modelo, IMEI e nota fiscal (caso ainda tenha) do aparelho comprado ou já utilizado. Caso seja roubado, furtado ou tenha o aparelho extraviado, o usuário entra no endereço da plataforma e protocola a ocorrência, clicando em um alerta que sinaliza a restrição.

O alerta fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja. O usuário deve formalizar um Boletim de Ocorrência (BO) com o IMEI, permitindo que o alerta seja convertido para a cor vermelha e assim permaneça até que seja recuperado.

Em qualquer abordagem realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), caso o alerta esteja ativado, a composição conseguirá identificar a restrição, por meio de um aplicativo cadastrado em smartphones utilizados nas viaturas.

O celular será apreendido e a situação será conduzida à Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) para os trâmites necessários (prisão, apreensão ou registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência, a depender da situação).

O delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutiérrez, reforçou que a Polícia Civil tem intensificado as investigações e apreensões dos celulares subtraídos no estado. “O primeiro passo é a localização do aparelho. Descobrimos quem está na posse desse aparelho e, a partir de então, a gente envia uma mensagem para a pessoa para que devolva o aparelho em uma Delegacia da Polícia Civil. O nosso índice de devolução é de 70%, aproximadamente, das pessoas que são notificadas”, detalhou.

Ainda segundo ele, é necessário a conscientização para que celulares não sejam adquiridos ilegalmente. “Em sua grande maioria, são pessoas que, infelizmente, não tomaram as medidas de cautela necessárias no momento da aquisição. Então, não verificaram a procedência do aparelho, a procedência do próprio vendedor, muitas vezes nem sabe quem é o vendedor, faz uma compra pela internet. Também não verifica se tem alguma restrição naquele aparelho através dos sistemas, do próprio Meu Celular”, alertou.

(Polícia Civil)

Gastos da comitiva de Janja em Roma passam de R$140 mil

Viagem incluiu participação em eventos sobre "combate à fome".
A comitiva que acompanha a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, e o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), em Roma, é composta por pelo menos 12 pessoas. A tour do grupo já consumiu ao menos R$ 140 mil em despesas, valor que ainda deve aumentar com a inclusão das diárias de Janja e as despesas com passagens dos outros viajantes, com exceção das duas servidoras do Ministério da Fazenda.

Além de Janja e Wellington Dias, integram a comitiva a secretária de Assuntos Internacionais da Fazenda, Tatiana Rosito, uma servidora da Fazenda, três assessores do MDS e quatro nomes da Presidência da República – três dos quais são integrantes do “gabinete informal” de Janja, revelado pelo Estadão.

Entre os maiores gastos, destaca-se o pagamento de R$ 17.821,85 à servidora Raquel Porto Mendes Ribeiro, do Ministério da Fazenda, referente a oito diárias. Outros assessores e servidores receberam entre R$ 6 mil e R$ 14 mil em diárias.

Janja e companhia estão cumprindo agenda na capital italiana em eventos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.

O Estadão divulgou um quadro com dados dos 12 integrantes e os valores gastos em R$ até o momento.

Em nota, o Ministério da Fazenda esclareceu que duas servidoras da pasta participam da viagem devido a suas funções no Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), entidade que organiza o evento. O Ministério do Desenvolvimento Social afirmou que prestaria esclarecimentos posteriormente, enquanto a Presidência da República não se manifestou.

Durante a viagem, Janja e Wellington Dias participaram da reunião do Conselho Interino de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada pelo Brasil no G20, além da 48ª Sessão do Conselho de Governança do FIDA e de reuniões bilaterais. A primeira-dama também teve um encontro com o Papa Francisco.

(Diário do Poder)

Mulher ora e marido afogado volta à vida após 45 minutos

Socorristas conseguiram reanimá-lo enquanto a esposa orava sem parar.
Na última terça-feira (11), um homem se afogou na Represa do Passaúna, em Curitiba (PR), e equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU foram chamadas para prestarem o socorro. A vítima estava em parada cardiorrespiratória e os socorristas ficaram 45 minutos tentando reanimá-lo.

Segundo as testemunhas, o homem entrou na represa para pegar a bola do filho, mas se afogou e foi salvo da água por um frequentador do local. A esposa dele teria assistido a tudo e, durante todo o tempo do socorro, esteve orando e pedindo a Deus para que seu marido voltasse à vida.

– Após 45 minutos de massagem cardíaca, conseguimos fazer com que ele retornasse com os batimentos – disse o cabo Ferreira, do serviço de emergência, em entrevista ao portal Banda B.

Muitas pessoas acompanharam o socorro e ficaram emocionados com a fé da esposa que não parou de orar pedindo intervenção divina.

– Os familiares ficam bem comovidos com essa situação. Não tem como ver o familiar exposto a isso. É triste. Mas que bom que hoje tivemos um final feliz – completou o cabo Ferreira.

Assista:
(Pleno News)

ALERTA VERMELHO PARA LULA! Popularidade despenca até no Nordeste e reprovação dispara

Pesquisa revela empate técnico entre aprovação e reprovação de Lula no Maranhão, reduto histórico do PT, enquanto sua popularidade atinge o pior nível desde 2003.

Um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira, 14, traz uma notícia preocupante para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dados obtidos através da entrevista de 1.548 moradores do estado do Maranhão mostram que as boas e más avaliações do petista estão praticamente empatadas. O nordeste sempre foi um reduto eleitoral do PT, onde a sigla sempre contou sua vitória como certa.

De acordo com a pesquisa, a soma das avaliações ótima e boa do governo federal é de 38,9%, enquanto a de ruim e péssima é de 38,3% — dados que simbolizam praticamente um empate. A aprovação do governo PT continua, ainda que ligeiramente, positiva: 53,2% dos entrevistados aprovam o governo, contra 44,8% que desaprovam. Ainda há 2,1% dos entrevistados que não souberam ou não quiseram respoder. O índice de desaprovação é maior entre os hmens (50,5% dos insatisfeitos) e dos mais jovens (55,%), entre dezesseis e 24 anos.

Outra pesquisa divulgada nesta sexta, pelo Instituto Datafolha, mostra que a popularidade do governo Lula vem caindo e, neste momento, chegou ao pior patamar desde 2003, superando até o nível na época do escândalo do Mensalão, que colocou vários figurões do PT no banco dos réus.


Governo estadual

O mesmo levantamento acende um sinal verde para o governador Carlos Brandão (PSB). Ele, que foi deputado federal e vice-governador antes de ser eleito em 2022, tem a gestão aprovada por 63% dos entrevistados, versus 33,1% de desaprovação. Os índices de avaliações ótima e boa totalizam 43,6% dos entrevistados, enquanto os que categorizam o governo de Brandão como ruim e péssimo, 22,9%. Os picos de aprovação do governador estão entre as mulheres (68,4% dos que estão contentes com a sua administração) e pessoas mais velhas, com mais de sessenta anos (65,9%).


Perfil da amostra

Do total dos 1.548 entrevistados, 751 são homens e 797 são mulheres. A grande maioria (85,6% ou 1.325 pessoas) têm até o ensino médio, enquanto 14,4% (223 pessoas ouvidas no levantamento) têm curso superior. Pouco mais da metade (56,7%) está no mercado de trabalho e são pessoas economicamente ativas (PEA).

(Blog do César Wagner)

Bolsonaro pode pegar até 28 anos de prisão por tentativa de golpe, aponta PF

A expectativa é que a denúncia seja apresentada antes do Carnaval.
O ex-presidente Jair Bolsonaro pode enfrentar até 28 anos de prisão caso seja condenado pelas acusações feitas pela Polícia Federal (PF) em um relatório que aponta seu envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado. A Procuradoria-Geral da República (PGR), comandada por Paulo Gonet, está prestes a formalizar a denúncia contra o ex-mandatário, segundo informações divulgadas pela Folha de S.Paulo.

A PF enquadrou Bolsonaro em três artigos do Código Penal, com penas que, somadas, podem levá-lo a quase três décadas de prisão:

  • Organização criminosa – Pena de 3 a 8 anos de prisão.
  • Atentado contra o Estado Democrático de Direito – Pena de 4 a 8 anos de prisão.
  • Tentativa de golpe de Estado – Pena de 4 a 12 anos de prisão.

Se a PGR decidir pelo rigor máximo, Bolsonaro pode ser condenado a até 28 anos de reclusão.

A expectativa é que a denúncia seja apresentada antes do Carnaval, em um movimento que deve aumentar ainda mais a polarização política no país. A acusação, no entanto, não inclui outros casos em investigação contra Bolsonaro, como o escândalo das joias e a suposta fraude em cartões de vacina.

O avanço do caso gera apreensão entre aliados do ex-presidente e pode influenciar o cenário político nos próximos meses, especialmente nas eleições municipais deste ano. A defesa de Bolsonaro ainda não se pronunciou oficialmente sobre o relatório da PF e a possível denúncia da PGR.

(Hora Brasília)

Governo atribui queda na aprovação de Lula à crise do Pix e alta dos alimentos

A forte queda na aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apontada pela pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14), foi atribuída por ministros do governo a dois fatores principais: a crise envolvendo a fiscalização das transações via Pix e o aumento nos preços dos alimentos.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou que esses dois elementos tiveram impacto direto na popularidade do presidente. “Pix e o aumento conjuntural de alimentos, dada a subida do dólar”, disse o ministro.

A pesquisa mostrou que apenas 24% dos entrevistados consideram a gestão de Lula ótima ou boa, o menor índice registrado em seus três mandatos.

Diante da repercussão negativa, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) está preparando uma campanha para tentar minimizar a crise. A mobilização ocorre após a insatisfação gerada por uma portaria da Receita Federal que alterou as regras de fiscalização sobre transações via Pix, afetando principalmente pequenos empresários e trabalhadores autônomos.

Além disso, Lula busca reverter a queda na popularidade intensificando suas viagens pelo país. Durante uma reunião ministerial, o presidente orientou seus auxiliares a deixarem Brasília com mais frequência para fortalecer o contato com a população.

Após receber alta médica, Lula retomou sua agenda de viagens na última semana, passando por estados como Rio de Janeiro, Bahia e Pará. Para os próximos dias, ele já tem compromissos marcados no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A estratégia do governo visa reduzir o desgaste político e recuperar a confiança do eleitorado, especialmente em um ano de eleições municipais, quando a aprovação do presidente pode influenciar o desempenho de aliados nas urnas.

(Hora Brasília)

STF reage a denúncias de Bolsonaro contra Moraes à OEA

Ministros do STF reagiram, nos bastidores, às denúncias contra o colega Alexandre de Moraes feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à Organização dos Estados Americanos (OEA).

Conforme noticiou o Metrópoles, na coluna Paulo Cappelli, Bolsonaro denunciou supostas irregularidades cometidas por Moraes durante um encontro com uma comitiva da OEA na quinta-feira (13/2), em Brasília.

A comitiva era liderada pelo advogado colombiano Pedro Vaca Villarreal, relator especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). O colegiado faz parte da OEA.

Segundo a reportagem, Bolsonaro afirmou que Moraes ajustaria depoimentos, faria pesca probatória e prenderia suspeitos sem que haja denúncia formalizada. O ex-presidente disse ainda ser alvo de “perseguição política”.


Aliados de Bolsonaro também criticam

A conversa com a comitiva da OEA também foi criticada por alguns aliados políticos e até por advogados ligados a Bolsonaro. A avaliação é de que os ataques a Moraes neste momento só atrapalham o ex-presidente na esfera jurídica.

Como noticiou a coluna mais cedo, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, deve denunciar Bolsonaro, nos próximos dias, em alguns inquéritos nos quais o ex-presidente foi indicado pela Polícia Federal.

Na avaliação do entorno político de Bolsonaro, o ex-presidente deveria ter deixado apenas seus aliados “denunciarem” Moraes para a OEA, sem se envolver pessoalmente na articulação.

O encontro de Bolsonaro com Pedro Vaca foi intermediado pelo advogado Paulo Cunha Bueno, que atua na defesa do ex-presidente nos principais processos dos quais o ex-mandatário é alvo no Supremo.

Fonte: Metrópoles

Aliados de Lula encaram pesquisa como uma "bomba atômica" para o governo

A queda da aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que perdeu 11 pontos percentuais de acordo com o Datafolha, pegou de surpresa os aliados do mandatário.

Auxiliares de Lula dizem que a pesquisa caiu como uma “bomba-atômica” dentro do governo. Entre os principais problemas identificados pelos integrantes do executivo está o aumento do preço dos alimentos, o aumento do dólar e o impacto “extremamente” negativo da crise do Pix.

Segundo fontes ouvidas pela CNN, a pesquisa, que foi realizada entre os dias 11 e 12 de fevereiro, ainda estaria refletindo as crises enfrentadas pelo governo no final do ano passado e no início deste ano e geram um cenário difícil, mas que poderia ser “contornado”.

Outro ponto comentado é que o governo enfrenta uma crise de comunicação e as mudanças feitas por Lula na área, segundo esses aliados, são recentes e ainda não tiveram tempo para reverter esse cenário.

Para reverter os números divulgados nessa sexta-feira, o governo deve apostar em anúncios para a área social e na intensificação de agendas com entregas do governo com a participação do presidente.


Pesquisa

O índice de aprovação caiu para 24%, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14). Em seus três mandatos (2003-2006, 2007-2010 e o atual), esse é o menor índice de ótimo ou bom do presidente.

A última pesquisa divulgada até então, em dezembro do ano passado, apontava a aprovação do governo em 35%. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Os que acham o governo ruim ou péssimo são 41%. Em dezembro, era 34%. Já a porcentagem de brasileiros que acham o governo regular oscilou, de 29% para 32%.

Para o levantamento, o Datafolha ouviu 2.007 brasileiros em 113 cidades, entre segunda-feira (10) e terça-feira (11).

Fonte: CNN Brasil

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Lula critica taxação de Trump e promete resposta comercial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira, 14, que o Brasil reagirá caso os Estados Unidos imponham tarifas sobre o aço brasileiro. Durante entrevista à rádio Clube do Pará, ele disse que o governo tomará medidas comerciais contra os EUA ou levará o caso à Organização Mundial do Comércio (OMC).

“Agora ouvi dizer que vai taxar o aço brasileiro. Se taxar o aço brasileiro, nós vamos reagir comercialmente ou vamos denunciar na Organização [Mundial] do Comércio (OMC) ou vamos taxar os produtos que a gente importa deles”, afirmou Lula.

O presidente reforçou que deseja manter uma relação harmoniosa com os EUA, mas garantiu que adotará uma postura de reciprocidade caso o Brasil seja prejudicado. “Nós queremos paz, não queremos guerra. Não queremos atrito com ninguém. O Brasil não tem contencioso internacional e nós não queremos contenção, queremos paz e tranquilidade”, declarou.

Lula disse ainda que não vê razão para criar conflitos com Washington, mas destacou que sua resposta dependerá das ações do governo norte-americano. “Ora, se o Trump tiver esse comportamento com o Brasil, eu terei esse comportamento com os Estados Unidos. Sinceramente, não vejo razão para o Brasil procurar contencioso com quem não precisa. Agora, se tiver alguma atitude com o Brasil, haverá reciprocidade.”

Desde que reassumiu a Casa Branca, em janeiro, Donald Trump tem ampliado sua política protecionista. Na quinta-feira, 13, ele assinou um decreto determinando tarifas recíprocas contra países que taxam produtos norte-americanos, citando especificamente o etanol brasileiro.

Segundo o governo dos EUA, enquanto o país cobra 2,5% de imposto sobre o etanol importado, o Brasil aplica uma tarifa de 18% sobre o produto norte-americano. O documento aponta que, em 2024, os EUA importaram US$ 200 milhões em etanol do Brasil, mas exportaram apenas US$ 52 milhões para o mercado brasileiro.

Além disso, Trump anunciou taxação de 25% sobre importações de aço e alumínio, medida que afeta diretamente o Brasil. A nova tarifa entrará em vigor em 12 de março. Lula, no entanto, reiterou que qualquer ação contra o Brasil terá uma resposta à altura.

(Hora Brasília)

PGR finaliza denúncia contra Bolsonaro; saiba resultado das penas somadas

A colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, informou durante a manhã desta sexta-feira (14) que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, sinalizou a pessoas próximas que a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está finalizada e deve ser apresentada nos próximos dias. Há a expectativa de que o ato ocorra antes do Carnaval.

De acordo com a jornalista, a Procuradoria-geral da República (PGR) deve dividir as denúncias e apresentar, num primeiro momento, apenas a acusação de que Bolsonaro teria sido o líder de uma organização criminosa que tentou dar um golpe de Estado.

Interlocutores também afirmaram que a denúncia deve ser dura e enquadrar Bolsonaro com documentos e depoimentos para sustentar a denúncia.

Indiciado pela Polícia Federal (PF) em três artigos de diferentes leis, Bolsonaro pode ser punido de três a oito anos de prisão por “promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa”, outros quatro a oito anos de prisão por “tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais”, e adicionais quatro a 12 anos de prisão por “tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído”.

Com isso, Bolsonaro pode ser denunciado com uma pena máxima de 28 anos de prisão. Caso Gonet peça punição mínima, o ex-presidente pode ser alvo de um pedido de 11 anos de prisão. No entanto, há poucas esperanças de que isso ocorra, uma vez que envolvidos no 8 de Janeiro foram condenados a 17 anos de prisão.

Fonte: Band

Confira as 221 vagas de emprego em Sobral nesta sexta-feira (14/2)

O Portal IDT/SINE está disponibilizando vagas de emprego em Sobral.

Para se candidatar a uma vaga, faça o agendamento clicando AQUI.

Depois disso, compareça à unidade do Vapt Vupt de Sobral, tendo em mãos RG, CPF, CARTEIRA DE TRABALHO, CURRÍCULO E O PASSAPORTE DE VACINAÇÃO.

Em caso de dúvidas consulte o serviço de atendimento, por telefone 0800 591.0363, ou visite a unidade do IDT/SINE (Vapt Vupt) em Sobral, Rua Cel. João Silvestre, 201 – Centro.

Rua Cel. José Silvestre, 201 – Centro – Fone: (85) 2180-6223 – OBS: Ao enviar seu currículo para este e-mail, coloque o nome da vaga pretendida no assunto da mensagem – Email: vagas.sobral@idt.org.br.

OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS

Alinhador de pneus 01
Analista de suporte de banco de dados 01
Arrematador, no comércio 01
Assessor de microcrédito 03
Auxiliar de cozinha 01
Auxiliar de limpeza 01
Auxiliar de marceneiro 01
Auxiliar técnico na mecânica de máquinas 01
Babá 01
Bordador, à máquina 01
Consultor de vendas 03
Cozinheiro de restaurante 04
Empregado doméstico arrumador 01
Empregado domestico nos servicos gerais 01
Encarregado de tesouraria 01
Enfermeiro do trabalho 01
Estoquista 01
Farmacêutico 01
Fiscal de prevenção de perdas 01
Forneiro de padaria 01
Garçom 01
Lavador de veículos 01
Mecânico de automóvel 04
Mecânico de veículos 01
Motofretista 02
Motorista carreteiro 01
Motorista de caminhão 02
Motorista entregador 01
Operador de vendas (lojas) 01
Porteiro industrial 01
Recepcionista atendente 01
Repositor de mercadorias 01
Representante comercial autônomo 03
Salgadeiro 03
Servente de limpeza 01
Soldador 01
Soldador a oxigênio 01
Supervisor comercial 01
Supervisor de logística 01
Supervisor de vendas comercial 02
Técnico analista de produção 03
Técnico de enfermagem 01
Técnico de rede (telecomunicações) 02
Técnico de refrigeração (instalação) 01
Técnico em eletromecânica 01
Vendedor interno 02
Vendedor porta a porta 07
Vendedor pracista 05

Total 79
 
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS

Armador de estrutura de concreto 01
Auxiliar de estoque 01
Auxiliar de linha de produção 02
Operador de caixa 01
Pedreiro 01
Recepcionista, em geral 01
Repositor - em supermercados 02
Servente de obras 01

Total 10

EM CRATO-CE: Celular explode e causa queimaduras de 1º e 2º graus em mulher

A técnica de enfermagem Maria Fabíola Bezerra precisará passar por cirurgia de desbridamento.
Um celular explodiu enquanto estava preso à cintura de uma mulher que pilotava uma moto na tarde dessa quinta-feira (13), no município do Crato, na região do Cariri cearense. A vítima, a técnica de enfermagem Maria Fabíola Bezerra, de 53 anos, sofreu queimaduras de 1º e 2º grau e precisará passar por cirurgia.

O filho dela, Joseph Bezerra, conversou com o Diário do Nordeste e relatou que o aparelho estava posicionado com a tela voltada para a pele da mãe quando começou a pegar fogo, atingindo o abdômen e as pernas. Maria Fabíola pilotava a moto com sua irmã na garupa no momento do incidente. As duas haviam acabado de sair de uma oficina, onde realizaram a troca de óleo do veículo.

“O celular começou a incendiar, incendiar ao nível de explosão, e minha tia achou que fosse a moto pegando fogo, já que tinham acabado de sair da oficina. Elas pularam da moto e as pessoas ao redor vieram ajudar”, contou Joseph.

Ainda de acordo com ele, o aparelho ficou grudado na pele da Fabíola devido às altas temperaturas, e ela precisou arrancá-lo para conter as chamas. As queimaduras se estenderam da região do abdômen até os joelhos.

O celular que explodiu é um Redmi Note 9S, que Maria Fabiola utilizava há cerca de três a quatro anos. Joseph informou que entrou em contato com a Xiaomi, fabricante do aparelho, mas não conseguiu acionar a loja onde o celular foi comprado, pois não se lembra qual foi o estabelecimento.


Cirurgia de desbridamento

Maria Fabíola foi socorrida e levada ao Hospital São Camilo, no Crato, onde aguarda a realização de uma cirurgia de desbridamento – procedimento necessário para remover tecidos danificados e resíduos tóxicos do aparelho eletrônico.

A família relatou que a cirurgia ainda não foi realizada, apesar da internação ter ocorrido desde o momento do acidente. Além disso, ela está sem acompanhante no hospital, e os familiares precisam levar itens básicos para a internação.

A irmã de Maria Fabiola, que estava com ela no momento do acidente, não sofreu ferimentos.

O espaço segue aberto para manifestações da fabricante do telefone.

*Estagiária sob a supervisão do editor de jornalismo Felipe Mesquita
(Diário do Nordeste)

MADRUGADA DE TERROR NO RESIDENCIAL NOVA CAIÇARA, EM SOBRAL

Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025, no Residencial Nova Caiçara, em Sobral, um guarda municipal foi baleado no braço durante uma ação que envolveu troca de tiros entre forças de segurança e indivíduos armados.

De acordo com relatos de guardas municipais presentes na ocorrência, vários suspeitos dispararam contra as viaturas e os agentes, indicando uma possível tentativa de invasão planejada. O guarda ferido foi socorrido, e a Força Tática apreendeu uma arma de fogo logo após.

Este incidente se soma a uma série de eventos violentos recentes no Residencial Nova Caiçara. Em 21 de janeiro de 2025, uma operação policial resultou em um morto e quatro baleados após confrontos na área. Anteriormente, em 16 de janeiro de 2025, Francisco Maycon Douglas Carvalho Sales, de 27 anos, foi assassinado em seu apartamento no mesmo residencial.

Ressalta-se que, os moradores de bem estão apavorados com constantes registros de rajadas de balas no referido conjunto habitacional. Na comunidade existe uma base da PM com apenas dois policiais militares. 

A população solicita mais policiamento para o local, que está desguarnecido.

Com informações de Fnews

Dançarina famosa em Baturité é assassinada junto ao esposo

Informação foi divulgada nesta quinta-feira, 13, pelo prefeito da cidade, Herberlh Mota (Republicano).

Um duplo homicídio foi registrado em Baturité, distante 98,24 km de Fortaleza, nesta quinta-feira, 13. As vítimas são a artista conhecida como "Bia Dançarina" e o seu esposo.

"Com muita tristeza recebi a (sic) pouco a notícia do assassinato da Bia Dançarina e do seu esposo. Lamento profundamente e desejo que Deus os receba de braços abertos e conforte a todos nesse momento de despedida", escreveu na publicação.

Bia tinha um perfil famoso na rede social Instagram, além de perfis nas redes TikTok e Kwai. Ela era conhecida por dançar na Feira de Baturité aos sábados. "Era uma personagem famosa na cidade. Está a maior comoção", contou uma moradora.

O POVO solicitou, via e-mail, mais informações sobre o crime para a Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSPDS). Quando houver retorno a matéria será atualizada.

(O Povo)

Fábrica de calçados vai se instalar em Cariré e estima gerar 1,2 mil empregos

Empresa com sede no Rio Grande do Sul fará investimento da ordem de R$ 40 milhões para construção de unidade industrial e mira produzir 200 mil pares por mês.

O município de Cariré (a 265 km de Fortaleza) vai receber uma fábrica de calçados com estimativa de geração de 1.200 empregos diretos, segundo confirmaram nesta quinta-feira, 13, o sócio diretor da empresa gaúcha NKS Vulcanizados, Jorge Klein, e o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Domingos Filho.

A previsão de investimentos do grupo é da ordem de R$ 40 milhões, somente na construção da unidade industrial, que terá 10 mil m² de área construída em um terreno com área total de 30 mil m², situado naquele município. A estimativa é de que a fábrica produza até 200 mil pares de calçados por mês, para públicos infantil e adulto, masculino e feminono.

A unidade gaúcha da NKS produz 15 mil pares de calçados por dia, e além de ser a detentora da Ötzi atende a marcas nacionais e estrangeiras, tais como: Topper, Colcci, Reef, Mofficer, Arezzo, Ana Capri, Malwee, Tyrol, Tip Top, Olympus, Puma, Pampili e Piccadilly.

Para o secretário da SDE, Domingos Filho, “a implantação da unidade gaúcha trata-se de uma grande oportunidade para o Estado”, e destaca o foco na empregabilidade. “Este projeto chega para beneficiar muitas famílias da região”, ressalta.

Já o sócio diretor da NKS Vulcanizados, Jorge Klein, pontuou que o projeto tem previsão para instalação ainda este ano, a depender da velocidade da construção do prédio, que deve passar por procedimentos de licenciamento.

“Estamos com bastante ímpeto de fazer essa mudança. Achamos que o Ceará é um estado que tem potencial e que é necessário para o nosso crescimento também”, exaltou.

(O Povo)

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More